Mmmh, Kai: JoJo, Justin Bieber e gemidos, MUITOS gemidos…

Depois dos últimos dois péssimos lançamentos super hypados do último mês, o Aquário Hipster foi para um retiro sonoro, onde só ouviu hinos e usou bastante cotonete pra se preparar pros próximos lançamentos coreanos antes do vortex de natal. Eis que Kai “finalmente” teve seu debut solo para ficar sensualizando sem precisar dividir screentime, então pareceu um bom momento pra finalmente voltar a escrever aqui…

Falando sério, estas últimas duas semanas tem sido bem caóticas quanto a organização de tempo e se acalmar com expectativas num geral, então fiquei postergando escrever pro blog (eu nem vi os lançamentos da semana passada, pra você ter uma noção). Mas, por mais que preguiça/receio bata, não vou sumir tão fácil dessa vez não. E estou SUPER ANSIOSO pra organizar meu top 2020 (inclusive, aceito sugestões, principalmente do 1º semestre, que dormi pra boa parte do k-pop).

Sobre o gemido aí em cima, acredito que a SM tomou uma decisão que foi a mais acertada em quesitos mercadológicos para o EXO se manter relevante em seus solos, ainda mais com o projeto SM Universe (parece nome de coisa da DC kkk) e o SuperM mirando no ocidente: focar no estilo de um dos maiores atos masculinos dos EUA, o fucking Justin Bieber. O Baekhyun já fez isto este ano e agora é a vez do Kai, com a mesma lógica por trás do “R&B não-pop” (haha) do Justin, juntando elementos de trap e de R&B a partir de uma base mais lo-fi e mínima. Isto funcionaria bem para algum ato mais pedante conceitual ou algum integrante do EXO que não tivesse tanto sexy appeal como o Kai (como acontece com o Sehun e o Chanyeol), mas ver isto como o DEBUT SOLO de quem poderia ser o novo solista masculino da geração (ainda mais agora que o Taemin vai pro exército) é meio decepcionante.

Não que o Kai precisasse flertar com a sonoridade mais Michael Jackson do Taemin (até porque a própria sonoridade mais antiga do ShiNee lembrava esta vibe de new jack swing do MJ), mas poderiam ter colocado algo um pouco mais ousado e com mais pulso, afinal, pelo menos do lado das gays, tinha-se uma grande expectativa pra este ser um daqueles lançamentos que fura a bolha da preguiça de lançamentos de boybands. Assim como no debut do aespa, é a SM deixando de se player pra virar personagem jogável.

Se a música é fraca e derivativa, os visuais são… Nada demais.

Ok, eu entendo que eles gastaram bastante orçamento pra dar uma profundidade pro projeto e fazer o universo acontecer, mas, olha, não adianta fazer isso se todo o apelo do Kai é justamente o sexy e O NOME DA MÚSICA É UM GEMIDO. Não adianta querer tiram profundidade de algo assim. Se tivessem sido mais criativos na letra e no título (como na b-side que vou falar logo mais), talvez soasse mais apropriado, mas, assim, fica só deslocado…

Apesar da coreografia ser bem safada e apelar tanto quanto o lançamento do Wonho e a Britney Taemin Spears, os looks e o cabelo do Kai estão bem sofríveis… E não é culpa do mullet, porque a Miley Cyrus tá aí arrasando este ano com um mullet LOIRO PLATINADO e entregando uma das suas melhores eras visualmente (e sonoramente também, mas isto é outra história). O melhor look de longe foi a referência a um personagem do JoJo (como tá na imagem que ilustra o post), um dos mafiosos de caráter pretensamente homoerótico da Parte 5, que eu não manjo muita coisa, porque ainda estou no começo da Parte 4. Mas de resto eu preferi os visuais em que ele estava COMPLETAMENTE VESTIDO (!!!!) do que aquela roupa de balé estranha que apareceu na ponte.

Não adianta fazer biscoito, precisa fazer direito…

A única b-side que me marcou o suficiente para eu tentar ouvir de fone de ouvido (porque ouvi o mini enquanto lavava a louça) foi Ride or Die, o número psicodélico e levemente eletrônico (no nível de coisas do LOONA), cheio de texturas maravilhosas e uma explosão assustadora na ponte, onde Kai fala que é um fantasma seduzindo uma pobre pessoa a abandonar seu corpo e acompanhá-lo (e teoria com uma letra dessas as pessoas não fazem né, vai entender…)

KAI (EXO) - KAI (开) (1st Mini Album) : kpop

Eu sinto que estou falando isto a todo lançamento da SM, mas o debut solo do Kai é mais uma prova do quanto a empresa desistiu de ousar e está indo para caminhos mais economicamente viáveis e garantidos. Mmmh vai funcionar dentro de uma fanbase mais mainstream e ocidentalizada, e é isto o que a SM está planejando. Quanto a nós, pobres mortais, que nos consideramos hipsters o suficiente para esperar algo um pouquinho menos derivativo, ficamos chupando o dedo mesmo. Eu até poderia dizer que no futuro o Kai poderia trazer mais inventividade, mas, no fim, acho que a única pessoa que ainda dá um ânimo de ver coisa nova e inventiva é a BoA mesmo…

PS: Poetic Narrator vai lançar full album e vai arrasar as músicas de cafeteria logo mais xD!!!!

PSS: Estou planejando organizar o Fundo do Mar de Novembro até o final da semana e aproveitar pra soltar uns posts solos dos últimos lançamentos até lá… Vamos ver se consigo kkk

PSSS: Eu estou passando por uma nova fase da minha vida em que FINALMENTE comecei a dedicar-me 100% a minha carreira de artista visual (e estudar para o vestibular de Artes Visuais). Ainda não sei como ficará a periodicidade dos posts do blog neste contexto, mas, se você quiser acompanhar e apoiar minhas artes (o que me de deixaria muito feliz ) é só dar uma conferida no meu Instagram ^^ Obrigado xD

5 comentários em “Mmmh, Kai: JoJo, Justin Bieber e gemidos, MUITOS gemidos…

  1. ou seja, para o aquariano hipster a arte NECESSARIAMENTE precisa atender a seus ideiais de “não-futilidade”, e precisa, NECESSARIAMENTE ser p r o f u n d a. esse é o mesmo caminho de críticos ao funk. ou seja, existe REGRA por estado de ser da arte. o Kai é, mesmo que inserido num contexto de indústria, aindann ser humano com vontades e, minimamente, poder de voz. esse é o trabalho DELE. digno de choro de gratidão por parte dele. então, assim… como diria um professor meu “é a sua opinião, sabe, mas tá errada.”

    Curtir

  2. Eu ainda dei uma chance, mesmo esperando uma bomba por conta do visual horroroso neon e mullet_ sério, acho que a única pessoa que combinou foi a Miley mesmo, não lembro de outro artista que tenha ficado aceitável_
    Mas não achei uma grande bomba e nem essas coisas, na verdade parece que a sm colocou um freio de mão e como tu bem pontuou_ surfou na mesma onda que todo mundo e tá tudo bem_ o que achei engraçado é que o Kai sempre foi vendido como um ótimo dançarino a nível quase de Taemin e tals, mas os cenários e os efeitos jogados em tela quase não deu pra reparar na dança dele, o único que lembro de cabeça é aquele com as mulheres de branco e ele de preto na frente. De resto, ta tudo bem mais ou menos e sinto muito, mas não me acostumei com o vocal dele nessa faixa não. Sorry.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Não sabia q o Kai ia debutar (novidade…) mas de cara pensei que ia sair um single arrasador de corações. Até que curti a música, já que n costumo escutar atos masculinos tudo pra mim é novidade.
    Os visuais são horrendos, pelo amor de Deus kkkkk. O cara emana uma aura sexy por si só, daí me vem a SM e coloca aquele roupinha preta… pelo menos a coreo é boa demais (essa sim ajudou no sexy appeal do bonito)

    Animadíssima pelo top 2020, aguardo com meus otimos fones de 10 reais para usufruir da sessão de pérolas.

    Em relação ao tempo, te entendo… o vestibular tá batendo na minha porta e tô uma pilha de nervos com tudo isso (sem nem que faculdade fazer)
    Seu blog me ajuda a relaxar e dar uma animada (além de me informar, porque se dependesse de mim…) e mesmo que você não possa tá postando com frequência, fico revisitando posts antigos.
    (Até queria recomendar umas músicas, mas tbm não andei acompanhando muita coisa do início do ano😅)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s