Vanilla, LIGHTSUM: A Cube morreu mesmo, hein?

Já faz uns bons anos que a Cube me desperta preguiça e desprezo. Eu acho bizarro como uma empresa que bateu de frente com a Big3 em seu ápice conseguiu descer tanto e entregar atos tão fraquinhos em relação a suas concorrentes. Um novo girlgroup foi anunciado em meio a polêmica que permeou a Soojin (e reflexamente, todo o (g)i-dle), ganhando um spotlight acima do esperado. Não muito por ser da Cube, mas sim por todo o contexto dos bastidores (a polêmica, o debut da última participante relevante do Produce48, o final derradeiro do CLC…) e, em meio aos teasers, parecia que o debut do grupo só iria ser comentável por causa dessas coisas mesmo:

E não é que as previsões estavam corretas?

Tudo ao redor de Vanilla se destaca mais do que a música, provando como a Cube está perto do fim mesmo. Se este debut fosse antes do Weeekly e do STAYC (que deram uma revivida do teen crush, modernizando o aegyo), talvez até causasse algum impacto, mas, agora, quando até as nugas estão nesse clima, não impacta mais. O drop no refrão consegue ser melhor do que os teasers prometiam, mas ainda dão uma estregada na base de música de fanfarra. Os visuais em rosa e tons pastéis são completamente destoantes de toda a parte mais hardcore da música (cujo próprio tema de baunilha não combina nem um pouco… Olha essas caras de bad girls na segunda rodada de versos falando sobre SABOR DE SORVETE!!!). E até mesmo os visuais das integrantes parecem referenciar o visual de alguma rookie dessa nova leva (eu olhei pra rapper de tranças e lembrei NA HORA da Yeji do ITZY).

A música parece um lançamento safe meio ruim de um girlgroup que debutou de 2019 pra frente. Se fosse isto mesmo nem renderia tantas críticas assim, mas é um DEBUT. É a primeira vez que estamos vendo essas meninas e elas soam semelhantes a várias outras que fomos apresentados primeiro. Não chega a ser esquecível como o debut do aespa, mas também não cria um mínimo de identidade que vai nos fazer falar no final do ano “nossa, o debut do LIGHTSUM foi aquele”. Entre um industrial e outro, sempre tem um girlgroup lançando uma dessas e, depois de meses, elas vão só ser lembradas por nós por causa dos bastidores mesmo.

E faz sentido a Cube ficar cada vez mais inespecífica e genérica com o tempo, porque todos os criativos da empresa acham um lugar melhor ou são expulsos. De tudo que a empresa lançou desde seu início, a única coisa que se manteve foi o BTOB (que foi ficando cada vez mais inespecífico também). É notório que até os grandes produtores do k-pop não trabalham mais com a empresa, representando um contexto de real desconfiança com o gerenciamento dela.

A única coisa que ainda se sustenta nessa bodega é o (g)i-dle e isso só aconteceu porque as integrantes foram tomando papel de protagonista na produção das músicas. Vamos lembrar que a Soyeon só produziu o debut do grupo porque NÃO TINHA UM SINGLE pronto pra elas quando estavam gravando o álbum. E é justamente sobre isto… Não é mais “a Cube” e sim “o (g)i-dle”, assim como, quando teve o último hit de boyband deles, não era “o Pentagon da Cube” e sim “o Pentagon do E’Dawn”.

Isto é tão verdade que não deram nem uma mísera b-side pras meninas! No primeiro lançamento!

LIGHTSUM - Vanilla Lyrics (English Translation) | TheWaoFam

LIGHTSUM parece que nem tenta te impactar em sua primeira aparição e passa batido. Tudo no debut parece seguir uma onda mais recente de girlgroups a risca, sem qualquer fator que as diferencie do resto… Eu vi falarem que este debut era o último prego no caixão do CLC, mas, sinceramente, quem morreu foi a Cube como um todo.

Yeni Kız Grubu LIGHTSUM "Vanilla" ile Çıkış Yapacak | KoreBu.com

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar comentários aleatórios de k-pop e BLs, junto de tweets ocasionais de artes: @aquariohipster

9 comentários em “Vanilla, LIGHTSUM: A Cube morreu mesmo, hein?

  1. O foda de ser Stan da CUBE é ter que concordar com isso, tanto que esse debut era para ter sido feito pela Soyeon, que por sinal, amadrinhou o grupo e aconselhou as meninas a serem confiantes nas decisões delas (Oq deduzo que deve ter rolado um “Olha, se possível, comecem a produzir suas coisas e consigam um estúdio, se não vão dormir junto do CLC”)

    Curtido por 1 pessoa

      1. Então, amadrinhar é forte, mas lembro que a Soyeon já deu entrevista que o debut seria produção dela (Não foi oq ocorreu), mas tem mto interesse em colaborar com elas, fora que a sabendo das polêmicas do CLC, acho que as meninas vão tentar se ajuda para evitar Que ocorra de novo (Apesar que ainda acho estranho a CUBE nunca ter debutado uma unit com as rappers, e agora c duas no no LS, provável que venha)

        Curtido por 1 pessoa

      2. Ah, a produção ainda vem (nem q seja pela vontade da Soyeon de se consolidar comp produtora kk)… Acho q uma unit pode rolar (a Cube é uma das empresas q mais fez unit), mas vai depender as mulheres da empresa se ajudarem msmo, porque ou flopa e é esquecido como o CLC, ou hita, tem polêmica e é esquecido, como dá medo de acontecer com o (g)i-dle

        Curtido por 1 pessoa

  2. Caramba, eu li teu texto e só consegui pensar em como essa Cube é vergonhosa! Porque o que tu falou é verdade, e a gente vai lembrando das cagadas que eles dão.
    Sobre as meninas, achei bem sem graça, e o cenário delas parece ser reaproveitado. A música em si não vi nada que me prendesse a ouvir de novo e enquanto escrevo já esqueci como soava.

    Fora o Gidle, acho que o BTOB só tá sobrevivendo lá porque os caras tem voz pra mandar no grupo, se não me engano eles tem bastante liberdade dessas coisas de comeback e músicas. Mas não sei até quando.
    PS. Coragem alguém querer debutar na Cube, não que as outras sejam um mar de rosas, mas quando não tem sequer um produtor e os caras que fizeram sucesso saem brigados de lá é porque a coisa não tá legal não.

    Curtido por 1 pessoa

    1. EXATO!! Tá esquecível demais e pra querer debutar lá ou é desespero ou porque tá treinando há MUITO TEMPO (tipo a Jihyo na JYP)

      O BTOB deve ter essa liberdade criativa mesmo… Lembro que até rolava discussão antes do gidle porque falavam que o BTOB carregava a empresa nas costas e esqueciam da HyunA e vice-versa… Acho que se não tiver nenhuma polêmica que nem aconteceu com a HyunA, eles acabam ficando bastante lá ainda por questão de conforto mesmo (a própria HyunA ficou pós-disband do 4Minute por causa disso, acho)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s