The Answer, AB6IX: A importância de uma boa equipe de edição

Esta semana o AB6IX, a boyband que, pra mim, possuiu o o melhor planejamento de pré-debut destes últimos tempos (dois deles entraram para o Wanna One, os outros dois que participaram do Produce e não entraram no top 11 debutaram como uma dupla e o quinto foi participante do reality que originou o Stray Kids) fez seu comeback de verão depois de ter que adiar o lançamento em quase um mês porque um dos integrantes, Youngmin, perdeu a carteira de motorista porque estava dirigindo bêbado e foi “convidado a se retirar” do grupo… E aí, com tudo já pronto, a equipe de edição da empresa deles teve que se matar pra conseguir tirar o menino dos materiais promocionais, resultando nisto aqui:

Uma bagunça sem precedentes que consegue mostrar de cara o quanto a empresa deve ter perdido dinheiro com a expulsão do menino.

Longe de mim de ficar 100% do lado de qualquer empresa de kpop, mas ficou nítido que uma boa parte bem chamativa do clipe teve que ser editada (provavelmente a estorinha com eles encontrando uma chave ou decifrando enigmas) e que a empresa não tem capital o suficiente pra engavetar tudo como a SM e a YG fazem toda a hora (ainda não superei que não temos o 4º álbum japonês do Girls Generation), por isso a equipe de edição teve que se virar nos trinta pra cortar o menino o máximo possível, gerando cenas bizarras, como a bridge de rap que ele faz (com a voz parecendo vir do além kkk).

AB6IX : THE ANSWER (Clip)
Daehwi mestre nos visuais, apenas

E quando digo “se virar nos trinta” é bizarro parar pra pensar que todas as equipes envolvidas tiveram menos de trinta dias pra adaptar tudo (como a polêmica se deu em apenas UMA SEMANA antes da data original para o comeback, estava tudo literalmente pronto): incluindo redistribuir as linhas entre os quatro, mudar os álbuns físicos, editar o clipe, adaptar a coreografia… E, como esperado, em tempos de quarentena, simplesmente não foi possível refazer tudo e temos todas as versões dos álbuns físicos com o Youngmin na capa e em alguns itens (como cartela de adesivos e outros “goodies”…

Sobre a música, foi simplesmente REFRESCANTE ver uma boyband com uma certa visibilidade apostar no aegyo, sério! Só de não termos roupas pretas, choker ou terninho de oppa classudo é um alívio. The Answer é facilmente uma faixa mirada para o aspecto ensolarado do verão, apostando em um crescendo bem comum para qualquer faixa do tipo de alguns anos atrás, mas dando uma modernizada com alguns elementos no fundo e um pequeno drop no pós-refrão. O single também me lembrou um pouco o rockzinho de Mamma Mia, do SF9, apesar de ter uma melodia bem mais trabalhada.

Kim Dong Hyun | Kpop Wiki | Fandom
Donghyun também não decepcionou

Se o single segue mais por um caminho um pouco genérico e se diferenciando mais porque ninguém está fazendo isso (até as boybands que debutaram ANO PASSADO já amadureceram… Cadê o segundo ano de aegyo TXT, VeriVery e 1TEAM?!), o álbum consegue ser um lançamento bem consistente, que flerta com vários estilos sem soar excessivamente distante da estilística adotada no single (um problema bem comum em álbum capopeiros…).

Eles bem que poderiam apresentar esta música em um Music Bank da vida…

Temos um pouquinho de drops e oppa vida loka com The Red. Harmônicos agudos e MARAVILHOSAMENTE DELICADOS no new jack swing oitentista de VIVID. Algo mais voltado para uma melodia mais tropical em Surreal. Um pseudo-acústico em Midnight Blue, que faz um papel bem melhor do que uma baladinha faria na tracklist. E uma ótima finalização com o contraste de versos contidos e refrão explosivo em Hold Tight.

É bem capaz que eu faça uma Album Review mais elaborada no futuro se eu continuar animado com este lançamento como estou agora kkk

AB6IX Members Profile (Updated!)
As imagens originais com os cinco membros estavam tão fofinhas e bem feitas…

No fim, é uma pena que toda esta confusão tenha acontecido por conta do Youngmin e que a empresa não tenha conseguido contornar muito bem esta situação, com os integrantes tendo de participar de quinhentos programas para as promoções do álbum sem nem ter tempo de processar direito a saída do Youngmin… Mas o aparente sucesso comercial do álbum e do single parece indicar que, pelo menos, este lado mais aegyo e suave do grupo pode não ser esquecido para o próximo comeback é isso que eu tô torcendo pra acontecer.


PS: Já passou um tempinho que isto explodiu na internet, mas é importante lembrar do que está ocorrendo com os protestos contra violência policial ocorrendo em vários lugares do mundo (inclusive aqui no Brasil). Percebi que é crucial neste momento procuramos nos informar e ajudar como puder (principalmente nos conscientizando sobre racismo). Não estou no meu lugar de fala aqui, mas estou dando o meu melhor para aprender a ser antirracista (é o mínimo do mínimo que posso fazer sobre tudo isso). Se você quiser/puder ajudar, clica aqui e dá uma olhada nos links do Black Lives Matter, compartilhando se possível. Em relação a conscientização, eu vi um vídeo muito bom falando sobre racismo para dar os primeiros passos para ter atitudes antes antirracistas, clica aqui pra dar uma olhada. Muito obrigado por ler o post até aqui!

5 comentários em “The Answer, AB6IX: A importância de uma boa equipe de edição

  1. Na Coreia a educação do transito é horrivel, porque direto o povo se envolve em um acidente. A musica pra mim é a mais legal dos meninos, é uma pena que esse menino tenha se envolvido nesse acidente, mas pelo que eu entendi o moleque é causa de confusão. Sorte para os meninos futuramente.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s