Advice, Taemin: Criticando cancelamentos e netizens descamisado

Taemin vem trabalhando MUITO no último ano. De acordo com as contas, tivemos: CINCO singles dentro do SuperM, DOIS junto do ShiNee e, com este, QUATRO singles solo, totalizando dois full albums, um repack e três mini-albums. Eu estava um pouco receoso que esta carga de trabalho era um sinal de que ele iria desistir da persona idol (até porque os últimos EPs solo chamavam “nunca mais vou dançar novamente”), mas vem a SM e me bota mais um EP fora desse conceito pouco antes do menino entrar no exército… O que será que saiu disso dai?

Foi tanta coisa sendo desovada que eu até tinha esquecido que o último solo do Taemin foi aquela Idea meio ruim. Advice, curiosamente, segue com a sonoridade e o visual bem moderno e sombrio que ele vem adotando desde a excelente Criminal, conseguindo escapar de ser genérica, apesar de ter grandes influências no trap e no visual e-boy meio Billie Eilish (que tá lindo a propósito, só os cabelinhos tigela do debut do ShiNee que ficaram ruim nele mesmo kkk).

Indo na contramão dos lançamentos masculinos atuais (seja o lado mais industrial ou o lado mais sexy), a faixa é um single delicado com poucos elementos notáveis em seu instrumental, focando mais em evidenciar as teclas de piano ou as batidas de trap. Esta simplicidade deixa a faixa mais orgânica em execução, conseguindo soar como algo mais natural, mesmo sendo mais uma super produção da SM. Não é uma faixa perfeita ou um grande HINO, porque eu já estou bem over com esse trapzinho dos versos, principalmente com ele mandado uns pseudoraps que o aespa e o ITZY me fizeram ODIAR. Por sorte, o refrão melódico com vozes do Alvin & Os Esquilos consegue segurar a proposta dramática da música e diferenciá-la do resto, ressaltando o caráter reflexivo da letra.

Nela, Taemin subjuga as ameaças de uma interpretação estigmatizante criada por rumores sem fundamento ou conhecimento completo dos fatos, deixando claro que quem começou isto vai se arrepender pela irresponsabilidade, ao mesmo tempo em que assume que é algo que machuca e quebra o espírito. É bizarro porque parece que ele tá referenciando alguma polêmica específica, com os netizens atacando idols e sacrificando as carreiras delAs sobre coisas nada a ver… Apesar de não ter nenhuma polêmica circundando ele ou o ShiNee recentemente… Curioso 🤔 Isto só mostra o quanto a gente não sabe dos bastidores do k-pop (porque aleatória esta decisão criativa não foi).

Imagem

A forma como o Taemin interpreta isto na coreografia é espetacular, trazendo uma delicadeza de movimentos que evidencia a fragilidade da própria na letra, junto de passos abruptos e violentos pra criar o contraste. O clipe sombrio também ajuda a deixar esta dicotomia mais evidente, com os looks dele brincando a todo momento com a dicotomia entre as cores branca e preta (o combo de “sutiã esportivo” e cropped ficou uma ótimo 👀). Tanto o começo quanto o final do vídeo impactam justamente por mostrar ele mais fragilizado que o comum, sem camisa (mas não de uma forma sexy) com as tintas no corpo representando machucados mesmo…

Pelo que eu ouvi do álbum (que tem feat da Taeyeon, yay!!!), ele está bem melhor que os do ano passado, soando mais coeso e menos derivativo, com números de dancepop e R&B que se ligam a partir de um filtro meio surrealista (algo sugerindo o dream pop, mas não necessariamente caindo no estilo em si). Vou escutar mais antes de dar um veredito final, mas tem tudo pra ser um destaque entre os álbuns desse mês (até porque todos os girlgroups tão voltando com single albums ou só singles digitais mesmo 👀).

TAEMIN - Advice - Futuros Lançamentos - BCharts Fórum

Ultimamente, o Taemin vem sempre se superando na entrega de seus singles (Idea a gente esconde na fanbase) e não é a toa que é o maior solista masculino do k-pop mesmo sendo da 2ª geração. Eu percebo um certo crescimento dele enquanto artista neste último ano, por apostar um pouco mais fundo na proposta de suas músicas dentro de ÁLBUNS e não apenas como single soltos que ele salva com suas performances. Ele claramente é uma grande referência masculina pros solistas coreanos (é só ver os quatro solistas que tivemos nestes último ano que se inspiram nele) e o fato de Taemin não se manter em sua zona de conforto é uma ótima surpresa.

Agora o garoto FINALMENTE vai parar de trabalhar (indo pro exército, mas, né, pelo menos tá longe da SM) e tudo pode mudar depois que ele voltar. O receio de ele parar de dançar ainda é forte pra mim (depois da GaIn desistir, não duvido) e já teve uns momentos em que ele se mostrou bem descontente com o direcionamento da SM… Vamos esperar.

De toda forma, pra substituir o buraco na agenda dele, provavelmente a SM vai voltar a promover o Key solo, o que vai me deixar bem feliz se de fato acontecer.

Taemin announces release date for 'Advice,' his final solo album before  enlistment | allkpop

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar comentários aleatórios de k-pop e BLs, minha “stream” textual jogando Pokémon (Key é o nome do meu Bulbassauro 🤓) e tweets ocasionais de artes: @AquarioHipster

5 comentários em “Advice, Taemin: Criticando cancelamentos e netizens descamisado

  1. É impressionante como os idols da SM reclamam da empresa, mas o contrato renovam… Provável represália? Talvez, mas é curioso, e agora que o Taemin estabilizou, deve fazer igual a Taeyeon, lançar oq quer, qdo quer, dança qdo quiser, e que a SM fique quieta, até pq tem atos mais novos para ela cuidar

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siiim, acho que vai ser nesse pique mesmo… Mas acho que, além da represaria, tem uma questão de orçamento, né? A SM tem cacife pra financiar qualquer projeto visual/sonoro, imagina partir disso pra uma coisa mais limitada, deve ser difícil de se adaptar

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sim, tem isso. Povo comemorou que a SM desceu para empresa de médio porte, mas não viram o patrimônio que esse empresa tem. Jamais que o Taemin daria conta de lançar em menos de um ano 2 LPs e 1 EP antes de bater perna pro exército fora da SM, e ainda com risco de voltar para a empresa sem o mesmo hype que saiu

        Curtido por 1 pessoa

  2. Pior que eu não gostei de NADA nesse comeback dele, acho que a única coisa salvável é o MV. O resto vai pro lixo. Mas tudo bem, e além do mais, vai ser difícil ele mesmo superar a tríade Danger/Famous/Criminal

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s