[Album Review] ShiNee – The Story of Light EP.2 & EP.3 (ou Apesar das decepções, a viagem sensorial pelos últimos lançamentos do ShiNee continua…)

story of light

Depois de trazer subtexto ao single e primeiro EP da trilogia Story of Light, ShiNee me decepcionou ao ponto da continuação do post só sair agora, juntando as reviews dos outros dois EPS do projeto em um post só… Será que as reflexões da Estória da Luz só ficaram no primeiro EP mesmo??

Resultado de imagem para shinee the story of light ep.2

Tracklist (EP.2):

  1. I Want You
  2. Chemistry
  3. Electric
  4. Drive
  5. Who Waits for Love

Tracklist (EP.3):

  1. Our Page
  2. Tonight
  3. Retro
  4. I Say
  5. Lock You Down (Special Track)

I Want You continua com a sonoridade house noventista que vimos no EP.1, desta vez mais alegre para combinar com o verão e com chroma key típico dos anos noventa por todo o clipe. Não é uma música ruim nem nada, mas eu fiquei TÃO decepcionado quando vi isso. Cadê o conceito?? Cadê a subjetividade?? Cadê a continuação da “estória” do primeiro clipe?? Ficou tudo tão comercial e plastificado como qualquer lançamento de k-pop e isto é extremamente destoante do que vimos antes…. Os objetivos mercadológicos da SM gritaram aqui por toda a faixa, apenas.

Imagem relacionada

Chemistry vai para o reggaeton, que varia um pouco a homogeneidade house do lançamento até agora, mas Electric volta ao famigerado ritmo, misturando a batida tribal que vimos em Undercover com uma estrutura mais lugar comum pros versos, o que fortaleceu o refrão com sonzinho de faísca. Nas duas faixas, o conceito foi esquecido em casa, com as letras simples falando sobre a química que eles sentem com a crush por meio de metáforas de química, em Chemistry, e de física, em Eletric.

Drive mistura house com elementos de EDM padrão da modinha norte-americana e Who Waits for Love é um fusão meio aguada de house e reggaeton. Ambas as faixas tem letras bem lugar comum que podem até se relacionar com Jonghyun se forçarmos bastante a barra, principalmente Drive. Mas, sinceramente, depois do combo química + física do amor aí em cima, qualquer contexto que pudesse ter acabou se perdendo neste EP.

Resultado de imagem para shinee the story of light ep.2

No segundo episódio da Estória da Luz, a rajada de luz que rasga a escuridão ainda é ínfima e sua esperança intrínseca é tão improvável que se torna cada vez mais fantasiosa… Em meio as falsas possibilidades de felicidade, como suportar? A estratégia da mente é se distrair. Com futilidades, com o fantástico. Porque quanto mais vezes os finais felizes escapam de nossos lábios, mais reais eles parecem ser…

Se no EP.2 o conceito se perdeu completamente, eu já esperei que no EP.3, com uma baladinha triste servindo de single, o conceito sensorial voltasse com tudo. E voltou COM TUDO MESMO!!! Depois da baladinha do álbum solo do Jonghyun e a baladinha japonesa, eu achei que não iria me emocionar muito com esta, até pela exposição que sofri a este tipo de faixa neste contexto. Our Page conseguiu trazer um instrumental explosivo e uma letra extremamente tocante (escrita pelos quatro), deem só uma olhada neste refrão:

“As belas palavras que você deixou para trás
Se tornam um poema, se tornam uma canção
Nossas vozes estão voando
Nós sabemos que isso chegará a você não importa aonde você esteja
Se uma estrela desaparecer, tudo será esquecido?
Eu estou segurando seu eu precioso em meus braços
Quero preencher as páginas desta história que ainda não acabou
Até o fim”

Mas claro que uma baladinha não seria o suficiente, então tivemos mais duas, Tonight e I Say, bem mais aguadas e esquecíveis que o single, focando, novamente, em letras mais românticas do que reflexivas. Pelo menos elas não estão em sequência na tracklist, sendo intercaladas por Retro, um R&B techno extremamente noventista e bem gostoso de ouvir sem pretensões, até porque a letra também fala de romance (só que temos versos legalzinhos como “nós somos um par completo então vamos fingir, Barbie e Ken”).

Resultado de imagem para shinee story of light ep 3

Pra finalizar, temos Lock You Down, que foi gravada antes da morte de Jonghyun e tem os vocais dele. Eu confesso que senti um arrepio ouvindo os cinco cantando juntos uma música nova, ainda mais uma música tão leve, despretensiosa e bem-feitinha quanto esta. Percebemos aqui o quando os vocais de Jonghyun (e seus gritinhos super harmônicos) eram proeminentes nas músicas no grupo e como o ShiNee parece se transformar musicalmente sem a presença dele. Apesar dos trancos e barrancos da tracklist, é um bom encerramento pro álbum e pro projeto, terminando tudo de uma forma leve e positiva, o que parecia ser caminho que iam fazer mesmo quando o primeiro EP saiu.

Perceber o momento de agir é complexo e singelo. A faixa de luz sempre permaneceu lá mas até você juntar a coragem e força para tocá-la, já se passaram dias, semanas, talvez, até, meses. Quando você a toca, a realidade de suas frustrações se mostra e seus olhos lacrimejam. A frustração foi gigantesca e o processo de aceitá-la como algo inevitável era o mais confortável. Agora, era o momento de aceitar a realidade da forma como ela é: uma improvável sequência de eventos, que podem trazer a tragédia da mesma forma que a felicidade… E é assim que se encerra a Estória da Luz. Na próxima etapa podemos encontrar mais frustrações ou podemos ser recompensados por nossos esforços. Não há como saber, não há como prever… E é este mistério que motiva o brilho da luz… O brilho da  contínua descoberta.

Conclusões JonghyunO EP.2 e o EP.3 foram bem decepcionantes para mim, sendo bem sincero. E, por tabela, toda a promessa que o EP.1 trazia acabou caindo por terra e deixando ele com mais cara de várias faixas com sons homogêneos do que o caráter reflexivo que eu tinha percebido e desenvolvido no outro post. Eu estava ainda mais decepcionado com tudo isto até contar o número das faixas que funcionaram comigo, e me surpreendi que foi até alto pela minha decepção (no todo, foram sete músicas: Good Evening, Undercover, Jump, Eletric, Our Page, Retro e Lock You Down, que dá praticamente metade das faixas de todo o lançamento).  Eu não sei o que esperar de ShiNee agora: com certeza a SM vai desistir do Onew por causa das controvérsias quando chegar o período de renovar o contrato; Key tá fazendo seu caminho em variety shows enquanto investe na carreira de estilista; Minho foi atuar no cinema; e Taemin tem carreira solo sólida. Será que eles continuarão com três integrantes?? Será que o grupo vai acabar com ou sem anúncio por parte da SM?? Por enquanto, só nos resta especular…

Confira mais posts sobre ShiNee!!! The Story of Light EP.1 | Poet | Artist Representação LGBT+ VS Fanservice

6 comentários em “[Album Review] ShiNee – The Story of Light EP.2 & EP.3 (ou Apesar das decepções, a viagem sensorial pelos últimos lançamentos do ShiNee continua…)

  1. Finalmente, eu esperei muito por esse review ♡
    Eu vi um video interessante analisando esse comeback do SHINee, aparentemente tem sim uma “subjetividade fanfiqueira” em I Want You. Depois da uma olhada:

    Eu fiquei bem satisfeita com esse comeback, mas como sou fã não sei ate que ponto minha opinião é valida kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz que vocês estava ansiosa para a review xD (espero não ter decepcionado kkk)
      Vou ver o vídeo no final de semana ^^ (agora fiquei curioso pra ver o que eu perdi na hora de interpretar as teorias kk)
      E claro que sua opinião é válida kkkk Eu não gostei tanto quanto eu achei que ia gostar, mas isso é questão de gosto pessoal de cada um mesmo 🙂 (Sem contar que meu hype pra esse lançamento tava enorme @.@’ kkk)

      Curtido por 1 pessoa

  2. Concordo com a decepção nos lançamentos, eu não gostei da primeira parte do álbum e esperava algo criativo com esse lance de luz. Esses álbuns poderiam ser do Exo ou NCT_ acho que escreve assim_ que não faria diferença nenhuma.
    Os vocais dos quatro foram bons, mas não conseguiram disfarçar a falta que o Jonghyun faz. Ouvindo lançamentos anteriores, este foi o mais baixo. Sou fã do Shinee, mas não levo mais adiante o grupo.
    Eles tinham uma identidade em fazer conceitos criativos, músicas pegajosas e coreografias difíceis. A sensação que tenho é a que a SM vai enrolar até conseguir dinheiro e depois pular fora. Outra coisa era a inspiração leve que tinha no Michael Jackson que achava sensacional em lançamentos passados.
    Se a decisão for terminar com o grupo, não vou reclamar e vou guardar as músicas e dvds com carinho.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Eu tô mais esperando que terminem o grupo logo (também guardarei as músicas com carinho <3)… Seria melhor do que ficar na sobrevida de nunca lançar nada e só ter o nome mesmo :/ Mas conhecendo o histórico da SM (TVXQ ainda existe, SNSD vai ter unit e f(x) tecnicamente ainda existe também), duvido que ela vai largar a mão do ShiNee…
      Mas quem sabe o grau de inovação deles não passe para o NCT, assim como o do f(x) foi pra Red Velvet?? #AEsperançaÉAÚltimaQueMorre

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu gosto muito do Shinee, mas o grupo, sem dúvida, não é o mesmo sem o Jonghyun, ele era a alma, o coração do Shinee. Vou continuar ouvindo as músicas do Shinee com o Bling Bling e acompanhar o Taemin, que está fazendo um trabalho bem interessante. Long live to Shinee!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s