Favorite Boys, A.C.E: As feiticeiras roqueiras do Wuxia

A.C.E é um grupo que possui um gimmick extremamente sutil comparado as outras boybands, conseguindo segui-lo sempre, por melhor ou pior que seus singles sejam. Desde que debutaram com shortinhos dignos de Oh!, eles sempre traziam visuais menos masculinizados que o padrão, seja na maquiagem, nos shortinhos, cropped ou na atitude mesmo. Depois explodir nossa mente com teaser photos lindíssimas que remetiam a visuais tradicionais sul-coreanos, o hype estava na altura para o retorno deles:

Eu pensei em quinhentas coisas pra falar neste post e fui apagando e recomeçando várias vezes kkk

A.C.E '胡蝶之夢(HZJM : The Butterfly Phantasy)' Concept Photo Part2 | Kpopmap -  Kpop, Kdrama and Trend Stories Coverage

Com os teasers (que fui colocando aqui pra enfeitar o post), eu esperava que ia vir algo meio wuxia, de narrativa épica fantástica, num som agressivo, mas com uma interpretação meio bad bitch por parte dos integrantes (e, claro, com biscoitagem levemente apelativa no meio). No fim, eles acabaram apenas tangenciando este conceito, tanto visualmente quanto sonoramente, e o resultado saiu como uma versão meio popzinha da narrativa fantástica, assim como a música virou um pop rock com pequenas influências tradicionais coreanas.

Pin on A.C.E ☆

Dito isto, os integrantes estão extremamente bonitos, elegantes e, ao mesmo tempo, meio estranhos e fashionistas conforme se corta de um take para o outro. Não temos tanta apelação assim, mas dá pra ver o “meio-cropped” que é o figurino de paquita (com um buraco pra aparecer o umbigo) e, claro, a cena da ponte onde eles estão vestidos de forma mais tradicional, com direito até a alguns tecidos transparentes. O caráter mais afeminado está presente, até de uma forma menos sutil que o singles dos anos passados… Eu não sei muito bem como explicar, mas várias das roupas que eles usam e, principalmente, a maquiagem que eles tem na cara, passam uma vibe que mais se assemelha ao padrão feminino do k-pop que o masculino.

Não temos uma narrativa propriamente dita, mas temos muitos takes. E MUITOS figurinos. É como se eles tivessem gravado coisa demais e depois tivessem tentado preencher tudo em um espaço muito pequeno. Algumas ideias foram boas (como o integrante que tá com a cara coberta por um véu vermelho), mas se perderam em meio ao conjunto da obra, de tanta coisa que foi mostrada (inclusive, em alguns momentos parece que eles estão lançando um feitiço, achei bem legal). Eu espero que eles deem uma de Nature e lancem quinhentas versões do clipe, para termos um vislumbre um pouco melhor destas cenas…

A.C.E get dreamy and ethereal in final 'HJZM: The Butterfly Phantasy'  teaser images | allkpop

Quanto a música, temos um pop rock bem redondinho, sem grandes drops no refrão ou coisas do tipo. É uma sequência natural para a Under Cover do ano passado e uma GRANDE DIVERGÊNCIA de Savage (ainda bem). Eles conseguiram equilibrar a performances dos dois rappers de uma forma bem orgânica, seja o rap mais boss bitch do Byeongkwan (que teve mais foco em Under Cover) ou o rap mais grave de oppa try hard do Wow (que teve mais foco em Savage), deixando os versos inclusive mais interessantes que o refrão. Este, por sua vez, só não cai num marasmo da falta de pulso que venho falando a Três. Posts. Seguidos pelo pós-refrão extremamente boiola de EDM robotizado (que, inclusive, poderia ser uns segundinhos mais longo).

A ponte, por sua vez, traz um diferencial pra música, cria o impacto final que a faixa precisa, mas fica com um gosto amargo na boca, porque a transição ficou TÃO ESTRANHA E BRUSCA, mas ao mesmo tempo TÃO FLUÍDA, que poderiam ter usado mais na faixa (talvez como pré-refrão e fizessem algo diferente na ponte em si).

A.C.E reveal epic unit teaser images for 'HJZM:The Butterfly Phantasy' |  allkpop

Quanto ao álbum… Meu deus, como eu fui SEDENTO nisso depois de tanta foto teaser… Óbvio que quebrei a cara né? Nenhuma faixa se assemelha ao pop rock enérgico do single ou aos elementos tradicionais coreanos, caindo numa mistura de baladinhas melódicas e um rap try-hard. A única que se salva sem biasismo e exposição contínua é Baby Tonight, que traz um R&B de baixos proeminentes, com um refrão bem grudento e harmonioso (sabe aquelas faixas que parece que estão cantando sem esforço?).

SubK Shop on Twitter: "📣 SUBK SHOP EXCLUSIVE OFFER + SIGNED ALBUM GIVEAWAY  📣 🦋 #ACE - HJZM : THE BUTTERFLY PHANTASY 🦋 PRE-ORDER: 🔗  https://t.co/OK6KojBxP2 SPECIAL SUBK SHOP OFFER*: 🎁 EXCLUSIVE

Acredito que, em resumo, a música e o álbum não chegam a expectativa do hype, mas não chegam a falhar miseravelmente ou soar esquecíveis. Eu esperava muito para este comeback e dei uma derrapada, mas o single foi um ótimo pop rock (inclusive, únicos garotos que conseguem apostar no rock e chegar perto da maestria do Dreamcatcher, hein?), os integrantes estão lindos e boiolas sem forçar masculinidade e, eu espero, o encarte do álbum físico deve estar MARAVILHOSO e provavelmente vai ser um dos photobooks mais bonitos do ano (quando sair o ASMR de unboxing vou conferir que nem trouxa, claro).

Falta pouco para o A.C.E entrar numa zona de excelência, na minha opinião. Alguma atenção melhor as faixas dos álbuns e uma união melhor entre o concept do comeback com as melodias vão fazer maravilhas ao grupo, e, como eles só tem três anos de vida e já estão se mantendo bem assim apesar de nugus, acredito que o álbum arrasador de vidas + clipe estonteante deve chegar em 2021… Tenho fé!

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar indicações e comentários aleatórios de k-pop, BL e uns desenhos: @AquarioHipster

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s