Higher, A.C.E: Sereias viadas e não-heteronormativas

Enquanto o ocidente está pegando fogo com os novos álbuns da Pabllo (que tá incrível, melhor disco dela desde 2017) e da Doja (que ainda irei escutar, mas tô no hype), o k-pop deu uma desacelerada, com apenas o A.C.E e o Pink Fantasy de importantes dando as caras. Pink Fantasy acertou em cheio, então nossos olhos se voltaram para os pseudo-viados da Coreia, que prometiam uma vibe mais mística entre uma não-heteronormatividade e outra:

AI O SABOR!!!

240 ideias de A.C.E || Kpop em 2021 | fandom, dançando de shortinho, korean  girl ulzzang

Ano passado, eu tinha dito o seguinte: “Falta pouco para o A.C.E entrar numa zona de excelência, na minha opinião. Alguma atenção melhor as faixas dos álbuns e uma união melhor entre o concept do comeback com as melodias vão fazer maravilhas ao grupo, e, como eles só tem três anos de vida e já estão se mantendo bem assim apesar de nugus, acredito que o álbum arrasador de vidas + clipe estonteante deve chegar em 2021… Tenho fé!”

E, comemorem Choices, porque este momento finalmente chegou!

Higher é uma power ballad eletrônica e dançante, que traz todo um caráter explosivo em sua construção (com instrumentais se torcendo de forma inesperada no refrão e um momento quase a capella na ponte). Ela soa bem diferente de tudo que foi lançamento no meio idol neste ano e, por isto, tem um caráter de inventividade e impacto bem impressionante. O próprio clipe referenciado a lua (que é um tema meio batidinho) ganha uma linguagem totalmente diferente ao analisarmos a letra e o álbum.

Colocando-se no papel de sereias que estão em seu alvorecer (o nome do álbum é SIREN: DAWN, “Sereia: Alvorecer” em inglês), eles criam a imagem de um crescendo das águas, a partir do reflexo da lua, descobrindo-se (por isto os véus) do medo e indo cada vez mais alto (“higher“).

É muito interessante porque este fator é posto lá, para você interpretar, a partir destes elementos, sem a necessidade de uma descrição ENORME de lore no youtube ou de “pistas” escondidas que só fanfiqueiras irão prestar atenção. Existe uma maturidade em relação ao público aqui, o qual a equipe do A.C.E não só espera que boa parte das pessoas vai captar a ideia como também entende que esta questão de “conceito” não é intrínseca ao comeback, ou seja, não precisa ser identificada para o lançamento fazer sentido.

O single é muito bom, sério. Não necessariamente por uma questão de gosto (eu sou fã de baladas assim, admito), mas pela vontade de ir além. Numa primeira ouvida, o refrão soa barulhento demais, os sintetizadores estão esquisitos, e o Wow não ter uma única linha de rap parece estranho. Só que o refrão vem de novo e de novo, sem a presença de rap, deixando a faixa muito característica na memória. Não teve nenhuma boyband que lançou single sem NENHUMA parte de rap este ano, ainda mais com os sintetizadores brincando desta forma no refrão. É a primeira vez que o A.C.E lança um single MUSICALMENTE memorável desde o debut de eletropop e isto é algo a ser aplaudido de pé!

Neste conjunto, os visuais soam mais coesos dentro da narrativa das sereias viadas e não-heteronormativas do álbum, mesmo que o biscoito no clipe seja mínimo e a sensualidade esteja mais como algo sugerido do que algo explícito. Eu só achei que ficou um pouco destoante as cenas de coreografia com as cenas mais “artísticas”, os passos meio que quebraram a delicadeza visual do negócio… Não sei se foi pela posição das cenas do clipe ou se foi pela coreografia parecer “dura” demais pro conceito.

Watch: A.C.E Reaches “Higher” In Aesthetic Pre-Released Comeback MV | Soompi

E, pela primeira vez, um álbum do A.C.E atinge meu gosto, soando muito bem estruturado entre diferentes synths que seguem uma estrutura quase que narrativa de melancolia. É muito difícil escolher uma preferida (até porque o álbum todo soa muito bem junto), mas, se for pra recomendar uma pra quem ainda não estiver no clima de escutar o álbum (dá uma chance vai… são menos de 15min), eu diria que a melhor album track é Story, o baladão bate-estaca de synthpop oitentista, que não só encerra o álbum muito bem, como também traz esta coisa mais retrô de forma bem mais sutil a o que estamos acostumados.

Higher traz um direcionamento coeso e organizado para o grupo, que parece ter entendido tudo que errou e acertou em Favorite Boys e melhorado a partir desta base. As fotos teasers estonteantes, criadoras de hype, apareceram novamente. A utilização de água e véus tanto no conceito quanto no clipe foram muito melhor aproveitadas. O álbum foi mais bem estruturado e coeso, conseguindo soar realmente como um trabalho projetado e bem entregue (que bom que não colocaram Down na tracklist… Ia quebrar todo o clima).

Como fã, estou muito feliz por finalmente vir um lançamento que curtirei em sua totalidade (vsuais + single + encarte físico do álbum + album tracks). Eu sempre fico receoso de dizer que sou “fã” de algum ato antes de deitar para algum álbum e, agora, já fico tranquilo em me definir como Choice (o nome do fandom deles) e colocar uma fotinha bem bonita deles no header do Aquário xD

P.S.: Como bônus, eles vão cantar a OST de UM BL… Tô muito feliz sério… Eu nunca achei que veria um ato que eu gosto tanto (ainda mais uma boyband) cantar um tema de romance gay… Enfim, só os mimos…

A.C.E nos muestra las canciones dentro de su comeback SIREN:DAWN | KPOPLAT

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar surtos e comentários aleatórios de k-pop e BLs, com tweets ocasionais de artes e reflexões político filosóficas: @AquarioHipster

7 comentários em “Higher, A.C.E: Sereias viadas e não-heteronormativas

  1. Sei que tem nada haver com o post mas tu viu o highlight medley do loona ,to colocando expectativas e to ficando mal com isso …..

    Curtido por 1 pessoa

  2. Os bichinhos acertaram mto, hein? Tá dando até gosto de ouvir mais (Ainda não ouvi com calma, tive pautas mais prioritárias pro blog… E a faculdade hj comeu minha vida com farofa)

    Curtido por 1 pessoa

  3. Os visuais cara… da até gosto de ver eles com roupinhas bonitas.
    É muito bom ver um boygroup saindo um pouco da linha nct da vida. Um dia engato de vez nos bgs, só tô esperando desovarem mais singles assim:)

    Curtido por 1 pessoa

  4. PRAZER.
    Eu adorei esse comeback dos ACEs. No começo não curti tanto a música mas agora estou panfletando para todos os lados. E puta merda, que caras bonitos, eu fico impactado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s