[Album review] EXID – Full Moon (ou a lua do EXID está cheia com a volta de Solji! Será que o Crepúsculo concept foi efetivo ou as músicas serão ruins que nem a cara sem sal de Bella Swan??)

Depois de dar uma desacelerada no ritmo com Night Rather than Day sem a sua principal vocalista, EXID voltou continuando o Crepúsculo concept de Eclipse, dessa vez com o grupo inteiro nos vocais (apesar da Solji não aparecer nos clipes nem nas performances ao vivo por ainda estar se recuperando do tratamento de hipertiroidismo). Será que elas conseguem entregar algo tão icônico quanto Cream e Up & Down, ou continuarão na linha do agradável e passável??

File:EXID - Full Moon digital.jpg

Tracklist:

  1. DDD
  2. Too Good to Me
  3. In a Dream (Solji solo)
  4. ALICE (feat. PINKMOON) (Junghwa solo)
  5.  Weekend (LE x Hani)
  6. Bad Goodbye (Hyelin solo)

Uma coisa muito interessante nos EPs do EXID nesse ano é que o grupo inteiro tem no máximo duas/três músicas, sendo o resto cantado em solos ou em duplas das integrantes. Se por um lado isso é bem legal e nos leva a ver o potencial de cada uma delas (e também a possibilidade de cinco carreiras solos sólidas), por outro isso irrita porque o número de b-sides lacrantes com o grupo todo é bem pequeno (se existirem, claro, porque se a única b-side com o grupo inteiro for ruim, aí fica difícil de defender).

Quando DDD começa já da pra dizer que é o ápice do álbum sem nem mesmo escutar as outras músicas. O grupo parece estar criando uma consistência sonora nos últimos tempos, como se Night Rather than Day fosse o pre-release pra essa delícia que é DDD. Os “uhuhuhuh” que percorrem toda a melodia até o refrão são tão viciantes quanto os “dududu” do Pristin, e o próprio refrão tipicamente disco estaria em casa na discografia de Brown Eyed Girls, o que é um tremendo de um elogio. O próprio clipe, em que a temperatura abaixa durante os versos e aumenta no refrão, foi bem inventivo e o sexy concept com calças de ginástica foi on point. Sem contar que, pela primeira vez, Junghwa conseguiu ficar mais bonita que a Hani…

Linda ❤
Mas até que o cabelo que muda de cor da Barbie ficou legal na Hani…

Too Good to Me é mais lugar comum para o EXID, lembrando um pouco a sonoridade tanto das músicas do Eclipse quanto do Street (o álbum que elas lançaram ano passado), consistindo numa club song light com toques noventistas house. Mas, diferente do que se espera,  inseriram elementos aleatórios suficientes na melodia para se diferenciar da mesmice house que a gente vê por aí. Como única b-side com o grupo completo, apesar de ser em um ritmo mais lento do que se espera, funciona bem, dando um bom contraponto com DDD sem precisar ser uma baladinha.

Falando de baladinhas e começando com a linha de solos, o ritmo do álbum desacelera de repente com In a Dream, da Solji. Claro que, como principal vocalista do grupo, não se espera nada diferente de uma daquelas baladinhas modorrentas pra ela ficar gritando o tempo todo sobre uma melodia básica. Mas, para a nossa sorte, o que encontramos é uma pseudo-baladinha, como se tivessem colocado os elementos noventistas padrão do EXID por cima de uma balada padrão coreana. Até que ficou bom… Quem diria?

O próximo solo é da Junghwa ❤ com ALICE (feat. PINKMOON), claramente fazendo referência a Alice no País das Maravilhas. Aqui, temos uma club song de fato, com versos suspirados dignos de Kylie Minogue, e ainda tem um teclados completamente aleatórios no break que fizeram a música ter um toque de dream pop. O mais estranho foi descobrir quem é essa/e Pinkmoon… Até parece que tem duas pessoas cantando no finalzinho, mas seria um feat muito avulso para chamar de seu @.@’ Fica aí o mistério.

O próximo “solo” faz justiça juntando as duas integrantes que tiveram solo em Eclipse em uma música só. Weekend volta com o aspecto light de club song de Too Good to Me, sendo um pouco diferente pelo pós-refrão house que de fato pareceu elas falando alguma coisa (impossível de entender, claro) e não só peidos processados/flautas peruanas.

O fim do EP vem com Bad Goodbye/Poor Breakup/Foolish (como pode três traduções tão diferentes, sério??), o solo da Hyelin, na típica balada coreana com base em piano. Apesar de combinar com o clima de final de álbum, o fato de não ter nada a ver com a sonoridade de todas as outras músicas, faz Bad Goodbye parecer genérica demais, como se tivessem colocado as pressas só pra Hyelin não ficar sem solo. Nem mesmo a guitarra no final consegue salvar a música da mesmice.

O pior é que esse estilo de baladinha nem parece combinar com ela @.@’

aquárioFull Moon consegue ser um EP bem consistente (se desconsiderarmos a baladinha final, claro) e entregou uma title track digna de nota. Com a morte de Wonder Girls e a quase morte de Brown Eyed Girls, que efetivamente se preocupavam em entregar álbuns consistentes, é de se surpreender qualquer grupo atual que tente chegar nesse patamar. EXID pode não entregar b-sides lacrantes, mas as músicas são agradáveis e tem a sonoridade própria do grupo, o que já diferencia de vários outros por aí… Além disso, a continuidade do Crepúsculo concept, assim como o jogo de palavras com Lua Cheia e todas as cinco integrantes do grupo juntas novamente, foi realmente algo surpreendente vindo de um grupo que não parecia se importar muito com esses detalhes, fazendo com que EXID possa de fato começar a substituir o vazio que Wonder Girls e Brown Eyed Girls deixaram em nossos corações…

2 comentários em “[Album review] EXID – Full Moon (ou a lua do EXID está cheia com a volta de Solji! Será que o Crepúsculo concept foi efetivo ou as músicas serão ruins que nem a cara sem sal de Bella Swan??)

  1. descobri seu blog hoje e realmente concordo que a Junghwa ficou incrível em DDD, rouba toda a minha atenção, fora que o solo dela foi a faixa que mais curte, depois de DDD….

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico feliz que gostou do post xD Pra mim Junghwa deu sorte nesse comeback e finalmente acabou não parecendo só mais uma no meio das três que não são a Hani

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s