Fundo do Mar (14/03): Nugus, nugus e mais nugus (feat. Soyou e Lee Hyori)

E chegamos ao Fundo do Mar da semana passada! Com nada muito impactante a não ser os sucessivos Perfect All Kills do Brave Girls e o solo da Rosé, o que será que a nugulândia guardou para nós?

Moon Rider, BDC

BDC, acrônimo para Boys Da Capo, é um trio da Brand New Music (mesma empresa do AB6IX). Olha, deu pra entender porque o comeback de Daehwi e seus Migos foi meio médio, porque a demo BOA foi para os mais novinhos da empresa. Moon Rider é um comeback TÃO REDONDINHO, o dance-pop simples, dramático e gostosíssimo, o clipe cheio de referências criativas à lua, o passinho do refrão que faz referência ao nome da música… Sinceramente, eu só não fiz um post solo pra eles porque fiquei com receio de pouca gente dar oportunidade, porque o comeback realmente foi muito bem feitinho e a música ficou ótima.

Spit It Out, MAJORS

Ressuscitadas do antigo ANS (que era uma das grandes promessas da nugulândia ano passado e acabou perdido em mal gerenciamento e polêmica de bullying). É, no mínimo, estranho reaproveitarem uma integrante do ANS depois da própria empresa impedir que o grupo como um todo continuasse (e SEIS das OITO integrantes saírem da empresa), mas Spit It Out tem um instrumental gostosinho demais para ser simplesmente ignorada. A faixa tem uns sintetizadores leves que criam um crescendo bem legal pro refrão que foca no que realmente chama atenção (a flauta processada que permeia toda a faixa). Acho que é uma das poucas vezes que um refrão sem vocais fica legal (não INCRÍVEL LACRADOR MARAVILHOSO, mas legalzinho).

Seoul, Ghost9

Este é um daqueles nugus que acho que já comentei aqui, mas eles são tão impactantes que nem tenho certeza. A cinematografia do clipe está surpreendentemente bonita para um grupo lá do 10° escalão. Uma pena que os versos tem sintetizadores agudos DEMAIS com raps que forçam DEMAIS a barra as always, porque o refrão até que ficou legal.

Elegante, AZER

Desafiando a experiência dentro da indústria capopeira, AZER é um projeto da Universidade de Howon, que criou um departamento de K-pop e um curso de graduação focado no estudo da indústria e na inserção dos alunos nesse mercado de trabalho de uma forma mais saudável que o sistema trainee. Comandado pela Shin Yeon Ah, ex-integrante do BIGMAMA, o projeto trouxe alunas do 1º ano do curso de graduação em um grupo feito como um projeto universitário. A ideia é muito legal e promete muito dentro de um contexto tão tóxico quanto a exploração de adolescentes/crianças nos anos de treinamento pré-debut. Como o Dougie disse no post dele sobre (inclusive peguei a mesma música que ele pro link do BIGMAMA porque ela é MUITO BOA e tem uns vocais ÓTIMOS), é uma oportunidade incrível de repensar o sistema e trazer a experiência sem a necessidade e pressão de estourar um hit a qualquer custo.

A faixa em si é um latin-pop meio genérico, como o próprio título sugere, e sem muitas variações de tempo e ritmo, mas, pelo menos pra mim, ganha novas camadas e mais replay factor por conta do contexto. Vamos ver como a universidade vai se sair nesta proposta.

Goodnight MY LOVE, Soyou

Por indicação da Rafa do AYO GG, temos aqui o próximo movimento da inesperada carreira solo da Soyou, que já conta com um single de gostosona, uma parceria com o Key e com o IZ*ONE, e, agora, com um tema de dorama que não é bem tema de dorama.

A faixa, escrita por ninguém menos que Lee Hyori, é um lançamento profundo e motivacional de uma forma bem reconfortante e incomum. Na faixa, Soyou tenta dar forças para seu interlocutor, procurando acalentá-lo antes de dormir depois de um dia comum que é particularmente difícil. O clipe traz uma estória para a faixa, com duas personagens que sonham em ser atores, apesar de estarem profissionalmente bem distantes disto (o cara trabalha num petshop/aquário e a mulher é dona de casa). Foi uma cinematografia incrível e um cuidado surpreendente para lançar apenas UMA FAIXA (algo que eu não vejo há bastante tempo no k-pop), que vale mais pela mensagem do que pela sonoridade acústica em si.

É incrível o quanto o post fica mais curto e leve se não deixa acumular né? kkkk Curiosamente, acredito que o contexto das faixas se destacaram mais do que elas em si. A única que me vejo escutando com o passar do tempo é Moon Rider, mas Goodnight MY LOVE, Elegante e Spit It Out podem conseguir um destaque se eu deixar jogado na playlist de 2021 e o aleatório resolver tocar estas faixas repetidamente…

Nesta semana, por sua vez, temos k-pop sendo BEM k-pop com trocentos lançamentos minimamente relevantes hoje (WOODZ, Pentagon, Purple Kiss e Ciipher) e na quarta (The Boyz, Mirae, Weeekly e Jessi) pro resto da semana ser vazio. Vou dar uma equilibrada pra distribuir as pautas em posts solos no decorrer da semana, mas acredito que ainda hoje sai um comentário sobre uma das músicas de segunda…

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

5 comentários em “Fundo do Mar (14/03): Nugus, nugus e mais nugus (feat. Soyou e Lee Hyori)

  1. Achei super legal a ideia da universidade, espero que dê um balanço entre tantos grupos parecidos debutando toda hora.
    (Imagina se sai um super hit dessa ideia? É difícil… mas depois das brave girls eu ainda tenho fé em muita coisa kkkkk)

    E que bom que vc tá conseguindo voltar a postar😊
    Tô apostando bastante no weeekly como um aegyo de sucesso (eu gostei delas🙃)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siiim, se teve um girlgroup com certeza deve ter uma boyband (acho que, se forem espertos, vão fazer um esquema rotativo de graduação – combina demais – e talvez, quem quiser, lance algo solo depois, que nem a proposta inicial do After School)

      Valeuu 💖 O Weeekly deu uma decepcionada em mim depois do primeiro comeback delas, mas vamos ver o que vai sair agora, gostei do debut e tenho fé que elas vão crescer bastante ^^

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s