Don’t Call Me, SHINee: “Não ligue” pro single…

…SHINee is back, babe!!!! Depois da comemoração de dez anos, com a ida do Onew, do Key e do Minho para o exército, as chances do SHINee voltar pareciam pequenas, ainda mais com a ida do Taemin para o exército programada para este ano. Bem, a SM foi safadinha e deixou os cronogramas bem alinhados para termos um comeback dos quatro no curto intervalo (menos de seis meses!!), entre a saída de três do exército e a entrada do Taemin, superando novamente a vitalidade do grupo (que se aproxima de um nível TVXQ, SuJu e BEG de duração…). Como será que eles vão se sair depois de três anos longe da indústria enquanto grupo?

Até que… ok?

Don’t Call Me, assim como I’m Not Cool da HyunA, é a aposta de um ato mais velho em algo mais trend, o que não é uma surpresa, considerando o receio do público coreano ter perdido o interesse no grupo com o passar do tempo. A faixa segue os maneirismos atuais do trap e dos sintetizadores mais pesados, no clima meio hip-hop meio industrial que acompanha 90% das boybands ativas hoje.

É perceptível que tentaram criar algo menos derivativo pro grupo nos versos e manter algo BEM modinha para o refrão. A faixa intercala um instrumental mais funky que vai lentamente ganhando elementos de trap até o refrão repetitivo em coro bem Stray Kids (a ponte é muito o que eu esperaria do Stray Kids, minha deusa kkk). Isto diferencia a faixa um pouco do resto e lembra um pouquinho que é o SHINee e não os próximos EXO-wannabes. O que, considerando o contexto, até que é algo bom.

Parece estranho o SHINee se render tanto a modinha assim, mas a durabilidade do grupo se deu justamente por esta habilidade camaleônica, desde o debut. Eles bateram ponto em praticamente todas as modinhas masculinas (tendo inclusive, sendo os pioneiros em algumas, como o house em View), então, apesar de esperarmos um pouco mais de inovação como single, nem chega a ser algo tão nada a ver para o grupo.

O clipe é aquela confusão visualmente bonita bem característica dos atos da SM. Não chega a fazer muito sentido com a letra da faixa nem com os teasers super legais, o que, na minha opinião, é meio desperdício de um ótimo conceito visual. MAS PORÉM CONTUDO ENTRETANTO TODAVIA, o SHINee ainda é o grupo masculino mais fashionista do cenário, com escolhas de figurino que ainda conseguem ter seu impacto e soar diferente do que os grupos costumam apresentar.

Em Don’t Call Me, principalmente nas roupas do Key, que é o mais estiloso e o que construiu toda uma carreira envolvendo ditar a high-fashion afrontosa no meio idol (ele é o segundo idol masculino com estilo mais copiado e elogiado pela crítica, só ficando atrás do G-Dragon). O chapéu de penas foi algo bem WHAAT? que chamou bastante a minha atenção, até me lembrou das doideras que eles usavam na época do Lucifer, e o figurino vermelho da ponte pareceu uma mistura bem equilibrada da onda de roupas mais largas com as cores mais saturadas que estão dominando o Pinterest e o Instagram.

Agora, se o single traz uma reação meio meh, o álbum… Ai ai, o álbum!!! Com nove músicas, temos uma variação de estilos sensacional, entregando muito do que se espera do SHINee em termos de ritmos (como coisas mais funky e R&Bs super afinados) assim como inovando um pouco no meio do caminho. Só consegui escutar uma vez até agora, mas já vai entrar pra lista de Albums Reviews que quero fazer 😅 (se tudo der certo, começo a escrever uma esta semana).

Resultado de imagem para shinee don't call me

Don’t Call Me não é impactante como eu esperava, mas ainda sim me deixou bem alegre e contente, de tanto que eu estava ansioso por este comeback (e de como eu estava precisando de uma distração entre um dia e outro do vestibular 😅). Seguir nesta onda mais comum é um jeito dos grupos mais antigos não acabarem flopando e, se isto permitir que eles continuem (ainda mais com b-sides gostosas de ouvir e conceitos visuais de photoshoots MARAVILHOSOS), não vou reclamar.

12 comentários em “Don’t Call Me, SHINee: “Não ligue” pro single…

  1. Você falou tudo! Tem uma galera dizendo que isso não é SHINee, que foi um DESGOSTO esse single, mas pelo amorrr, mesmo com uma demo do SuperM eles fizeram MUITO por nós (sem falar que nem só de funky e r&b eles viveram esse tempo todo, errr). Essa tática de grupos mais antigos pegarem algo mais trend para se manterem no topo é realmente a melhor escolha, ainda mais que o grupo ficou DOIS ANOS e pouquinho sem lançar nada, né. É exatamente o que você disse: se para não caírem no flop isso signifique seguir modinhas, eu dou o maior apoio (sorte que gostei desse single ☠️)! Até porque o resto do álbum está uma DELÍCIA, extremamente coeso e redondinho, definitivamente um dos melhores da discografia deles, então enquanto eles continuarem nos entregando faixas excelentes, quem sou eu para reclamar? Dito tudo isso: MINHO GOSTOSO MESMO COM O CABELO HORROROSO QUE T*!!!!!!!!

    P.S.: a sm não seria TÃO burra a ponto de desperdiçar todas aquelas imagens e estéticas retrô incríveis que vimos nos teasers, então acho que vão usá-las para o mv da b-side (Heart Attack)…. Isto é, se tiver um, né! Mas torcendo aqui 🙇‍♀️

    Curtido por 2 pessoas

    1. DE FATOO, acho que o álbum compete muito com o 1 of 1 (acho um dos mais redondinhos deles) como o melhor 😆 (que bom que curtiu o single, pelo menos não vai ter que pular na hora de escutar o álbum kkkk)

      Sobre o Minho, eu não poderia ter dito melhor

      PS: Ai, ia ser legal mesmo se tivesse um mv… Mas eles sempre voltam com repack, então capaz de só jogarem o conceito fora mesmo :/ Vamos torcer pra desta vez ser diferente

      Curtir

  2. Eu sou do grupo que achei uma decepção esse comeback!! Eu entendo todo esse rolê do seu texto, de passar pelas modinhas, de se manterem relevantes, inovação e etc. Mas pra quem está dentro do kpop há algum tempo e escuta muito boy group, essa música tá muito genérica, e não chega nem perto do nível do que o Shinee pode fazer. Então é meio difícil pra mim querer ouvir essa música novamente.

    Porém eu falei aos 4 cantos que se essa música fosse do Stray Kids eu teria gostado 🤭🤭

    Minha preferida do álbum foi Body Rithm, e as outras músicas também estão boas, o vocal do Shinee continua impecável!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu comecei a escutar o álbum simplesmente pulando o single kkkk

      Mas é, provavelmente se fosse o Stray Kids eu ia gostar mais também… Acho que é uma questão de hype e estilo, tipo, o ShiNee fazendo isso fica claro que é pra seguir a modinha, enquanto que o Stray Kids faz isso desde o pré-debut

      Ai, eu nem sei dizer qual é a minha preferida ainda kkkk Por enquanto curti muito Marry You, Kiss Kiss e Body Rythm… vamos ver como estarão meus gostos na hora que escrever uma Album Review kk

      Curtir

  3. Sou outra fã que odiou esse lançamento deles. Mesmo que eles surfem em algumas modinhas, eles sempre deram um toque e estilo visual único aos meninos do Shinee. Ok, os grupos tem que se manterem modernos e chamar a atenção de pessoas novas_ eles subiram nos charts com isso aí_ mas minha nossa…
    Essa música parece do NCT, com a mistura de cenário deles e do Exo. Até uma roupa que eles usam parece reaproveitado do que o Kai usou no solo de gemido dele.
    Ao menos o álbum em si salva um pouco é bom e Code existe. Porque minha nossa, que tristeza.
    PS. Tô até com medo de vir um comeback do Yunho e Changmin e ver a sm jogar uma dessas pro os dois. Ou 2pm que estão dizendo que vem em abril ou maio. se o Shinee que não era de ser modinha e era o diferencial no mar de boygroups, imaginando esses dois. Já vou até me preparar

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não duvido a SM ir distribuindo essas demos a rodo que nem fez com as demos house do LDN Noise em 2016-2017… Até porque falaram que esta música era pra ser da BoA!!! Imagina a BoA lançando esse troço?? Ia ficar triste…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s