Duelo Musical #10: 90s Realness (ou EXID e Oh My Girl voltaram com conceitos retrôs noventistas completamente diferentes… Qual foi o melhor??)

Depois do tiro que foi o debut da última garota do LOONA, eu nem lembrava mais que Oh My Girl e EXID iriam voltar com singles esta semana, então, quando abri o youtube, tomei uma baita surpresa, não apenas pela existência dos comebacks, mas também pelo estilo, digamos, “inusitado” de ambos, evocando os anos noventa de formas completamente diferentes… Quem conseguiu um visual retrô melhor??

Duelo 10

EXID vem com LADY numa mistura datada de R&B, hip-hop e new jack swing noventista, enquanto que Oh My Girl, além de enganar todo mundo achando que seria um comeback do grupo ao invés do debut da subunit Oh My Girl Banhana, traz a estética e o som dos videogames de fliperama com Banana Allergy Monkey.

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

Este deve ser o quesito mais difícil desse Duelo. As Oh My Girl Banhana nos trouxeram uma melodia super catchy e adorável com sintetizadores que estaria em casa em qualquer jogo de Game Boy Color, Mega Drive ou Master System, processada de forma que lembra o embrião da música eletrônica que surgiu anos noventa.

EXID, por sua vez, trouxe o som mais orgânico do movimento de renascimento do R&B nos anos noventa, onde os sintetizadores dos anos oitenta foram deixados de lado para dar vez aos velhos instrumentos de antes da era disco.

Pela referência aos videogames da infância, Oh My Girl Banhana leva o primeiro ponto!

QUESITO 2: VOCAIS

Mesmo Banana Allergy Monkey tendo um instrumental marcante e divertido, não se pode dizer o mesmo dos vocais de Hyojung, Binnie e Arin que estão TÃO trabalhados no gás hélio que chega a enjoar o ouvido durante as high notes do refrão @.@’, apesar de terem combinado na parte dos versos.

Já sobre LADY, uma coisa boa do R&B é que, por ser derivado do blues dos anos 20 e 30, as melodias funcionam como escada para os vocais. Não é a toa que a grande maioria de girlgroups e boybands icônicos do ocidente tenham surgido nas décadas que este gênero encontrou seu auge (50, 60 e 90). As vozes das quatro se alternam de forma que não caímos no exagero de um único tom, com os raps de L.E. contrastando com os gritos de Hyerin enquanto que Hani e Junghwa funcionam como ponte entre estes dois extremos.

Vitória para os gritinhos comedidos do EXID que superaram e muito os gritinhos exagerados da subunit de Oh My Girl!!

QUESITO 3: CLIPE

Assim como Ice Chu e Chococo do Gugudan, a referência visual é Orange Caramel, com toda a doideira fofinha e meio infantil que vem no pacote. Por isto mesmo, o clipe está divertido de se assistir, cheio de atuações exageradas e referências que parecem que não funcionariam juntas, mas funcionam. Além disso, tivemos uma cameo do resto das outras integrantes do Oh My Girl que não fazem parte da unit o que, apesar de ter gerado um pouco de confusão em mim quando vi pela primeira vez o vídeo, foi uma ideia legal.

Os breaking news foram sensacionais kkk

EXID segue a risca o estilo visual R&B e hip-hop dos anos noventa, quando a industria musical jogou o caráter visual desenvolvido nos anos oitenta pela janela e apostou em imagens mais cruas e naturais, não apenas dos cantores como também da realidade que os cercavam. Apesar de ser uma ideia  muito legal, eu particularmente acho os clipes dos anos noventa meio chatos de assistir, justamente porque não acontece muita coisa neles @.@’

Com isso, mais um ponto para as Oh My Girl!!

QUESITO 4: LETRA

Ambos as faixas seguiram uma linha lógica de construção que ficou primoroso (nossa, de onde eu tirei essa palavra?? kkkk) de se ver. Todos os quesitos encontram certa harmonia com a proposta dos lançamentos e isto fica nítido com a análise das letras.

EXID permaneceu fiel aos anos noventa até mesmo com a letra super óbvia e direta, sem muitas figuras de linguagem ou firulas, repetindo infinitamente a perseverança delas em manter um relacionamento com um carinha que claramente está querendo terminar.

Já a sub-unit de Oh My Girl fala LITERALMENTE que elas são macaquinhas alérgicas a bananas, sem figuras de linguagem nem nada do tipo, que dão graças a deus que existe leite de banana pra elas poderem beber e sentir um gostinho da fruta, indo até um pouco além do que se esperaria de um ato inspirando em Orange Caramel.

A letra mais memorável para mim foi sem dúvidas de Oh My Girl… Simplesmente não esperava que seria literal kkkk

QUESITO 5: IMPACTO

EXID está um escalão acima de Oh My Girl no que se trata de charts e vendas, por isto LADY está no top 20 de todos os charts coreanos, enquanto Banana Allergy Monkey luta por um top 40 na maioria deles (e teve o peak icônico de 505º no itunes dos EUA). Além disso, a proposta de EXID foi mais autêntica e meio na contramão do que se espera atualmente de um girlgroup coreano apostando em algo retrô (algo parecido com o que Block B fez ano passado).

Então o ponto final vai para EXID!!!

 

CONCLUSÃO: E então, quem entregou o melhor 90s realness??

OH MY GIRL BANHANA?? @.@’

Em um resultado chocante, o ganhador do Duelo Musical não foi a música que eu mais gostei kkkk Pela divisão dos quesitos, ficou claro que o trabalho de Oh My Girl se destaca mais por pontos específicos enquanto que EXID é pelo conjunto da obra, o que acho que acabou dando a vitória pro banana concept. Quem sabe este single não é o turning point de Oh My Girl e elas acabam se consolidando nos charts com este estilo??

PS: A b-side I Haven’t Fallen for You desse mini do Oh My Girl Banhana está surpreendentemente boa e tem chances de aparecer no Best Zodiacal desse ano… o.0′ Quem diria??

2 comentários em “Duelo Musical #10: 90s Realness (ou EXID e Oh My Girl voltaram com conceitos retrôs noventistas completamente diferentes… Qual foi o melhor??)

  1. Eu pensei que ia odiar esse banana concept e que ia ser um aegyo horroroso quando vi o teaser mas acabei achando a música muito gostosinha, o mv é lindo e eu não consigo parar de ouvir dhskjd exid foi ótimo tbm mas dessa vez viciei mesmo no de omg

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Eu pensei que ia odiar esse banana concept e que ia ser um aegyo horroroso quando vi o teaser” – Exatamente!!! Fiquei bem surpreso kkk No momento eu estou alternando as duas, vamos ver qual faixa dura mais na minha playlist kkkk

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s