Como rainha dos Duelos Musicais aqui no Aquário Hipster (este já o terceiro dela desde o debut), eu já estava pronto para mais uma revanche dela contra Sunmi quando vi que ela teria um lançamento de verão. Mas como a ex-Wonder Girl resolveu dar uma de Elsa e apagou o verão de sua lista de lançamentos, Hyolyn foi a única solista que poderia entrar no ringue das solistas dentro do summer concept… Quem será que foi a melhor Musa do Verão??
Hyolyn nos trouxe um spin-off do SISTAR em See Sea e Chung Ha fez um remake de seu debut em Love U.
QUESITO 1: INSTRUMENTAL
See Sea aposta em um pseudo-tropical house levemente oitentista, com versos de uma batida dubstep que não se repete depois do refrão, um surpreendente breakdown de guitarra e sintetizadores jogados por toda melodia que trazem um ar levemente nostálgico a faixa. É uma típica faixa leve de verão que se encaixaria tranquilamente como uma sequência dos hits de verão do SISTAR dentro da moda mais house que atingiu o k-pop (e não larga mão x.x).
Já Love U é um tropical house mais típico e padrãozinho, deixando os sintetizadores proeminentes nos versos para repeti-los com mais pulso no pós-refrão. Assim como o debut da Chung Ha (que apostou no mesmo estilo e sonoridade), o objetivo do instrumental é mais funcionar como pano de fundo para a voz dela, então, novamente, o fato de ele não ser muito marcante não chega a ser algo muito surpreendente.
Então, o primeiro ponto vai para Hyolyn, por nos trazer a trilha sonora instrumental perfeita para o spin-off do SISTAR!!
QUESITO 2: VOCAIS
Apesar da estrutura ser parecida, Love U acerta um ponto que incomodou muita gente em Why Don’t You Know: Chung Ha permanece em seu alcance vocal, dando seus gritinhos na faixa sem parecer que ela tá acabando com a própria garganta. É interessante como nos versos ela se contêm o máximo possível, aumentando o timbre da voz conforme passa pelo pré-refrão até gritar com toda força no refrão. O fato de ela não deixar os instrumentais tomarem conta da música no pós-refrão e ficar gritando “i just wanna love u” fez com que o refrão ficasse muito mais efetivo e o fator house da faixa bem menos irritante ou mais do mesmo.
Como Hyolyn era a praticamente main tudo do SISTAR (inclusive, main vocal), é quase como se as outras três estivessem junto, inclusive em uma música com uma sonoridade e estética tão típicas do grupo. O contraste entre o refrão gritado mais sobriamente e mais agudo ficou legal, mas algumas high notes me incomodaram um pouco, parece que ela vai dar uma de Mariah Carey e quebrar um copo a qualquer momento. Além disso, em alguns momentos ela passa a cantar meio enrolado, como se fosse o Imperador Palpetine estivesse com a língua inchada, nem parecia muito a mesma cantora de Dally @.@’
Apesar de eu já ter superado meus incômodos com os vocais de Hyolyn escutando mais vezes See Sea, o segundo ponto vai para Chung Ha, por saber controlar seus vocais e gritar no momento certo!!!
QUESITO 3: CLIPE
Vamos ser sinceros? Praia, sol, verão e sex appeal são fatores que Hyolyn já sabe de cor e salteado como dosar, não só considerando todos os lançamentos do SISTAR, mas lembrando que nenhum deles caiu no ostracismo mesmo apostando NO MESMO ESTILO E SONORIDADE em vários anos seguidos. Exatamente por isto, ao invés de só nos mostrar um clipe na praia/piscina como todos os outros girlgroups fazem, Hyolyn usa todo o dinheiro que ganhou com Dally para nos trazer um pouco da nostalgia do instrumental para a estética do clipe, com uma paleta vibrante o suficiente para referenciar os looks de verão hiper-coloridos dos anos oitenta (ela de rosa-choque com uma viseira combinando é tão oitentista, sério!!), mas sem perder a mão nas referências de seu antigo grupo (como, por exemplo, os takes ao ar livre super orgânicos… É até interessante notar que o SISTAR tinha clipes assim bem antes de esta estética mais natural vir a tona no k-pop @.@’).

A coreografia não está para menos, com ela dançando DESCALÇA (amei ver ela sem salto/tênis/bonitinha nas cenas da praia) com as migas não-coreanas, sensualizando de uma forma que combina com sua persona e cria aquele link rápido tanto com o ritmo frenético de Dally quanto nas coreôs alegres e sexys do SISTAR.
O clipe da Chung Ha foi o mais lugar comum até agora da videografia dela. Indo no comum para verão, pra mim, faltou algo que o destacasse da manada. A coreografia ficou legal, mas não chega aos pés da intro de Rollercoaster. O verão foi representado, mas o look hippie de Why Don’t You Know foi bem mais marcante que este aí. E, no fim, a parte das coreografias parece tão desconectada com o resto (quem usa tons pastéis no verão??) que acabou mais incomodando que acrescentando…
No fim, pelas referências nostálgicas no clipe e equilíbrio entre cenas externas e coreografia, Hyolyn ganha mais um ponto!!
QUESITO 4: LETRA
Love U é sobre como ela ama (jura??) alguém, com o diferencial que não dá pra saber se é um carinha ou uma carinha (pelas traduções, pelo menos @.@’). Além disso, a letra não possui nenhum verso com uma comparação aleatória sobre o espaço jogada no meio, o que, apesar de deixar ela mais lugar comum, não fica bizarro (em um mal sentido) como a maioria das letras no k-pop… O melhor verso pra mim é claramente quando Chung Ha desperta sua cinéfila interior: “me faz sentir mais excitante como se eu fosse a protagonista (eu quero isso)/é como um filme sem final”
Em See Sea, temos Hyolyn convidando seu mais novo amor desde Dally já tô shippando com Gray para ver o mar com ela, dizendo o quanto a paixão tomou conta rápido de seu ser e como não tem problema em admitir isso, porque “as vezes, ser espontânea é bom”. A letra tem uma carga de veracidade e naturalidade difíceis de se encontrar no k-pop, não sendo tão bem feitinha e construída que dá gosto de ver. A melhor parte pra mim é “nós combinamos tão bem como coca e cola”… Que amorzinho ❤
Então, por trazer sua romântica interior, temos mais um ponto para Hyolyn!!!
QUESITO 5: IMPACTO
Esta última categoria sempre é um pouco capciosa, principalmente por termos que equilibrar iconicidade com a performance da faixa nos charts coreanos. Por um lado, Hyolyn nos trouxe uma faixa e um clipe sensacionais, que funcionou de pronto para a proposta leve e despretensiosa do verão. Por outro, Chung Ha provavelmente irá melhor nos charts e trouxe seu melhor EP até então, com mais uma ótima intro e duas b-sides que superam tranquilamente o single (eu particularmente preferi Drive):
Em ambos os casos, Hyolyn e Chung Ha evoluíram em comparação a seus últimos lançamentos e mostraram que não estão de brincadeira no cenário das solistas coreanas (até porque elas entraram na briga do verão, que é algo dominado por girlgroups na Coreia do Sul).
Só que, no fim, o ponto final vai para Hyolyn. Apesar de ter entregado um bom álbum, Chung Ha trabalhou no automático no seu lead single, sendo o mais esquecível (não que ele seja ruim ou algo do tipo) de toda a sua ótima carreira solo até agora. Hyolyn, por outro lado, mostrou a que veio com See Sea, finalmente engatando enquanto solista (Dally, apesar de ser uma música incrível, ainda parecia muito mais nugu que mainstream).
Conclusão: Então, quem foi a Musa do Verão??

Bronzeada, sexy, cheia de referências e dona de si, Hyolyn ganhou de lavada de Chung Ha por 4 a 1, trazendo o pulso visual/vocal/instrumental que eu esperava dela desde 2016 na época dos teasers de Paradise. Ela tem tudo para tomar o verão para si, assim como seu antigo grupo e HyunA já fizeram, trazendo-nos mais uma solista de peso para o mercado coreano. Eu só aguardo ansiosamente um EP abarcando toda a trilogia Set Up Time deste ano com mais um single lacrador no começo de 2019 xD!!!
PS: Um detalhe que não podia deixar passar eram as várias fotos de Chung Ha homenageando o blog neste lançamento… #AquarioHipsterRumoAoPrimeiroEscalao

Confira os outros Duelos Musicais de Chung Ha!!!! Divas do sexy concept que viraram hipsters | RE-VAN-CHE!!!!
Por mais que eu goste mais do solo da Hyolyn por ela finalmente ter se rendido a alguma demo do Sistar, também fico feliz em ver que Chung Ha melhorou o debut dela. Mas vamos torcer pra que a Coreia pare de investir logo no tropical house e se entregue ao latin pop com mais força
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agora que Mamamoo apostou em reaggaeton acho bem possível o verão de 2019 ser ao som de latin pop xD E a Chung Ha só tá melhorando com o tempo @.@’ Se continuar assim, daqui dois/três comebacks o EP dela vai ser um hinário…
CurtirCurtir