Weekend, Taeyeon: Em busca da Say So coreana

Existiam indícios de que a Taeyeon iria voltar solo logo. Para além da promessa fajuta de ter mais lançamentos em 2021 do que em 2020, o Key já tinha dado spoiler de que o próximo single da Taeyeon seria TUDO… E, bem, considerando que ela tá quase que fazendo um cosplay de Regina George nos teasers, eu já estava acreditanto mesmo antes de clicar play.

MANO, SAY SO… SAY SOOO!!!

Eu estou chocadíssimo que, de tantas solistas gostosas que poderiam emular o hit da Doja Cat, a mais fiel foi justamente a Taeyeon… SIM, a TAEYEON! Que tem lançamento que nem coreografia faz…

Tudo no lançamento conversa com Say So, a base do baixo parece praticamente a mesma, a estética rosada meio patricinha, a estrutura de versos com falas melódicas, o break de rap na segunda rodada de versos (sim, ela faz o segundo verso de rap aqui…), o pós refrão com agudinhos fininhos… Tá tudo aí, envelopado e entregue como a emulação mais quente do ano.

Eu ouvi MUITO Say So (foi, literalmente, a música que eu mais ouvi no ano passado de acordo com o last.fm) e ouvir uma faixa TÃO parecida, ainda mais vindo da Taeyeon, foi algo meio estranho. Não por eu achar “plágio” ou coisa do tipo (Kiss Me More tá aí como minha música americana preferida pra esse ano mesmo com a Doja se emulando), mas por trazer uma sensação forte de “já ouvi isto antes”. E é aí que reside o maior problema de Weekend.

Como música isolada, a faixa é muito bem produzida e mais um movimento arriscado e diverso pra discografia da Taeyeon. Ela nunca chegou a entrar no disco, entregar um passo tão complexo quando o que ela fica numa perna só e mandar um rap meio forçado (assim como qualquer idol rapper mandaria). Nisto, a faixa se destaca e, realmente, mostra o quanto a Taeyeon tem uma visão artística muito forte de testar tudo quanto é sonoridade e estética enquanto ainda é hit.

Agora, contextualizando num mundo que deitou pra Say So há pouco mais de um ano, a faixa perde muito de seu apelo. Parte de Say So que a deixa tão única e potente é a forma como a Doja entrega os versos, principalmente o break de rap. Existe um esforço dela (e de mixagem de som, claro) pra trazer uns harmônicos que não se esperaria de uma rapper e uma falta de seriedade na hora de mandar os raps em si que a destacaram do cenário de seriedade excessiva e conceitual (que, na verdade, tem muito de mainstream processado no meio) que o hip-hop e R&B norte-americano se encontram. Então, escutar a Doja cantando Say So foi como se uma brisa descompromissada de um single capopeiro de verão entrasse novamente no radar mainstream norte-americano.

Quando a Taeyeon entrega isto, dentro da lógica do k-pop e dos maneirismos que já estamos acostumados, a faixa perde um pouco seu caráter único e vira mais uma demo de nudisco no cenário. É ruim? Não, nem um pouco. Mas sabemos, pela similaridade de Weekend com Say So, que o incomum e inusitado para os norte-americanos é só mais uma quarta-feira para o k-pop…

TAEYEON - Weekend Lyrics + English Translation - Lyrical Nonsense

O problema foi a similaridade, tenho certeza disso. Se não tivesse o rap (ou o rap fosse um feat) ou a estética rosa, talvez teria ficado menos parecido e, por consequência, menos comparável. É um caso estranho de uma música boa, de um ato que gosto muito, mas que não fica na minha memória porque já fizeram isto soar melhor e mais potente em outro contexto… Sinceramente, uma pena… :/

Quem sabe se enfiarem este single no meio de um futuro mini-álbum funcione melhor? Vamos torcer!

TAEYEON WEEKEND @bei4shop Timeline, The Visualized Twitter (Analytics)

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar comentários aleatórios de k-pop e BLs, junto de tweets ocasionais de artes: @aquariohipster

10 comentários em “Weekend, Taeyeon: Em busca da Say So coreana

  1. As vezes me assusto com a Taeyeon, a mulher tá cada dia mais perfeita, quase como uma boneca de realidade virtual kkkkk
    A estética é linda, a música é gostosinha, mas fiquei mais animada por ela tá dançando do que por qualquer outra coisa. Ainda quero ver ela apostando em algo mais parecido com Spark, a música simplesmente casa perfeitamente com a voz dela

    Curtido por 1 pessoa

    1. “iquei mais animada por ela tá dançando do que por qualquer outra coisa” – me identifiquei total com isto aqui… kk E parece que ela tá confortável dançando, né? Tem vários lançamentos que ela dança de um jeito que claramente não tá curtindo muito o rolê

      Curtir

  2. A Tae já tinha tentado mandar um rap em What Do I Call you?, cantando mais rápido em boa parte dos versos, então o rap foi mais a cereja dela emulando a Doja. E provável que essa faixa apareça num full álbum dela se vier um esse ano, para a SM ocupar espaço (Apesar que a SM sempre coloca 10 inéditas nos LPs da Tae ultimamente… Tirando o Purpose, que metade já tinha sido apresentada nos shows, só falando a SM lançar oficialmente 1 ano atrasado)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você acredita que eu adorei o mini de What Do I Call You mas não vi clipe nem nada (só fui lembrar que isto existia há um mês atrás)… Acho que um full da Taeyeon vem, tenho a impressão que eles estavam focando muito no SHINee neste semestre (pra aproveitar a janela entre os alistamentos) e deixaram a Taeyeon descansando pra trabalhar mais no segundo semestre (ou pode ser só esperança da minha parte mesmo kk)

      Curtido por 1 pessoa

  3. TÔ PASSANDO EM TODOS OS SITES DE CRÍTICA PRA AVISAR:

    VOU COMER O TÓBA DE TODO MUNDO QUE FALAR MAL DA NOVA MÚSICA DO BTS!!! (Permission to Dance)

    Curtir

  4. Eu vendo você falar sobre a música da Doja talvez explique o porquê de não ter deitado pra essa música como o resto dos outros hehehehe. Apesar de achar de início a Taeyeon deslocada, sei lá parece que não combina com ela, por um lado achei interessante quando explicou que ela está experimentando de tudo. É então a música talvez cresça comigo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s