Duelo Musical #2: Ex-estrelinhas da Disney round 1 (ou Miley vs Demi vs Selena, quem ganha??)

Miley Cyrus, Demi Lovato e Selena Gomez foram o sucesso na Disney da segunda metade da década passada. Até aí nenhuma novidade… O mais surpreendente da carreira das três é que elas conseguiram superar a imagem Disney e encher o top de vários charts, coisa que Hillary Duff e Lidsay Lohan sonhariam em conseguir com todas as forças. Apesar de agora estarem um pouco no caminho da amargura, relegadas a seu próprio nicho, as três decidiram voltar pra música NO MESMO ANO (com direito a Miley e Selena lançarem single na mesma semana e os álbuns de Demi e Miley lançarem no mesmo fucking dia)!! E CLARO que não tem como evitar de comparar, né? Como os fãs já brigavam entre si quando elas eram adolescentes (você já tentou defender uma delas que eu sei), vamos relembrar os velhos tempos e ver quem se saiu melhor nos lead singles desse ano??

Sem título

Miley vem com o soft rock de Malibu, Selena com mid-tempo mínima Bad Liar e Demi com… bem… altos gritos sobre como é bom ser má em Sorry Not Sorry.

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

Começando por Malibu, não tem como negar que a guitarrazinha no futuro é sinônimo de good vibes. Não tem como não pensar em escutar essa música de olhos fechados deitado na grama, só se curtindo num dia de sol, o que parecia ser o objetivo da música mesmo. É bem basiquinho, mas é por isso que fica gostosinho de ouvir.

Bad Liar vem com um tipo de som completamente inusitado pro pop mainstream atual. Usando a base do baixo de uma música x dos anos setenta, é estranho que algo assim tenha saído da cabeça de Gomez e não da Kimbra, por exemplo. Uma brisa de ar fresco pra mesmice house que vemos por aí.

Das três, Sorry Not Sorry é a mais lugar comum pra 2017. Tem elementos house e trap, como várias outras músicas lançadas esse ano, e, nesse quesito, só muda porque é a Demi Lovato que tá lançando e não um cantorzinho branco genérico.

Vitória de Selena com sua Kimbra interior pela inventividade numa época que todas as músicas mainstream dos States parecem iguais.

QUESITO 2: VOCAIS

Apesar de ter um ritmo inusitado, Selena Gomez nunca foi conhecida por ~cantar~ muito bem. Por isso mesmo Bad Liar funciona, já que os vocais dela na música são quase como se estivesse declarando um poema suspirando… É, não foi dessa vez.

Sobre a Miley, vou confessar que eu nunca entendi a pira nos vocais dessa menina. Tipo, ela era a Hannah Montana e tals, mas ainda tem voz de pato, nada super mega harmônico ou algo do tipo… Em Malibu a voz dela tá toda etérea e combina com o clima da música, mas não tem nada que te faça pensar “nossa, que voz!”

Já Sorry Not Sorry, apesar do instrumental básico, tem uma Demi gritando refrão INTEIRO, com ela aguentando o tranco e levando a voz às alturas (na verdade, esse sempre foi um dos pontos fortes de Demi).

Sem dúvidas, o ponto da vez vai pra Demi e sua gritaria.

Demi Lovato demi lovato sorry not sorry GIF

QUESITO 3: CLIPE

O clipe de Sorry Not Sorry, apesar de ser divertidinho, parece uma versão menos tchan de Last Friday Night. Das três, Demi é a que mais consegue ficar divando sozinha sob um fundo branco, mas isso não é o suficiente pra fazer o clipe interessante. Tirando as partes “espontâneas”, na verdade, nem vale muito a pena o play.

Aí você vê o clipe de Bad Liar e percebe que, se sua favorita tá afim, ela consegue fazer sim algo memorável. O QUE FOI ESSE CLIPE COM SELENA INTERPRETANDO TODO MUNDO?!?!?! “Selena mãmae, selena papai, mil outras vou conhecer…” Ainda me põe referência dos anos 70 (que é de onde vem a batida) e pronto! Música pseudo-hipster ganha clipe pseudo-hipster, encaixe perfeito. Se a referência do instrumental era a Kimbra, do clipe só pode ter sido a Sia… Tem até dancinha interpretativa…

Apesar de ter Miley fazendo vários nada na praia, o clipe significa muito pra videografia dela que contava até com lambida de martelo o.o Mas isso fica pra um próximo quesito. Aqui, vendo o clipe por si só, não tem muito o que se comentar na verdade. É ela fazendo vários nada na praia/no rio/no campo vestindo uma roupinha branca.

Ou seja, outra vitória pra Selena!

San Antonio Spurs selena gomez swag spurs san antonio spurs GIF

QUESITO 4: LETRA

Malibu fala sobre um amor que leva você a superar seus medos e faz você se perder da realidade. É bem poético e tem versos como “desejo sair nadando com peixes” e “nós de fato existímos?”.

Sorry Not Sorry pega um CL realness e manda coisas Na Sua Cara como “vingança é uma vadia má” e “a grama é mais verde onde estou”. Pra algumas cantoras é bem mais do mesmo, mas Demi nunca foi do tipo bad girl, então soa meio como novidade.

Em Bad Liar, Selena tá te dizendo que não consegue esquecer o boy, usando metáforas, por exemplo, com a fucking Batalha de Tróia! Nem preciso dizer mais nada né? Ponto pra Selena.

  love kiss selena gomez loving GIF

QUESITO 5: IMPACTO

O mais difícil ficou pro final. Tudo muito lindo, a música pode ser boa, o clipe bom, a letra legal, mas nada adianta se não causou A impressão no público e ficou as moscas no youtube.

Nesse ponto, Sorry Not Sorry perde muito o apelo, já que, apesar de ter uma letra pouco usual pra Demi, o clipe e a batida é bem lugar comum, e só fica especial porque é ELA que tá cantando e não uma avulsa qualquer.

Já Selena mostrou uma nova faceta sua em Bad Liar, tanto vocalmente quanto interpretando no clipe. Foi, no mínimo, inusitado ver Selena pagando de hipster depois de lançar os hits mainstream de 2016 e um house da modinha com um produtor x em 2017.

Mesmo assim, não tem como superar a mudança de imagem de Miley com Malibu. Não é a toa que dos três é o single que mais vendeu e o vídeo que tem mais views. Miley era a Hannah Montana, virou a porra loka e agora é “recatada e do lar” (apesar de eu ainda ver uns traços da Miley locona ainda nos clipes). Quando foi a última vez que um artista mudou tanto sua imagem mesmo com o SUCESSO da imagem antiga?? (Lady Gaga doida flopou antes da roqueira nascer, só pra constar) Bangerz vendeu que nem água e todos os singles foram às alturas nos charts. A mudança dela não tem nada haver com vendas e isso é louvável pra caramba. Ela quis e pronto.

Ponto pra Miley!!!!

The Voice excited nbc miley cyrus season 11 GIF

 

CONCLUSÃO: Qual single ganhou em minha opinião??

Interscope Records selena gomez bad liar GIF
BAD LIARRRR!!!!!!

Com três de cinco pontos, Bad Liar foi mesmo uma jogada super arriscada de Selena e tinha tudo para dar errado. Não deu super certo, mas também não flopou, então ainda há chances para a Selena Hipster sobreviver. Mais sorte para Demi e Miley na próxima (que até já poderia ter acontecido, mas falta Demi lançar um segundo single com clipe pra comparar… É só ela fazer isso que o round dois dessa disputa aparece por aqui).

Um comentário em “Duelo Musical #2: Ex-estrelinhas da Disney round 1 (ou Miley vs Demi vs Selena, quem ganha??)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s