D.B.D.B.DIB, Saturday: Quando nem digitando no Google você acha o comeback!

Vou ser sincero, o comeback de agosto que eu estava mais ansioso era o das nugus do Saturday. A declaração de cortar o coração do CEO da empresa delas e o disband do SPECTRUM (a.k.a. Boyband que ia começar a aprender português porque só fazia sucesso no Brasil), mobilizou uns blogueiros e vlogueiros do 1º (tipo Felipe Caires) ao 10º escalão (tipo o Aquário aqui mesmo kkk) a dar stream pras meninas como uma forma de ajudar neste período em que o capitalismo monopolista está destruindo o fundo do mar dos nugus. Então, o esperado dia chegou, com uma onomatopeia ainda mais impronunciável que os lançamentos do BlackPink…

Primeiramente, QUE NOME HORRÍVEL MINHA DEUSA DO CÉU!!!!

NEM DIGITANDO EXATAMENTE O NOME DO GRUPO SEGUIDO DO NOME DO SINGLE EU CHEGAVA NO CLIPE!!!

Bem, se em termos de nomenclaturas a equipe criativa deixou a desejar, no clipe, tivemos um trabalho invejável ao aproveitar o baixo orçamento, misturando a metalinguagem presente em Bboom Bboom do Momoland, FUN! do fromis_9 e What Is Love? do Twice, com figurinos de bailarina que me lembraram The Fifth Season do Oh My Girl. Só que, diferenciando completamente destes outros quatro grupos, a coreografia ficou simplesmente adorável e o passinho do refrão ficou muito engraçado e “tik toktável” (a empresa bem que podia lançar um challenge pra ajudar na divulgação), soando mais criativo que todos os outros lançamentos que listei aqui.

A diversidade de figurinos no comercial concept deixou o ambiente favorável para todas as integrantes brilharem um pouco no conceito que combinasse mais com elas, seja mais girl crush, mais aegyo ou mais vergonha alheia mesmo. Mas claro que dando uma olhada em 1 minuto de clipe já da pra perceber que a Yuki (é a que parece um pouco a YooA e dá uma de tomboy na parte da escada) é a rainha do carisma e merece aparecer em vários variety shows.

A crítica especializada que acompanha mais o histórico do grupo, disse que os saxofones mantem a consistência com os lançamentos passados delas e não vai ser eu que vai discordar disso. Porém, em relação a estrutura, eu percebi algo popularizado pelo Momoland (principalmente pelo 2º verso começar com uns raps em batidas de trap) que foi utilizado pela última vez no ótimo debut do Weeekly e que, de forma surpreendente, também ficou bem posicionado aqui.

SATURDAY - D.B.D.B.DIB (The 4th Single Album) : kpop

Se não fosse o projeto de salvar os nugus e o apelo de underdogs, eu provavelmente nem comentaria isto aqui num post solo, porque a música chega a ser aquele tipo de genérico no sentido bom, mas que não tem muita coisa pra comentar mesmo. Mesmo assim, o carisma da Yuki, o clipe engenhoso e o passinho do refrão realmente mostraram que nem as integrantes e nem a empresa vão desistir fácil da existência do grupo. Sinceramente, acho que este esforço e esta preocupação em fazer o melhor possível apesar de tudo é o que tornou muitos lançamentos memoráveis e tirou grupos da quase inexistência (pra mim Up & Down e Expect foram justamente isto). Só espero que isto aconteça com o Saturday desta vez, nem que seja apenas o suficiente pro grupo se manter ou pra fazer comeback por crowdfunding…


PS: Já passou um tempinho que isto explodiu na internet, mas é importante lembrar do que está ocorrendo com os protestos contra violência policial ocorrendo em vários lugares do mundo (inclusive aqui no Brasil). Percebi que é crucial neste momento procuramos nos informar e ajudar como puder (principalmente nos conscientizando sobre racismo). Não estou no meu lugar de fala aqui, mas estou dando o meu melhor para aprender a ser antirracista (é o mínimo do mínimo que posso fazer sobre tudo isso). Se você quiser/puder ajudar, clica aqui e dá uma olhada nos links do Black Lives Matter, compartilhando se possível. Em relação a conscientização, eu vi um vídeo muito bom falando sobre racismo para dar os primeiros passos para ter atitudes antes antirracistas, clica aqui pra dar uma olhada. Muito obrigado por ler o post até aqui!

7 comentários em “D.B.D.B.DIB, Saturday: Quando nem digitando no Google você acha o comeback!

  1. O nome da música é horrível e os vocais em certos momentos estão desagradavelmente agudos. Mas o refrão… que refrão, senhores! Ficou MUITO BOM!!

    Boa sorte pra elas; fizeram o trabalho direitinho e acertaram em não seguir o estilo que TODOS os outros girlgroups estão seguindo em 2020…

    Curtido por 2 pessoas

    1. É horrível, horrível… Eu literalmente tinha digitado no google “Saturday d.b.d.b.dib” e não apareceu NADA delas x.x (testei agora já tá aparecendo pelo menos), mas ficou muito bom, carismático e diferente do resto da Nugulândia xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s