De Luizinho a WOODZ: As várias facetas do novo solista sexy da nação | Águas Passadas 006

Eis que eu estava prestes a comentar sobre o comeback do WOODZ, até porque me pediram pra falar sobre no twitter (então decidi priorizar ele entre os lançamentos de segunda), ATÉ QUE percebi que não tem UMA ÚNICA LINHA no blog falando sobre o cara… Fiquei chocado porque o lançamento dele do ano passado foi um hit pra mim (apesar de eu ter esquecido dele no Top de Final de Ano x.x). Então resolvi compensar escrevendo num post só a trajetória do garoto e como ele foi de Luizinho do Corinthians a futuro discípulo do Taemin como solista masculino no k-pop…

Cho Seung Youn Announces Highly-Anticipated Comeback As WOODZ

Cho Seung-youn é um carinha que, sinceramente, já tentou de TUDO pra conseguir dar certo na indústria. Filho de donos de restaurantes na Coreia e nas Filipinas, o menino já estava acostumado a se mudar frequentemente desde bem pequeno, então, encantado com o futebol brasileiro, ele acabou prestando para entrar no sistema de treinamento do Corinthians e simplesmente PASSOU, terminando o colegial aqui no Pindorama e jogando no time júnior do Corinthians por dois anos, com o apelido de Luizinho. Depois, ainda, procurando aprender inglês, ele viveu um ano nas Filipinas, para estudar na Escola Internacional Reedley.

Todas estas viagens e jet lags acabaram por cobrar do garoto e ele acabou ficando complexado por viver tanto tempo longe de casa. Neste contexto, ele começou a ver os Music Banks da vida e começou a gostar das baladinhas que rolavam por lá. Assim, ele decidiu voltar pra Coreia do Sul e tentar uma carreira na música.

Em terras coreanas, Cho Seung-youn fez não-sei-quantas audições (o Wikipédia diz 50, mas não sei se acredito 🤔) e deu o azar de ser escolhido justamente pela YG entre tantas outras… Depois de treinar por um ano e meio, ele acabou entrando no projeto multinacional, UNIQ, coordenado pela Yuehua Entertaiment (sim, a que gerencia o EVERGLOW e parte do WJSN). Na época (2015), ela ainda era uma empresa chinesa que queria criar uma marca na Coreia e, neste sentido, o grupo procurava combinar um line-up coreano e chinês, no intuito de fazer uma propaganda cruzada da YG na China e da Yuehua na Coreia.

Kpop Fanchants- - EOEO - UNIQ - Wattpad

O grupo acabou ganhando mais enfoque na China do que na Coreia, mas, ainda assim, deu uma amargada no flop porque UM ANO DEPOIS DO DEBUT a China começou os processos de vetar a entrada de k-pop em terras chinesas (principalmente pra eventos) e todo o projeto meio que morreu com todos os integrantes seguindo uma carreira solo. O que, sinceramente, foi a MELHOR coisa que poderia ter acontecido com TODOS os integrantes, já que todos HITARAM em cada uma das carreiras que seguiram:

  • Zhou Yixuan ficou super popular como ator depois de ganhar o reality show All For One em 2019
  • Kim Sung-joo conseguiu um papel de protagonista em 2017 no dorama The Liar and His Lover (aquele que tem a Joy) e conseguiu manter papeis sólidos na TV coreana até começar seu tempo no exército
  • Li Wenhan ganhou o Idol Producer (uma espécie de Produce 101 chinês) em 2019 e debutou novamente como center do grupo UNINE
  • Wang Yibo é ninguém mais ninguém menos que um dos PROTAGONISTAS DE OS INDOMÁVEIS, um dos doramas chineses mais populares dos últimos anos (o poder do BL mesmo que censurado…) e foi listado como a NONA PESSOA MAIS INFLUENTE entre as celebridades chinesas pela Forbes China
  • E o Cho Seung-youn “virou” o WOODZ, como vamos ver a seguir…

Com a implosão não oficializada do grupo, ele criou o coletivo musical M.O.L.A com a Jamie (na época, ainda conhecida como Park Jimin do 15&) e o produtor NATHAN (que, se não me engano, já fez umas b-sides boas pra SM e pro ITZY). Tendo esta pequena bagagem independente, ele tentou entrar no Show Me The Money (o Unpretty Rapstar masculino) e conseguiu entrar na quinta temporada só para ser eliminado durante as primeiras semanas…

Park jimin felicite seungyoun 😍by Mola

Mesmo assim, com os contatos que arranjou, o nosso Luizinho começou a produzir faixas e debutou solo com o pseudônimo Luizy em 2016, conseguindo fazer até uma OST de programa de variedades no processo.

Isto deu um mínimo de exposição pro garoto, que conseguiu algumas participações em composição e produção de músicas, como em duas músicas pro grupo chinês MR-X, b-sides pra unit do Suju Super Junior-D&E e músicas para reality shows, como o The Unit e o Idol Producer (sim, o mesmo que o colega de grupo dele participou). Neste período (que compreende 2017 e começo de 2018) ele começou a trocar seu pseudônimo, voltando a usar o nome de nascença e, depois, passando a utilizar o WOODZ que conhecemos hoje nos créditos de composição.

K-POP] โชซึงยอนและผลงานโซโล่ภายใต้ชื่อ WOODZ และ Luizy - Pantip

Depois destes trabalhos nos bastidores, ele voltou aos próprios holofotes e redebutou como WOODZ em 2018, liderando um time de produção pessoal, TEAM HOW (que inclusive montou um mini-documentário sobre este processo que recebe atualizações até hoje conforme os comebacks do Luizinho), lançando três singles no decorrer do ano. Mas contudo todavia porém, apesar da carreira musical finalmente der dado um passo forte, ele estava sofrendo com depressão na época, tendo, inclusive, quase tirado a própria vida (a música meaningless, o último single que ele lançou no período, contém referências claras a este estado, de acordo com o próprio WOODZ).

Isto o fez sair um pouco dos holofotes e voltar aos bastidores… Até a quarta temporada do Produce 101 começar as audições. Ele entrou no programa como participante, continuando a compor músicas para outros artistas enquanto participava dos desafios, e foi crescendo lentamente no ranking (ele foi considerado o trainee que teve o crescimento mais consistente durante o programa) até conseguir entrar no top 10 no PENÚLTIMO EPISÓDIO e terminar em quinto.

K-pop group X1 disbands after vote-rigging controversy

Só que isto não deu muito certo, né?

Como já ficou notório, pouco depois do debut do X1 (o grupo com os vencedores do Produce 101 dessa temporada), foi revelado que os votos de todas as temporadas do reality show foram manipulados, fazendo os coreanos espumarem de raiva e quererem a cabeça de todos os envolvidos pela fraude (LITERALMENTE… Um dos responsáveis terminou seu tempo de prisão recentemente e os coreanos acharam que a pena dele foi pouca o.o’). O IZ*ONE conseguiu se safar, mas o X1 era recente demais pra arriscar a continuidade do grupo, o que fez eles disbandarem em janeiro de 2020.

Não há como ter certeza, mas imagino que o Luizinho deve ter espumado de raiva depois de acabar em MAIS UM PROJETO que foi pras cucuias e resolveu voltar com a carreira solo novamente, com um direcionamento com mais cara de k-pop mesmo. Resultado: a maravilhosa Love Me Harder, que deu uma estourada na plataforma V LIVE.

Love Me Harder é um equilíbrio perfeito entre o caráter mais indie e filosófico que ele brincou em suas composições com o filtro de k-pop mainstream. O clipe aposta no sexy appeal do garoto, com uma coreografia de movimentos bem sugestivos 👀, mas, ao mesmo tempo, traz uma mensagem profunda (muito bem representada visualmente por sinal) sobre nossos diversos lados e como podemos acabar acabando com nós mesmos ao escondermos o que consideramos ser nosso lado “sombrio” (o Luizinho de preto e mullet). Isto tudo em meio a um dance-pop VICIANTE guiado por uma sequência de assovios leves que permeiam toda a faixa e ganham destaque no refrão, mantendo um clima frenético de perseguição (como o clipe sugere entre o WOODZ bonzinho e o Luizinho do Mal) e aumentando o caráter sexy do negócio (ainda mais depois do sussuro quase gemido que aparece no final do pós-refrão).

X1出身チョ・スンヨン、1stミニアルバム「EQUAL」を本日発売…新たな飛躍への第一歩 - Kstyle

Com o sucesso significativo do single E DO EP (que teve pico no 4º lugar dos charts de álbuns coreanos), ele logo teve um comeback no final do ano que, apesar de não ter o mesmo apelo de Love Me Harder, acabou dar um pouco de tridimensionalidade para a nova persona do garoto (que, querendo ou não, tem um histórico produzindo músicas bem mais profundas do que o que é costume no k-pop): Bump Bump.

Bump deixa o clima sombrio e sexy “taeminesco” para algo mais alegre e upbeat, que referencia visualmente a persona rap debochada que marcou o Zico depois do sucesso de Any Song. A faixa fala sobre um relacionamento difícil (SIIIM!!!), com os “bump bump” podendo significar tanto as batidas do coração quanto o som de socos. É interessante como visualmente ele se reveste de cores mais claras e uma estética mais fofinha pra trazer isto. É quase como uma paródia das músicas românticas masculinas que vemos nos atos masculinos (a faixa parece muito um aegyo de uma boyband de novinhos).

Eu digo que a faixa trouxe um pouco mais de tridimensionalidade para o Luizinho por ela seguir na onda OPOSTA a Love Me Harder (em uns takes nem parece que é a mesma pessoa cantando) e, enquanto artista solo que produz a própria música, é interessante vê-lo brincar com diferentes sonoridades e visuais de uma forma que não sacrifique a música (que é o principal do rolê, vamos lembrar), que conseguiu ser melhor que boa parte dos poucos aegyos masculinos que estamos recebendo nos últimos tempos…

WOODZ - WOOPS! - KKBOX

Com o EP conseguindo um pico no 2º lugar, apesar de vender um pouco menos que o outro, era inevitável que ele mantesse a carreira solo de uma forma mais consistente que todos os seus outros projetos. Só que, diferente do esperado por eu muitos, ao invés de manter a vibe hipster de Bump Bump, Luizinho voltou COM TUDO para o pop sensual em Feel Like

Feel Like é uma faixa ainda mais sensual que Love Me Harder, por ter um caráter bem mais contido e muitos mais versos que são sussurrados em seu ouvido. Porém, ela não cai apenas num R&B ou num dance-pop, como vemos no Taemin e no Wonho, mas tem elementos de… Rock? O pós-refrão com proeminência das guitarras é inesperado e gruda na sua cabeça, trazendo um caráter meio fantasmagórico pra faixa, que é representado visualmente pelo tom escuro do clipe (com uma referência a nós brasileiros pelo “Sinto Como” no letreiro) e pelas próprias caras que bocas sérias que ele faz. Na letra, ele mantêm um clima sensual, numa espécie de dialogo dele com seu interlocutor (ou consigo mesmo, vai saber?) descrevendo sensações de prazer e receio de se perder (até parecido com a vibe que vimos em LOSE) para depois dizer que sente-se da mesma forma.

Eu acredito que entendi agora o direcionamento artístico do Luizinho e sua equipe com este lançamento: no inverno, temos apostas mais dark focadas para o lado sensual, e, no verão, temos coisas mais animadinhas e ligadas a uma tentativa de aegyo. Se for isto mesmo, vai ser MUITO LEGAL, acompanhar as idas e vindas dele entre as dois espectros opostos entre si, e como ele vai evoluindo cada um dos lados…

Genius Romanizations - WOODZ - SET (Romanized) Lyrics and Tracklist | Genius

E é aqui que a história deste carinha tão multifacetado encontra a atualidade. É curioso pensar o quanto estas mudanças de nome e de projeto que o WOODZ passou são bem representativas e identificáveis para muitos de nós (eu mesmo, já fiz técnico pra Construção Civil, me formei em direito e agora tô indo pra Artes Visuais, tendo adotado uns quinhentos pseudônimos diferentes na minha conta artística @.@’). Esta troca de personas mostra muito como alguns de nós vão se reinventando ao longo do caminho, seja por encontrar dificuldades nele ou por não nos identificarmos com o que estamos nos tornando no processo. A trajetória do WOODZ é uma história muito interessante, digna do falecido Biography Channel (apesar de ele ter 24 anos…), e traz bastante inspiração, pelo menos pra mim, da mesma forma que a trajetória da Yukika.

É até curioso porque eu comecei este post meio com preguiça e, agora que eu descobri tudo isto desse cara, é capaz de eu virar stan dele (e acabar escutando as b-sides dos EPs), de tão inspirado que eu fiquei por esta trajetória (e do quanto eu fui me identificado neste processo de mudança de persona).

WOODZ (CHO SEUNGYOUN) Profile, Facts, and TMI

E aí, curtiu esta onda “biografia” no Aquário Hipster? Não era meu plano nem nada fazer algo assim, mas acabou saindo (talvez porque comecei a ler um gibi em que o Pateta é repórter e fiquei “inspirado” por algo neste caráter investigativo? kkk). Se o post for bem, eu posso começar a fazer isto com outras figuras do k-pop ^^

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

9 comentários em “De Luizinho a WOODZ: As várias facetas do novo solista sexy da nação | Águas Passadas 006

  1. Eu hoje: Estudando para faculdade pensando se o post já tinha saido, almoçando pensando se o post já tinha saido, lendo Shiki pensando se o poste já tinha saido, fazendo exercicio pensando se o post tinha saido, respirando enquanto espera post saiar!!!!
    Meus Deus eu estava esperando uma rasgadinha de seda pra Feel Like, não essa retrospectiva do Faustão eu AMEI! Eu comecei a acompanhar o Luizinho quando ele entrou no produce e desde então sou stan dele e sinceramente eu admito muito ele, pois mesmo tendo passado por tantos problemas, ele nunca desistiu e é um ser humano incrivel cheio de energia e animação, eu acompanho as lives dele e as vezes eu fico ” Meu Deus menino o que deram pra você beber ??”
    Mas serio mesmo eu adorei esse post seria legal essa retrospectiva do Faustão com outros idols kkkk você arrasou demais.

    Curtir

  2. Eu fiquei chocado qdo soube que ele já havia sido jogador do Corinthians, as voltas que a terra plana dá hahaha
    Eu gosto das faixas dele, não todas, algumas são BEM genéricas e caem num trap urban que não dialoga com as titles, mas sempre tem uma ou outra que faz um desvio e vc acaba curtindo por ela se destacar perante as demais

    Curtido por 1 pessoa

  3. VAMOS POR PARTES!!!! primeiro que eu amei esse estilo de post, não ficou cansativo e nem nada, li aqui no intervalinho da aula e saí com vontade de desbravar a discografia dele. amo como esses posts saem no improviso né? e outra que eu simplesmente adoro a história do luizinho, antes mesmo de passar a acompanhar kpop eu lembro que teve uma matéria sobre ele no globo esporte talvez?? enfim um desses programas de esporte da tv aberta, sensacional, todo mundo do corinthians tratava o menino com tanto carinho…. será que ele sente saudades daqui? acho que sim, já linkando com feel like e o letreiro em português literal maravilhoso. confesso que não ouvi nada dele desde que ele virou woodz, mas seu post já me deu uma ideia sobre como ele desafia essa coisa de “passei por várias coisas e tá tudo bem, não me arrependo”, afinal ele já fez de tudo, foi jogador, debutou em dois grupos, tentou ser rapper e agora tá produzindo as próprias músicas, e isso dialoga comigo em níveis. por muito tempo eu achei que gostar de várias coisas que não se conectam, ou descobrir um novo gosto todo dia, era muito fútil, queria ser aquelas pessoas que curtem um estilo de música, um tipo de comida, um tipo de filme, sabe? eu sempre me forcei a ter uma mente de exatas, prática, racional, mas ao mesmo tempo minha playlist ia de música clássica a tecnobrega, ouvindo queen e só pra contrariar no mesmo espaço e com a mesma empolgação. hoje eu abandonei 6 anos de sistemas de informação pra me jogar no design gráfico. e tá tudo bem, sabe??? luizinho, woodz, luizy, seungyoun, que seja, esse menino ainda vai desafiar a coreia depois de tanta bagagem cultural nas costas. OBRIGADA PELO POST AFF

    Curtido por 2 pessoas

    1. Ai, que bom que ficou fluído de ler xD!!! Como tem muitos dados, dá um certo receio de colocar coisa demais e o texto ficar truncado x.x Siiim, você começa a escrever, pesquisar e BUUM, quando percebe já quer acabar um post grandão kkkk

      Talvez ela tenha sim, senão não faria sentido o Sinto Como no clipe (só de ele ter passado por aqui os brasileiros já o consideram brasileiro kkk É algo legal de ver)

      Nossa sei bem como é… :/ Eu passei um pouco por isto, desde a cultura otaku quando eu era pré-adolescente, k-pop e vocaloid na adolescência e toda a facul de direito que veio depois…

      Não sabia que vc estava fazendo design gráfico (agora seus posts no twitter com seus trabalhos no photoshop fazem mais sentido pra mim kkkkk) e fico feliz que esteja seguindo um caminho que te faz mais feliz 💖 (minha relação com artes visuais é bem parecida)

      Não duvido que ele ainda tem muito a mostrar pro cenário do k-pop ^^

      QUE ISSO 💖💖 Eu que agradeço pelo comentário grandão xD

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s