DAWNDIDIDAWN, Dawn: O jovem G-Dragon de Notting Hill

Falamos muito sobre casos injustiçados na indústria do k-pop (porque, de fato, é uma indústria capitalista exploradora, etc, etc), principalmente voltado para atos femininos. Dawn é um típico caso que a indústria resolveu crucificar sem mais nem menos, logo depois de ele ter despontado no cenário como performer e produtor do Pentagon. Chutaram a HyunA e ele, sem dó nem piedade, num caso bizarro em que resolveram vilanizar as duas pontas do casal (geralmente culpam apenas as mulheres). Enquanto HyunA se manteve sólida enquanto cantora, modelo e youtuber, Dawn ficou em segundo plano, sempre sendo interpretado como um “anexo dela”, tal qual o Hugh Grant em Notting Hill… Agora, com a bênção e ampla divulgação da deusa HyunA, ele resolveu ir solo e tentar a sorte contando apenas com seu carisma e habilidades de produtor (e uns feats estratégicos por parte do gerenciamento da P Nation):

Uma coisa que eu gosto bastante no Dawn, é como ele, de forma alguma, tenta se sobressair a HyunA. Ele não só é muito respeitoso e gentil com ela, como também nunca tentou vender seu nome como maior que o dela ou algo do tipo. Ele claramente sabe que a estrela do casal é ela e que ela merece todo o spotlight mesmo, porque é uma diva maravilhosa e inspiradora, assim como o personagem do Hugh Grant faz com a Julia Roberts em Notting Hill (também conhecida como uma das melhores comédias românticas DE TODOS OS TEMPOS).

Mas isto não quer dizer que ele não pode ter nenhum momento de protagonismo.

Este lançamento (completamente descolado da HyunA, seja em feats ou no calendário de lançamentos) é uma boa investida, com a P Nation se esforçando ao máximo para fazer o nome dele acontecer sozinho: temos feat com a Jessi (que acabou de estourar) e com o Crush (que é um nome bem conhecido no mercado), o nome da música e do álbum contem o nome artístico dele, o que é uma estratégia BEM ANTIGA pra fazer o nome dos artistas ficarem na memória das pessoas (ou você acha mesmo que os álbuns de debut da Whitney Houston e da Christina Aguilera, por exemplo, tem o nome das cantoras a toa?).

DAWNDIDIDAWN emula bastante os singles solos do G-Dragon, num contexto mais atualizado de trap que o hip-hop mundial está observando atualmente. Isto faz todo o sentido, sempre foi nítido que o Dawn era fã do estilo do GD (assim como a Soyeon aspira ser meio que nem a CL). Porém, diferente do rapper estilozinho EXTREMAMENTE PROBLEMÁTICO E PEDANTE do Big Bang, Dawn traz um carisma energético, com passos frenéticos, naturais e uma letra bem franca sobre identidade própria (mencionando de uma forma bem legal a HyunA a partir de Bubble Pop e o Psy, além de pontuar bem alguns aspectos de sua persona pública, como ele parecer “fraco” por sempre estar com cara de sono – a HyunA já falou que isto é porque ele tem narcolepsia). A participação da Jessi é bem legalzinha também falando sobre sua persona e referenciando seu hit de NUNU NANA.

Como pontos negativos, a faixa é meio desconstruída e tem um refrão que não se repete de uma forma organizada (a letra do 1º pré-refrão é diferente da do 2ª, assim como o crescendo que chega na faixa). Não tenho problemas quando isto acontece, mas aqui soou mais como algo descolado do que como música diferentona e experimental. Além disso, o dawndididawn e o hey fellas são meio fracos como refrão repetitivo e os sintetizadores que marcam a ponte com a participação da Jessi são meio estranhos aos meus ouvidos.

Provavelmente, se fosse qualquer outra pessoa lançando algo assim eu não ia dar a mínima pro lançamento, mas o carisma que o Dawn esbanja no clipe (bem maior que o de Money) de garoto gótico e adoravelmente meio doido faz a faixa ficar bem mais memorável e divertida, como realmente um single de um “novo G-Dragon” para uma nova geração.

Sobre o EP, eu achei estranho não termos Money na tracklist (considerando que no da Jessi teve reciclagem de vários singles pregressos dela em seu último EP), mas, surpreendentemente, é um EP MUITO BOM! Redondinho, com variação de estilos e uma ótima entrega por parte do Dawn, seja nos raps ou em canto. Só escutei uma vez e já fiquei com vontade de fazer uma Album Review. Mas desde já adianto que o destaque vai para o pop acústico e atmosférico de Ordinary Night (se você curtiu Lovesick Girls, vai amar esta faixa).

DAWN - DAWNDIDIDAWN (Album Cover) : kpop

Dawn tem tudo para ser um dos maiores solistas desta nova geração. Ele tem um apelo mais alternativo e diferentão que cativa o público que não curte o mainstream heteronormativo e forçadão do k-pop (pra mim é um efeito parecido com o que o Johnny Deep tinha em sua juventude nos anos noventa). Este EP é um passo extremamente sólido, ainda mais por não se valer em nenhum momento do star factor da HyunA. Mal posso esperar para eles lançarem algum dueto no futuro (que acredito que vai acontecer no próximo comeback dele ou no full da HyunA), mas, até lá, estou adorando conhecer mais o Dawn por sua própria perspectiva…

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar indicações e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

9 comentários em “DAWNDIDIDAWN, Dawn: O jovem G-Dragon de Notting Hill

  1. Parace o GD já tem seu sucessor nessa 4ª geração (Mino, fica atento). Eu simplesmente viciei na música, talvez pelas baixas expectativas por achar o instrumental estranho, então o hype aumentou mto, ainda mais com as referências bem ótimas. E de pensar que ele promoverá na mesma época que o Pentagon… Já quero fotinhas postadas pela Dispatch para a CUBE ter um surto hahaha

    E ainda não ouvi o álbum (Pq não chegou no YouTube Music 😑)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ele com o Hui hahaha a Cube explode (na minha cabeça fanfiqueira o Dawn tava com a HyunA e o Hui ao mesmo tempo num caso não monogâmico kkk)

      Espero que goste do álbum, porque ficou bem legal mesmo xD (eu até que tava com expectativa depois dos teasers e não me decepcionei tanto)

      Curtido por 1 pessoa

  2. Tô amando essas comparações que vc e o Dougie fizeram: vc comparou o bagulho todo com Notting Hill (admito que nunca assisti) e o Dougie com Phineas & Ferb (mesmo caso do filme). Quanto à música, concordo com o Dougie: ficaria bem melhor se fosse só a Jessi cantando, fiz questão de pular pra parte em que a rainha nununana aparece

    Curtido por 1 pessoa

    1. Desde de uns singles do Pentagon pré-Shine eu já curtia um pouco o Dawn, então foi fácil eu curtir o comeback kkk

      Quanto as comparações, mano, tanto o filme quanto o episódio do Phineas e Ferb são ÓTIMOS. no episódio que o Dougie menciona, eles decidem virar Uma Banda de Um Sucesso Só… É maravilhoso💖😂

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ele não faz muito meu estilo, mas torço por seu sucesso. Só pela patacoada que fizeram com ele_ e claro, por achar ele e a Hyuna um casal fofo demais, morro com as fotinhas deles juntos 💜_
    E com um acréscimo, eu sinto que ele tem visão e tem uma imagem mais distante do que faz sucesso no mundinho kpop e não parece 100% forçado na barra como alguns que tentam empurrar na goela dos outros.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siiim, ele realmente parece ter uma aura meio de “artista” mesmo (com um propósito e uma imagem/mensagem a se passar)… E super concordo, ele com a HyunA é uma fofura só… O vídeo dela lendo perguntas dos fãs derrete meu coração todinho xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s