Why Not, LOONA: Kim Lip tenta voltar no tempo na distopia de Olivia… Se ainda tivéssemos fanfic

E depois de MUITO HYPE, LOONA voltou, com seu quarto single enquanto grupo completo, depois de QUINHENTOS TEASERS, com QUINHENTOS CONCEITOS e um vazamento digno de nota (que eu não escutei, porque eu não curto muito escutar assim). Enfim, muito se esperava de positivamente e negativamente para este comeback, considerando que um monte de gente meteu o pau em So What (não entendo muito o porquê, mas enfim), com o grupo podendo oferecer algo muito diferente ou seguir no mesmo direcionamento (já que o Lee Soo Man tá por trás da produção deste comeback também):

Why Not apela para o girlcrush agudo e meio gritado, na linha que foi popularizado pelo sucesso do ITZY, pela moda de onomatopeias (se elas não tivessem esse apelo pseudoconceitual, COM CERTEZA a faixa ia se chamar DidiDamdiDam kkk) e pela tentativa de hitar no TikTok.

É uma faixa bem frenética e energética, que cairia totalmente no meu gosto se não houvesse uma quebra super abrupta entre o crescendo dos versos e do refrão. Eu entendo porque isto acontecesse, considerando a moda, mas acredito que a faixa seria muito melhor se não forçasse o refrão grudento ignorando a possibilidade de melismas vocais e gritinhos que o grupo tem. Poderia ser pior, porque o drop do pós-refrão é uma espécie de frases faladas de um jeito meio espevitado que gostei bastante, ao invés de um monte de sintetizadores misturados.

Na ponte, fica nítido o potencial de um refrão melhor, onde temos vozes aveludadas complementando os sintetizadores suaves (e Chuu grita o nome da música no fundo kk). Inclusive este foi a minha parte preferida, musicalmente e visualmente no clipe.

Agora, sobre o clipe… Bem, o que dizer?

Eu poderia falar que estou decepcionado pelo que o grupo se tornou, mas isto é chover no molhado e ficar me repetindo como um disco quebrado. Então, pra ser um pouco menos chato, comecei a interpretar a fase pós-debut do LOONA esquecendo um pouco a fanfic.

No clipe, temos MUITAS referências a fase de pré-debut e aos solos. MUITAS. As três luas junto da Kim Lip, o meio círculo no olho da JinSoul, o allstar, o jogo de reflexo na parte da Choerry, os cortes de coreografia com 2jin (emulando saficamente Seulrene, como me falaram no whatsapp hoje) e o 1/3… E muito mais que fãs do grupo pontuarão pela internet a fora conforme as semanas forem passando.

Eu sei que podemos extrair uma estória disto tudo (me falaram que poderia ser um mundo pós a destruição de Olivia e que a Kim Lip tá tentando fazer alguma coisa pra reverter o tempo e salvar geral, o que adorei e, se acabar voltando com a fanfic da Saga do Loonaverso, claramente escrevei algo assim), mas prefiro, no momento, ver como homenagens a fase mais “conceitual” do grupo agora que elas miram no mainstream.

Até porque o clipe ficou TÃO recortado que pareceu meio desconexo.

Usaram cenários demais e conceitos demais pra um comeback só. Poderia ser pra evitar aglomerações na gravação (o que faria sentido), mas parece que eles tentaram miram em vários focos ao mesmo tempo, jogando umas referências a esmo. E isto deixa tudo corrido demais pra realmente conseguirmos absorver tudo que está acontecendo ali (eu só percebi a existência da Chuu na segunda vez que assisti, por exemplo).

No fim, o destaque mesmo (além, claro, de ver as integrantes maravilhosas nesta nova fase), são as b-sides. O grupo sempre primorou em todas suas faixas de interior de álbum, mirando em estilos meio aesthetic (o que é bizarro, porque você sente o aesthetic SÓ DE OUVIR) e atmosféricos. A impressão que tenho ouvindo as músicas é como se eu fosse transportando para uma viagem… Como uma versão meio soft do Wednesday Campanella.

Nem todas as b-sides seguem esta linha (até pra não destoar tanto do single), mas as que seguem (Voice, Fall Again e Universe) o fazem com maestria (e este parágrafo ficou curtinho porque só consegui ouvir o álbum bem por cima até agora, quem sabe vem uma Album Review dele mais pra frente?)

LOONA 3rd Mini Album "12:00" concept photo #Midnight em 2020 | Teaser,  Garotas, Sul coreano

Why Not é LOONA apostando no mainstream e deixando seu fatos diferencial meio soft demais para quem curtia a vibe mais teórica e psicodélica do grupo. A impressão que tenho é análoga a que senti quando o Red Velvet lançou Peek-A-Boo e a dicotomia entre lado red e lado velvet se perdeu de vez: é meio chato o grupo perder um de seus diferenciais mais legais, mas, pelo menos, isto tá trazendo sucesso pra elas e as b-sides mantem um pouco o conceito original.

E, do jeito que produziram bem a parte grudenta da música, o refrão já tá IMPREGNADO NO MEU CÉREBRO.

PS: Se você viu as coisas de “apropriação cultural” dos teasers de western, sugiro a leitura da minha review de Dumdi Dumdi, do (g)i-dle, que falei disso… E minha opinião permanece a mesma sobre este assunto.

13 comentários em “Why Not, LOONA: Kim Lip tenta voltar no tempo na distopia de Olivia… Se ainda tivéssemos fanfic

  1. Na primeira vez que escutei causou aquela estranheza sabe? Quando vc não consegue acompanhar a música, fiquei perdidinha…(Tbm pelo fato de eu ter escutado logo que eu acordei por ter visto a hashtag no twitter)

    Agora o “Oo lá lá aué aué aué” tá na minha cabeça, inferno isso kkkkkk

    As b-sides eu curti (realmente não conheço muito o Loona, só escutei Butterfly e So what repeditas vezes pra aprender a coreografia).
    Admiro muito elas mais pelas habilidades de dança, que nisso elas são muito boas (já reparou na sincronia das garotas? É realmente muito boa, considerando a quantidade de integrantes).

    Enfim, o single já sei q vai virar um vício pra mim.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai meu deus!!! Que vontade de te apresentar toda a série de solos do LOONA falando das teorias 😆😆

      Enfim kkk Sei bem como é… O refrão parece que vem do nada e os cortes abruptos do clipe não ajudaram muito na primeira impressão kkk

      (Nunca reparei na sincronia delas, na real kkk A última coreografia que lembro ter prestado atenção é da unit Odd Eye Circle, até porque os clipes delas tem MUITO FOCO NA COREOGRAFIA kkkk)

      Agora o “Oo lá lá aué aué aué” tá na minha cabeça, inferno isso kkkkkk – me senti muito representado por isto kk

      Curtir

      1. A sincronia delas impressiona, sim. Vide o dance practice de Butterfly…

        …e o cover de Cherry Bomb:

        Curtido por 1 pessoa

      2. Adoraria entrar nesse loonaverso kkkkk

        Eu sou a louca da coreografia, as vezes acabo gostando de uma música por conta dos passinhos chicletes (eu n resisto kkkkk)

        Amo o seu blog, rapaz🥰

        Curtido por 1 pessoa

  2. Até agora não funcionou comigo. Achei muito bagunçada, fui sedenta e não gostei nem do primeiro verso de primeira, foi uma coisa tão frenetica…
    Só foi melhorar quando a música esta chegando no final que vai tipo subindo_ eu não entendo partes de música_
    O mv parece tão rapido que só reparei em 4 meninas de primeira.
    A parte mais interessante foi da ciranda doida na lua e alguem flutuando no meio do universo.
    Vou conferir o mini pra ver se curto mais, chateada, porque minhas expectativas estavam altas quando ouvi o instrumental no teaser.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Essa parte do final é a bridge (que em português é “ponte”), que foi a parte que mais gostei também kkk

      Acho que ver este mv e escutar esta música, principalmente de manhã, é como se alguém tivesse te acordando COM TUDO NUM BAITA SOM ALTO.

      Esta parte da ciranda foi a mais fanfiqueira de todas e com certeza eu descreveria uma cena assim na fanfic (ia ser muito foda xD… Apesar dos pesares, só de elas voltaram já dá vontade de voltar a escrever kk)

      Espero que você goste do mini!!! Voice tá realmente algo digno de nota

      Curtir

  3. adorei que a vivi teve um certo destaque no álbum (ela tem linhas razoáveis nas músicas e é center em várias partes da coreo, lenda!!) mas não gostei que sabotaram a pequena go won (ela quase não canta e aparece no mv), ao menos ela tá bonita e o cabelo colorido dá um certo destaque automático. em relação a música e o álbum, amei tudo na verdade kkkk. o soco no [#] que só tem so what de memorável mesmo, o resto super esquecível (menti pq gosto de yes i am tbm mas finge). por último, hide & seek e voice maior e melhor que carreiras e falo com tranquilidade, obg pelos mimos bbc

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gente, eu lembro que tinha amado o [#] só que esqueci como TODAS AS MÚSICAS SOAM kkkk (tirando So What, claro)… Nem sabia que a Vivi teve mais destaque neste comeback… Ela é um das minhas preferidas, muito por que eu AMEI o solo dela (tá entre os meus preferidos, na real), então fico feliz em saber kkk

      Sobre a Gowon, se ela não tivesse com esse cabelo marca-texto azul eu NEM NOTARIA ela no clipe (claro que a vozinha dela é bem característica, mas visualmente…)… Eu não tinha gostado tanto de Hide & Seek quando ouvi pela primeira vez, mas numa segunda ouvida, realmente soou muito boa xD

      Curtir

  4. “E, do jeito que produziram bem a parte grudenta da música, o refrão já tá IMPREGNADO NO MEU CÉREBRO.”

    IDEM. “Ooh, là-là, auê-auê-auê” já é minha resposta para qualquer coisa, inclusive.

    E sua resenha foi certeira! Também sinto minha opinião dividida; parte de mim adorou o repertório desse comeback, enquanto a outra parte sentiu uma certa decepção por elas seguirem a sonoridade em alta no k-pop em vez de primar pela originalidade vista no pré-debut. Mas acho que o saldo final ainda é positivo.

    (e pelo menos dessa vez a ViVi teve linhas, mesmo que isso tenha vindo ao custo da Go Won virar a nova mudinha do grupo)

    Curtido por 1 pessoa

    1. A Gowon tá com um cabelo fosforecente, então tipo, qualquer momento de tela ela se destacará, diferente do que vinha acontecendo com a Vivi nos últimos comebacks kkk

      Acho que só terei certeza do saldo final daqui há umas semanas… O # tinha ficado com a mesma impressão e no fim, de todas as músicas, só lembro do single…

      Curtir

      1. Sério? Acho “Oh (Yes I Am)” e “Ding Ding Dong” bastante divertidas. Inclusive o rap de “Oh” acabou virando um meme pequeno entre os netizens, usado como trilha de fundo pra compilados de videocassetadas de idols.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s