[Album Review] Pentagon – Positive (ou Pentagon lançou um álbum capricorniano com o nome de “Positivo”… Será que isto não é meio contraditório??)

Eu descobri a possível Bboom Bboom masculina (no sentido de Shine estar subindo nos charts de uma forma semelhante) só um mês depois que ela foi lançada e, tenho que admitir, foi uma verdadeira surpresa ver Pentagon (um grupo que eu tinha esperanças depois de uns singles ok ano passado) lançando algo divertido, ainda mais com eles falando de sentimentos capricornianos!! Mas, calma aí, capricornianos são pessimistas, então como pode o nome do álbum ser Positivo?? Será que esta contradição já é um indício de que o álbum ficou ruim??

Imagem relacionada

Tracklist:

  1. Off-Road
  2. Shine
  3. Think About You
  4. Do It for Fun
  5. Nothing I Can Do
  6. Let’s Go Together

Off-Road abre o álbum com um R&B classudo que seria tratado como single de várias boybands por aí… Funciona muito bem como intro do álbum, com gritos apocalípticos o suficiente pra manter a faixa interessante e raps que não destoaram do tom sóbrio da faixa. Além disso, a letra surpreendeu, com eles falando de carência e da necessidade de ficar ao lado da menina pra passar pelos momentos difíceis, tanto de uma forma fofinha quanto de uma forma desesperada cheia de subtexto, como nos versos “sob muita pressão, eu salvei várias palavras” “dias que eu senti dor e não pude fazer nada sobre isso”, representando muito bem o quão singelos os capricornianos podem ser com as palavras, dizendo pouco mesmo quando o que sentem é muito.

Shine é claramente a grande estrela por trás do lançamento e a chave está na sua concepção envolvendo visual + coreografia + letra em um estilo que não se vê há muito tempo em boybands coreanas: a falta de seriedade. A letra é simples: eles amam a crush e sabem que são perdedores no amor, mas ainda acreditam que vão brilhar por conta deste sentimento, numa boa dose de pessimismo escondido por um senso de humor meio autodepreciativo típico do signo de Capricórnio, tendo como base uma melodia que desaparece junto dos vocais. A partir deste ponto de partida, ao invés de homogeneizarem todos, eles deixaram uma base com passos hardcore e aleatórios para cada um fazer o que faz de melhor, meio o que acontece com Twice e, de uma forma mais contida, AOA. Temos caras fofos, temos caras engraçados, temos caras sérios e temos caras não tão sérios assim… O conceito combinou como uma luva para o estilo de cada um e isso tornou o single (considerado não apenas a faixa em si, mas todo o conjunto visual) um dos mais orgânicos entre boybands em muitos anos, sério.

Resultado de imagem para pentagon shine gif

Depois passamos para Think About You, um R&B com leves influências de reggae que merecia um refrão mais fora da casinha do que harmônicos fofinhos. No começo é até legal, mas depois do primeiro refrão a música já parece longa e repetitiva demais. Até a letra é tão lugar comum que nem dá ânimo. Pelo menos dá pra dizer, a partir do fato de que o amor descrito na faixa não é mirabolante ou mágico, mas sim alto sólido e singelo, focado mais na rotina, que eles estão falando do típico amor capricorniano.

Imagem relacionada

Aparentemente, o Pentagon tem uma Rap Unit formada por G-Dragon Teen Version (a.k.a. E’Dawn), Yuto e Wooseok, e Do It for Fun é o momento de eles brilharem. A melhor parte da música é a completa falta de unidade de sua letra, que parece ser um retrato de cenas do dia a dia, mostrando a racionalidade dos nativos de Capricórnio, analisando todo o contexto a sua volta inconscientemente. Só por não cair no contexto óbvio de “sou oppa vida loka fodão” já tem um ponto extra.  Eu tenho um certo problema com raps coreanos, mas a voz de E’Dawn realmente me cativou e eu curti as partes dele, Wooseok serviu como apoio e Yuto… bem, o tom dele me pareceu completamente destoado do resto da faixa

Resultado de imagem para pentagon positive photoshoot

Nothing I Can Do é uma baladinha coreana padrão que consegue se segurar um pouco pelos inúmeros harmônicos e pelo violino orquestral que aparece completamente aleatório na faixa. Os raps aqui ficaram muito melhores que na música anterior e se estivessem mais presentes provavelmente teriam deixados a faixa bem mais memorável. A letra nos fala sobre os dilemas dos capricornianos em superar um término, com todos os seus sentimentos contraditórios e estranhamente racionais exemplificados em versos como “me esqueça, eu não consigo viver sem você”.

Não é apenas por ter um vídeo oficial com legendas em português que Let’s Go Together é inusitada. A faixa se trata de um número motivacional suave e animado de R&B e soft rock que não vemos com muita frequência em finais de álbuns coreanos (a única exceção que consigo lembrar de cabeça é Momoland). A mensagem sobre não desanimar com as dificuldades da vida é bem fofinha e tratada com uma  construção de letra que dá bem mais seriedade do que outras faixas parecidas. É este o tipo de mensagem que um Capricorniano diz a si mesmo todos os dias, para quebrar a barreira da insegurança e do pessimismo e ir a luta xD Meu verso preferido foi a parte do Wooseok: “seja verdadeiro/Se você engolir conforto, não será nada confortável/Eu não quero perder a cabeça”.

conclusc3b5es-ha1Não achei um álbum maravilhoso, mas também não achei um álbum ruim. Positive ficou em uma posição agradável comigo muito pelo carisma dos integrantes no projeto, raps surpreendentemente bem feitos, letras bem construídas (a propósito, montadas pelos próprios integrantes, que também produziram mais de uma faixa 0.0) e a própria relação com signos. Achei desafiador fazerem Capricórnio quando poderiam ir para signos mais abertos com os próprios sentimentos como Twice fez com Peixes e K.A.R.D. com Câncer. O próprio título do álbum acabou não sendo um erro, mas sim uma constatação do desejo profundo dos capricornianos de serem pessoas mais positivas com a vida. Já estou ansioso para ver como será o próximo lançamento do grupo, já que este lançamento virou meio pseudo-hit na Coreia, sendo que, até lá, vou saciando minha curiosidade escutando os outros SETE minis que eles já lançaram desde o debut…

PS: Posts mais complexos como as Albums Reviews de Dirty Computer, da Janelle Monáe, e Escape de ERA, do Dreamcatcher, (que envolvem fanfics), a continuação de A Saga da Diva Quase Aposentada Namie Amuro (que envolve uma pesquisa mais aprofundada) e a finalização da última EnQuEtE aSsImÉtRiCa (que envolve uma surpresa que vai dar um trabalhinho), vão demorar um pouco mais para sair pela loucura da faculdade e do TCC, mas não se preocupem que tudo isso ainda dará as caras por aqui ^^

Resultado de imagem para pentagon e'dawn smile

8 comentários em “[Album Review] Pentagon – Positive (ou Pentagon lançou um álbum capricorniano com o nome de “Positivo”… Será que isto não é meio contraditório??)

  1. Vou dar uma conferida no álbum depois, mas eles lançando essa Shine foi até uma surpresa, ela é boazinha mas achei que os nanana demais estragaram um pouco, ficou um pouco bom bom e apenas isso. Pra mim o legal é o ar divertido, pena que boybands não usem tanto isso, e infelizmente não dura muito pois tenho minhas apostas que o próximo comeback vão voltar pra zona de conforto.
    E Cube sabida colocando destaque no G-Dragon pra ver se o grupo deslancha, será que vão botar mais esforço em fazer eles colarem?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Certeza que vão!!! Esse grupo tá com tanto comeback quanto o Twice @.@’… Logo, logo eles hitam, ainda mais se tentarem recriar o clima descompromissado de Shine (porque se eles voltarem pra estaca zero acho que perdem um pouco o diferencial)… E o G-Dragon será claramente a HyunA do Pentagon, já tô até esperando os solos kkk

      Curtir

    1. Siiiim, é estranho que até mesmo naquela subunit com a HyunA pareceu que eles não estavam mostrando todo seu potencial e só agora ele floresceu @-@’

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s