Fireworks, ATEEZ: Em um mundo caótico, escolhi trap ao invés de voguing

Um post solo pro ATEEZ aqui no blog já é estranho… Quem dirá depois do Rain soltar uma demo de Seulrene/Chung Ha no mesmo dia! Não achei que a pauta do dia iam ser os machos emuladores de BTS e EXO, mas, né, o raio heterificador do Rain estragou uma faixa que tinha tudo pra ser um destaque da semana

Eu tenho UMA música do ATEEZ que curti por um período considerável de tempo. Eu acho incrível como eles conseguiram virar um grupo mais agradável de se ouvir, jogando o passado dos reis piratas para a zona do esquecimento, mas ainda sim, eles soam genéricos demais para algo da discografia deles ficar na minha cabeça. Agora que eles vão entrar no Kingdom, é a chance de eles acharem alguma identidade mais própria (como aconteceu com o Golden Child e está acontecendo com o ONF e o TOO depois do Road to Kingdom) e, talvez, Fireworks (I’m the One) seja um passo neste caminho.

A faixa possui vários maneirismos que fizeram sucesso em lançamentos de boybands dos últimos anos: a estética de Mad Max, o trap, a pseudo-profundidade do negócio, o pós-refrão com clima de fanfarra, o integrante de cropped e etc… Sozinhas estas coisas ficam derivativas se não tem o mínimo de ousadia no clipe ou na melodia, mas, apresentar todas juntas… Acho que é algo que eu nunca vi.

A faixa começa com aquele tipo de trap-infused de raps lentos cheios de autotune com tentativas pífias de tentar soar sexy sem rebolar, aí vem um crescendo com batidas mais fortes e rap de voz forçada e desembocamos num refrão bem comum para as faixas que estão na onda do trap… Só que vem a parte da fanfarra de sintetizadores, tão barulhenta e incômoda, mas ao mesmo tempo tão tosqueira e incomum pros lançamentos atuais, que a música deixa de ser uma nota vermelha e passa a tirar a nota mínima pra passar.

Não é que Fireworks seja boa pra mim. Mas ela é uma boa TENTATIVA. Juntar vários elementos que vimos no EXO e no BTS nos últimos anos pra ver se cola é legal, porque eles não estão pegando uma era específica (como a de Tempo ou a de IDOL), mas juntando tudo. E isto merece uns pontinhos (e tem um carinha de cropped E cabelo rosa pra um pouquinho de eye candy).

Como o grupo sobreviveu ao momento estalar de dedos do Thanos da Spotify e da Kakao M, dei uma chance ao EP pra preencher o parágrafo aqui mesmo (e ver se teria algo mais memorável entre as b-sides). E TEM!!! Take Me Home é uma viagem retrô de sintetizadores e gritinhos iguais aos de Dilemma, do Nelly. A faixa lembra uma viagem espacial de um filme ruim dos anos oitenta que adolescentes de hoje devem aclamar, cheia de atmosfera e diferentes camadas de vocais e de sintetizadores conforme sua duração corre. E, quando você acha que não tem como mais impressionado pelas explosões de retrô oitentista IN YOUR FACE, eles entregam uma outro moldada em SAXOFONE. SAXOFONE!!! Sério, perfeito. Me sinto assistindo o final de um episódio de Cowboy Bebop ou de Galaxy Express 999. Como tem versão inglês no EP dessa música, provavelmente, é a que vai ter um clipe (o ATEEZ sempre lança dois clipes por EP), o que vai ser ÓTIMO, porque a faixa merece.

De resto é tudo bem esquecível/ruim, mas pelo menos Celebrate é agradável (não que eu vá lembrar dela daqui alguns minutos, mas ok…)

ATEEZ - ZERO : FEVER Part.2 Lyrics and Tracklist | Genius

ATEEZ ainda não conseguiu sair da sombra de ser um emulador de boybands de primeiro escalão, mas acredito que o direcionamento por trás do grupo está dando um passo na direção certa. Ainda não entrou no meu gosto pelo single, mas considerando a ótima b-side escondida neste lançamento, não é difícil eles começarem a entregar faixas que realmente consigam destacá-los com algum tipo de individualidade ou diferencial em comparação com as outras boybands.

Mas que eu ainda tô chocado que preferi falar do megazord de modinhas deles do que do single de voguing do Rain…

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

4 comentários em “Fireworks, ATEEZ: Em um mundo caótico, escolhi trap ao invés de voguing

  1. Putz não pega do canal da Stone não HDDHCHHC não contabiliza view 🤡

    Sou suspeita pq faço parte do atiny ajdjskdk adorei fireworks e tava bem ansiosa pra esse cb (na real quero saber aonde eles enfiaram a primeira foto do teaser que era toda florida tropical)

    eu gostei de como a música começa algo, vira outro e por mais que as batidas sejam óbvias é aquela música carro chefe que funciona bem

    mas a minha favorita de LONGE é Take me home. Infelizmente não vai ter clipe (acho bem dificil). tipo, o ateez alterna entre 2 mv, 1 mv. eles abrem votação pro fandom escolher qual será a primeira title a ser promovida. no caso desse cb não teve votação, entao provavelmente só terá esse clipe mesmo. To torcendo pra pelo menos ter stage

    e olha o conceito pirata continua kkkkj eles tem uma história complexa com viagem no tempo e etc com alteregos e tudo mais. Sou do time que ficou traumatizada com 2NE1 e bts por fazerem história e teorais e lagar tudo bo churrasco? sim, mas com o ateez (pelo menos até agora) ta indo tudo certinho.

    ah e parabéns pelo blog ♥️ djdjsk me achei ele do nada e me divirto lendo as coisas/vendo pontos que não necessariamente concordo/não pensei.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai mancada minha 🤦🏻‍♂️🤦🏽‍♂️ Se colocar o da KQ Entertaiment conta?? N achei um canal do youtube só deles 🤔

      Kkkk Fico feliz que tenha curtido o post mesmo ele gongando um pouco a música e o grupo 😅

      Ah sério que provavelmente não terá clipe? Tristeza kk Podia ter stage mesmo, depois do ONF não me decepcionar dando um stage pra The Realist, tenho fé kk

      Que bom que o conceito continua com qualidade (porque eu era orbit e o LOONA me decepcionou bastante com o passar do tempo)!!

      Muito obrigado por ler e comentar 💖 Fico feliz que o blog traga um pouquinho de diversão e insights pra vc xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s