Duelo Musical #20: Trash Anos 90 (ou EXID ou Celeb Five, quem se saiu melhor referenciando a transição dos anos 80 para os 90??)

Depois de penar com a atualização do editor do WordPress, finalmente este post veio ao ar!!!! Nesta semana, depois de uns lançamentos passáveis, tivemos surpreendentes singles de pulso, mantendo a magia retrô de lançamentos anteriores dos respectivos grupos e apostaram com propriedade no fator cômico… Com vocês, EXID VS… Celeb Five!!!! 

Depois de quase dois anos em hiatus para cuidar da saúde, Solji está de volta ao EXID na ressaca debochada de I Love You. Do outro lado, contrariamente, Celeb Five sacrificou uma de suas integrantes para ter um comeback com o color coded todo trocado em Shutter.

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

I Love You tem influências de miami bass na batida constante dos versos e de new wave oitentista no refrão. O instrumental é guiado por estes dois focos, sendo engolido pelos vocais nos versos e soando meio exagerado no refrão. Apesar de criar uma boa impressão por ser um ritmo mais inusitado para o cenário do k-pop, no fim, o instrumental acaba não tendo muito destaque na construção da faixa não…  

Shutter é um eurodance extremamente datado, com explosões de teclados no refrão e no fim das estrofes. Sem invencionices, sem grandes mudanças (o máximo de diferente que temos é o som de câmeras em alguns poucos momentos), o instrumental vai direto ao ponto, não chegando a soar repetitivo por ser bem mais curta que os eurodance intermináveis dos anos noventa.

E o primeiro ponto vai para Celeb Five, por trazer algo mais orgânico e potente para seu instrumental

QUESITO 2: VOCAIS

Depois dos mil e um gritos de seu debut, era de se esperar que teríamos mais performances levemente desafinadas para Shutter. Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista), as quatro integrantes restantes do Celeb Five fizeram o dever de casa e mimetizaram perfeitamente o estilo dos vocais do eurodance japonês noventista, dando enfoque para o instrumental conforme o tom das vozes vai ficando mais grosso ao chegar no refrão (me senti escutando um single do começo da carreira de Namie Amuro). Só o pós-refrão com os “tchekatchekatchekatcheka” ficando cada vez mais rápidos que soou meio deslocado na construção da faixa.

I Love You já começa te assustando com os “I love you like la la la la la la largh” num volume mais alto que TODO O RESTO DA FAIXA e é nesta repetição infindável destes versos em que repousa a força dos vocais, até porque se contasse só na parte solo das integrantes, a faixa não teria tanto pulso não: (I) os raps da LE, que costumam ser destaque em todas as faixas do grupo, estão bem inofensivos aqui; (II) os gritos do refrão estão bem melhores ao serem divididos entre Solji e Hyerin, apesar de soarem levemente deslocados dos versos; e (III) sobre Hani e Jeonghwa temos mais do mesmo (afinal elas não estão no grupo pra propriamente cantarem, né?? kkk).

Pela repetição infindável e extremamente grudenta de um único verso por toda a faixa, EXID leva o segundo ponto!!

QUESITO 3: CLIPE

O clipe de I Love You mistura o sexy concept americanizado de DDD, o fator trash de Up & Down e a estética retrô de Lady. Como resultado, temos a narração de diferentes tipos de ressaca (incorporando as dores de cabeça e as enxaquecas na própria coreografia!!):

  • Hani tá chorando as pitangas como a bêbada triste vomitando na privada;
  • LE tá comendo uns doces pra não desmaiar e precisar tomar glicose na veia;
  • Solji tá tentando voltar pra casa se utilizando do metrô;
  • Jeonghwa tá tentando comprar o café da manhã que os pais pediram no caminho de casa e falhando miseravelmente;
  • E Hyerin tá tão louca que nem sabe o porquê foi parar colada na parede.

Tudo isto sendo visto em fita cassete, com muito chroma key nos enfoques da coreografia e terninhos vermelhos de ombreiras. A impressão que tenho aqui é que a referência visual pega o mesmo período temporal de Shutter (por isto o Duelo Musical) e do último comeback do finado Triple H: aquela fase de transição experimental e meio maluca entre o final dos anos oitenta e o começo dos anos noventa.

Resultado de imagem para junghwa exid i love you

Pra finalizar, Junghwa está mais linda que nunca neste cabelinho channel.

No clipe de Shutter, Celeb Five conseguiu trazer a trasheira dos programas de auditório dos anos oitenta de uma forma muito natural e orgânica, lembrando, inclusive, a estética do SBT nos dias de hoje (a propaganda da Jequiti no início do clipe ficou ótima). Toda a criação deste contexto fica muito mais crível considerando a idade das integrantes, e ganha muito mais propriedade (é, basicamente, o mesmo que acontece com o BED IN no Japão). A coreografia, como esperado, está frenética e excepcional, dando um banho em muitas boybands cheia de novinhos por aí… As únicas coisas que me incomodaram um pouco foi o color coded trocado (por que raios você faz um color coded tão bom no primeiro single pra depois ignorar??) e as roupas e perucas da performance, que deixaram todas homogêneas demais @.@’

Foram dois clipes muito divertidos de assistir, mas EXID ganha o ponto da vez, principalmente pela inclusão do conceito ressaca na própria coreografia.

QUESITO 4: LETRA

Como os próprios “i love you like la la la la la largh” sugerem, a letra de I Love You trás, por todos os seus versos, comparações entre a sensação de estar apaixonado e outros prazeres da vida, como comer doce, beber cerveja, etc. 

Shutter, por sua vez, fala sobre o desejo de ser famoso e de ser fotografado a todo momento. Elas ficam se auto elogiando a todo momento, pedindo desculpas debochadas por lotarem os aeroportos que passam de paparazzi, ocuparem o #1 lugar em todos os charts e de entupirem os sites com notícias sempre que aparecem.

Pelo deboche, Celeb Five ganha o ponto da vez!!

QUESITO 5: IMPACTO

Como eu disse no começo deste post, ambos os comebacks foram surpreendentes. O fato de Solji voltar ao line-up do EXID, deu um novo pulso ao grupo, enquanto que Celeb Five ser tratado realmente como um grupo, e não apenas como uma unit ocasional de comediantes (como parecia quando elas “debutaram” no começo do ano), foi digno de nota.

Neste quesito, eu acho que o ponto iria para o Celeb Five, por terem aproveitado o sucesso do primeiro lançamento e transformado a unit num grupo mesmo. E eu ainda não engoli o fato do EXID não ter uma mísera b-side para tornar o comeback com Solji mais encorpado…

CONCLUSÃO: Qual trash ganhou então??

Resultado de imagem para celeb five gif
Celeb Five!!!!

Por três a dois,  Celeb Five ganha o duelo numa vitória apertada, trazendo trash de propriedade e mostrando que a obsessão do cenário musical por juventude é, no mínimo, infundada.

Eu só espero que o grupo continue com comebacks semestrais trazendo o melhor (e, consequentemente, o pior) dos anos oitenta e noventa com suas caras e bocas e coreografias frenéticas!!! Quem sabe no futuro ainda podemos sonhar com um álbum no estilo dos do BED IN vindo do grupo??

Confira outros posts com o EXID!!!

Duelo Musical #10: 90s Realness

[Album review] EXID – Full Moon

Best Zodiacal 2017: Capítulo 4 – Libra & Escorpião

PS: Sei que o texto não está justificado, mas, quando eu descobrir como fazer isto nesse novo editor do WordPress eu vou atualizar aqui o.0′

PSS: Boa sorte pra todas as leitoras e leitores que estão prestando fuvest hoje!!! Vocês, com certeza, arrasaram na prova xD

2 comentários em “Duelo Musical #20: Trash Anos 90 (ou EXID ou Celeb Five, quem se saiu melhor referenciando a transição dos anos 80 para os 90??)

  1. acho que a parte mais icônica dessa vez no Celeb Five foi elas repetindo xeca 19471x KKKKK
    por EXID, eu não tinha gostado da música muito mas ela fez bastante sentido com o clipe, o contraste de festeira rebolando e ressaca emocional bate direitinho com o verso e o refrão
    em geral goxtei mas de EXID mas é porque eu gosto de uma gritaria mesmo KKKK

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s