Duelo Musical #12: Girlgroups VS Boybands, o Retorno (a Guerra na Nugulândia continua… No melhor estilo Programa da Eliana, quem ganha: UNB ou UNI.T??)

The Unit, o reality show de re-debut dos idols que floparam no decorrer dos anos na indústria musical coreana, finalmente terminou com o lançamento dos grupos vencedores tendo gente de DEZESSETE grupos diferentes que ainda não vingaram/nunca vão vingar. Então, como um sucessor espiritual do Duelo Musical #8, voltamos ao Programa da Eliana concept para analisar quem se saiu melhor nesta oportunidade de deixar a Nugulândia: girlgroups ou boybands??

Duelo 12

No UNI.T, as meninas (compreendendo gente do Spica, Dal Shabet, Hello Venus, Laboum, April, The Ark, Sonamoo, DIA e uma solista) nos trouxeram um reggae revival com No More. Já no UNB, os meninos (com gente do Bigflo, Big Star, Madtown, Hot Blood Youth, Hotshot, New Kidd, U-KISS, A.C.E e IM) vieram com uma pegada eletrônica anos 2000 em Feeling.

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

UNI.T pra mim foi por um caminho completamente inusitado. Se inspirando numa batida contínua de reggae, trazendo consigo toda uma referência hippie que já vimos, por exemplo, com as Wonder Girls, a música traz um clima agradável e gostosinho de se ouvir.

Já os meninos do UNB nos trouxeram uma mistura extremamente nostálgica de eletrônico, dubstep e teclas de piano que parece saída de qualquer boyband que se encontrava no auge em 2011/2012. Cada mudança break na batida deixa claro que este lançamento foi feito para ser considerado épico e apocalíptico, provavelmente pelo desespero de fazer o grupo hitar.

Pra mim, apesar de fator surpresa, os meninos ganham o primeiro ponto por todo o fôlego que a batida deu pra faixa.

Resultado de imagem para unb gifs

QUESITO 2: VOCAIS

Infelizmente, com os instrumentais nas alturas, o UNB bem que podia ter dado um pouco mais de si nos vocais. Tirando a parte em que todos estão criando o hype pro último refrão, todos parecem meio contidos, principalmente o Jun do U-Kiss que, como canta a primeira parte do refrão, bem que podia ter dado umas boas gritadas no meio do caminho e aumentar o fator apocalíptico da melodia.

Por outro lado, o instrumental relaxante não impediu as garotas do UNI.T de gritarem até o fim das alturas, tirando um pouco a faixa do lugar comum. Os destaques vão as meninas das siglas, com ZN do Laboum dando uma ótima textura pro pré-refrão e NC.A fazendo o refrão em si memorável e realmente digno de espera dos versos mais tranquilos da música.

Assim, por conta de saber gritar no momento certo, o segundo ponto vai para as meninas!!!

Imagem relacionada
Esta é a NC.A como solista, a propósito

QUESITO 3: CLIPE

Vou confessar uma coisa: eu fiquei meio triste vendo esse clipe. Estava tudo pronto: eles tinham o grupo, o conceito, a ideia de abusar do sexy concept… Cadê o investimento?! Este tipo de clipe gravado numa garagem/prédio abandonado é ok e até engraçado vindo de grupos de empresas menores, mas estamos falando das VENCEDORAS DO REALITY!!! Que raio de prêmio é esse?? Ainda mais depois do que gastaram com oS clipeS dos meninos (vocês vão ver aí embaixo e, sim, eles tiveram mais de um clipe), eu espera algo um pouquinho mais favorável do que isso…

Os meninos tiveram um pouco mais de investimento, com um clipe meio fumado com interpretações pra fanfics e tudo mais, seguindo a cartilha de “carinhas pseudocult que poderiam estar se pegando” que está fazendo sucesso com as boybands de agora. A mudança é tão grande que nem parecem os dois grupos vieram do mesmo reality. Eu, sinceramente, não fiquei muito interessado na pseudo-fanfic envolvendo a árvore e as legendas aleatórias em francês no meio do clipe, mas é bom ver que estão vendo o que está fazendo sucesso agora no mercado e tentando replicar com um estilo de música completamente diferente.

A vitória dos meninos é óbvia nesse quesito, mas saibam que, pelo menos pra mim, é uma meio vitória amarga…

Resultado de imagem para unb gifs

QUESITO 4: LETRA

Temos conceitos interessantes para letras simples em ambos os casos: os garotos do UNB falam sobre tomar coragem para expressar os próprios sentimentos para a crush e as garotas do UNI.T falam sobre estabelecer limites no relacionamento e como o boy não pode mais querer ultrapassá-los se ele mesmo os estabeleceu.

É interessante como o UNB está falando sobre aceitar uma declaração de amor e o UNI.T está falando justamente sobre negá-la. Não sei se foi de caso pensado, mas as letras meio que se complementam, dando uma leve sensação de unidade para os dois projetos.

Por isto eu acho que, pela primeira vez, quase tivemos um empate nesse quesito @_@’ O critério de desempate foi unicamente pelo fato de que, na música do UNB, tem umas partes que parece que eles falam “boy, you’re my world” (garoto, você é meu mundo), deixando explícito o contexto homossexual. Ou seja, pelo fator progressista fake, o ponto vai para os meninos!!

Resultado de imagem para unb gifs

QUESITO 5: IMPACTO

UNB deu muito mais certo que UNI.T, o que é um resultado meio óbvio se você pegar que os meninos seguiram esteticamente as modinhas e as meninas não (até porque o sexy concept está meio morto na Coreia). Pode ser que ainda é meio cedo pra definir isso, já que o UNI.T não tem nem um mês que debutou, mas acho difícil No More alcançar grandes picos nos charts…

Mas, por outro lado, UNI.T nos deu duas b-sides aproveitáveis e divertidas, o pop redondinho de You&I e o aegyo descompromissado de Ting, enquanto que UNB só trouxe faixas genéricas e esquecíveis.

Ou seja, apesar do single dos meninos estar fazendo mais sucesso na Coreia,  o álbum das meninas trouxe uma melhor impressão como um todo, ganhando o último ponto!!!

Resultado de imagem para uni.t no more gif

 

CONCLUSÃO: Quem ganhou então, garotas ou garotos??

Resultado de imagem para unb gifs
UNB!!!!

Apesar da minha preferência por girlgroups, por 3 a 2, os meninos foram os vitoriosos e, provavelmente, é um grupo que vai acabar dando certo no mainstream com o tempo.  Já o UNI.T… Bem, vamos ver se elas terão comeback depois deste debut né??

Enfim, apesar disto, ambos os grupos lançaram boas músicas e tem grandes chances de serem destaques do ano e figurarem no Best Zodiacal. Isto prova como a equipe do The Unit foi sensível com a qualidade das músicas que os grupos iam lançar… Uma pena que nem todo reality musical seja assim né??

4 comentários em “Duelo Musical #12: Girlgroups VS Boybands, o Retorno (a Guerra na Nugulândia continua… No melhor estilo Programa da Eliana, quem ganha: UNB ou UNI.T??)

  1. Eu ouvi dizer que a diferença de investimentos nos MV’s é porque eles estão sendo agênciados por empresas diferentes, no caso as UNI.T estão sob a MBK, então já explica o MV mal feito…

    Em relação às units, embora eu tenha gostado mais da música “No More”, acredito que a UNB é melhor, não só por causa do investimento, mas os integrantes também parecem mais confortáveis e naturais no palco.

    Eu fico bem incomodada com as lives de “No More”, principalmente nas partes da NC.A, ela parece que tá lá obrigada e não tem nenhuma presença de palco, além das expressões forcadissimas.
    Fora que metade das meninas já participaram e tem MVS melhores na carreira nugu delas.

    Enfim, gostei bastante do post! Parabéns!

    Obs: deixo aqui meu último cover, quando tiver um tempinho, por favor de uma olhadinha * . *

    Curtido por 1 pessoa

    1. Agora faz um pouco mais de sentido a diferença, mas ainda sim… Por que girlgroup sempre acaba se dando meio mal?? :/ Obrigado pelos elogios ^^

      Obs: seu cover ficou legal 🙂 Demais que você sabe coreano xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s