Next Level, aespa: SM conseguiu estragar TRÊS músicas ao mesmo tempo

Meu hype para o aespa estava ficando alto. A SM tinha liberado um curta finalmente entregando o universo fictício que prometeram e saiu que o novo single era uma releitura de uma música do Velozes e Furiosos. Run Devil Run era originalmente uma música da Kesha, e, quem sabe, pegar uma demo longe do contexto do NCTinator desse certo…

Hoje não tá sendo o melhor começo de semana e o aespa, certamente, não colaborou pra isso… Sério, SM, pra quê?!

Next Level tem três partes. Começa com um industrial urban bem texturizado, que não parece barulheira, que consegue se manter mesmo sem nenhuma integrante cantando de verdade. Os sintetizadores no fundo estão realmente MUITO BONS de se ouvir, criando uma camada super convidativa pra dar uma chance pros raps questionáveis. Aí a música consegue criar o mínimo de contraste de elementos, com as onomatopeias e os gritinhos, e introduzir um uma ponte no meio da música… Até o segundo minuto começar e a coisa desmoronar de vez.

Uma nova música começa. Literalmente.

Não tem um único elemento que liga a parte anterior com essa nova, que foca em melismas vocais numa midtempo R&Bzística…. MANO, de industrial pra midtempo sem qualquer liga! E depois de cinquenta segundos o negócio volta para a melodia do começo e fica nessa até o final.

É muito decepcionante, porque não teve o mínimo esforço pra unir uma parte com a outra, soando mais como duas/três músicas separas do que singles que REALMENTE ERAM DUAS MÚSICAS SEPARADAS JUNTAS O_O’ Sem contar que, se separarmos cada parte (o urban do começo, os gritos do meio e a midtempo), dá pra ver o quanto elas teriam potencial de serem músicas boas SOZINHAS. O aespa não tem nenhum álbum, porque não usou estas três demos pra fazer três músicas pra um single album, pelo menos?!

É louvável a atitude da SM de tentar algo longe do BlackPink e do NCT, mas, considerando que tivemos outros dois comebacks muito melhores hoje e que o aespa mal tem sonoridade ainda pra querer reinventar a roda, este single soa como um calouro que acabou de entrar na faculdade e acha que já sabe mais que seus professores e veteranos (a fanbase deve responder nesse nível de atitude, aposto kk).

Quanto ao clipe, depois da intrudução do SM Universe, não tivemos 💖NADA💖 das teorias e fics além da letra que menciona Kwangya, o universo paralelo no qual Black Mamba se esconde. É uma bagunça visual mal organizada, com até as ae substituindo as meninas em alguns momentos, o que ficou bizarro e dura muito pouco tempo. O “conceito” do grupo aparece por três frames do clipe inteiro… HÁ! Só pode ser piada.

Ficheiro:Aespa - Next Level.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Next Level é decepcionante porque tenta demais. Se eles tivessem só lançado uma música sem a necessidade de forçar ser avant-gard logo no comecinho do grupo, teria sido algo competente. Os visuais iam deixar o negócio mais memorável e, assim, o grupo ia ganhando seu espaço na fanbase… Do jeito que tá, não é a toa que o STAYC alcançou mais charts que elas, porque nem a Coreia tá deitando pra essa bagunça da SM.

Quem acompanha o k-pop a mais de um/dois anos já sabe que isto é pura prepotência da SM, que tá desesperada, porque um monte de empresa nugu tá subindo com seus atos, enquanto ela tá caindo, seja em popularidade ou no contexto empresarial coreano.

Sério, a única coisa que o aespa fez de forma decente até agora foi gastar dinheiro com efeito visual.

aespa Talks About Their Avatars, Powerful Concept For New Single “Next Level,”  And More | Soompi

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

18 comentários em “Next Level, aespa: SM conseguiu estragar TRÊS músicas ao mesmo tempo

  1. Ai só nos resta esperar Taemin pra salvar a SM DE NOVO! Pq isso daqui foi pior que o debut e eu nem achei o MV bonito dessa vez o outro pelo menos era mais bonito…

    Curtido por 2 pessoas

  2. Quando ouvi a musiquinha no teaser e as fotos, já fiquei com os dois pés atrás. Eu sempre acho que o Aespa é um amontoado de coisas e roupas feias que não vai a lugar nenhum. Quando ouvi a música, juro, pensei que tava ouvindo outra música de outro gg! Que música tenebrosa, o pior que tinha até gostado da batida do começo, mas depois é só ladeira abaixo.
    Essa e a do Itzy podem dar as mãos em pior title_ sim, a do Itzy agora tá envelhecendo igual leite pra mim, que tinha até um pouco de paciência_
    PS. E o ruim é que não é querendo ser chata, mas as meninas não tem presença e carisma nenhum. Na minha opinião, a única que parecia ter um pouquinho de atitude era a Giselle, mas parece que colocaram um manual em como elas deveriam se comportar que é tão chato. Ficam tentando ser modelos sérias sendo que elas são um grupo rookie e poderiam ser mais divertidas e soltas.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siim! Não acho que seja culpa das meninas, mas esses takes sem expressão me dão agonia. São sempre cenários que poderiam ser aproveitados de tantas formas, que se fossem dados nas mãos de uma direção de arte disposta a impressionar, seria bem melhor. As vezes sinto falta dos mvs da segunda geração, simplesmente icônicos.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Nossa, é verdade! Nas redes Ningning é mó carismática, mano (ela usa memes a rodo) e nas músicas… meh… É tanto efeito visual e projeção de personagem em cima delas que nem dá pra VER as meninas direito… Uma pena :/

        “sempre acho que o Aespa é um amontoado de coisas e roupas feias que não vai a lugar nenhum” – AMEI kkkk Nossa, vou usar essa frase sempre agora, define o grupo muito bem kk

        Curtir

  3. HAHAHA Sua frustração me define! Gente, seria mais coeso ter somente uma música no clipe e lançar o single album com as demais, ficou muito esquisito essa mudança abrupta que acontece.
    E tenho a impressão de que a SM está tentando enfiar tanto conceito nessa aespa quem nem a empresa sabe mais como continuar, virou uma farofa desconexa.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pior que a parte do r&b ficou muito boa mas estragaram por ter colocado ela na música ,mas aparentemente elas estão indo bem nos charts ……

    Curtido por 2 pessoas

  5. E olha que prometeram vocais… SM você me prometeu.
    Se a música fosse puxada naquele estilo da segunda parte eu teria genuinamente gostado.
    Todo esse universo me passa a impressão de ser algo feito no improviso, as ideias surgem e já são jogadas aí no meio. O tanto de informação que jogam na nossa cara, seja visualmente, sonoramente, conceitualmente ou o que quer que seja, tá uma bagunça. Nem a coreografia salvou… pelo menos em blackmamba a coreo é memorável.
    Acho que se tivessem nos introduzido aos poucos ao contexto desse universo, apresentados os termos em curtas, talvez fosse melhor.

    Esses dias eu tava pensando, e se a SM fizesse uma colaboração com alguma editora e criasse esse universo em webtoon? Poderia ser uma boa até pra fidelizar fãs e conquistar mais atenção. Ou então fazer algo inspirado em um universo que jjá existe… não sei, tudo parece uma bagunça, mas se eles queriam inovar tá aí uma opção.

    O Stacy vai ser o grupo dessa geração, não tem mais mistérios.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mano, parceria com Webtoon!!! Céle essa foi genial!!! Seria uma deia fenomenal! A própria Tailândia tá fazendo parceria com atores de BL e webtoon, não sei porque a Coreia (que é a casa desse formato, não faria isso)…

      Sobre o improviso, acho que eles até tinham uma ideia estrutura por trás, mas executam no improviso… Sério, não tem ligação NENHUMA entre este clipe e o curta da semana passada… LOONA fez melhor com muito menos. E o pior que até da primeira parte eu teria gostado se a música não inventasse T-T

      É, as gatas produzidas pelo Black Eyed Pilseung vão dominar a Coreia enquanto as aespa tão ai perdidas em Kwangya

      Curtir

  6. Eu ainda estou a procura do gg que fará voltar a minha era de gg stan (meu eu do passado me odiaria por curtir apenas bg agora kkkkj)

    e bom… isso não vai rolar com as vespinhas. sério, tem um monte de coisa para eu gostar no rolê e no final morre na praia. eu lembro quando mandei o clipe de Black Mamba pra um amg (um ex-gg stan tão desolado quanto eu) que disse “Não está ruim, mas sinto que já vi tudo em outros lugares e a união ficou só ok”

    Minha impressão com Next Level foi que para a música em específico ficou igual trabalho de escola/faculdade: cada um faz uma parte, junta e no final torce pra dar certo. Separadamente eu curti cada parte da música, mas no conjunto da obra me não me desceu.

    O clipe é bonito e tals, mas sinto que ele é muito desbalanceado. E o trem das ae, enfim, sem mais comentários kkkk Espero que a SM tome jeito 🤡

    Curtido por 2 pessoas

    1. Me identifico MUITO com essa questão de curtir mais bg que gg ultimamente… Pelo menos uns bg tão biscoitando em demos safadíssimas (bem coisa de gg a propósito), os gg ou tão indo pro industrial do BlackPink ou morrendo na praia com trap genérico… Tenho muita fé que as Brave Girls vão dar uma chacoalhada nisso aí (o próprio fromis_9 conseguiu seu primeiro #1 no comeback de hoje, apesar do aespa ter hitado)

      Curtir

  7. è epoca de vacas magras até pra sm, tem que economizar lançaram 2musicas em 1. A prova de que até Sm tem suas preocupações financeiras.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s