libidO, OnlyOneOf: Servindo mais fanservice homoerótico que a Tailândia

Esta quinta-feira me deixou com um dilema (ainda mais depois de eu acabar tendo uma insônia ontem que nem no comeback da Yukika o.0′), dois comebacks medianos estavam a minha frente, com apenas um para fazer post solo (pra eu conseguir deixar a Album Review da IU pronta no sábado e o Fundo do Mar no domingo): STAYC ou OnlyOneOf. Como eu sou o carinha da Blogosfera que fala de BL, pensei, “ok, vamos analisar o fanservice da vez do Jaden”…

Originalmente denominados de 8x8x8 e anunciados no ápice da época de pre-debut do LOONA, OnlyOneOf é um projeto do Jaden Jeong (a grande “mente maquiavélica” por trás do projeto do LOONA desde sua concepção inicial até Fly High) e foi pra 8D Creative junto com ele quando o carinha saiu da BBC. Eles tem bastande a pegada pseudoconceitual e eletrônica do LOONA (principalmente do Odd Eye Circle e do yyxy) e já acumulam o debut e quatro comebacks, contando com este (inclusive, tem um projeto que achei bem legal, pelo menos em teoria, que chama Produced by [], no qual é lançado um single album de três faixas, na qual cada uma é feita por um produtor diferente… Eles já lançaram dois desses).

O que chamou a atenção, desta vez, é que o fanservice foi DESCIDO GUELA ABAIXO a todo momento. Seja nos teasers individuais, em que cada um aparecia com uma peça de roupa a menos, no do álbum, em que o integrante divulgava com suas costas (que nem o Wonho), pelo nome da faixa ser “libido”, pelo nome do álbum ser “instinto”… Enfim, tudo sugeria para o ápice do escrachado em sexy concept, a nível da icônica Marionette do Stellar.

Se no lado mega apelativo pro público masculino as referências a sexo são para com o ouvinte, para o público feminino, as referências a sexo são permeadas por fanservice BL entre os integrantes. Os ships são todos formados e apresentados com aquela cara de doramas BL tailandeses de baixo orçamento que utilizam o máximo de tensão sexual e romântica pra conquistar um público e, assim, conseguir dinheiro o suficiente pra terminar de produzir o próprio dorama (parece piada, mas BLs de produtoras menores, como Love By Chance e Until We Meet Again, foram feitos assim). O próprio Dougie se expressou muito bem neste sentido:

Outra coisa que me chamou atenção foi a coreografia. E eu nem estou me referindo as apalpadas porque a SM já deixou isso comum desde 2012 (é incrível como um post que escrevi em 2018 ainda é super atual @.@’) e não é como se os grupos mais recentes nunca tivessem jogado fanservice a rodo, mas sim na incrível semelhança do passo do refrão (em que eles se jogam no chão) com o passo do segundo pós-refrão de Mirror Mirror, do 4Minute, que foi censurada EM TUDO QUANTO É CANTO por ser sexy demais:

Não existe grupo que mais desafiou os limites da censura coreana que o 4Minute (com tanto fogo no olhar que quase rendeu a Cube um lugar na Big3 antes da polêmica de lavagem de dinheiro), então é interessante ver como as boas referências pra chocar a família tradicional coreana estão aí, mesmo que seja uma mera coincidência kkk

Imagem

Sem o acompanhamento visual (que foi bem feito, por sinal, souberam EXATAMENTE o público que estavam mirando e conseguiram colocar uma quantidade absurda de fanservice em tão pouco tempo), libidO é uma faixa que soa… inacabada. Os sintetizadores e as vozes processadas, principalmente no refrão, soam meio bruscas e “vocaloid” demais. Parece que faltou um polimento no resultado final pra ele ficar bem redondinho mesmo. As partes menos processadas soam mais agradáveis, como os versos, e é uma pena que escorregaram JUSTAMENTE neste aspecto, que era pra ser o ponto forte do grupo, já que é o Jaden que tá por trás da produção.

Não chega a ser uma faixa que ofende ou que não é ouvível, mas causa um estranhamento e, sozinha, a faz perdeu seu replay factor (o último comeback deles estava bem melhor).

A letra é justamente o que você espera (apenas com um “girl” jogado ali no meio dos versos provavelmente pra não soar “gay demais”), com a surpresa de realmente ter uma descrição sensual bem inteligente e que não vai ao lugar comum em suas figuras de linguagem. Dá pra ver que tem a mesma “vibe” de um setor do LOONA, porque transmite o mesmo tipo de estética e mensagem (principalmente aos lançamentos da Yves e da Olivia, apesar dos dois serem bem superiores).

O álbum (SIM, EU OUVI O EP!!), tem seus momentos de glória, com todas as album tracks sendo mais ouvíveis e bem produzidas que o single. Da mesma forma, como esperado do Jaden, todas as quatro faixas conversam com o tema “sexy artístico” que o comeback tenta evocar e pode ser uma ouvida agradável para fãs do LOONA pré-debut (como eu kk).

OnlyOneOf – libidO – popgasa kpop lyrics

Talvez tenha ficado escrachado demais, mas eu imagino como deve estar os bastidores disso pra chegarem nesse ponto (é incrível como, pro coreano, o BL é sempre “o último recurso pra ver se não flopa” -.-‘). Neste sentido o clipe foi muito bem feito (no nível de fanservice masculino SeuIrene que eu espera que o Astro entregasse com o Moonbin e Sanha… E não entregou) e é até uma pena que a música não seja tão boa sozinha, porque estes meninos devem estar uma pilha de nervos pra este comeback dar certo (o próprio Jaden não parece ser uma flor que se cheire nos bastidores).

Mas como uma fanbase brasileira deles conseguiu um recorde de inscritos, acho que as chances de eles chamarem uma atenção são altas e, mesmo sofrendo slut-shamming (que nem aconteceu com o Stellar) acredito que a empresa vai conseguir contornar isto, que nem aconteceu com o A.C.E (afinal é BOYgroup, né? Se fosse girlgroup aí já era…)

PS: Fica o convite na caixa dos comentários se alguém da fanbase tem alguma fanfic/teoria pra explicar o provável triângulo amoroso que as cenas abaixo sugerem (depois de eu mesmo escrever um entre Vivi-Yves-Chuu, dá até curiosidade pra ver como o Jaden tá fazendo este plot agora, uns anos depois…)

Imagem
Imagem

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

7 comentários em “libidO, OnlyOneOf: Servindo mais fanservice homoerótico que a Tailândia

  1. Olha sinceramente eu AMEI kkkkkkkk eu entendo a galera falando q não gostou, mas o conjunto como um todo eu adorei, a coreografia o MV a historinha com cunho homo afetivo, eu vi que eles colocaram uns textos para dar aquela contextualizada sobre reprimir os desejos internos ate o ponto dele explodir e você entrar em êxtase, dai com o texto o mv e a letra ! Fica algo bem BL memo! kkkkkk
    Eu entrei muito recente na fanbase então não sei o que o Jaden ta aprontando com esse triângulo amoroso, mas eu adorei o EP
    Chocado que a galera ta falando mais de Onlyoneof do q Stayc kkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, colocando estes textos parece muito uns BLs kkk Tá tudo bem casado mesmo no conceito (não é só gente pseudo se pegando sob uma demo de letra romântica qualquer, pelo menos)
      Hm… O que será que é? Receio de entrar no mundo das fanfics e me decepcionar que nem aconteceu com o LOONA x.x’
      O que um fanservice não faz, né? kkk Mas acredito que o pessoal ficou meio desapontado com STAYC porque o hype tava alto pra muita gente 😅

      Curtir

  2. A música tem um instrumento bacana, mas sei lá, tem umas horas que parece que não souberam fixar direito ou terminar de mixar algo.
    Agora o mv achei que não combinou com o teor, tipo, achei a música mais soturna e o mv não me passou essa vibe. E outra, pra mim não achei nada de “uau” como alguns falaram, coisas como essa já foram vistas em outros mvs e grupos, talvez seja por ninguém mais apostar em sexy concept e talvez o público mais novo que chegou com o conceito badboy atual enlatado endoide.
    PS. O mano de cabelo cinza parece muito bonito e o que mais se destacou pra mim por achar ele mais, digamos, bronzeado e não tão vela. Mas o cabelo meio que derrubou o visual, poderiam ter valorizado mais.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acho que o que espantou foi ser algo geral que permeia o clipe tudo, sabe? Que nem Monster da Irene e da Seulgi… Não é que colocaram fanservice no conceito… Fanservice é o conceito kkkk (mas acredito que o público mais novo deve ter o conceito badboy entalado tbm kkk)

      P.S. Ele tá com esse cabelo há tanto tempo pelo que vi… Aparentemente a JinSoul do grupo, vítima do Jaden a se manter com o cabelo mal tratado kkk

      Curtir

  3. Finalmente alguém pra admitir que o grupo é só o que o LOONA seria caso não tivessem ido ladeira abaixo.* Inclusive tem músicas delas que deviam ser deles, e vice-versa.

    Realmente do grupo foi a pior música, mas pelo menos esse mês eles conseguem pagar as contas com o MV.

    Quanto ao triângulo amoroso eu nem acho que seja de verdade, se tu perceber tem muita cena que fica implícito que Love(o carinha que tem o pacote amassado na coreo) nem existe realmente, naquela cena com ele passando a mão no corpão do outro mano por exemplo, a câmera corta pra um terceiro como se fosse ele quem estivesse fazendo as carícias e não o Love. Isso acontece nos outros MVs também, ele sempre acaba ficando com as cenas “solo” mais abstratas, acho que nessa fanfic ele seria o conceito do pecado ou coisa assim.

    *Não incluindo Star/Voice nesse balaio.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siiiim, aparentemente o MV colocou o nome um pouco deles no mapa e isto pode deixar as coisas mais calmas no nível de desespero pro próximo comeback (vamos torcer kk)

      AHhhh o carinha ser uma ideia abstrata ou um surto coletivo ou um fantasma!!! Ai que tudo, achei ainda melhor do que se for um triângulo amoroso 😆 Obrigado por explicar 💖

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s