Fundo do Mar (01/05): (g)i-dle, ENHYPEN, BTS, B1A4, M.O.N.T e uns nugus

Tivemos uma semana estranhamente produtiva, com o blog sendo atualizado praticamente todo dia, e, ainda assim, alguns lançamentos ficaram de fora… Vamos dar uma conferida?

Drunk-Dazed, ENHYPEN

Os novinhos da Hybe (ex-Big Hit) voltaram sem eu nem mesmo lembrar de como soava seu debut. Com um pouco de polêmica envolvendo menores de idade cantando sobre estarem bêbados (ai a hipocrisia da Coreia…), eu não fazia a menor ideia do que poderia sair dos irmãozinhos trevosos do BTS e recebi algo que eu NUNCA esperaria da Hype: uma farofa nugu cheia de autotune.

Em Drunk-Dazed, temos um batidão de eletropop descompromissado cheio de autotune que deixaria os produtores de vocaloid assustados (sério, tá forte o negócio). A batidona é meio genérica, mas traz todo tipo de maneirismo que a nugulância traz quando está inspirada então não tenho muito do que reclamar (os passos deles também ficaram bem legais, principalmente no refrão).

O único problema (que fez a música não descer muito bem logo que ouvi) foi a ENORME forçação de barra pra enfiar teoria +18 no clipe, com eles sendo vampiros, tendo poderes do Noturno e dançando em meio a “sangue” (o CG dessa fonte ofendeu meus olhos, sério… Melhore, Hybe, você tem orçamento!). E o corte nada a ver no meio do clipe? Sério, que preguiça… A letra até tenta se ligar com a questão dos vampiros, mas ficou apresentado de uma forma muito pedante pro ritmo da música. Se fossem um pouco menos exagerados na hora de botar conceito, ele desceria muito mais fácil e deixaria a música melhor ao invés de piorá-la.

10 Times, B1A4

B1A4 junta-se ao Apink e ao NU’EST, chegando aos dez anos sem esfar- bem, mais ou menos, né? Não acompanho o grupo então achei super estranho só ter três, aí fui pesquisar e, bem, eles são um trio desde 2018 o.o’ A faixinha emotiva cheia de harmônicos deve funcionar para os fãs que acompanham a bastante tempo, mas, como deu pra perceber, fazia um bom tempo que eu via um single deles 😬 então não fez muito pra mim não…

GRATATA, HOT ISSUE

Um produtor da Cube saiu da empresa, montou sua própria e resolveu debutar um grupo jogando shade pra cima do debut do 4Minute E do (g)i-dle… Pra quê, né? É mais uma proposta seguindo a linha de girlcrush do BlackPink com letra coreana sofrível e partes em inglês mais sofríveis ainda… Quantos debuts inofensivos já tivemos nessa toada? Será que ainda não entenderam que só copiar o BlackPink não adianta?

BAD SAD AND MAD, BIBI

A diva dos k-indie está de volta. Confesso que ela tem tudo pra eu acompanhar mais, pela proposta de ser mais conceitual e fora da casinha sem lançar música horrível no processo, mas eu sempre esqueço de pesquisar sobre ela. BAD SAD AND MAD parece um clipe japonês por só ter metade da música, porém, pelo que eu pesquisei, o conceito do lançamento é ser pequeno mesmo, porque isto é single de um EP que tem apenas DOZE MINUTOS (por muito pouco não é considerado um single album, mesmo tendo cinco músicas). A faixa é um daqueles traps que são curtos demais para parecerem uma música completa, então, por mais diferentona que ela pareça, lembra muito o mainstream tiktokeiro pra realmente dar a impressão que ela tá propondo algo diferente do comum…

I cook, HEYGIRLS

Eu falei na album review da Yukika que quem apostasse em aegyo como debut nos dias de hoje seria doido, e a equipe por trás do HEYGIRLS já conseguiu cumprir essa cota, com uma farofinha de piranhaegyo e vozes forçadamente fofinhas (daquele tipo que até assusta). A faixa aposta em muita coisa de forma desconexa e acaba estragando suas melhores partes ao misturar muitos elementos sem transições que soem mais orgânicas (os sintetizadores de trap parecem que não conversam com os sintetizadores de house) e isto acabou deixando o debut como um todo meio bagunçado demais pra ter replay factor.

Last Dance, (g)i-dle (“sem Soojin”)

Eu amo o (g)-idle e não falei muito do rolê da Soojin aqui justamente porque não queria pesquisar muito sobre pra não ficar na bad vibe além do que a vida e o contexto da pandemia já tá proporcionando. Com toda a novela envolvendo este lançamento, eu jurava que ia sair algo meio recortado (que nem o lançamento do AB6IX quando o carinha saiu), mas o resultado final ficou super competente!

Por não ser uma produção da Soyeon, Last Dance traz uma cara nova para o grupo, num deep house trevoso com inspirações modernizadas de eurodance. A faixa conseguiu ser totalmente diferente do que elas lançam e não perder a essência da imagem sombria e pseudoconceitual que o grupo carrega (o pós-refrão com o Soyeon sussurrando ficou algo muito A CARA delas), com os visuais de bruxa da Soyeon e da Shuhua sendo algo particularmente estonteante (se as Trixie existissem de verdade na série live-action das Winx, imaginaria que elas usariam meio que este estilo). E, falando nela, a Shuhua não foi sabotada pela primeira vez e conseguiu cantar o refrão (além de não ser a que canta por menos tempo na line distribution!!!).

É estranho que o grupo soe tão harmônico mesmo sem a Soojin? Um pouco, mas vamos ver como a Cube vai agir no meio dessa polêmica e o que vai acontecer no processo (minha previsão, do jeito que a Cube é PÉSSIMA, ela vai chutar a Soojin se o público continuar caindo muito em cima disso, sem nem fazer muita coisa de gerenciamento básico, seja pra própria Soojin, pro esclarecimento das acusações ou pro grupo como um todo).

BOTTLE, Narachan & Roda (M.O.N.T)

Eu gosto muito do M.O.N.T (já conseguiram seu espaço no header do blog 💖), principalmente do Roda, e vê-los lançar uma música autoproduzida a cada dois meses me deixa bem felizinho como fã. Desta vez temos, o Narachan (que também já lançou um solo meio médio no começo do ano que só descobri muito depois e acabei nem comentando aqui) se juntando ao artista visual da nação para mandar uns harmônicos em cima do R&B com infusões de trap e pop mínimo de BOTTLE. Porém, diferente do que se espera, a faixa traz um misto de elementos (que estão fortes e altos o suficiente na melodia para serem percebidos) que a deixa no espectro BOM de coisas inspiradas em trap pra variar. Não é uma faixa que muda vidas, mas é um ótimo exemplo de como o trap pode ser algo bem produzido e interessante de se ouvir.

Mas Contudo Todavia Porém, os destaques do lançamento vão para outras coisas:

  1. O clipe LINDÍSSIMO em pixel art, com o carinha estando dentro da garrafa da menina (acho tão legal quando os cantores não se pagam de bonzão nessas faixas com rap)
  2. A letra SAFADÍSSIMA com eles pedindo para a menina “encher a garrafa deles”, o que pode ser tanto uma interpretação lírica sobre estar bêbado e apaixonado quanto um desejo de ser o passivo da relação e querer que a menina dê umas boas dedadas lá atrás “pra te encher” 👁👄👁
  3. A capa BOIOLÍSSIMA do single, que parece material promocional de BL, apenas comprovando a segunda interpretação do ponto 2:
LoveMONT (@LoveMontBR) | Twitter
Namore alguém que olhe para você como o Narachan olha pro Roda

Já temos três lançamentos do M.O.N.T este ano (mesmo nenhum deles sendo com o trio completo), então é capaz de termos mais três para fechar um EP até o meio do segundo semestre (que nem aconteceu no ano passado). Acredito que, logo mais, vai ter alguma faixa do Bitsaeon, porque ele é o único que ainda não lançou nada em 2021…

Don’t, eAeon (feat. RM)

Por último e menos importante, temos um novo feat com um integrante do BTS pra encher a timeline do twitter de rasgação de seda. RM é um dos poucos que eu gosto do grupo, mas desisti de esperar algo bom ou impactante com envolvimento do BTS depois de tudo esquecível que eles lançaram em 2020. Don’t é igual em estilo, letra e mensagem a qualquer outra coisa de R&B “alternativo” na Coreia e não faz muita coisa para se diferenciar (no máximo o clipe cinematográfico chama um pouco a atenção). Se nem os envolvidos se esforçaram pra isto ficar impactante, acho que já me esforcei o suficiente linkando o clipe aqui e escrevendo este paragrafo sobre a música.

Comeback do Enhypen empolga os fãs; Assista ao MV de 'Drunk-Dazed'

Este compilado não trouxe grandes surpresas, mas tivemos três faixas agradáveis pra se salvar na playlist: Drunk-Dazed, Last Dance e Bottle. Enquanto o ENHYPEN conseguiu entregar uma música ok para o hype negativo que eu tenho para com eles (talvez até dê uma chance para o EP nesta semana se eu estiver de bom humor), (g)i-dle e M.O.N.T não me decepcionaram enquanto favoritos e lançaram singles que mantem a boa qualidade de seus lançamentos mesmo não sendo nada impactante de que vá marcar o ano de 2021…

Imagem
Vou repetir: isso aqui tá muito bonito 😍😍

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

4 comentários em “Fundo do Mar (01/05): (g)i-dle, ENHYPEN, BTS, B1A4, M.O.N.T e uns nugus

  1. Acabei gostando das músicas M.O.N.T e do B1A4 e Enhypen.
    Do M.O.N.T sinto que acabo gostando de tudo que eles lançam kkkkk, B1A4 foi meu primeiro grupo masculino que conheci e comecei a gostar então tenho um carinho por eles ♡
    Do enhypen foi uma surpresa pq não sabia que iria gostar tanto

    Curtido por 1 pessoa

    1. É aquilo, quando tá com a gente sempre traz um significado 💖 Do M.O.N.T eu sinto o mesmo kkkk Eles acertam muito comigo nessa úlima leva (as únicas coisas que não gostei muito no último ano deles foi os solos do Narachan kk)

      O álbum do ENHYPEN tá surpreendentemente legal também, com intro e outro legais e tals

      Curtir

  2. A capa BOIOLÍSSIMA do single, que parece material promocional de BL, apenas comprovando a segunda interpretação do ponto 2: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    FOI A PRIMEIRA COISA QUE ME VEIO A CABEÇA.
    NEM SABIA QUE O B1A4 TAVA ATIVO.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s