Duelo Musical #11: O poder de um channel loiro (ou Que solista coreana provinda de girlgroups vestiu melhor a peruca pseudohipster conceitual??)

E já se foram dez Duelos Musicais diferentes aqui no Aquário Hipster… E já tivemos os mais diversos motivos para relacionar dois/três lançamentos distintos e compará-los. Desta vez, contudo, o motivo é um simples corte de cabelo!!! Isto mesmo, integrantes de três girlgroups de sucesso da Coreia resolveram não apenas lançar suas músicas ao mesmo tempo, mas também utilizaram a mesma referência hipster pra seus cortes de cabelo channel loiro!!! Quem será que segurou melhor essa peruca??

Duelo 11
Agora, para a segunda dezena de embates teremos personagens do Yugioh GX (a primeira das “novas gerações” depois que o Yugioh original acabou)

Hyoyeon do Girls Generation HYO traz a modinha eletrônica europeia na bilíngue Sober, Yenny das Wonder Girls HA:TFELT veio toda tatuada no pseudolounge de Pluhmm e Wheein do MAMAMOOO Wheein trouxe seus melismas vocais ao pseudohouse de Easy.

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

Sober é claramente uma tentativa de alcançar um mercado mais internacional por parte da SM e da própria Hyoyeon. Agora que a Tiffany saiu da empresa, a vaga de ex-integrante do SNSD que canta em inglês ficou vaga e HYO foi com tudo, trazendo a modinha atual na Europa, naquela mistura estranha de eletrônico, instrumentos e assobios que nem dá pra saber direito o que tem na melodia.

HA:TFELT mergulhou um pouco mais no lounge pedante que tá dominando lentamente o cenário alternativo coreano, com um instrumental baseado no baixo, adicionando lentamente elementos de future bass e downtempo em um refrão ambiente.

A música de Wheein me lembrou um pouco Shinnin’ do Jonghyun,  só que com o tempo um pouco mais alto e elementos mais ligados ao house propriamente dito do que ao disco.

Como a única melodia projetada pra ter mais enfoque é a da HYO (já que as outras duas são mais uma base para os vocais), o ponto deste quesito vai pra ela mesmo!!!

QUESITO 2: VOCAIS

HA:TFELT suspira praticamente durante todo o decorrer da faixa, quase que declamando a letra em cima do instrumental. Apesar de isto ter seus efeitos e funcionar pra dar pra faixa uma cara mais chill de música ambiente, acaba por deixá-la meio morna. Tipo, se nem os vocais ou o instrumental se destacam, pra que ouvir a faixa mesmo?? @.@’

Indo na direção oposta, a voz de Wheein controla completamente os instrumentais, moldando e dando textura para a batida, principalmente nas intros de ambos os versos “too late too late, you’re so stupid stupid”, sem parecer forçado ou com muitas harmonias por parte dela (o que era algo facilmente esperável de alguém provindo de um grupo conhecido por ficar gritando melodicamente em quase todos os singles).

Analisando a versão em inglês (sou da opinião que, se de duas versões, existe uma que eu consiga entender minimamente a letra, vou escutá-la mais que outra kkkk), HYO ficou no meio termo entre a apatia de HA:TFELT e o domínio vocal de Wheein. Não tinha como pedir pra ela sobrepor a melodia com sua voz pela própria limitação trazida pelo gênero da faixa, até porque ela nunca foi conhecida por cantar muito dentro do Girls Generation…

O ponto do quesito vai para o encaixe perfeito dos vocais de Wheein na melodia minimalista de Easy!!!

QUESITO 3: CLIPE

Geralmente, solos como os analisados aqui funcionam quando trazem facetas mais pessoais e diferentes que as cantoras apresentam dentro da formação do grupo. Pra mim, Wheein sempre foi a personalidade que menos se destaca na formação do MAMAMOO, não por ela ser blasé ou algo do tipo, mas por Hwasa, Moonbyul e Solar conseguir prender muito mais minha atenção em todos os conceitos que o grupo já estregou até agora. Em Easy, percebemos que Wheein tem realmente muito a mostrar para nós, em um estilo levemente debochado e cômico como a Heejin do LOONA.

As dancinhas na frente do carinha ficaram bem legais (principalmente por ela estar toda despojada de tênis e conjunto de tactel vermelho, como vários oppas por aí), Hwasa aparecendo é sempre bom e o final completamente aleatório com Astro Boy concept acabou estranhamente combinando com o estilo do clipe como um todo @.@’.

Eu tenho a impressão que HA:TFELT está procurando definir seu conceito hipster pedante pra ficar a altura do que ela já entregou visualmente enquanto membro das Wonder Girls e artista solo dentro da JYP, porém, mantendo uma vibe completamente autoral. Apesar de eu não ter curtido muito as músicas dos lançamentos de Meine, o conceito visual deles, pelo menos, estava bem interessante de se ver, com os clipes de I Wander e Read Me se complementando e realmente mostrando que ela tinha uma proposta por trás. Aqui, infelizmente, parece que a ideia se perdeu e só temos ela sensualizando em casa. Cadê a proposta??

HYO nunca teve altos orçamentos por parte da SM. Todos os clipes que ela já tinha lançado até agora dava pra ver o profundo corte que rolava. Pela primeira vez em quase dois anos, FINALMENTE a SM resolveu tirar o escorpião do bolso e tivemos um clipe cheio de cenas externas, figurantes e passos SENSACIONAIS por parte de Hyoyeon.

A impressão que fica é que, depois de muito tempo sendo podada em meio ao contexto das ex-integrantes do Girls Generation, Hyoyeon conquistou mais liberdade criativa (pelo menos no quesito visual), parecendo muito mais uma cantora eletrônica inglesa hipster do que a ex-integrante de um girlgroup coreano.

Pra mim a disputa ficou tensa entre HYO e Wheein, mas o fator surpresa da última deixou o clipe bem mais memorável pra mim. Ponto pra ela!!!

QUESITO 4: LETRA

Sober não tem nenhuma letra criativa ou que mudará o mundo para quem for dar uma olhada. É HYO falando que quer curtir a noite sozinha e só voltará para o seu carinha quando ficar sóbria. Este tipo de letra sobre liberdade em EDMs é tão ocidental que fica ainda mais nítido que o direcionamento da carreira de Hyoyeon como DJ HYO é pro mercado fora da Coreia.

Easy também é sobre libertação de um relacionamento, mas no sentido de deixar o carinha sozinho mesmo. Wheein nos diz que está cansada de fazer tudo pelo relacionamento sem retribuição, pensando, ainda, que talvez o começo da relação foi só porque ela estava carente e com medo de ficar sozinha, e não porque gostava do carinha de verdade.

Eu confesso que não entendi muito bem a letra de Pluhmm. HA:TFELT misturou um refrão interessante com versos que parecem não fazer muito sentido a primeira vista e a gente tem que cavucar pra achar algum significado ou esperar que ela dê uma entrevista falando sobre a música. Pelo que eu entendi, ela quer entender a mente e o coração da pessoa que ama ela, como se ela própria não retribuísse este sentimento e estivesse buscando o amor como se busca alguma fruta na feira.

São conceitos parecidos que não são muito comuns no mercado de solistas coreanas, mas acho que quem merece o ponto é HAT:FELT. Tudo bem que ficou meio bagunçado, mas a tentativa de figuras de linguagens diferentonas por parte dela não pode simplesmente ser ignorada…

QUESITO 5: IMPACTO

Sober está entrando no top 10 de vários charts de música eletrônica do itunes em vários países de língua inglesa, Easy está calcando seu caminho na fronteira do top20 dos charts coreanos e Pluhmm, bem, tá existindo aí na internet. É difícil escolher entre pseudo-sucesso no estrangeiro X pseudo-sucesso na Coreia, já que HYO e Wheein estão naquele meio termo entre os hits e as musiquinhas básicas que sairão dos charts na próxima semana.

Porém, eu acho que Wheein merece mais este ponto. HYO dançando lindamente sobre uma batida eletrônica é algo que já era esperado, assim como HA:TFELT apostando em música ambiente. Mas agora, de todas as integrantes do MAMAMOO, justo a Wheein ia ser a primeira a tentar um solo?? Nunca que eu imaginaria isso…

 

CONCLUSÃO: Quem vestiu melhor a peruca de channel loiro pseuhipster, então??

WHEEIN!!!!!

Eu não esperava por isto, apenas. Mal acabaram as promoções do MAMAMOO e a empresa aproveitou o contexto pra lançar o solo de Wheein e ele não foi uma baladinha chata ou uma batidinha hipster que não fede nem cheira!! Já estou no aguardo do debut solo da Hwasa, da Moonbyul (que logo lança e será com a Seulgi do Red Velvet <3) e da Solar (que lançou, tipo, hoje kkk e não é uma baladinha!!!!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s