Dun Dun Dance, Oh My Girl: As Xuxas da Coreia atacam de novo!

Oh My Girl esteve entre meus grupos preferidos desde as Macaquinha Alérgicas a Banana, conseguindo finalmente hitar depois do Queendom numa jogada bem covarde de continuar no aegyo infantil em Nonstop e em vários CFs subsequentes. Agora, um ano depois do hit, existia um certo receio de termos novamente um número mais safe e esquecível, que ia acabar de vez com meu favoritismo pelas meninas, ainda mais depois da capa ter um dos ursinhos de pelúcia MAIS FEIOS QUE JÁ VI… O que será que saiu disso?

Pela declaração das próprias integrantes e pelo direcionamento da WM, dá pra perceber o grande receio de arriscar, ainda mais com as Brave Girls prestes a quebrar o recorde de Tell Me e começar uma nova era de girlgroups na Coreia. Curiosamente, porém, a faixa consegui equilibrar os elementos mais infantis que o grupo acabou desenvolvendo com um pouco do amadurecimento visual e lírico que elas já tinham desde CLOSER.

Dun Dun Dance tem um nome mais infantil e coloca as integrantes num caráter bem playfull de verão (um apelo bem Xuxa só Para Baixinhos), mas as posiciona em vários planos abertos etéreos, em cima de um nudisco que fala como nós somos estranhas existências que se preocupam demais com a materialidade da vida. É uma dualidade que se conversa e se repele ao mesmo tempo, criando um estranho contraste que chega a incomodar, mas não estraga a experiência de um single bem montadinho, longe dos modismos mais Blackpinkescos que estão cada vez mais presentes nos girlgroups.

A melodia segue uma estrutura de disco mais soft, em meio a uns breaks bem sutis de raps, e os vocais estão super agradáveis, conseguindo misturar uns harmônicos bem bonitinhos com os gritinhos em coro típicos de qualquer coisa mais fofinha. Em meio ao contexto do clipe (que usa e abusa do orçamento que o grupo tem), o lançamento ganha um caráter bem aegyo antes da popularização do white aegyo, conseguindo se diferenciar bastante de várias coisas atuais, porque ninguém mais aposta nesta tônica fofinha sem cair nos vestidos brancos virginais ou numa proposta mais adolescente (aquele teen crush que o Twice popularizou).

A única coisa que me preocupou um pouco foi como a Binnie está magra. É de assustar, sério. A pressão que elas devem estar sofrendo pra continuar hitando deve ser forte (vamos lembrar que é o primeiro comeback oficial desde Nonstop) e eu, sinceramente, espero que o sucesso se mantenha. Tem espaço pra muita mulher ir hitando sim, então vamos torcer.

Quanto ao álbum, numa primeira ouvida, eu fiquei surpreso por ser algo bem coeso e maduro (mais da metade da tracklist é mais sóbria que o single), realmente dando a ideia de que estão amadurecendo um pouco a imagem e sonoridade delas, apesar de todo o pacote mais infantil do encarte e do clipe. O único problema é que a coesão do álbum beira o exagero, podendo soar como algo muito homogêneo que acabe por não ter muito o que se destacar (diferente do que ocorreu com Dolphin e NEON ano passado, já que todo o resto do EP, incluindo o single, era descartável). Só vou ter certeza disso depois de mais uns replays e, depende de como for, esta pode ser uma das Albums Reviews do mês que vem ^^

PRE-ORDER] OH MY GIRL - Dear OHMYGIRL Album version OMG Bear Ver.

Em Dun Dun Dance, Oh My Girl continua encarnando a Xuxa da Coreia, mas é perceptível que se arriscaram um pouco mais na sonoridade do álbum. O single é simples, direto e fofíssimo, mas não soa derivativo ou safe demais. É um comeback competente que, apesar de ainda não estar a altura do que o grupo entregou durante o Queendom, é, finalmente, um passo agradável e destacável na direção certa.

Oh My Girl faz comeback com mini-álbum e single 'Dun Dun Dance'; assista ao  MV! - Quem | K-Pop

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

4 comentários em “Dun Dun Dance, Oh My Girl: As Xuxas da Coreia atacam de novo!

  1. Nossa eu achei essa musica tão mas tão inofensiva que precisei ouvir ela umas 4 vezes pra entender o que eu tinha ouvido! Eu sinceramente não gosto de Nonstop, fico feliz que elas estejam conseguido o sucesso delas, sempre fico feliz vendo os grupos recebendo atenção, mas nem sempre gosto das musicas kkkkk
    Eu ouvi o Album e… Cheguei ao ponto de ter gostado bem mais do Album do NCT Dream do que do album delas kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, meu sonho é elas lançaram algo como Windy Day de novo… Mas oq tá tendo até q desce kkkk O do NCT eu escutei e fiquei bem decepcionado… Jurava q ia vim um rolê meio The Red e, bem, n foi mto isso não kk (mas ainda vou escutar de novo só pra ter certeza kk)

      Curtir

  2. As macaquinhas alérgicas a banana é muuito icônico, é tão ‘orange caramel vibes’ kkkkk

    A música é gostosinha. Eu gostei muito do clipe, faz tempo que não vejo cenários abertos em mvs de kpop, então foi uma boa experiência.
    Mesmo assim não consigo lembrar dela depois que escuto, exceto pelos ‘dun dun dance’. Jurei que elas iriam apostar na onda do momento, mas acabou que esse comeback deu uma refrescada no ‘Boom’ que elas tiveram.
    (Sou louca pra que elas lancem algo tão mágico quanto fifth season. Essa música me deixa tão plena, me leva a outro plano, não sei explicar).

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, sinto a mesma coisa escutando fifth season!!! Essa aura mágica de alguns lançamentos delas era MUITO boa

      Com o passar da semana (e lançamentos mais interessantes) a música tá perdendo um pouco de força comigo, eu gosto delas, mas parece que tá faltando um tchans, sabe? Não sei… Até mesmo a vibe mais infantil e divertida das Macaquinhas não conseguiram recriar bem com os singles de CF pras crianças…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s