Duelo Musical #14: Covers!!! (ou Que girlgroup da nação nos presenteou com o melhor cover: BlackPink ou Twice??)

Com o comeback do BlackPink ainda quente na cabeça de todo mundo e o Twice há dias de voltar novamente com o repackage de What is Love?, o Aquário Hipster resolveu unir o útil ao agradável e fazer um pequeno duelo musical entre os dois grupos, que, coincidentemente, lançaram covers em suas discografias recentemente, uma coincidência um tanto bizarra e estranha, ainda mais considerando as músicas escolhidas… Mas, então, quem será que entregou o cover mais memorável??

Duelo 13

Twice virou disco setentista fazendo cover de I Want You Back, do Jackson 5, e BlackPink veio 2ª Geração do k-pop fazendo cover de So Hot, originalmente das Wonder Girls (o que é até meio estranho se você parar pra pensar que elas eram da JYP).

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

A questão aqui não é necessariamente o instrumental em si (já que, se fosse assim, estaríamos apenas comparando versões originais), mas sim o quanto os covers trazem novidade às músicas, porque se for só pra copiar a versão original é melhor nem lançar cover, né??

Neste sentido, Twice nos traz uma I Want You Back com alguns sintetizadores no refrão e no pós-refrão, deixando-a mais açucarada, o que combina com o estilo dos lançamentos japoneses delas até agora, e dá um breakdown cheio de harmônicos, que, apesar de tudo, também acaba deixando a música um pouco mais com a cara do grupo e até funciona bem para o que se propõe a ser (uma OST de dorama japonês), até porque é um cover animadinho é BEM melhor que uma baladinha inssossa.

A versão do BlackPink, por outro lado, já foi vendida como um remix, então a parte dos versos passou por toda uma reestruturação, deixando a faixa com uma cara típica de atos masculinos da YG: cheia de breaks aleatórios e meio desconexos, colocando, inclusive, uma parte de rap.

Com folga, o primeiro ponto vai para BlackPink, por modificar mais elementos da música e dar uma carga de novidade a versão original.

QUESITO 2: VOCAIS

BlackPink está bem distribuído aqui (e temos a marca “blackpink in your area” ❤ ), com Jennie construindo os versos mais lentamente e Rose + Jisoo trabalhando para acelerar o ritmo para o refrão. Os raps da Lisa em inglês ficaram ótimos e a distribuição do refrão ficou muito bem feita. A potência dos vocais das quatro deixaram a faixa com mais um pouco pulso do que os harmônicos curtos e suspirados da versão original, o que, tratando-se de uma faixa meio que “clássica” no âmbito do k-pop, é um feito e tanto.

Twice, por sua vez, começou bem deixando o destaque dos vocais para as integrantes mais harmônicas e deixou só uns dez segundos pras menos afinadas (digamos assim). Apesar da estranheza de escutá-las em inglês, Nayeon e Jihyo brilharam lindamente e o break de harmônicos é extremamente fofo e deixou a faixa com uma carga ainda mais retrô do que já tinha. Maaaas, infelizmente, deram certos versos pra Mina que… Bem… Não precisava. Ficou um timbre agudo demais que não casou com a voz dela em notas que ela provavelmente não deve alcançar. Sem contar o “all that I want/all that I need” que pareceu ar saindo de bexiga @.@’

Por isto, por melhor encaixar os vocais de suas integrantes na versão original, o segundo ponto também vai para BlackPink!!!

QUESITO 3: CLIPE

 

Essa categoria é até covardia neste caso. Twice teve um clipe simples e fofinho para seu cover enquanto BlackPink ficou apenas em uma apresentação ao vivo (o que é estranho, considerando que, há cinco anos trás, 2NE1 tinha seis/sete clipes por álbum e Wonder Girls, apenas um), mas mostra muito bem como está o direcionamento das duas empresas: enquanto a JYP transformou o lançamento de uma musiquinha de dorama em comeback japonês, a YG só deixou o cover jogado a esmo no final de 2017.

 

 

O clipe do Twice é bonitinho e fofinho, sendo bem “agradável e esquecível” no meio da videografia delas (de uma qualidade e criatividade invejável) e a coreografia é simples, rápida e passa meio despercebida. Algo que, na versão do BlackPink, é o ponto focal e realmente combina com o novo clima que a YG deu pra faixa. Nem pra gravar elas treinando a coreô e lançar como clipe oficial… o.0′ Assim não dá…

Assim, o ponto vai para Twice por mostrar seriedade e planejamento ao ter um clipe para um cover que, além do mais, é só uma OST de dorama!!!

QUESITO 4: LETRA

Eu estava pensando em tirar esta categoria neste caso (já que não estamos falando de músicas originais), mas a versão do BlackPink trouxe toda uma nova leva de versos em inglês que são gritados para nós por Jennie e Lisa, dando todo um caráter mais agressivo e girlcrush para a faixa sem desnaturalizá-la ou esquecer seu contexto original.

E a do Twice ficou na mesma…

Então, ponto para BlackPink, pela surpreendente criatividade e inovação!!

QUESITO 5: IMPACTO

Vamos ser sinceros, quem se lembrava destes lançamentos?? So Hot passou pelo final de 2017 sem causar nenhum impacto e I Want You Back chamou mais atenção por ser toda em inglês do que por qualquer outra coisa. Mas, como eu disse antes, é nítido que teve todo um planejamento por trás de Twice e praticamente nada por trás do BlackPink.

Enquanto Twice tem comebacks praticamente todo o mês e se mantem como o grande e mais vendável ato coreano recente, BlackPink estoura e depois volta para o porão, cheio de promessas vazias por parte da YG e nenhum caráter de direcionamento por trás. Em uma indústria tão volátil quanto o k-pop, fazer isto é praticamente dar um tiro no próprio pé e a JYP sabe muito bem disso, já que as Wonder Girls perderam seu posto de Girlgroup da Nação para o Girls Generation quanto mandaram elas para debutar nos EUA.

Sinceramente, eu não sei quanto tempo vai precisar pra YG quebrar alguém do marketing ou do RP perceber a furada que estão fazendo com o BlackPink…

Por isto, o ponto vai para o Twice, que claramente tem muito mais planejamento por trás do que BlackPink.

Conclusão: Então, quem teve o melhor cover??

BlackPink in your area!!!!

Bem que a YG tentou sabotá-las, mas BlackPink acabou ganhando o Duelo, trazendo uma versão meio piorada meio melhorada de um ótimo single das Wonder Girls, não só dando um caráter próprio para a faixa, como também respeitando sua versão original. Sinceramente, se tivessem transformado o cover num pre-release do Square Up (assim como I Want You Back deve figurar no álbum japonês do Twice) teria sido sensacional… Agora é esperar os respectivos comebacks, quantos lançamentos do Twice será que teremos até a volta de BlackPink? Dez? Quinze? Façam suas apostas!!!

 

Veja mais posts sobre BlackPink xD Square Up | Best Zodiacal 2017: Gêmeos & Câncer

E mais posts sobre Twice ^^ What is Love? | Merry & Happy | twicetagram | Best Zodiacal 2017: Sagitário & Capricórnio

4 comentários em “Duelo Musical #14: Covers!!! (ou Que girlgroup da nação nos presenteou com o melhor cover: BlackPink ou Twice??)

  1. Eu gostei mais do cover do BlackPink mesmo, achei que teve um pouco mais de impacto do que o do Twice, e ficou um pouco mais memorável…
    E pelo que entendi, a So Hot do BP era apenas pra ser usado naquele special stage mesmo, aparentemente todo mundo fez um cover de alguém (embora eu só me recorde do Winner, fazendo cover do BigBang), e aí o BP resolveu fazer algo mais especial fazendo uma remix da música…

    Adorei o texto!

    Obs: deixo aqui meu último cover, de “Lip & Hip” da Hyuna, espero que goste!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pelo elogio ^^

      Eu fico chocado que se deram ao trabalho de fazer algo diferente pro cover e a YG, enquanto empresa, não capitalizou isto (sabendo que só traria benefícios e mais spotlight ao BlackPink na época)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s