Duelo Musical #16: Musas do Verão (ou Hyolyn e Chung Ha decidiram entrar no clima do verão mesmo sendo solistas… Quem foi a melhor??)

Como rainha dos Duelos Musicais aqui no Aquário Hipster (este já o terceiro dela desde o debut), eu já estava pronto para mais uma revanche dela contra Sunmi quando vi que ela teria um lançamento de verão. Mas como a ex-Wonder Girl resolveu dar uma de Elsa e apagou o verão de sua lista de lançamentos, Hyolyn foi a única solista que poderia entrar no ringue das solistas dentro do summer concept… Quem será que foi a melhor Musa do Verão??

duelo 16

Hyolyn nos trouxe um spin-off do SISTAR em See Sea e Chung Ha fez um remake de seu debut em Love U.

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

See Sea aposta em um pseudo-tropical house levemente oitentista, com versos de uma batida dubstep que não se repete depois do refrão, um surpreendente breakdown de guitarra e sintetizadores jogados por toda melodia que trazem um ar levemente nostálgico a faixa. É uma típica faixa leve de verão que se encaixaria tranquilamente como uma sequência dos hits de verão do SISTAR dentro da moda mais house que atingiu o k-pop (e não larga mão x.x).

Já Love U é um tropical house mais típico e padrãozinho, deixando os sintetizadores proeminentes nos versos para repeti-los com mais pulso no pós-refrão. Assim como o debut da Chung Ha (que apostou no mesmo estilo e sonoridade), o objetivo do instrumental é mais funcionar como pano de fundo para a voz dela, então, novamente, o fato de ele não ser muito marcante não chega a ser algo muito surpreendente.

Então, o primeiro ponto vai para Hyolyn, por nos trazer a trilha sonora instrumental perfeita para o spin-off do SISTAR!!

-Hyolyn-sistar-EC-94-A8-EC-8A-A4-ED-83-80-40013418-408-230.gif

QUESITO 2: VOCAIS

Apesar da estrutura ser parecida, Love U acerta um ponto que incomodou muita gente em Why Don’t You Know: Chung Ha permanece em seu alcance vocal, dando seus gritinhos na faixa sem parecer que ela tá acabando com a própria garganta. É interessante como nos versos ela se contêm o máximo possível, aumentando o timbre da voz conforme passa pelo pré-refrão até gritar com toda força no refrão. O fato de ela não deixar os instrumentais tomarem conta da música no pós-refrão e ficar gritando “i just wanna love u” fez com que o refrão ficasse muito mais efetivo e o fator house da faixa bem menos irritante ou mais do mesmo.

Como Hyolyn era a praticamente main tudo do SISTAR (inclusive, main vocal), é quase como se as outras três estivessem junto, inclusive em uma música com uma sonoridade e estética tão típicas do grupo. O contraste entre o refrão gritado mais sobriamente e mais agudo ficou legal, mas algumas high notes me incomodaram um pouco, parece que ela vai dar uma de Mariah Carey e quebrar um copo a qualquer momento. Além disso, em alguns momentos ela passa a cantar meio enrolado, como se fosse o Imperador Palpetine estivesse com a língua inchada, nem parecia muito a mesma cantora de Dally @.@’

Apesar de eu já ter superado meus incômodos com os vocais de Hyolyn escutando mais vezes See Sea, o segundo ponto vai para Chung Ha, por saber controlar seus vocais e gritar no momento certo!!!

giphy.gif

QUESITO 3: CLIPE

Vamos ser sinceros? Praia, sol, verão e sex appeal são fatores que Hyolyn já sabe de cor e salteado como dosar, não só considerando todos os lançamentos do SISTAR, mas lembrando que nenhum deles caiu no ostracismo mesmo apostando NO MESMO ESTILO E SONORIDADE em vários anos seguidos. Exatamente por isto, ao invés de só nos mostrar um clipe na praia/piscina como todos os outros girlgroups fazem, Hyolyn usa todo o dinheiro que ganhou com Dally para nos trazer um pouco da nostalgia do instrumental para a estética do clipe, com uma paleta vibrante o suficiente para referenciar os looks de verão hiper-coloridos dos anos oitenta (ela de rosa-choque com uma viseira combinando é tão oitentista, sério!!), mas sem perder a mão nas referências de seu antigo grupo (como, por exemplo, os takes ao ar livre super orgânicos… É até interessante notar que o SISTAR tinha clipes assim bem antes de esta estética mais natural vir a tona no k-pop @.@’).

Resultado de imagem para hyolyn see sea gif
Hyolyn copiando a intro de Rollercoaster na cara dura kkkk

A coreografia não está para menos, com ela dançando DESCALÇA (amei ver ela sem salto/tênis/bonitinha nas cenas da praia) com as migas não-coreanas, sensualizando de uma forma que combina com sua persona e cria aquele link rápido tanto com o ritmo frenético de Dally quanto nas coreôs alegres e sexys do SISTAR.

O clipe da Chung Ha foi o mais lugar comum até agora da videografia dela. Indo no comum para verão, pra mim, faltou algo que o destacasse da manada. A coreografia ficou legal, mas não chega aos pés da intro de Rollercoaster. O verão foi representado, mas o look hippie de Why Don’t You Know foi bem mais marcante que este aí. E, no fim, a parte das coreografias parece tão desconectada com o resto (quem usa tons pastéis no verão??) que acabou mais incomodando que acrescentando…

No fim, pelas referências nostálgicas no clipe e equilíbrio entre cenas externas e coreografia, Hyolyn ganha mais um ponto!!

a04273cf6efecc49b19371ee3265aa2e958b9128_hq.gif

QUESITO 4: LETRA

Love U é sobre como ela ama (jura??) alguém, com o diferencial que não dá pra saber se é um carinha ou uma carinha (pelas traduções, pelo menos @.@’). Além disso, a letra não possui nenhum verso com uma comparação aleatória sobre o espaço jogada no meio, o que, apesar de deixar ela mais lugar comum, não fica bizarro (em um mal sentido) como a maioria das letras no k-pop… O melhor verso pra mim é  claramente quando Chung Ha desperta sua cinéfila interior: “me faz sentir mais excitante como se eu fosse a protagonista (eu quero isso)/é como um filme sem final”

Em See Sea, temos Hyolyn convidando seu mais novo amor desde Dally já tô shippando com Gray para ver o mar com ela, dizendo o quanto a paixão tomou conta rápido de seu ser e como não tem problema em admitir isso, porque “as vezes, ser espontânea é bom”. A letra tem uma carga de veracidade e naturalidade difíceis de se encontrar no k-pop, não sendo tão bem feitinha e construída que dá gosto de ver. A melhor parte pra mim é “nós combinamos tão bem como coca e cola”… Que amorzinho ❤

Então, por trazer sua romântica interior, temos mais um ponto para Hyolyn!!!

Resultado de imagem para hyolyn see sea gif

QUESITO 5: IMPACTO

Esta última categoria sempre é um pouco capciosa, principalmente por termos que equilibrar iconicidade com a performance da faixa nos charts coreanos. Por um lado, Hyolyn nos trouxe uma faixa e um clipe sensacionais, que funcionou de pronto para a proposta leve e despretensiosa do verão. Por outro, Chung Ha provavelmente irá melhor nos charts e trouxe seu melhor EP até então, com mais uma ótima intro e duas b-sides que superam tranquilamente o single (eu particularmente preferi Drive):

Em ambos os casos, Hyolyn e Chung Ha evoluíram em comparação a seus últimos lançamentos e mostraram que não estão de brincadeira no cenário das solistas coreanas (até porque elas entraram na briga do verão, que é algo dominado por girlgroups na Coreia do Sul).

Só que, no fim, o ponto final vai para Hyolyn. Apesar de ter entregado um bom álbum, Chung Ha trabalhou no automático no seu lead single, sendo o mais esquecível (não que ele seja ruim ou algo do tipo) de toda a sua ótima carreira solo até agora. Hyolyn, por outro lado, mostrou a que veio com See Sea, finalmente engatando enquanto solista (Dally, apesar de ser uma música incrível, ainda parecia muito mais nugu que mainstream).

Resultado de imagem para hyolyn see sea gif

 

 

Conclusão: Então, quem foi a Musa do Verão??

Resultado de imagem para hyolyn see sea
HYOLYN!!!!!

Bronzeada, sexy, cheia de referências e dona de si, Hyolyn ganhou de lavada de Chung Ha por 4 a 1,  trazendo o pulso visual/vocal/instrumental que eu esperava dela desde 2016 na época dos teasers de Paradise. Ela tem tudo para tomar o verão para si, assim como seu antigo grupo e HyunA já fizeram, trazendo-nos mais uma solista de peso para o mercado coreano. Eu só aguardo ansiosamente um EP abarcando toda a trilogia Set Up Time deste ano com mais um single lacrador no começo de 2019 xD!!!

PS: Um detalhe que não podia deixar passar eram as várias fotos de Chung Ha homenageando o blog neste lançamento… #AquarioHipsterRumoAoPrimeiroEscalao

Confira os outros Duelos Musicais de Chung Ha!!!! Divas do sexy concept que viraram hipsters | RE-VAN-CHE!!!!

2 comentários em “Duelo Musical #16: Musas do Verão (ou Hyolyn e Chung Ha decidiram entrar no clima do verão mesmo sendo solistas… Quem foi a melhor??)

  1. Por mais que eu goste mais do solo da Hyolyn por ela finalmente ter se rendido a alguma demo do Sistar, também fico feliz em ver que Chung Ha melhorou o debut dela. Mas vamos torcer pra que a Coreia pare de investir logo no tropical house e se entregue ao latin pop com mais força

    Curtido por 1 pessoa

    1. Agora que Mamamoo apostou em reaggaeton acho bem possível o verão de 2019 ser ao som de latin pop xD E a Chung Ha só tá melhorando com o tempo @.@’ Se continuar assim, daqui dois/três comebacks o EP dela vai ser um hinário…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s