[Album Review] Taeyeon – Something New (ou Cuidado!!! Taeyeon é uma agente secreta coreana e está full pistola!!! )

Something New Album Cover.jpg

Depois de um álbum cheio de fillers e um EP de Natal que nem me dei ao trabalho de escutar, Taeyeon está de volta novamente morena e em preto e branco, com toda uma carga hipster que se consumou em um videoclipe incrível, cheio de cenas DE LUTA!!!! Pensando nisso, o Aquário Hipster resolveu fazer uma pequena fanfic, além de analisar o resto do EP… Será que ficou bom??

Resultado de imagem para taeyeon something new

Tracklist:

  1. Something New
  2. All Night Long (feat. Lucas do NCT)
  3. Baram X 3
  4. One Day
  5. Circus

É estranho, mas Something New era justamente o que eu esperava desse novo single de Taeyeon. Não necessariamente a sonoridade neo soul e a estética maravilhosa do clipe, mas todo um caráter estético e sonoro experimental, que flertasse com algo bem mais sóbrio do que estamos acostumados de um ato da SM. Assim como em I e Why, Taeyeon está no domínio de si e fazendo algo diferente, inovador, sem se preocupar com a capacidade de sua voz ou sua imagem enquanto ex-Girl Generation. Provavelmente, se ela seguir assim, no futuro poderá ser considerada diva pop meio hipster diferentona, vulgo Christina Aguilera, Utada Hikaru e IU.

Na faixa, temos Tae falando sobre o marasmo e a expectativa sobre sua imagem, querendo se libertar das amarras do papel social que lhe foi designado a procura de “algo novo”. Ela não apenas fala de si, mas aconselha o ouvinte a procurar se libertar também. Eu fiquei chocado com a profundidade, confesso. Em Why e I tínhamos um pouco disso, mas era bem mais genérico e aberto a interpretações do que aqui, ainda mais embalado na melodia aesthetic que tem uma intro maravilhosa e com três versos incríveis:

“Problemas Barulhentos na cidade

É como andar em passos rápidos

Mais um suspiro na selva”

O vídeo ainda emula a estética de luta que acabou virando o esteriótipo do cinema dos países asiáticos inspirou a fanfic que temos agora:

Something New

A mudança nem sempre vem da forma que vocês espera

Resultado de imagem para taeyeon something new gif

Ser uma idol é algo extremamente cansativo. Se não bastasse os treinos diários de línguas, coreografias e canto, ainda tinha toda a rotina de lançamentos e as fofocas intermináveis dos fãs. Não que eu pudesse reclamar muito – porque ultimamente eu tô ganhando dinheiro pra caramba –, mas a mídia não estava conseguindo me deixar em paz!!!

Ah, como queria que estes rumores fossem apenas sobre minha carreira ou minha capacidade – era até divertido ver as pessoas tentarem criticar minhas habilidades e falhando miseravelmente  –, mas tinham de falar dela. Justo da que diziam ser minha inimiga declarada: Jéssica, a magnata da grife de bolsas Blanc.

Claro que você já deve estar imaginando que sou uma daquelas celebridades fúteis que fica se deixando levar por qualquer briguinha. Eu também pensaria – bem, foi isso que saiu no allkpop esta semana –, porém, minha raiva de Jéssica é bem mais profunda. Afinal, ela está estragando todos os planos do Secretaria Nacional de Inteligência Sul-Coreana, onde trabalho secretamente como agente. A última jogada dela foi mandar assassinos para meu último show… Vê se pode?

Estou cansada! Já é a terceira vez que ela faz algo assim neste mês! É por isto que estou indo agora a caminho dela – em segredo da Secretaria, claro – para acabar com isso de uma vez por todas. Juro que achei que seria simples: chegaria lá, pegaria o elevador como qualquer pessoa normal, a encontraria e começaríamos a trocar farpas xingando uma a outra nas entrelinhas…

Nunca achei que ia ser tão trouxa…

A palhaçada já começou no elevador. Nem em um figurante aleatório eu poderia confiar. Era um contratado de Jéssica. Tirei o martelo de minha bolsa – ainda bem que nunca saio de casa sem ele – e joguei para cima do cara. Ele respondeu com um chute acrobático que ficaria lindo numa coreografia, quase acertando meu rosto.

Em um segundo, girei pelas paredes do elevador, tentando retrucar os jabs de direita e de esquerda que ele tentava finalizar. Apesar de tudo, aquele cara era um amador. Juntei toda a minha força interna e dei uma joelhada na parte do corpo masculino que não vê o sol, levando o homem aos prantos. Subi nas costas dele, tentando sufocá-lo para acabar logo com aquilo.

O funcionário hotel, que também estava no elevador, ficou em prantos vendo a cena.

Ok. Não tinha sido fácil, mas agora eu já estava preparada. Jéssica tinha dito que chegaria em uma hora mais ou menos, então fui para meu quarto e pedi um doce. Já estava estressada com toda aquela situação e só queria algo com bastante chocolate…

E não é que a camareira era contratada de Jéssica também?

De uma das travessas, a mulher me tirou um garfo de churrasco e avançou com tudo para cima de mim, como se eu fosse uma protagonista fajuta de filme de terror. Com um salto, ela pulou o carrinho de sobremesas enquanto eu puxava um dos travesseiros para me defender. Rapidamente, desviei-me pela esquerda e peguei um vaso de flores de vidro – que era feio pra caramba mas devia custar os olhos da cara – pra ver se acertava a infeliz.

Ela conseguiu desviar e voltou a me atacar. Não tinha jeito, eu tinha de confiar nos meus punhos mesmo… Focalizei o máximo de força que consegui e soquei a mulher bem no nariz. Uma chuva de sangue espirrou sobre meu rosto e todo o peso da falsa camareira caiu-se sobre mim, inconsciente.

Joguei-a para o lado e sentei-me na cama, limpando o sangue com o lençol.

“Parabéns!!”, escutei uma voz entrando no quarto, batendo palmas, “Agora podemos conversar!”

Resultado de imagem para jessica sherlock gif

Aquilo era tão típico dela.

“Isto tem que acabar agora!”, gritei enfurecida, “Quanto tempo e energia nós temos de perder com isso?!”

Ela simplesmente ignorou o que eu falava e continuou:

“Os arquivos da Inteligência Sul-Coreana que os Estados Unidos tinham estão naquelas malas”, ela apontou para um dos cantos do quarto, “são seus para você destruir”

Eu não estava entendendo nada.

“Por que está fazendo isso?!”

“Por que eu acho que é bem mais fácil nós fingirmos ser inimigas enquanto lucramos com as informações que temos de nossos países”.

Mal tinha chegado, Jéssica já andava para fora do quarto.

“Ah,”, ela disse antes de sair, “também deixei uma granada perto das malas, um gostinho extra para todo mundo acreditar na nossa rivalidade”

Suspirei, incrédula… Que raios de conversa era aquela?!

Realmente, fazia muito mais sentido apenas fingirmos sermos inimigas do que ficar tentando destruir uma a outra… Ainda mais com ela dando os arquivos para mim, assim, de mão beijada…

Levantei-me, peguei as malas de Jéssica – realmente estavam com os arquivos dentro – e estourei a granada quarto logo que saí, junto com os corpos inconscientes dos dois inúteis que tinham me atacado naquela noite…

Realmente, aquele poderia ser o começo de uma ótima parceria…

Resultado de imagem para taeyeon something new gif

Passado o sufoco de Taeyeon, A Agente Secreta e a mensagem de liberdade, temos All Night Long, com a SM dando uma de Cube e colocando um maninhos de seu grupo que ainda não hitou pra ver se ajuda na popularidade do mesmo. A faixa poderia ir para o caminho mais padrão de uma baladinha ou uma musiquinha romântica aguada, mas se trata de um número de SOFT ROCK!!!!! Eu não acredito que vi um rock vindo de Taeyeon, apenas. Claro que tem umas partes que ela canta como se fosse um R&B, mas os raps do carinha até que ficaram legais e combinaram com o baixo na melodia. Sobre a letra, temos o romancinho padrão, relacionando a paixão com figuras de linguagem envolvendo o céu noturno.

Baram X 3  segue organicamente com um número de country pop. A faixa funciona bem, apostando no violão como base da melodia a todo momento, lembrando um pouco até a fase da intermediária da Taylor Swift entre country e pop. Além disso, ainda tem uma figura de linguagem legal, comparando a chegada de uma mensagem do carinha com a vinda do vento que espalhará as nuvens no céu (“baram” é vento em coreano), que faz sentido e permeia toda a faixa, diferente das menções aleatórias aos planetas ou outras viagens nas letras de k-pop.

Imagem relacionada

One Day desacelera o ritmo, parecendo ser aquele típico número onde a artista que sabe gritar melodicamente fará orgasmos vocais a todo o momento… Mas, ao invés de uma baladinha insossa cheia de gritos, temos um minimal pop contido, com gritos bem posicionados, que vira um R&B a partir do segundo refrão. É a faixa mais esquecível do álbum (até pela letra falando sobre o aniversário do crush), mas, pelo menos, não tenta ir pelo super óbvio.

Claro que, se em One Day não tivemos a baladinha morna, Circus com certeza seria ela, certo?? Mais ou menos… Apesar de termos uma baladinha, ela não cai na morosidade pelos estalares de dedos constantes e pela performance meio bruta de Taeyeon (em alguns momentos parece que ela tá cantando bêbada kkk) e a letra, apesar de ser romanticazinha padrão, tenta se salvar com uma analogia de trapezistas de circo.

conclusc3b5es-j-hopeDepois de três EPs e um Full Album (vamos ignorar o EP de Natal, né??), Taeyeon mostra que ainda tem muito potencial para nos trazer um conceito inventivo ao mesmo tempo que permanece verdadeira consigo mesma dentro de uma empresa e um meio mega plastificadores de conceitos e visuais. Something New não é um super acerto que nem o EP de Why (que eu amo de paixão e, provavelmente,  ainda terá alguma review por aqui), mas foi bem montado, bem produzido e mostra que Taeyeon acerta muito mais em seus EPs do que nos álbuns (se My Voice fosse um mini-álbum sem as baladinhas X na tracklist, seria perfeito).

PS: Será que o álbum de outra ex-Girls Generation, a Tiffany (particularmente, a minha preferida ❤ ) daqui uma semana será melhor, pior ou seguirá na mesma linha??

Resultado de imagem para tiffany over my skin

6 comentários em “[Album Review] Taeyeon – Something New (ou Cuidado!!! Taeyeon é uma agente secreta coreana e está full pistola!!! )

  1. Eu me surpreendi com Circus porque não esperava nada dela e aí do nada ela ficou bem mais interessante ahsushsushussh
    Foi um mini bom, mas senti falta de uma faixa mais marcante (além da title) pra virar minha nova favorita

    Curtido por 1 pessoa

    1. Minha segunda favorita acabou sendo o dueto com o carinha do NCT (que eu achei que ia ser a faixa mais dispensável do álbum, vulgo Starlight em Why), mas a title realmente foi muito bem escolhida

      Curtir

      1. Acho que ainda nem sei qual foi mina segunda favorita
        Preciso ouvir mais vezes pra ter certeza
        Mas concordo, a title foi extremamente bem escolhida e realmente desperta a vontade de ir ouvir o mini todo, que é uma coisa que nunca rolou comigo nos últimos singles dela

        Curtido por 1 pessoa

  2. “E não é que a camareira era contratada de Jéssica também?” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VEI EU RI DEMAIS COM ISSO SOCORRO

    Não ouvi o mini ainda, mas eu gostei muito de Something New. Sempre acho interessante os lançamentos da Taeyeon e a forma como a SM meio que dá liberdade pra ela fazer algo diferente, acho ela uma das solistas mais interessantes do kpop atual. E é meio engraçado como tipo, se você não a conhecesse, nunca ia ligar ela ao SNSD exatamente pela imagem dela e do grupo serem tão opostas.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Quando eu tive a ideia de colocar a Jéssica no meio da fanfic, já fiquei rindo comigo mesmo kkkkk Que bom que gostou ^^
      A Taeyeon realmente alcançou uma posição com a SM e com os fãs que superou todo o passado SNSD marqueteiro dela, eu mesmo quase não reconheci a Tae que apareceu no comeback de 10 anos do Girls Generation kkkk

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s