Say Yes, Jeong Sewoon: Quando a IU encontra o SISTAR em reflexões positivas

Eu confesso que não ando muito bem nos últimos dias. Geralmente eu percebo esta sensação evoluindo dentro de mim quando NENHUMA MÚSICA SEQUER consegue me agradar e eu fico pulando faixa após faixa e ficando cada vez mais irritado no processo. Nisto a inspiração pra escrever posts fica quase nula, porque, né, nem adianta querer comentar sobre música quando você não está no clima nem de escutar… Porém, existe um lançamento de umas duas semanas atrás que eu gostei bastante, e acho que é uma boa pedida escrever algo sobre ele pra animar meu astral. Apresento Say Yes, de Jeong Sewoon:

Pra quem não conhece (como eu antes de ver este clipe em específico), este carinha é praticamente a Soyeon do Broduce 101. Ele terminou em 12º e por muito pouco não debutou no Wanna One, então a Starship ao invés da comprar a vaga da poc já trabalhou ele como solo e o menino vem lançando umas músicas insossas há três anos (com destaque para a música tema do dorama What’s Wrong With Secretary Kim? que minha mãe fica tocando todo dia aqui em casa kkk). Eu nem ligava pro carinha, mas depois de umas teaser photos bem boiolinhas fofíssimas, eu fiquei animado pro álbum e fui escutar quando lançou.

Say Yes desvia um pouco do modus operanti dele: temos um dance-pop animado, que se molda na voz dele nos versos, crescendo em elementos de referência oitentista (na forma como as notas do teclado e do baixo se apresentam) conforme chega ao refrão, explodindo de vez em sintetizadores na bridge. É uma melodia que se apropria muito bem da modinha retrô atual e dialoga com o que já é comum ao SISTAR “som” do verão coreano. E, assim como Hyolyn e as Irmãs da Estrela Solar, temos um clipe colorido, marcado por carisma e linguagem corporal que complementa o conceito de verão com sol e good vibes.

Ultimamente, eu estou meio “preso” em negatividade geral, com reclamações diárias que destilam aqui em casa, overthinking sobre apropriação cultural e o desejo de me demitir batendo todo dia (e, claro, a consequente culpa por sentir tudo isso considerando que tem muita gente em situação bem pior com o contexto atual). Neste sentido, escutar uma música tranquila e despretensiosa ajuda e muito a esquecer um pouco do estresse, porém, diferente dos outros lançamentos de verão masculinos deste ano, Say Yes traz aquele tipo de encorajamento e good vibes que dialoga diretamente com uma situação ruim/desconfortável. Ao cantar a letra motivacional (que mais parece direcionada para si mesmo do que para o ouvinte) para colocar “um pouco mais de coração” no que faz, que “discute consigo mesmo ao decidir o que fazer” e que “as vezes se sente sozinho, mas é natural”, Jeong Sewoon traz um misto de sensações e emoções amplo e contraditório, que, para mim, retrata muito bem como a nossa mente é confusa e clara ao mesmo tempo.

Todo o álbum, em si, consegue passar esta mensagem confessional + motivacional muito bem sem soar pedante ou insosso (assim como os lançamentos de 23 e 25 anos da IU, afinal, o próprio nome do álbum é a idade dele, 24), com um encarte físico adorável e uma tracklist coesa e bem construída (Don’t Know é a melhor b-side motivacional, Horizon a melhor pra promover reflexão e Hidden Star consegue não estragar a vibe mesmo sendo uma baladinha genérica).

Jeong Sewoon - 24 PART 1 - Reviews - Album of The Year

Pra mim, este não é um álbum divisor de águas, nem um super destaque do ano em termos de sonoridade e/ou aprofundamento (como os álbuns da HAT:FELT e do Poetic Narrator, por exemplo). Se trata mais de um carinha aí falando um pouco sobre si mesmo e o mundo a sua volta, cantando melodicamente em cima de instrumentais minimamente interessantes, e esta simplicidade é que dá todo um charme meio que “curativo” e adorável pra tudo. Pelo que entendi, ele ainda vai lançar a segunda parte do full album 24 em outro EP mais pra frente no ano (provavelmente no inverno, né?) e eu estou torcendo para ele mostrar mais facetas de si mesmo, não se rendendo apenas baladinhas e melismas vocais.

Bem, até que deu certo escrever o post pra me animar um pouco kkk O próximo post vem quando eu ficar mais disposto mesmo ^^ Até lá, que música acha que funciona de uma forma meio “curativa” pra você? Indica uma aí pra eu colocar na minha playlist xD


PS: Já passou um tempinho que isto explodiu na internet, mas é importante lembrar do que está ocorrendo com os protestos contra violência policial ocorrendo em vários lugares do mundo (inclusive aqui no Brasil). Percebi que é crucial neste momento procuramos nos informar e ajudar como puder (principalmente nos conscientizando sobre racismo). Não estou no meu lugar de fala aqui, mas estou dando o meu melhor para aprender a ser antirracista (é o mínimo do mínimo que posso fazer sobre tudo isso). Se você quiser/puder ajudar, clica aqui e dá uma olhada nos links do Black Lives Matter, compartilhando se possível. Em relação a conscientização, eu vi um vídeo muito bom falando sobre racismo para dar os primeiros passos para ter atitudes antes antirracistas, clica aqui pra dar uma olhada. Muito obrigado por ler o post até aqui!

10 comentários em “Say Yes, Jeong Sewoon: Quando a IU encontra o SISTAR em reflexões positivas

  1. Faixa bem gostosinha de ouvir, não muda muito a nossa vida, claro, mas põe num aleatório que mtos vão aproveitar. E engraçado a Starship ter deixado um de fora do Wanna One, foi o único grupo Produce que a empresa não aparece (Para compensar, comprou duas vagas, incluindo a de center, do Produce 48)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Realmente, uma música bem gostosinha e diferente do normal dele. Mas o que motivou a deixar um comentário foi só te deixar uma mensagenzinha positiva (junto com a música :v) que é normal se sentir nesse ponto meio pesado da vida, e que fico feliz que a música tenha levantado um pouco seu astral! É isso, sou péssima com comentários motivacionais 😔

    Curtido por 1 pessoa

    1. Awn 💖 Muito obrigado pelo comentário 🤗 Tô nessa fase de ir normalizando essas bad vibes e escrevê-las aqui no blog meio que vai ajudando no processo pra mim… (e dá um super receio de postar as vezes mas ok x.x’) E vc não é péssima não, que isso… Fiquei super feliz aqui que vc comentou 💖💖

      Curtido por 1 pessoa

      1. Que isso 💕🥺🥺 é bom que essas coisas ajudam como uma valvula de escape, nem que seja pra desabafar, então faz bem só soltar os sentimentos. E ai 💕💕💕💕 espero que essa fase ruim se normalize logo pra ti, mesmo 💕

        Curtido por 1 pessoa

  3. Confesso que queria muito saber o modelo preto com estrela de All Star que o Sewoon tava usando no MV, hehe! Quanto aos percalços que vc tá enfrentando, espero que vc enfrente todos eles e vença-os, apesar de tudo o que tá rolando nesse ano #hwaiting

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, siiim kkk Eu confesso que se o dinheiro permitisse, boa parte do meu guarda-roupa ia ser inspirado em visuais aegyo masculinos xD E muito obrigado pelos vários comentários e pela força ❤ Tem uns dias que são realmente difíceis e este tempo maior de introspecção deste ano não ajuda muito a melhorar x.x' (se bem que acredito que, a longo prazo, vai ser bom), muita força pra vc também \o/ (fiquei muito boiola com o #hwaiting, sério, brigadão 💕)

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s