BAD, Jenyer (ft. KimMuseum): Ex-4Minute renasce das cinzas com o melhor club house do ano!

Jeon Jiyoon (atualmente conhecida como Jenyer) é uma ex-integrante do 4Minute que não teve muita sorte na carreira do entretenimento. Todas as tentativas da Cube de promovê-la fora do grupo não deram muito certo (seja na subunit de country ou na participação no Unpretty Rapstar 2) e, quando ela saiu, foi batendo cabeça em empresa pequena até ficar de saco cheio e lançar coisas independentes. Estas últimas tentativas não chamaram muito minha atenção, até hoje, quando ela lançou seu primeiro single com coreografia desde 2017:

BAD é parte de um novo projeto da cantora que, pelo que eu entendi, tenta, novamente, ir para um lado mais mainstream do que ela veio flertando nos últimos anos. Sob a desculpa conceitual do kanji de fogo (火), ela começou a soltar vários teasers no começo de agosto (só não entendi se isto significa que vai ter mais singles além deste ou não kkk), seguindo o formato padrão de lançamentos capopeiros (algo que ela não fazia desde 2017).

E esta forma de lançamento faz todo o sentido, já que este tipo de faixa pode angariar muitos fãs da Nugulândia que nem saberiam do lançamento da faixa se ela só fosse jogada de forma independente como as anteriores. E, pelo que eu pesquisei, ela tá numa nova empresa que realmente parece estar comprometida a promovê-la no 10º escalão (até uma OST ela lançou este ano).

BAD é um club house sujo e sombrio, com versos rápidos e um refrão grudento com “not sorry, I’m a bad girl crazy”. A faixa se utiliza da batida house dançante nos versos conforme Jenyer harmoniza, cria um leve crescendo no pré-refrão e, ao invés de explodir em sintetizadores ou cair em um drop, temos um deep house ainda mais profundo no refrão, com sintetizadores ainda mais graves. Tanto a voz de Jenyer quanto a do carinha convidado combinam com o house por se manterem mais agudas e contrastarem com o instrumental sombrio e grave, ao invés de só jogarem umas falas suspiradas (como é comum neste tipo de faixa).

O clipe, por sua vez, é simples, de baixo orçamento, e acerta ao focar mais na coreografia. Temos alguns cortes dela batendo num carinha, o que dá uma envelopada no conceito de dor de raiva que apareceu nos teasers (e confesso que este tipo de “violência” não é muito comum de aparecer no k-pop).

Eu consigo ver esta faixa facilmente no repertório do GWSN (ainda mais depois de Tweaks) ou como um follow-up ao debut solo da Kyungri do Nine Muses. É uma música cheia de voguiging e carão, o que é evidenciado pela coreografia de forma competente, e acerta em cheio nesta proposta.

Bad (Jenyer) | Kpop Wiki | Fandom

Eu gostava bastante da Jenyer, mas tinha parado de acompanhar os lançamentos depois que ela começou a lançar baladinha insossa atrás de baladinha insossa. Este lançamento é uma virada na carreira muito bem vinda! A música está redondinha e viciante, sendo que foi produzida e escrita por ela. Depois de tantas dificuldades é muito legal ver que ela aparentemente está com mais fogo no olhar (tem umas declarações dela de 2017 e 2018 sobre a indústria do entretenimento que são de cortar o coração) e com controle sobre o que está fazendo.

Meu biasismo deu uma acendida, claro, mas esta foi uma das músicas dançantes que mais curti este ano. Muito provavelmente por ser algo que não estamos vendo muito ultimamente e, claro, ser bem boiola. Vamos ver se o tempo fará bem a faixa e vai fazê-la aparecer bem alto no top do fim de ano.

2 comentários em “BAD, Jenyer (ft. KimMuseum): Ex-4Minute renasce das cinzas com o melhor club house do ano!

  1. Fico feliz em saber que a música é totalmente diferente dos teasers que não me empolgaram muito. Pensei que ia ser alguma coisa mais indie com cara de Heize, ou seja: marasmo puro. Ainda bem que ela foi pro caminho fácil (e geralmente certeiro) do deep house. E resta saber quantas demos o Disclosure ainda vai liberar pra Coreia, hehe!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s