Duelo Musical #19: Girlgroups VS Boybands – Spin-off de Solos (ou Quem ganha na disputa de debuts solo: Jennie ou Key??)

Eis que o mês de novembro chegou trazendo debuts solos tão inusitados quanto o da Yuri no mês passado… Jennie, que vinha recebendo mimos do YG desde antes do BlackPink, finalmente ganhou um holofote só para si, enquanto que Key não devia estar fazendo nada no porão da SM e foi escolhido no ânimo súbito da empresa de querer todo mundo em atividade (com direito a spotlights para esquecidos no churrasco como Hyoyeon e a própria Yuri)… Será que alguma coisa boa saiu destas surpresas ou elas só valeram pelo fator surpresa mesmo, que nem Solo, o filme solo do Han Solo??

Duelo 20

Key debutou solo no house de Forever Yours, fazendo feat com a Soyou do finado SISTAR, e Jennie debutou solo na modinha ocidental de SOLO, sem feat, completamente S-O-L-O!

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

Forever Yours é um tropical house bem padrão, com os típicos sintetizadores atmosféricos explodindo no refrão. Talvez a grande diferença para um lançamento tropical house modinha sejam as teclas de piano mais evidentes nos versos que se transformam em teclado na bridge. Se num ponto é uma característica boa por diferenciá-la da manada, por outro, faz ela soar meio datada…

Solo começa como um minimal pop na sua primeira levada de versos, vira um R&B em coro na bridge, cai pra um dance pop no refrão e depois vira um trap-EDM no pós-refrão. É um monte de alterações de ritmo que não afetam muito o tempo na música, no melhor estilo que faz sucesso no meio pseudo-hipster do pop EUA, não criando muito um contraste, o que é bom, e não deixando o instrumental interessante de se ouvir por si só, o que é ruim. Por fim, quando o instrumental finalmente pega um pouco de pulso, a faixa acaba abruptamente e é isso aí @.@’

Dos dois instrumentais meio aguados, a vitória vai para a Jennie, que pelo menos seguiu uma modinha menos óbvia que o tropical house.

jennie kim GIF

QUESITO 2: VOCAIS

Por ser a mais agressiva nos raps do BlackPink, eu esperava uma performance mais impactante de Jennie, com um vocal mais grave e forte. Em Solo, contudo, os vocais são contidos, focando mais em harmônicos (QUEM DIRIA??) e versos mais suspirados do que rap propriamente dito. A melhor parte é, claramente, o “I’m going solo-lo-lo-lo-lo” no pós-refrão.

Apesar de ser tropical house, Key, e Soyou em seu feat bem expressivo (é praticamente um dueto), não comete os erros da maioria das cantoras e cantores que apostam neste estilo: eles não calam a boa por nada neste mundo!!!

Todo mundo a esta altura do campeonato já sabe muito bem como soam os sintetizadores do tropical house, então aquele refrão e breakdown padrão em que só deixam os sintetizadores ecoando acaba sendo bem menos efetivo do que era há uns dois anos atrás… Desta forma, harmonizando a todo o momento na estrutura da faixa, Key e Soyou conseguem se diferenciar um pouco de faixas mais básicas do gênero, dando um caráter menos genérico pro lançamento como um todo.

Além disso, o contraste das vozes dos dois ficou muito agradável de ouvir.

Por conseguir trabalhar bem e destacar sua própria voz apesar do instrumental, Key leva o segundo ponto!!!

QUESITO 3: CLIPE

Forever Yours tem um clipe bonitinho e nostálgico com Key divando em sua beleza plastificada com muito chroma key. As referências a filmes dos anos oitenta estão bem nítidas, principalmente no carro voador do De Volta para o Futuro e nos letreiros de fontes bem populares na época do new wave. Apesar de não combinar 100% com a faixa (daria muito mais certo se a faixa fosse um new wave propriamente dito), o clipe é bonitinho e chega a funcionar num primeiro momento… Até você lembrar que o ShiNee fez PRATICAMENTE A MESMA COISA VISUALMENTE em I Want You, mais cedo este ano. Então, tudo acaba soando extremamente derivativo (sem contar que a Soyou bem que poderia ter dado as caras).

O clipe de solo é cheio de elementos para mais ou menos aleatórios, alguns com mais sentido (como o livro de estórias românticas) do que outros (como a lavanderia @.@’??), assim como Halsey e outras cantoras atuais mais novas que nunca tive curiosidade de saber os nomes fazem desde que resolveram debutar com suas faixas aguadas. Não é meu estilo (eu particularmente criei um ranço disso tudo depois que eu vi a falta de profundidade que os ditos conceitos super hipster da Halsey tinham) e eu particularmente achei que ficou bem destoado da música (principalmente a parte final com mil e uma dançarinas), mas é uma aposta visual ótima para o público que o BlackPink criou para si no exterior e, dentro do cenário sul-coreano, acaba sendo algo levemente diferente que, querendo ou não, dá uma carga mais única para o lançamento.

Por soar um pouquinho mais único, Jennie ganha mais um ponto!!

jennie kim GIF

QUESITO 4: LETRA

Eu queria muito entender pra quem Jennie tá jogando tanto shade assim. É um debut solo, com uma música chamada SOLO que usa de autoaceitação e fim de relacionamento para cair em coisas como “estou sentada no meu trono”“um solo iluminado” “eu vou fazer tudo sozinha agora”.

Pode ser tudo coisa da minha cabeça, mas parece um enorme shade para as outras integrantes do BlackPink, para as integrantes do 2NE1 (que, afinal, sempre caem no balaio do BlackPink em grau comparativo) e para qualquer outro aí que tivesse apostado que fosse acontecer com Jennie o que aconteceu com a CL.

Isto tudo só aumenta ainda mais a impressão que já tenho há algum tempo do BlackPink que elas, ao invés de ser um grupo em si, são só uma unit de solistas que a YG lançou tudo junto pra aproveitar o buzz de um 2NE1 2.0. Se realmente cada uma tiver um solo, como aparenta ser o que ocorrerá nos próximos meses (ou mesmo se a Jennie tiver comebacks enquanto o grupo tá no porão), eu não duvido nada que o BlackPink esteja perto de um disband (que seria bem naquelas, né?? Já que as quatro mal tem dez músicas para chamarem de suas)…

Pra finalizar, tem uma referência legal a Me, Myself and I na parte dos raps em inglês (não é a primeira vez que uma estrelinha rapper de um girlgroup faz uma referência a Beyoncé em seus raps, mas vou ficar na minha quanto a isto kkk)

Forever Yours, como o próprio nome sugere, é uma faixa de letra romântica e açucarada. Eu já estava esperando por uma letra bem genérica, pra ser sincero, mas até que tem algumas figuras de linguagem bem construídas e chega a tratar de fases verossímeis de um relacionamento, mencionando que ambos estão em contínua mudança e crescimento. O melhor jogo de versos é claramente o da primeira estrofe, mantendo a metáfora de um balão de uma forma bem sutil: “eu voo como um balão que está cheio de pensamentos/eu sou assim, estes dias parecem explodir, continuo pensando em você”.

No fim, o shade estranho da Jennie acabou levando a melhor, por causar uma maior impressão e ser mais memorável no final… Ponto pra ela!!!

QUESITO 5: IMPACTO

Claramente a Jennie ganha só pelo all-kill que deu, mas eu acho importante dizer que ambas as faixas não fazem nada demais para definir um estilo solo para Jennie e Key nem chegam a ser muito memoráveis por si só: Solo por seu instrumental inventivo inexpressivo que não leva a lugar nenhum e Forever Yours pelo próprio ranço que o tropical house já deu desde que explodiu.

A chance de ambas as faixas brilharem seria dentro de um álbum, enquanto faixas de transição entre uma música mais rápida e outra mais lenta (ou até mesmo como a última da tracklist), o que deixaria estes singles com cara de pre-release (que são mais teasers de singles propriamente impactantes do que qualquer outra coisa) e justificaria o fato de serem mais aguados.

Enfim, ponto pra Jennie!!

amino jennie GIF

 

CONCLUSÃO: Quem ganhou então, a garota solo ou o garoto solo??

Resultado de imagem para jennie solo gif
A garota solo. Só. Sozinha. Desacompanhada. Eremítica. Etc.

Por quatro a um, Jennie ganha de lavada de Key, o que faz bastande sentido considerando o hype que ela está recebendo desde antes do debut do BlackPink….

Sinceramente, ambos já fizeram BEM melhor com feats fora de seus respectivos grupos (o Key naquele duo trash meio yaoi e a Jennie participando lindamente no hinário de sofrência que foi o primeiro álbum da Lee Hi), então se ficar só pra nessas faixas mesmo, eu vou ficar é bem decepcionado (mas não surpreso, porque tô meio descrente que haja um EP do Key ou uma real série de lançamentos de solos do BlackPink planejada pela YG @.@’).

Vejam mais posts sobre BlackPink e ShiNee aqui no Aquário Hipster!!

[Album Review] BlackPink – Square Up
Duelo Musical #14: BlackPink VS Twice
[Album Review] ShiNee – The Story of Light EP.1

 

7 comentários em “Duelo Musical #19: Girlgroups VS Boybands – Spin-off de Solos (ou Quem ganha na disputa de debuts solo: Jennie ou Key??)

  1. Achei as duas músicas sem sal, pra mim já deu Tropical house e esperava da Jennie algo como ”Hey!” da deusa Jimin, ou seja, um farofão pra rebolar a raba. Do Key, não sei se é só impressão minha mas ele não tem uma marca solo (Yuri, hello). Taemin tem uma pegada funk, house, R&B; Minho é ator; Onew baladinha chata e o Key…. Acabou apostando no genérico, só que quando a onda já tinha baixado. Aguardando o solo da Lisa, será um Ringa Linga 2? Aguardemos 2025.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pois eu achei a música da Jennie bem a cara de algo que a Sunmi lançaria, só que nela funcionaria melhor porque a Sunmi tem mais experiência, presença de palco e carisma

    Curtido por 1 pessoa

  3. EU SEI QUE ESSE COMENTÁRIO NÃO TEM NADA A VER COM O POST MAS PELO AMOR DE DEUS CADÊ OS BLOGS FUNDO DE QUINTAL PANFLETANDO A NOVA MÚSICA DO EXID?????????????? I LOVE YOU ESMURRA DEMAIS TODAS AS BASIC BITCHES AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Curtido por 1 pessoa

  4. No geral achei o solo bem basiquinho dos dois. O Key eu esperava algo a mais por conta da persona dele, foi muito contido digamos assim, eu esperava que ele seria algo explosivo e inventivo

    E digo a mesma coisa pra Jennie. No grupo eu achava ela com mais presença e pouse pra ter um solo, mas eu assisti isso e achei ela tão deslocada, tão apagada, muito cara de modelo de comercial de grife que rola música_ aí poderia ser uma das Chanel_ que a música não colou e nem curti, achei bem esquecivel e talvez ganhe mais confete nas premiações por conta de ser quem é e outra: não sou hater do BlackPink e inclusive gosto das meninas, mas esse projeto de solos pra as integrantes não é uma boa, porque a Jennie que achava que tinha mais porte foi essa coisa.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s