Beam Beam, Soyeon: Vai um fast-food aí pra afagar as mágoas?

A construção da imagem da Soyeon antes do debut do (g)i-dle foi um negócio estranhamente competente pra Cube: pegou top20 no primeiro Produce 101 e participou do Unpretty Rapstar, gerando hype o suficiente pra lançar dois singles divertidinhos enquanto o novo grupo ainda não saia: Jelly e Idle Song. E eu não imaginava que, depois de três anos com lançamentos sóbrios (em sua maioria) do (g)i-dle e dos grupos especiais de LoL, ela iria voltar para um lado mais divertido e debochado em sua carreira solo:

Uma certa magia dos lançamentos de verão coreanos é a forma como conseguem trazer uma serotonina meio boba e descompromissada, que quebra um pouco a seriedade do cenário sem, necessariamente desvalorizá-lo. Soyeon parecia o suco processado disso quando debutou solo lá em 2017, mas, agora, em que ela tem muita liberdade criativa, dá pra ver que a garota realmente curtiu essa ideia.

Ela teve a coragem de mostrar o dedo do meio no clipe, gente… E a censura da Coreia deixou passar? (nem a Sunmi teve coragem de fazer isto)

BEAM BEAM entrega um número de rock e hip-hop (uma mistura cada vez comum no k-pop, se parar pra pensar), onde ela promove uma descontração de verão cheia de sátiras envolvendo a seriedade do mundo dos adultos, comparando o calor infernal do verão com o estresse que o amadurecimento traz. Num caráter meio catártico, ela reclama sobre alguns fatores da vida (a linha mais icônica é “tenho 24 anos e acho que o amor está fodido”… Eu, com 24 anos, concordo totalmente com o ponto da Soyeon u-u kk) e ressalta que, no final, tudo vai dar certo, como a chuva que refresca em meio ao verão (a ironia de escrever sobre verão coreano nesse FRIO tá de lascar, sério kk).

O single funciona quase como um diálogo bem-humorado entre as gerações de rappers que vemos desovar no k-pop desde o Unpretty Rapstar, com Soyeon trazendo uma onda mais descontraída e fora do ideal norte-americano de bad bitch, que, com toda a certeza, vai marcar os rappers idols da quarta geração. O fato do clipe e do álbum físico virem envelopados num conceito de “empregada de fast-food” aumenta ainda mais este teor de sátira, como se a Soyeon soubesse que muita gente considera o k-pop como o fast-food da indústria musical mundial (como se toda a corrente mainstream de qualquer lugar do mundo não fosse isto também) e vestisse a camisa da forma mais debochada possível.

O mini-álbum também está uma delicinha debochada de ouvir, com destaque para Weather e Quit, que mantem o caráter veranesco com melodias mais sutis e ligadas ao lado tropical da coisa. Mal posso esperar pra ver um unboxing do físico, que parece estar uma coisa MUITO criativa xD

Download [Mini Album] JEON SOYEON – Windy (MP3)

Eu já gosto do (g)i-dle, mas não imaginava que o solo da Soyeon ia acertar tanto comigo. O caráter descompromissado dá uma leveza pra certas coisas do dia-a-dia, a letra meio catártica traz um certo conforto, a personagem animada que foi feita pra representar a “Windy” está PERFEITA (lembra muito os personagens de animações dos anos 30), temos um EP bem coeso e legal de ouvir e um álbum físico de encarte criativo que realmente explora as possibilidades editoriais dos lançamentos de k-pop.

Estou meio derrotado hoje e só isso que consegui escrever… Foi muito bom abrir um sorrisinho involuntário ouvindo este lançamento (tava precisando 😅).

G)I-DLE's Soyeon serves up fast food fun in 'Beam Beam' video from

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar comentários aleatórios de k-pop e BLs, junto de tweets ocasionais de artes: @aquariohipster

2 comentários em “Beam Beam, Soyeon: Vai um fast-food aí pra afagar as mágoas?

  1. E sigo com minha saga comentando rsrsrs
    Gostaria de dizer q em todo lugar vi o povo elogiando, e q eu concordo! Essa mulher é perfeita! Tomara q Coreia n apague o brilho dela, q atualmente tá foda n se vender ao q bomba no momento, como os diversos atos q estão chegando/ (bg e gg) q estão com sonoridades semelhantes e conceitos tbm … Enfim, amei saber sobre ela em alguns cantos de vídeos até posts.
    Além do mais, acho q tenho um leve hábito de sempre apreciar mais os/as rappers, pq será?!?!? Kkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. kkkk Agradeço de paixão por todos os comentários 💖

      Acho difícil apagar… Nem a HyunA conseguiram depois de tudo que ela passou, então tenho fé que a Soyeon vai conseguir se manter (sem contar que já tá rolando uma amizade entre ela e o Psy… Vai que a gata vai pra P Nation quando o contrato com a Cube acabar??)

      Eu também tive minha fase de preferir rappers kk Acho que é porque eles tem umas partes muito características e destacáveis nas músicas, sabe? Então é fácil de identificar logo de cara (ainda mais se tem um timbre meio diferente do padrão pro cenário, como é o caso da Soyeon :3)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s