Irene VS Staffs: a primeira grande polêmica da 3ª geração?

Se tentarmos acompanhar todas as polêmicas que aparecem diariamente no allkpop, ficamos malucos. 90% das coisas ali parece criar caso pra nada, mas, quando o top de notícias que fica no cantinho do site fica lotado de vários pequenos artigos sobre o mesmo fato, é que a coisa ficou FEIA. BEM FEIA. E, a bola da vez é a Irene…

Irene, do Red Velvet, será protagonista de filme – Debaixo da Cerejeira

Eu estava pensando em como abordar esta questão. Eu não tenho um apego emocional tão forte com as integrantes do Red Velvet pra escrever na emoção, como já fiz aqui no blog algumas vezes. Da mesma forma, não tenho um humor ácido como o do kpopalypse pra zoar esta situação de forma exemplar. Mas, ao mesmo tempo, queria escrever algo sobre. Red Velvet é um grupo grande e bem acima da média comparado a sonoridade padrão do k-pop e, com certeza, muita gente que descobriu na terceira geração deve ter elas como girlgroup favorito.

(disclaimer: pra mim, a 1ª geração vai de 1996-2006, a 2ª vai de 2007-2014, e a 3ª começou em 2015 e tá seguindo ainda. Sendo que, para o grupo ser considerado de tal geração, ele deve ter hitado nesta geração. Ou seja, apesar de ter debutado em 2014, como o Red Velvet hitou em 2015 e se assentou em 2017, elas são da 3ª geração e não da 2ª)

Enfim, vamos ao caso…

Tudo começou envolvendo alegações de uma diretora de como uma idol foi rude com ela por VINTE MINUTOS SEGUIDOS. A maioria das pessoas que viu isto neste estágio (eu não, no caso) já percebeu que era a Irene (porque a diretora colocou as #psycho e #monster no final do post), e não demorou muito para Irene e a SM soltar um pedido de desculpas oficial (considerando que aparentemente existe um áudio disto como prova e o conteúdo desse áudio poderia ser avassalador, ainda mais com o spotlight que a Irene tá recebendo com a unit e o filme que ela vai protagonizar).

Isto deixou todo o cenário em polvorosa, com gente falando mau e bem da Irene e o nome dela aparecendo a todo momento em manchetes sensacionalistas.

E, pelo menos por enquanto, é isto.

Isto não me surpreende tanto assim, pela recepção das pessoas, porque sabemos que, se fosse um idol masculino, não ia dar em nada. Ainda mais porque a pessoa que começou todo este debate foi uma diretorA, então, provavelmente, só ia ser uma matéria rapidamente silenciada estilo as do Big Bang antes da explosão que foi o caso do Seungri. No post referente a Mina, eu listei vários grupos da 2ª geração que sofreram com estas polêmicas e, considerando que a 3ª geração está chegando em seus apocalípticos sete anos de contrato (que, no caso do Red Velvet, acaba em 2021), é bizarramente normal estas coisas começarem a acontecer.

Enquanto a indústria não mudar, idols femininas serão literalmente sacrificadas pela mídia pelo motivo que for (os casos da Tiffany, da HyunA e da Bom ressoam forte na minha memória).

Porém, no caso da Irene, a coisa fica um pouco mais complexa, porque, de fato, se metade do que tão falando é verdade, é no mínimo reprovável que ela tenha este tipo de conduta com pessoal do staff. Então a dicotomia entre idol coitadinha X indústria capopeira capitalista e machista do mal fica menos idealizada.

Pra mim, idols podem ter condutas reprováveis e isto está ok, desde que eles aprendam com seus erros e procurem melhorar (um ótimo exemplo disso é a polêmica da racismo envolvendo a Taeyeon, com ela nunca mais fazendo ou dando a entender nada do tipo, além de não-sei-quantos pedidos de desculpas, comparado a Wendy e seu racismo diário, sendo que a própria é canadense).

Com isto em mente, talvez, o melhor a se fazer neste momento é tentar acalmar os ânimos, não acompanhar tanto as notícias e achar um jeito de expressar o que está sentido. Eu costumo encontrar catarse escutando músicas, então vai aqui algumas recomendações do Red Velvet:

Se é raiva da indústria ou da Irene, escutar Monster e imitar o risinho de bruxa do refrão pode ser uma boa pedida. Se é tristeza e vontade de fugir do contexto, talvez dar uma chance pra I Just. Se o rolê é acalmar um pouco, Be Natural é um clássico atemporal. Ou, se é tentar animar um pouco o astral, mas sem socar um aegyo energético NA BASE DO SOCO, a estranheza macabra de Ice Cream Cake pode ajudar.

Fãs do Red Velvet defendem Irene após polêmica com estilista

E é meio que isto, na real.

Não sei mais o que escrever além de um compilado de boas notícias pra ver se ajuda (novo EP do TXT, álbuns da Ariana Grande e da Kylie Minogue saindo do forno, primeiro Girls Love de grande porte estreando hoje com Pearl Next Door nas Filipinas e estreia da primeira série sobre o romance entre dois garotos com uma grande produção na Tailândia, que se promove fora do nicho fetichizado de boys love).

Se você está sentido com esta questão e teme que o Red Velvet tenha um fim amargo como tantos grupos da 2ª geração por conta disto, tente não dar corda pra inseguranças internas vendo notícias sobre toda hora e se permita sentir mal sobre tudo isso. O mundo já tá difícil, vamos ser mais sinceros e compreensivos com nós mesmo que é sucesso.

Muitas boas energias pra você 💖

21 comentários em “Irene VS Staffs: a primeira grande polêmica da 3ª geração?

  1. “Se você está sentido com esta questão e teme que o Red Velvet tenha um fim amargo como tantos grupos da 2ª geração por conta disto, tente não dar corda pra inseguranças internas vendo notícias sobre toda hora e se permita sentir mal sobre tudo isso. O mundo já tá difícil, vamos ser mais sinceros e compreensivos com nós mesmo que é sucesso.” Ja era, eu já acordei de manhã esperando o anuncio do disband do grupo ou ela aparecendo dizendo se retirar da indústria.
    Red Velvet é um dos meus grupos favoritos dessa geração, pois ja me encaminhava para abandonar o kpop de vez, por motivos toscos da época mas continuei.
    Foram tantas noticias saindo em relação a ela que meu lado inicial de fã pensava ter sido uma discussão banal e de sangue quente_ porque a imagem que ela sempre passou foi de seriedade e profissionalismo nos palcos, e bem séria_ mas depois vendo os casos e outros supostos ocorridos, eu definitivamente me decepcionei. Eu do fundo não queria me decepcionar com artista e me sinto até envergonhada em ter ficado com dor de cabeça ontem vendo todo o circo. Talvez porque quando a gente põe expectativas demais em algo. Eu pensava que ja tinha me blindado disso.

    Só sei que depois desse caso, só espero duas coisas: ou elas irem para o porão como F(x) e só promover quem não se manchar tanto do restante com essa polêmica, ou eles anunciam o encerramento do contrato de alguem.
    A unica coisa que me incomoda nisso, é que no fundo essa perseguição não seria a mesma se fosse o membro de grupo masculino e ninguém ameaçaria o restante do grupo.
    Mas aguado os próximos capítulos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Expectativa é difícil… A gente se decepciona mesmo e é normal (eu também achei que tava blindado com isso, aí veio as coisas da Jimin…), não fica envergonhada não 😊 A gente se espelha em nossos ídolos, então se elas cometem mancada a gente leva pro lado pessoal mesmo

      Acho que, como tão elogiando e defendendo a Seulgi, deva ser o momento de ela debutar solo. Acho que o filme que a Irene vai estrelar vai ser um bom termômetro pra isso: se ir bem na bilheteria, tem comeback ot5 antes da K-CON americana do ano que vem, se não… Aí é porão mesmo…

      Sobre o papel dos gêneros, é difícil… Eu duvido se fosse um carinha do EXO tivesse chegado nestas proporções, ou que partiriam pra cima dos outros também… Mas a Coreia já é meio avessa ao Red Velvet (pelo que eu vi, eles tem raiva da Yeri até hoje por nada…), então foi colocar lenha na fogueira…

      Vamos ver o que vai sair disso…

      Curtir

  2. E pensar que eu nunca conseguia gostar totalmente do Red Velvet por causa da Wendy, agora mais essa. Eu sou do tipo que sei que as pessoas erram, fazem merda, e etc, e acho viável que aconteçam as desculpas (que é o minimo) e consequentemente a mudança. Mas fica mais difícil pra mim ter uma visão limpa quando a individua em questão tem 30 ANOS!!!
    Ela não parece ter, mas tem. Que tipo de comportamento é esse pra uma pessoa dessa idade, e principalmente qnd não foi a primeira vez? É no mínimo questionável.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tô até meio receosa em ler mais sobre. É horrivel esse sentimento de decepção (ainda mais por uma pessoa que vc nem conhece de fato!)

      Sempre me apego emocionalmente, principalmente por saber que ela é uma das vozes das músicas que fizeram parte um momento de felicidade na minha vida (mesmo ela não sendo a integrante do RV que eu mais gosto, mas é um conjunto né).

      Realmente espero que a Seulgi, a Joy e a Yeri não saiam prejudicadas nesse bafafá todo…

      Curtido por 1 pessoa

      1. É, de fato, um conjunto (mas talvez se fosse a Seulgi ou a Joy eu teria ficado mais sentido com tudo isso)… É normal se apegar emocionalmente mesmo, a gente se espelha, escuta as músicas e tá super inserido no contexto, então…

        Pelo que eu vi, estavam querendo colocar a Seulgi junto, mas UM MONTE de gente foi falar bem dela, tipo até a trainee japonesa que tentou ganhar spotlight em cima falou mal da Irene e elogiou a Seulgi

        Curtir

    2. É bizarra a atitude dela neste sentido… Se fossem rookies adolescentes seria uma coisa… Mas mano, a Irene é, de longe, a mais experiente do Red Velvet (ela tranquilamente poderia ter participado do Girls Generation pela idade e tempo na SM, se não me engano)…

      Curtir

      1. Realmente.
        Foi uma das primeiras coisas que pensei, tipo: Não, claro que ela, com a experiência que ela tem, não iria tratar alguém assim.
        É aquele balanço pra mostrar que ela também é humana e comete erros…
        Não seria tão ruim… se não fosse pelo histórico da SM

        Curtir

  3. Assim, não passando pano pra Irene (até porque respeito é bom e todo mundo gosta), mas outras pessoas também foram destratadas por ela em outras ocasiões? Porque todo mundo tem dias em que não está bem e acaba descontando injustamente em quem não tem nada a ver com o problema.

    Claro que ela merece uma bronca, mas daí a cancelarem a moça, acho que só seria justo se esse tipo de comportamento for um hábito frequente dela, e não só algo que aconteceu uma vez num dia ruim dela.

    No mais, é curioso ver como os coreanos (e acho que os asiáticos em geral) são bem rígidos com o comportamento de seus ídolos, enquanto no Ocidente vemos famosos sendo muito mais rudes (com funcionários e até com fãs) e sendo perdoados com bastante facilidade.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Resolvi tomar coragem e ler mais sobre. Ela não havia feito nada anormal (como vc disse, não é por isso que devemos passar a mão na cabeça e deixar por isso mesmo). Tentando se colocar no lugar dela, todo o estresse da rotina de um idol, não tendo um momento de privacidade, sempre com trabalhos e mais trabalhos, é no mínimo compreensivo.
      Ela teve que pedir desculpas (que no caso, é o mínimo a se fazer) e até se pronunciou sobre.
      Com os relatos de outras pessoas que convivem com ela desde o início de sua carreira, ela parece ser uma boa pessoa. Enfim, deve ter sido um episódio de estresse a parte.

      Essa cultura do cancelamente tá indo longe de mais😒

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sério?? Eu acabei não lendo mais sobre porque depois do caso da Mina, quanto mais eu lia pior eu ficava… Ai, como esse não me deixou tão na bad, achei melhor não “arriscar”… Se foi só um episódio acho que tudo bem (considerando que a diretora foi bem sensata na resposta do pedido de desculpas da Irene)… Mas se for algo recorrente, a coisa fica mais tensa..

        Curtir

      1. Pois é. Mariah já teve uma das melhores vozes do mundo (hoje não está tão boa mas continua acima da média), é uma mente criativa por trás dos trabalhos, merece admiração por isso… mas isso não dá carta branca pra ser rude com outras pessoas.

        E ela é só um dos casos; também podemos citar Justin Bieber, Madonna, e por aí vai. Até a Britney, que costuma ser mencionada como um amor de pessoa, fez vários comentários maldosos no trabalho como jurada no The X Factor (não críticas, comentários maldosos mesmo) – e mesmo assim saiu ilesa na opinião pública.

        Curtido por 1 pessoa

  4. As pessoas estão muito sensíveis hoje em dia.

    O estilista tinha o serviço de fazer o figurino da joohyun e teve falhas, quando ela foi reclamar foi exposta dessa forma com um vitimismo escancarado. Ele tinha UM trabalho e fez errado, ela reclamou do serviço e ele levou pro coração. E nem é questão de “passar pano”, e sim de ser racional. Ela é um ser humano, não uma boneca para relevar esses incidentes que expõem o corpo e prejudicam a performance dela.

    E o pior é o que os se consideravam “fãs” agora surram ela nas redes sociais, é tão deprimente. Essas crianças não entendem que nem todo mundo faz parte do american dream com as mesmas ideias.
    Apesar do previsto fim do rv, sempre considerarei elas como o melhor grupo de todos os tempos por conta do experimentalismo, pelas meninas e a discografia sem buracos.

    Muito obrigada pelo seu post Aquário Hipster! Adoro seu blog ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz que goste do blog 💖
      Então, tem bastante gente exagerando ao ponto que a pessoa que começou tudo isso já ter feito um post explicando que ficar vinalizando a Irene não é a resposta pra isto tudo… :/ Mas é tão confuso os bastidores e são tão conflitantes o que sai que já me perdi de acompanhar…

      Curtir

  5. Acho que a dimensão que isso se tornou foi muito devido ao fato da SM se posicionar de forma muito rápida, coisa que ela nunca fazem já que nunca tem “provas”. Essa estilista foi extremamente inteligente em ter gravado, provavelmente o conteúdo disso deve ter sido horroroso. Se ela tivesse apenas soltado o post sem essa informação não teria dado em nada, só seria mais um na lista de boatos sobre ela que não é a primeira vez que sai.
    Independente de todas as boas ações que ela tenha feito, isso não anula a forma como ela agiu dessa vez e todo o fervo de outros profissionais da indústria também em comentários no weibo como teve aquela estilista acalmada (e sim, a publicação continua na pagina do weibo dessa estilista, não é fake), e os likes de staffs e stylishs inclusive da própria SM que por mais que não tenham trabalhado diretamente com o RV ou por solidariedade a colega de profissão, mas não muda o fato de que essas pessoas do backstage conhecem um lado desses idols que a gente como fã nunca será capaz conhecer (ou pelo menos não enquanto estiverem sob contratos, vestidos nesse personagens dos seus respectivos grupos). Se conhecemos pelo menos 50% de quem de fato são esses idols por detrás das câmeras, é muito.
    Vi muita gente do fandom esses dias passando pano e tentando de diferentes formas descredibilizar o relato dessa profissional, acredito que a galera precisa tirar esse filtro perfeitizador de que os idols são seres iluminados e imaculados e que “Jamais fariam tal coisa”, eles são pessoas como todos nós, que cometem erros e acho que o principal ela já fez que foi se desculpar (algo que nem por parte da colega de grupo que foi racista mais de uma vez veio), aí vai de cada um aceitar ou não, mas tentar justificar as ações dela como forma de tentar evitar ou apagar que isso aconteceu é simplesmente péssimo.
    Quanto ao RV, no máximo que vai rolar é uma geladeira por um período, se renovarem ano que vem voltam aos poucos com atividades tímidas tipo um single japonês? Todas elas são coreanas então não vão tomar paulada que nem o f(x) que se ferrou no auge da hallyu ban. De qualquer forma os grupos de kpop são assim mesmo, tem prazo de validade e o RV até que rendeu bastante, teve uma boa atenção da SM já que de 2014 pra frente os demais atos femininos já eram esfarelados, a SM não tinha que dividir atenção como era no período SNSD e f(x) sobrando pro f(x) ter somente comebacks anuais já que o SNSD demandava bastante atenção no período com o fuso delas Japão/Coreia durante 2011-meio de 2014. RV teve tours, mais de um comeback nos últimos anos… de qualquer forma deixarão uma boa marmitex pros fãs.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Adorei a expressão marmitex kkkk
      Acho que o rolê foi irem pro extremo, ou a Irene é coitadinha ou ela é O DEMÔNIO… Tipo, sabemos que os idols, principalmente o das grandes empresas desempenham certos papeis, então tipo… Se fosse uma fanbase mais jovem ou até mais grossa e violenta eu até “entenderia” esta reação… Mas RV?? Sério?? Neste quesito fiquei meio surpreso…
      E a Wendy… Mano, nem dá pra defender… Comparado a ela só carinha ridículo de boyband mesmo consegue chegar nesse nível de cara de pau…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s