Like Water, Wendy: Minha deusa, GONE ficou bem melhor…

Depois de passar horas escrevendo e pesquisando para a resenha de A Tale of A Thousand Stars, chegamos não apenas com a Wendy, mas também com a Rosé eclipsando a visibilidade que o post possa ter por conta de timing 😬 Então, né, tô com tempo pra escrever mais cedo e dar uma olhada nisso aqui agora já…

Ai ai, que PORCARIA… Por onde começar?

Foi criado um certo hype de “especialistas” sobre isto, com um monte de gente dos bastidores da SM dizendo que “era a música mais linda que já ouviram”. E, assim, eu escuto MUITA MÚSICA (e acredito que você também), então a analogia de “amor como água” ficou tão GENÉRICA e PREVÍSIVEL até para o kpop. Metade do clipe nem tem referência a água, que é o grande gimmick da bagaça…

A melodia tenta, eu sei, o instrumental meio hippie, com uso forte de elementos orquestrais pra transmitir uma aura pacífica de asmr, faz o possível para que a música não seja mais uma baladinha coreana perdida em meio a outras baladinhas coreanas. Mas a interpretação da Wendy…

Sério, PRA QUÊ?!

Na faixa INTEIRA ela fica segurando quinhentas notas por não sei quanto tempo, bem naquela linha de se exibir como a “cantoraaaaaaaaaaaaaahhhhhhh (hmmmmm)”. A forçação de barra pra voz dela ficar o mais aveludada possível durante TODA a faixa tira qualquer contraste entre suas diferentes partes, com tudo soando a mesma massa amorfa e excessivamente aveludada.

Eu gosto de cantoras que gritam, de verdade, mas ficar nessa de mostrar a capacidade vocal a todo segundo é um desperdício de talento e técnica. Tira o impacto de qualquer gritão final. O pré-refrão são múrmuros harmonizando. O refrão são múrmuros harmonizando. O pós-refrão são múrmuros harmonizando (agora com gritos). É uma das faixas mais sem-graça e desperdiçadas que a SM lançou em tempos (e olha que eles tão desperdiçando bastante faixas com o NCTinator deles mirado em tudo quanto é ato).

E o clipe, minha deusa… O desperdício de orçamento num negócio visualmente lindo pra, novamente, soar forçado demais. E a forma como ela tá fazendo o lipsync da música só realça o caráter pedante de “cantoraaaaaaaaaaaaaahhhhhhh (hmmmmm)”, da voz pela voz, sem se importar em como usar a técnica e a capacidade vocal para extrair o melhor da faixa e sua mensagem.

É um desperdício apenas…

O álbum é outra porcaria, com três das albums tracks sendo extremamente parecidas enquanto baladinha de dorama sem um dorama e Why Can’t You Love Me conseguindo soar minimamente agradável (porque ela deixa a música com variações o suficiente de tom para deixá-la interessante).

Sinceramente, Rosé com duas faixas conseguiu fazer muito melhor que Wendy com CINCO…

E olha, tivemos GONE ontem!

GONE também é clichê e super lugar comum, mas funciona justamente pelo fato da Rosé saber EXATAMENTE quando é a hora de segurar a voz dela. Os versos sutis, em caráter confessional, ficam bem mais memoráveis conforme o pré-refrão vai crescendo até ela começar a gritar um pouquinho no refrão e soltar os agudinhos no pós-refrão.

É exatamente o que eu esperava de qualquer Taylor Swift wannabe da Coreia (como a Rosé e a Wendy), no mínimo. A letra é bem bobinha (as rimas são bem pobres neste aspecto, “8AM in the morning/Hate in the morning” foi de matar… até pro k-pop… podiam ter sido mais criativos que nem On The Ground), mas a interpretação vocal dela VALORIZA o trabalho final, fazendo realmente parecer algo sincero e profundo.

O clipe, da mesma forma, sabe utilizar o minimalismo da faixa para entregar algo que transmite este caráter confessional, com a Rosé aparecendo sozinha, como se nós fôssemos o carinha que deixou ela. Isto nos deixa bem mais imerso na mensagem e, por mais fashonista que ela esteja (afinal é BlackPink né? E nem estraga porque ela tá linda em TODAS as cenas), ela parece mais um ser humano real do que o ser intocável de voz aveludada que a Wendy parece em Like Water (que tá parecendo aquelas celebridades que aparece de branco e maquiagem mais natural pra limpar a imagem depois que são canceladas no twitter).

Like Water foi tão boa que eu resolvi falar de GONE no post solo dela, olha só…

Nenhuma das faixas é WOW, mas a da Rosé foi uma ouvida agradável enquanto a da Wendy conseguiu me deixar com RAIVA. Sério que porcaria… Eu nem acredito que chegamos em um futuro em que um lançamento da YG é melhor que um da SM (eu amava 2NE1, mas, tirando em 2011 que teve meio que um empate, os lançamentos do SNSD, do f(x) e do ShiNee sempre foram superiores).

Dá uma clicada lá na review de A Tale of A Thousand Stars que eu falei na introdução, vai valer mais a pena que escutar esse rolê aí… (divulgação a rodo mesmo porque não quero que o post flope 😅😂)

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

9 comentários em “Like Water, Wendy: Minha deusa, GONE ficou bem melhor…

    1. mas eu reparei numa coisa do mv e que eu não falei no meu post, a imagem da wendy que abre o mv é tão qualquer pessoa menos a wendy sabe??? se desse pra colocar imagem no comentário era melhor, mas é logo aquela que aparece o nome da música no começo, não parece a wendy de jeito nenhum

      Curtido por 1 pessoa

  1. Eu achei as duas dispensaveis, inclusive esse ano ta muito frouxo os lançamentos no kpop. A melhor coisa que aconteceu foram reviver rollin.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Só quem viveu sabe, mas é por isso que Ser o parecer do RBD era tão ovacionado pela fanbase, porque se mantia um pop suave e agradável até a Anahi soltar o “volverlo a intentaaaaaar” icônico e atemporal até hoje.

    E é só isso que tenho pra comentar sobre esses lançamentos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s