Ice Cream, BlackPink & Selena Gomez: Pop americano não tem mais salvação mesmo

Eu não sei quanto tempo faz, mas toda vez que um ato capopeiro acaba colaborando com um ato ocidental de renome (lê-se norte-americano) existe um certo hype dentro e fora das fanbases. No começo, até fazia sentido, afinal a falta de noção e respeito que um monte de gente tem com k-pop (e com qualquer produto cultural que destoe do eixo EUA-Europa) dá muita raiva e estas colaborações parece que vão colocar um pouco de senso na cabeça destas pessoas… Mas de que adianta se quase sempre só temos bombas?

Ice Cream segue a linha de pop mínimo e trap que vem povoando o mercado norte-americano há uns dois anos, misturado com os clipes de caixa mega produzidos do k-pop. É uma faixa inofensiva, despretensiosa que não tem nada a acrescentar ao seu dia além de três minutos de risos involuntários e dancinhas piranhagyeo.

Considerando o direcionamento das últimas músicas da Selena e do time por trás da composição disto aqui (Ariana Grande e Victoria Monet), a faixa segue bem o que deveríamos ter esperado desde a princípio. Uma batidinha constante com poucos elementos que realmente se destacam, versos mais falados e sussurrados que cantados, uns raps no meio, um pré-refrão e um refrão de marchinha de carnaval, embrulhado com uma letra safadíssima.

Existe um bom paralelo entre esta faixa e o single do BTS da semana passada. Elas são safe demais para o que se propunham (lembrando que estas eram pra ser as entradas oficiais de ambos os grupos no mercado norte-americano) e, particularmente, lembram o quanto o mercado americano ficou sem graça com o passar dos tempos.

Sejam velhos capopeiros da segunda geração, não tão velhos da terceira ou pessoas que vão entrar na quarta geração que começará forte daqui uns anos, existe uma certa concordância de que o k-pop consegue ser muito mais apocalíptico que tudo o que o pop americano se propõe hoje em dia, seja por ter videoclipes melhores, menos desculpa conceitual esfarrapada, mais variedade de estilos… E Ice Cream mostra bem que, mesmo bem envelopados de visuais e de hype, o pop norte-americano não tem muita salvação (principalmente no mainstream) e vai continuar a lançar estas coisas mornas até a moda retrô dominar de vez (ou eles vão deixar o retrô morno que nem o BTS e o Troye Sivan fizeram?? Vai saber…).

Dito tudo isso, vou dizer, como soft selenator e um soft stan da Lisa, as duas estão LINDAS, os visuais fizeram jus e o clipe dá vontade de ver de novo só pra ver as duas divando (com propaganda da PUMA, ê Selena mercenária). Porém, como dita a regra da YG para 2NE1 girlgroups, outras tiveram de ser sacrificadas para isto acontecer, então Rosé está estranhíssima e Jisoo, bem, ela tá lá né?

Só existe um fator na música que me faz ODIAR ao invés de só ignorar/provavelmente escutar ocasionalmente: as meninas do BlackPink NÃO TIVERAM UMA PARTICIPAÇÃO NESTE TROÇO. Tipo, a Lisa manda altos raps que ela não escreveu ao mesmo tempo que a Selena participou da composição da faixa… Se fosse elas falando as sacanagens que quisessem, isto funcionaria muito mais, mas me vem o Teddy e rima “Monalisa” com “Lisa”. Eu com certeza ficaria com ódio de uma rima porquíssima destas entrar no meu rap de gostosona poderosa.

Blackpink & Selena Gomez - Ice Cream.png

Ice Cream é, em resumo, uma b-side inofensiva que ganhou clipe (como Happy do 2NE1), só que, em mãos norte-americanas, virou mais um comercial de merchan e hype do que qualquer outra coisa. Depende de como for a tracklist do famigerado full album delas, a faixa pode ser bem agradável como filler, mas, se não for isto, assim como acontece comigo com os lançamentos da Selena de uns anos pra cá, vou ouvir por no máximo um mês e depois esquecer completamente que existia.

PS: Se for pra ver pop americano atual, vou dar uma olhada no Smile da Katy Perry. Pelo menos, ele tem clipes animados lindíssimos que dialogam com meu futuro eu de 2021 que é/vai ser desenhista profissional (se tudo der certo kkk).

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar indicações e comentários aleatórios de k-pop, BL e uns desenhos: @AquarioHipster

4 comentários em “Ice Cream, BlackPink & Selena Gomez: Pop americano não tem mais salvação mesmo

  1. Eu amo que vocês resumem mesmos sentimentos em relação a música em críticas. A tua e a do Dougie são ótimas 💙
    Enfim voltando para a musica em questão, digo com tranquilidade: a pior musica delas em tempos. E olhe que Kill This Love depois de muitas ouvidas foi tornando um saco pra mim. Mas essa Ice Cream é tão sem sal que da pena.
    Eu já fiquei com os pés atrás quando vi que o feat seria com a Selena Gomez_ me desculpem fãs, mas o último lançamento dela foi tão morno e inofesivo_ mas pensei “ok,devemos dar uma chance” putz! Não tem nada memorável, a única coisa que lembro é a Jennie sussurrando Ice Cream e já quando acabava a musica.

    Na minha opinião sincera, kpop não precisava e nem precisava se moldar as tendências norte americanas_ até porque la tá um marasmo completo_ não sei porque estão nessa pira da quarta geração em tentar acontecer lá.

    Sobre Blackpink, de tanto os fãs e quem acompanhava pedirem pra mudar de conceito, elas foram lá. Mudaram e pra tristeza. O mv tá uma gracinha, as meninas estão lindas, mas não dá!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ai brigado 💖 Fico feliz que tenha gostado 😆
    Essa validação é osso… O kpop e capopeiras logo aprendem com o jpop e jotapopeiras que não adianta querer biscoito dos norte-americanos, porque a lógica imperialista tá aí pra valorar o ocidente mesmo… Quando abraça seu nicho o kpop ate funciona melhor, então acho que isso vai ser meio que um negócio de níveis, os atos mais populares vão continuar nessa enquanto os medianos focam na coreia mesmo (e provavelmente entregam coisas bem melhores)
    Bem… Pelo menos o lado Pink veio de novo né?? 🤡 Imagina como vai ser o próximo single pq ou é barulheira ou é inexistência x.x…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s