[Album Review] ShiNee – The Story of Light EP.1 (ou Uma viagem sensorial pelo subtexto da primeira parte das comemorações de uma década de existência do ShiNee…)

Eis que ShiNee completou dez anos e nem a trágica morte de Jonghyun há menos de seis meses impediu a SM de capitalizar e lançar um mega projeto envolvendo o grupo. O projeto contará o que se chamou de a Estória da Luz em três EPs distintos, com os outros dois a serem lançados ainda este mês… Como será que ficou a primeira parte deste projeto dentro de todo este contexto??

Resultado de imagem para shinee the story of light ep 1 photoshoot

Tracklist:

  1. All Day All Night
  2. Good Evening
  3. Undercover
  4. Jump
  5. You & I

Confesso que não tinha certeza de que forma fazer a Album Review. Com o caráter óbvio de fanfic (principalmente por conta da Raposa do Pequeno Príncipe no clipe de Good Evening), pensei em fazer uma pequena saga, assim como estou fazendo com o LOONA, mas tudo no lançamento tinha um caráter tão sóbrio e com tanto subtexto que resolvi ir para algo um pouco mais subjetivo e sensorial do que uma fanfic…

Então, depois da análise de cada faixa, coloquei uma pequena reflexão, como se fosse a trajetória da chamada Estória da Luz dentro de cada um de nós a partir dos significados que pude extrair de cada música.

All Day All Night abre o álbum com um número pseudo-hipster, com as mais diferentes batidas de subgêneros do house dando o ar de sua presença, tanto no refrão quanto nos versos. A intro é maravilhosa com os sons dos passarinhos, sendo sóbria e melancólica, um clima que acabou sendo meio quebrado pelo refrão em coro gritado. A letra é super óbvia, com eles falando que querem amar a menina todos os duas e todas as noites. É estranho imaginar que nós, enquanto fãs, procuramos uma significação maior para a faixa, tentando relacioná-la com a trágica partida de Jonghyun, e tirar um pouco do caráter de “isso foi uma ação puramente mercadológica pro grupo vender horrores na comemoração de 10 anos e limpar a barra do Onew“. É estranho, apenas.

Introduzindo Estória da Luz, temos que todos os dias e todas as noites são carregados de possibilidades, e, como todas as possibilidades, elas são carregadas de trevas e de consequências que podem tanto ser maravilhosas como devastadoras…

Em Good Evening, por sua vez, as referências de Jonghyun estão por toda a parte. A letra, escrita com contribuições de Minho e Key, traz a esperança de escapar da escuridão e da noite, com os pensamentos que se personificam e assombram todos os nossos passos, nos tragando de volta para a escuridão. Os passos, que com certeza tiveram alguma contribuição de Taemin, trazem um tipo de interpretação completamente nova pra melodia house, tirando um pouco da rigidez performática perfeita do k-pop, misturando movimentos fluídos e bruscos, que dão a impressão de serem completamente aleatórios, o que tem toda a cara de ser proposital, afinal, as sensações são tudo menos organizadas.

Resultado de imagem para shinee good evening gif

Se não fosse trágico, seria lindo. Acho que essa é a grande sensação contraditória que permeia este primeiro single: nunca vimos um ShiNee tão fluído e tão profundo, mas ao mesmo tempo a morte de Jonghyun está presente a todo momento, como uma forma de expressão deles, no sentido de estarem lidando emocionalmente com o que aconteceu, E como uma técnica de marketing por parte da SM…

Escolhida uma das possibilidades, ela, com certeza, terá seu momento que nos levará a escuridão. Seja porque não conseguimos alcançar nosso objetivo da forma que gostaríamos ou porque nos frustamos com os resultados da conquista deste. Ficar na escuridão é sempre mais confortável, mesmo sendo mais doloroso. A bolha da autopiedade e do vitimismo nos prende de uma forma única que nos imobiliza em meio a escuridão… Como escapar??

Resultado de imagem para shinee good evening gif

Undercover traz um som que poderia facilmente pertencer as batidas eletrônicas meio tribais de Wednesday Campanella. Apesar de os vocais deles não conseguirem acompanhar e misturar-se com o caráter experimental do instrumental com a mesma eficiência dos de KOM_I, a letra cumpre seu papel, jogando mil e uma figuras de linguagem, montando um cenário aesthetic envolvendo um refrão falando que “é igual a uma sombra negra que é absorvida na noite, a noite/cavo mais na consciência, dentro de você estou escondido”, dando a entender superficialmente o tema é um relacionamento inacabado que ainda deixa memórias vívidas na mente dos envolvidos.

Permanecer ou ter o desejo de sair da escuridão tem as suas próprias consequências. A lembrança pode ser um incentivador tando para inspirar uma mudança quanto para manter a solidez do conforto e da falta de ação. Cada um a usa de forma única e nenhuma delas é certa ou errada. A grande questão que fica é: lembrar constantemente é tóxico ou não?? Esta é uma questão que cada um, em seu âmbito particular, possa responder.

Jump traz um pouco de new wave e new jack swing, misturando um pouco as sonoridades de debut e da era View do grupo. É uma combinação que parece inusitada, mas acaba resultando em um número até que lugar comum no meio do álbum, ainda mais vindo depois de Undercover. Os vocais aqui estão extremamente contidos e em algumas partes são mais declamadas do que cantadas, impedindo que faixa vá para o clima otimista e motivacional da letra, que, utilizando-se analogias com clima e manifestações naturais como flores e sementes, aconselha o ouvinte que a felicidade sempre está próxima, com o caminho para alcançá-la sendo pavimentado com crença nos próprios sonhos e amor-próprio. Um verso particularmente bonito foi “o clima perfeito é um desperdício”.

As memórias são o passado, que se ligam ao futuro de forma inconsciente em nossos pensamentos. O mistério do que está por vir é a grande razão das várias possibilidades que vislumbramos no começo, mas, neste momento, estamos falando principalmente de objetivos, sejam eles “sonhos” ou “metas”. Para alguns, estes conceitos podem ser diferentes, para outros, podem ser iguais. Talvez, seja isto que diferencie visões otimistas e pessimistas?? Ou que separe idealistas e realistas??

Resultado de imagem para the story of light shinee cover

You & I é uma baladinha com toques de dream pop, em um estilo que emula tão bem as músicas que tocam durante os créditos que dá a impressão de “nossa, acho que já ouvi isso antes”… A existência de uma melodia assim em um projeto mais sóbrio é inevitável, então o destaque fica para a letra, escrita totalmente por Key, onde, falando de um relacionamento que se encerrou, eles assumem que foi bom enquanto durou, assumindo que estão indo em frente, mesmo querendo permanecer dentro das memórias. O melhor verso é de longe “meus sentimentos não são para decoração”, repetida inúmeras vezes no decorrer da faixa, que pode até significar uma crítica implícita a toda essa situação de marketing e exposição que a morte do Jonghyun trouxe ao grupo. É impossível dizer se a perda da letra é sobre ele, mas, como eu disse mais em cima do post, alguns de nós procuram o máximo de referências a ele que encontrarmos, para tirar um pouco o ar mais comercial do lançamento e do seu timing.

O primeiro episódio da Estória da Luz encontra seu fim em de forma positiva. As trevas ainda reinam, mas os sonhos e a perspectiva de um futuro diferente do presente levam a uma reinterpretação das lembranças de outrora, que se desvanecem sozinhas, como um próprio ato natural do ser humano. Nossa força acaba se moldando neste contexto e a noite, que antes era apenas uma grande e tridimensional tela preta vazia, acaba sendo cortada por uma fina e singela rajada de luz.

Resultado de imagem para shinee good evening gif

Conclusões JonghyunEm termos de sonoridade e das músicas em si, não foi um álbum muito diverso por parte do ShiNee. As influências house trouxeram um caráter homogêneo pra todas as faixas, fazendo com que os destaques do EP (Undercover, Jump e o próprio single) perdessem um pouco da força na tracklist. Contudo, diferente da grande maioria de lançamentos no k-pop, o primeiro episódio da Estória da Luz nos trouxe um caráter reflexivo. Não apenas da indústria do k-pop e todos os seus defeitos, mas também sobre nós mesmos e como lidamos com nossa escuridão interna…

Agora é esperar o que os outros episódios podem nos mostrar. Particularmente, eu espero que tenha uma mudança no estilo house para dubstep ou new jack swing (que viraram marca registrada do ShiNee no passado) enquanto que as reflexões vão traçando o caminho para deixar a escuridão e abraçar a luz. Mas, pelo que vi do teaser do próximo single, acho que vou acabar me decepcionando, pelo menos no que tange a sonoridade…

 

2 comentários em “[Album Review] ShiNee – The Story of Light EP.1 (ou Uma viagem sensorial pelo subtexto da primeira parte das comemorações de uma década de existência do ShiNee…)

  1. Um dos muitos álbuns que preciso ouvir. Depois da polêmica do Onew e da morte do Jonghyun, e após todo esse período de divulgação do Shinee, creio piamente que a SM vai dar disband neles. Taemin segue como solista na SM, Onew vai ser chutado da empresa, Minho vai dar continuidade à carreira de ator e Key vai jogar truco no porão da SM esperando por uma oportunidade de Station. Mas mudando de assunto, panfletagens:

    Essa é de maio, mas elas finalmente acertaram e se continuarem assim, vou chamá-las de Simone e Simaria coreanas:

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, não tinha pensado nisso, até que faz sentido… Se bem que TVXQ continua até hoje, né?? Capaz de, mesmo se só ficar Taemin + 1, a SM ainda chamar eles de ShiNee e dar um comeback a cada dois/três anos @.@’

      Simone e Simaria coreanas, genial KKKKKK E você deu um tiro certeiro!! Uma destas três panfletagens tá planejada pra dar as caras aqui no Aquário Hipster semana que vem!!! Qual será?? xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s