BOCA, Dreamcatcher: O summer jam da Úrsula está entre nós para calar a boca dos conservadores

Como eu disse no post do ITZY hoje mais cedo, existem grupos que eu curto muito o conceito e os singles, só esperando um álbum que eu realmente goste pra mergulhar de vez em saber mais o nome das integrantes e tudo mais. Dreamcatcher é um destes grupos e, conseguindo sair da zona de conforto sem perder a consistência, fica difícil não ficar empolgado com o próximo lançamento delas, ainda mais quando ele se chama BOCA:

Pelo que eu pesquisei, o significado de BOCA é literalmente “boca”, o que me deixou um pouco chocado. Aparentemente, elas estão falando sobre o poder destrutivo das palavras e como vão selar a boca que as profere desta forma. É uma pegada bem incomum, já que o título usa a palavra do português pra boca (usando a desculpa conceitual que vem do latim) e estão dizendo que no refrão tem uma referência a uma frasesinha da Disney (que pra mim é mais um ditado popular, mas ok). Isto me fez ligar os pontos e PIMBA! Dreamcatcher é a Úrsula coreana pra calar a boca dos (insira aqui o último grupo conservador falou uma merda aqui).

Porém, ao invés de trazer um número orquestral sombrio e gutural como Poor Unfortunate Souls (Korean Ver.), escolheram apostar numa das modinhas de verão que hitou/não hitou no pop mundial: o latin pop. Até aí, sem problemas, não seria a primeira vez que um ritmo mais alegre se transformaria em algo mais dark por conta do apelo visual. Só que decidiram manter a consistência sonora de rock e ver o que saia…

Os versos claramente bebem da fonte de várias variações do latin pop, sem tirar nem por (principalmente na parte do rap), então entra o pré-refrão mais dramático, alterando os sintetizadores inicias, desacelerando e moldando aqui e ali, como a Úrsula faz no seu caldeirão, ao ponto de termos um refrão explosivo em guitarras bem típico do grupo. As transições são bruscas e os elementos não conversam muito bem entre si, o que, de uma forma bizarra, ajudou no clima violento da música (ainda mais porque o instrumental está SEMPRE SE ALTERANDO, o segundo pré-refrão é completamente diferente do primeiro) e deu ao single um caráter único, um ar de novidade que é muito difícil conseguir.

E acredito que esta é uma das maiores vantagens do Dreamcatcher enquanto girlgroup e não uma banda propriamente dita. Dificilmente uma banda teria algum motivo pra lançar uma tentativa dessas, ou em apostar em ritmos completamente diferentes em b-sides. Neste mini-álbum, Can’t get you out of my head é um dance pop atmosférico, Break The Wall me lembra garage rock melancólico e Dear é uma baladinha intimista no piano (também temos a Intro que, como sempre, consegue se destacar facilmente).

Sobre o clipe, bem… Não chega a chamar a atenção na videografia delas (o padrão é muito alto), mas é bem feitinho com uma coreografia DIFÍCIL PRA CARAMBA que, por si só, consegue conversar muito bem com o conceito.

Dreamcatcher - BOCA Lyrics | Kgasa
O álbum tem uma GOTA na capa, aposto que alguém pensou na Úrsula, sério…

Diferente do ITZY, não foi desta vez que deitei para um álbum do Dreamcatcher (até tentei escutar várias vezes o full delas do semestre passado, mas só Scream desceu bem, quem sabe mais pra frente…?). BOCA é incomum e estranha, mas, pelo menos por enquanto, não passa disso pra mim, e as b-sides são desconexas demais para ter aquela fluidez de uma boa tracklist. É só uma questão de tempo para ver se este lançamento vai superar este estranhamento inicial e grudar em minha cabeça, como aconteceu com Apple do GFriend no mês passado…

Eu não cobro muito, vai lhe custar uma ninharia… Não vai sentir falta!

O que eu quero é… A sua voz…

Úrsula

PS: Já passou um tempinho que isto explodiu na internet, mas é importante lembrar do que está ocorrendo com os protestos contra violência policial ocorrendo em vários lugares do mundo (inclusive aqui no Brasil). Percebi que é crucial neste momento procuramos nos informar e ajudar como puder (principalmente nos conscientizando sobre racismo). Não estou no meu lugar de fala aqui, mas estou dando o meu melhor para aprender a ser antirracista (é o mínimo do mínimo que posso fazer sobre tudo isso). Se você quiser/puder ajudar, clica aqui e dá uma olhada nos links do Black Lives Matter, compartilhando se possível. Em relação a conscientização, eu vi um vídeo muito bom falando sobre racismo para dar os primeiros passos para ter atitudes antes antirracistas, clica aqui pra dar uma olhada.

6 comentários em “BOCA, Dreamcatcher: O summer jam da Úrsula está entre nós para calar a boca dos conservadores

  1. Eu gostei muito desse lançamento delas. Aliás, sempre gostei_ tem aquela Deja Vu que foi o tema da minha virada de ano_ as guitarras e toda aquele estilo chegando para a refrão são marcantes demais.
    O mv na minha opinião é um dos mais bonitos do kpop esse ano. As meninas conseguiram interpretar perfeitamente sem se tornar fraco ou forçado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s