Blue Hour, TXT: Falta muita boiolagem pro BTS chegar no nível do TXT

Shades a parte, sou bem fã do TXT. A cada comeback eu fico mais apaixonado pelo grupo, muito pela forma como o direcionamento deles está sendo feito, equilibrando a breguice do aegyo capopeiro com as doideras conceituais que a BigHit está criando o hábito de fazer. Depois de um encerramento e um amadurecimento meio abrupto no primeiro semestre, Blue Hour marca o início de uma nova trilogia de EPs (até onde eu sei), e, surpreendendo todo mundo, eles voltaram com cabelos coloridos e sorrisinho no rosto com aegyo aesthetic

Sendo sincero, esta música me deixou confuso. O clipe tem MUITOS ELEMENTOS que não se ligam a primeira vista e conta com um drop na ponte que só dá as caras no clipe. Tive de ver umas três/quatro vezes pra entender minimamente o que está acontecendo, tanto visualmente quanto sonoramente. E encontrar uma justificativa na minha cabeça pra não achar tão bagunçado assim.

Blue Hour (com o título coreano de “Eu e Você Encontramos Um ao Outro no Céu ás 5:53”) é mais um destes discos moderninhos meio soft demais, com vários sintetizadores suaves no fundo do instrumental. Os vários sintetizadores “escondidos” na melodia (assim como tem na maioria dos singles deles) e uma performance vocal com várias alterações de tom deixa a faixa menos esquecível que a do BTS e a da Suhyun, por exemplo. Temos falas espevitadas, agudinhos, suspiros, melismas prolongados, gritos em coro… Isto deixa o single bem mais palatável de se ouvir e curtir até o final, mesmo sendo, de longe, o mais fraco deles até aqui.

E é interessante como conseguiram fazer algo que melhorou e muito a execução do disco, em comparação com a tentativa da BigHit com o BTS. Os sintetizadores de 8-bit e house se mesclando ao fundo lembram bastante a sonoridade do debut deles e conversam bastante com o tema retrô pastel dos photoshoots e das fotos teasers, deixando o negócio mais com a cara deles ao invés de só mais uma demo emulando Say So que parou no k-pop.

O clipe traz vários visuais diferentes totalmente aleatórios em conceito e execução, que só se justificam pra ter mais photoshoot pra versão de álbum físico (e pra cada videozinho no Spotify ter um look diferente por música). Indo visualmente de Oh! a Run Devil Run em cinco minutos, o melhor de todos os visuais é o colorido cheio de cropped/baby look nos membros, deixando eles ainda menos masculinizados que o costume (e olha que eles são um dos grupos mais boiolas atualmente). E o pior, assim como no do BTS, são os pijamas largos brancos que não combinam com NADA (muito menos com uns chapéus de cowboy). O destaque, tanto positivo quanto negativo, vai facilmente para o Yeojun, seu magnífico cabelo rosa e seu passinho de ombro digno da main dancer do ITZY (algo que não esperava, considerando que só prestava atenção no Soobin e no Huening Kai).

Eu tenho algumas reflexões envolvendo estilo pessoal e moda, porque gosto muito de um tipo de roupa que sempre sou criticado de usar aqui em casa (até coisas simples eu escutava bastante, como, por exemplo, usar chapéus). Com o tempo (e, né, quarentena), eu só fui parando de tentar usar roupas menos “convencionais” porque cansei das críticas.

Se no comeback do Twice eu me inspirei a ser um pouco mais pontual, neste, vendo este guarda-roupa fofíssimo que os membros vestem, eu lembrei um pouco deste lado meio “””””fashonista””””” que eu tenho (e é um clichê do caramba pra carinhas LGBTQIA+ e isto me irrita um pouco). Este insight me deixou meio inspirado… Quem sabe depois desta pandemia acabar eu vou usando umas roupas mais coloridas, uns cropped e uns chapéus…? (a touca com orelhinhas de gato que o Huening Kai tá usando uma hora aí é TÃO BONITINHA <3).

O álbum, por sua vez, consegue ter um resulto final melhor que o do começo do ano, por ter uma tracklist invejável, muito bem construída e homogênea (no bom sentido), conseguindo passar suavemente de uma música a outra de forma orgânica. Todas elas trazem um caráter meio suspirado e atmosférico, combinando com o tema de fim de tarde e da “hora azul” que nomeia o álbum. Realmente parece um “miniepisódio” de alguma série teen simplezinha e combina com o todo o projeto que esta nova fase (Minisode) parece trazer.

IN MY BLOOD | Wiki | •TXT|RUS• Amino

Blue Hour consegue ser efetiva ao que se propõe e traz um pouquinho o aegyo de volta do debut do TXT. Eles são extremamente carismáticos e pouco masculinizados (por mais que algumas carinhas fofas estejam forçadíssimas), conseguindo ganhar pontos visualmente mesmo com toda esta lambança digna de Power Up. E, de bônus, ainda me lembraram de um lado meu que eu tinha jogado pra escanteio…

Quanto a álbums (que acho que é o grande ponto forte deles musicalmente), a era The Dream Chapter acredito ter sido uma forma de introduzir o grupo para o cenário testando diversas sonoridades sem ligar o nome deles ao do BTS (sério, eles NÃO PARECEM DA MESMA EMPRESA). Esta nova era, por sua vez, parece trazer um caráter mais narrativo e orgânico, lembrando, como o Wendell do GostoMeu menciona, os singles bons do outro grupo.

Só vamos torcer pro lado ruim do BTS ficar só com o Enhypen mesmo…

6 comentários em “Blue Hour, TXT: Falta muita boiolagem pro BTS chegar no nível do TXT

  1. “Só vamos torcer pro lado ruim do BTS ficar só com o Enhypen mesmo…”

    Como eu gosto de Idol do BTS, então eu tô aceitando umas duas demos dessas no Enhypen.
    E, por hora, estou me acostumando mais com Blue Hour, apesar de Ter amado Ghosting com todas as minhas forças. E se a Big Hit não ter um MV para ela, já teremos a segunda decepção com o TXT

    Curtido por 1 pessoa

    1. Me julgue, mas eu só escutei da era Love Yourself pra frente… Então todos os “clássicos” do grupo eu só ignoro porque na época estava muito entristecido com o cenário (muito por conta da polêmica da Bom) e só vivia de lançamentos novos do SNSD e do 4Minute (só fui voltar a acompanhar lá pro final de 2015/começo de 2016).

      E Ghosting foi minha preferida também xD Do jeito que quase todas as b-sides ganham clipes, aposto que essa vai ganhar, e capaz de ainda ser dentro do universo fanfiqueiro deles

      Curtido por 1 pessoa

  2. TXT é realmente um grupo adorável. São super carismáticos.
    Infelizmente não tenho uma boa relação com grupos masculinos (não sou muito boa, musicalmente falando, mas sinto que os grupos femininos são mil vezes mais versáteis, carismáticos e tem fandons… menos problemáticos? Isso acabou me afastando dos BG)
    Acho que o único que me atrevo a escutar umas duas ou três músicas é o EXO. E o solo do Wonho.

    Nas cenas em que eles estão dançando com aquelas camisas brancas… eu não consegui desvincular a imagem deles do BTS. (Essas cenas são tão BTS em save me…)

    O MV tá uma obra de arte no quesito estética. (Mas mesmo assim me sinto mais perdida que galinha em tiroteio😁)

    Cara, cê posta com uma frequência, no mínimo, louvável👏👏👏(nem gosto, sabe😁)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu tinha o mesmo bloqueio com boybands, mas esta nova geração e uns posts do GostoMeu e do Palpites Alheios me fizeram mudar de ideia… Se você quer uma indicação, tem uma música MUITO BOA desse ano, que super traz uma vibe sensual de girlgroup:

      Estas cenas lembraram muito do BTS, até a biscoitagem fanservice BL tem o mesmo corte:

      Valeuuu, fico feliz que goste xD Quando tem lançamento novo comentável, eu tento já fazer o post no dia ou no dia seguinte (porque de final de semana eu quase nunca consigo escrever pro blog kk)

      Curtir

  3. Único boy group que gosto e o álbum (imaginei o loona com esse mini e adiionaria voice combinaria muito)
    Tudo aqui nesse album se conecta tão bem que fica fácil digerir e fica ótimo aos ouvidos .

    Curtido por 1 pessoa

    1. Dos meninos atuais, eu acho que eles já se destacam fácil

      (E SIIIM, parando pra pensar Voice se encaixaria PERFEITAMENTE – e seria destaque da tracklist kkk)

      A produção em cima deles tá muito coesa e bonitinha mesmo, tudo tem sentido (menos o clipe, este é fumado mesmo kkk)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s