Black Mamba, aespa: O pior debut do ano está entre nós!

Falam muito da YG e do BlackPink, mas a SM seguiu pelo mesmo caminho ao segurar o debut de seu próximo girlgroup a sete chaves e manter um catálogo feminino mínimo em comparação a qualquer ato masculino. Isto já me fez ter total preguiça do que poderia vir, ainda mais com o conceito de Vocaloids vindo do nada… Enfim, comigo esperando que não ia ser nada demais, temos o debut do novo girlgroup hypado da SM, depois de SEIS ANOS sem debutar nenhum ato feminino:

Que preguiça, sério.

Eu estou me sentindo a própria cobra que elas mencionam, porque, sério, como fã de girlgroup pode ficar pagando tanto pau pra SM depois de repetidas falhas da empresa em entregar algo decente? Black Mamba é a SM procurando emular a modinha de girl crush sem tirar nem por, emulando, ao mesmo tempo o BlackPink e o (g)i-dle, enquanto gasta tubos de orçamento pra trazer um clipe marcante.

O forte da SM sempre foram os visuais, isto não é dúvida, mas, com o passar do tempo, principalmente em relação aos atos femininos, a importância que antes parecia possuir a MÚSICA fica cada vez menor. Até mesmo no começo do Red Velvet, a impressão que tinha era que a empresa tinha um direcionamento sonoro e visual para os grupos, de forma que eles usassem todo o orçamento e apoio estatal que possuem (sim, SM é uma empresa pública) para trazer inovação pro cenário e ditar o que era trend e o que não era.

Com o fim do f(x), os boicotes ao SNSD e a reciclagem descarada de Bad Boy, do Red Velvet, a cada novo comeback, este foco pareceu perder cada vez mais a importância. Se pegarmos os últimos sucessos femininos da SM, eles não soam originais em nenhum momento (talvez Zimzalabim seja, mas os singles do grupo estão sendo bem derivativos nos últimos anos). O debut do aespa vem seguindo esta iniciativa, misturando sintetizadores pesados industriais, que emula e muito as barulheiras do BlackPink e do ITZY, com a batida de inspiração trap do (g)i-dle.

Nem é que a música é ruim ou boa, mas ela é tão ESQUECÍVEL e SEM CARISMA que não faz nenhum um pouco de jus ao hype que a SM tem. Eu vejo qualquer nugu (masculino ou feminino) tentando lançar isto pra milkar views e streams de fãs da modinha mais hardcore que o cenário vem passando. E com a SM perdendo seu fogo no olhar pra lançar tendência, o apelo de seus projetos fica cada vez menor.

De resto, prefiro dar views e streams para um debut que REALMENTE VALE A PENA, conseguindo equilibrar a utilização de várias modinhas (retrô oitentista, looks blackpinkescos e toda uma vibe mais agressiva), com a mesma linguagem visual e praticamente a mesma paleta de cores do aespa… Só que melhor:

DOWNLOAD] AESPA - Black Mamba mp3 - Story Kpop

Considerando todo o hype em cima e todas as promessas futuristas (que na verdade só se mostraram um conceito copiado sem tirar nem por do KDA – até o design das personagens virtuais tá IGUAL – que eclipsará o pioneirismo dos Vocaloids na cabeça a nova geração de capopeiras), Black Mamba é o PIOR DEBUT DO ANO. Talvez aespa ainda tenha potencial, já que todos os debuts da SM são uma bagunça há uns dez anos, mas, para mim é a consolidação de que a SM não merece mais nenhum biscoito ou rasgação de seda. O cenário do k-pop está mudando e a empresa foi de player do jogo a personagem jogável.

Na real, eu só não digo que a SM nem é mais Big3 (que nem a YG), porque o lado masculino dela é realmente muito forte e realmente ainda trás um grande impacto de inovação na indústria…

PS: Eu estou passando por uma nova fase da minha vida em que FINALMENTE comecei a dedicar-me 100% a minha carreira de artista visual (e estudar para o vestibular de Artes Visuais). Ainda não sei como ficará a periodicidade dos posts do blog neste contexto, mas, se você quiser acompanhar e apoiar minhas artes (o que me de deixaria muito feliz 💖 ), meu Instagram tá aqui embaixo ^^

Muito obrigado \o/

16 comentários em “Black Mamba, aespa: O pior debut do ano está entre nós!

  1. Nossa opiniões sendo completos opostos mais uma vez kkkkk eu por minha vez gostei bastante de Black Mamba, achei que a SM conseguiu encontrar um meio termo entre o que o BlackPink e o Itzy entregam (mesmo que eu ADORE as músicas do Itzy). Eu já meio que esperava seguir essa linha de pensamento, no fim do dia… eu só acho a SM uma empresa completamente merda na administração dos ggs dela em todos os pontos, o que é bem triste visto que fx morreu por falta de gerenciamento e provavelmente o mesmo rola com Red Velvet já que eles não querem chutar a Irene logo (e os fãs coreanos tão comendo o toco dela). Essa parte que me deixa ://

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acho que depois das perdas significativas do F(x) e do Girls’Generation, a SM vai evitar perder o Red Velvet. Mas é esperar e ver oq receberemos (Até pq as 5 do Girls’Generation ficaram lá, oq metade da fanbase jurou ao menos que a Yoona ia sair. Para ela ter ficado, a SM teve que ceder e mto, fará o mesmo com o Red Velvet)

      Curtido por 2 pessoas

      1. E também não sei se seria justo demitir a Irene. Sim, o que ela fez foi péssimo, mas ela já pediu desculpas, e não é como se ela tivesse batido na pessoa, feito ela ser demitida ou algo mais grave.

        Os netizens precisam aprender que idols também erram (assim como os próprios netizens frequentemente erram, muitas vezes com consequências mais graves como vimos no caso da Sulli), e que dependendo do erro, um pedido de desculpas e algum castigo interno já são mais que suficientes; não precisam cancelar a pessoa pro resto da vida.

        Curtido por 2 pessoas

      2. Talvez seja algo mais sutil do que o fim do grupo… Taeyeon e YoonA devem estar na empresa com altas regalias considerando a força que os nomes delas tem… Mas, por outro lado, a Tiffany foi colocada pra escanteio sem pensar duas vezes… Acho que o grupo pode acabar se separando, mas vai depender muito do apelo comercial de cada uma das cinco e se elas querem ou não agir unidas pro grupo continuar (ainda mais depois do precedende que o T-Ara trouxe recentemente).

        Curtido por 1 pessoa

      3. Para mim, a Tiff saiu pq enrolaram em dar um outro solo a ela, assim como a Seohyun, que tinha dito que Don’t Say No teria uma segunda parte. Se eles tivesse seguido como fizeram com o EXO (Deu um espirro, alguém lança um EP), acho que teriam segurado as duas, mas nem entremos no quesito má administração e preconceito. Até pq assim que a HyO começou a produzir músicas, tbm não deixaram a mulher sair da empresa pq não são doidos em perder produtores (Sendo eles fantasmas ou não)

        Curtido por 1 pessoa

  2. “Isto já me fez ter total preguiça do que poderia vir, ainda mais com o conceito de Vocaloids vindo do nada”

    Bom, no fim o conceito de Vocaloids SEQUER FOI USADO… as “avatares” aparecem por dois segundos, mudas, e é isso.

    Concordo que foi um debut bem abaixo do esperado. Talvez porque a SM criou MUITA expectativa em cima do grupo, talvez porque a sonoridade genérica dele não faz sentido numa agência que criou as multifacetadas SNSD, as extremamente alternativas f(x) e as levemente indies Red Velvet. Uma pena.

    Obs.: sobre a parte dos visuais, é a SM que se destacava nessa área? Lembro de ter lido em algum blog que o foco dela era na capacidade vocal das idols, enquanto a JYP punha mais ênfase no visual, e a YG eu confesso que não lembro qual era o foco (um meio termo entre as outras duas, talvez?).

    Obs.2: em relação a debuts que valem a pena, além das STAYC, vale a pena conferir as BlingBling (hahahahaha, esse nome!!), que é uma excelente mistura de k-pop com Kondzilla… se traduzir a letra pro português, a Lexa poderia cantar a música e ninguém estranharia.

    Curtido por 2 pessoas

    1. A sua descrição de cada um dos grupos da SM foi MUITO CERTEIRA!! Acho que é meio assim também…

      Na real, depois de todo o conceito do EXO que foi esquecido rapidinho, acho que este rolê das ae vai ser algo mais autorreferencial do que qualquer outra coisa. E elas serem mudas é por um lado ótimo (porque, pelo amor de deus, ia ficar bizarro nas mãos deles) e péssimo (porque mostra o quão preguiçoso é tudo isso).

      Obs: Eu disse visual mas na questão de clipes. Por mais que a JYP foque em visuals, os clipes da SM sempre parecem ser os mais bem produzidos (acho que a ênfase da YG seria no carisma mesmo, há umas décadas atrás kkk)

      Obs2: acabei de ouvir o BlingBling e foi uma sensação ESTRANHA kkk Vamos ver se irei me acostumar kk

      Curtir

  3. Eu tive a mesma visão,só que não vou destruir uma expectativa mínima nelas ,pelo simples fator todo 1 comeback dos grupos da SM dá certo .
    Mas de debut nesse amo continua sendo
    1-Stayc
    2-Blackswan
    3-Weeekly
    4-O funkão ruim mas bom do Bling Bling

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu só colocaria as nugus do trot Byulzzo em 4, mas de resto concordo (só espero que elas deem uma melhorada mesmo, porque se continuarem nesse estilo, os ggs da BigHit no ano que vem vão ENGOLIR a SM fácil fácil)

      Curtir

  4. Eu não sabia desse debut, que tava planejado faz um tempão. Daí, dou de cara com o posto do louco da SM falando sobre o Aespa como se fosse uma enorme inovação.
    Pelo jeito que ele falou, já não criei tanta expectativa pro negócio (tanto que só soube do debut agr pelo post😁)

    É mais um clipe no mar de milhares que tacam takes na sua cara, mostranto o investimento bizarro naquilo.
    A música… parece tanto com o G-idle. Aquela parte em que o olho da garota escurece e ela aparece sentada em um trono ou algo do tipo, com alguma coisa sendo sussurrada alí… é tão Oh my god e Lion que até desanimou.
    Até o visual delas não é tão marcante, e eu não culpo elas.
    Espero de verdade que essa história de personagens 3d não atrapalhe tanto a administração das meninas (já que elas mal apareceram, né)

    Curtido por 1 pessoa

    1. O Lee Soo Man fala toda hora sobre inovação e tudo mais, só que sempre é mais do mesmo (até porque a SM não debuta girlgroups nunca). E, meu, de fato, nem ELAS PRÓPRIAS aparecem no clipe direito… Teve várias fotos circulando e o debut em si, mas eu nem lembro da cara das integrantes (e olha que são só quatro)

      Curtir

  5. “para mim é a consolidação de que a SM não merece mais nenhum biscoito ou rasgação de seda. O cenário do k-pop está mudando e a empresa foi de player do jogo a personagem jogável.” Apesar de ter concordado com tudo essa frase aqui é o que pensei assim que vi sobre os teaser desse grupo.
    Sinceramente, é bastante sem sal e tão sem graça. Não tem nada marcante, nem na música, nem no mv_ que parece bastante confuso e colorido até demais em alguns momentos, para mim_ e nas integrantes. É como se fosse um grupo nugu fosse lançar isso, tira o selo da sm não teria metade desse hype. Nem me animo para o resto, porque depois de NCT_ sorry, acho eles ruim_ SuperM, as últimas músicas mornas do RV, o último comeback do Taemin, ja era pra ligar um pisca alerta.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Enquanto isso, no loonaverso…

    Não é uma megaprodução, mas tá bem acima do que outros grupos de k-pop costumam entregar quando lançam um “presente para os fãs”.

    Botar o foco do MV na coreografia nos trechos instrumentais foi uma boa decisão.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aiai, fico feliz que Star tenha ganhado um clipe, porque a música só me conquistou MESMO depois que vi elas performando… É hipnótico e tão alinhado com o que se espera de uma sonoridade do LOONA que não tem do que se reclamar

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s