Girls Planet 999, EP.4: Vitória do Aegyo sobre a Bad Girl

ANTERIORMENTE EM GIRLS PLANET 999… Fomos revelados ao primeiro ranking das células, aguentamos muita enrolação por parte de uma decisão criativa questionável na edição da Mnet e vimos quatro apresentações da primeira fase da competição, com o time da Jiwon no cover de Yes or Yes sendo a melhor performance do episódio passado. Depois de um teaser maroto dando pistas dos prováveis problemas que o grupo com as mais hypadas iam ter, continuamos, agora, a competição…

Eu AMEI que o episódio inteiro foi sem rodeios e entregou tudo que precisava entregar em tempo hábil. Foram sete apresentações, com as devidas narrativas de bastidores, tudo envelopado em digeríveis 1h30 de episódio. Até agora, foi o episódio mais agradável de se assistir e, sem sombra de dúvidas o mais fácil de comentar… Viu como dá pra fazer algo legal e dramático sem ter duas horas de enrolação, Mnet?!

Enfim, vamos as performances….

Fiesta, IZ*ONE

Time 1: Butterfly

Claro que a Mnet não ia colocar a apresentação das hypadas logo no começo como sugeriu no teaser kk Começamos de modo inverso com AS PIORES do programa, que foram deixadas de escanteio e tiveram de ficar com quem sobrou. A narrativa da apresentação foi como a Ito Miyu estragou as chances do grupo ganhar por não ser profissional o suficiente para descansar a voz entre um treino e outro. Edição jogou a culpa nela, mas, sinceramente, a líder e os jurados bem que poderiam ter aconselhado melhor ou sugerido trocar as linhas delas (como fizeram nos grupos que pegaram as boybands).

De toda forma, a apresentação ainda foi um fiasco. A única que se salvou aí foi a Suh Jimin por ter conseguido a proeza de não desafinar e ter um mínimo de carisma. As outras (e, sim, a Bahiyyih incluída) ou desafinaram feio ou entregaram carões e vocais genéricos demais em comparação a TODAS as outras apresentações. Já tá rondando isto pela Blogosfera, mas é fato: se a Bahiyyih chegar até a final, vai ser pelas MOAs, porque a menina não entregou nada de memorável até agora (a própria Coreia nem tá ligando pra existência do ser).

Time 2: Crown

Eu estava um pouco contrariado pela escolha da Yeseo Carla Diaz no primeiro TOP9, mas foi um incrível vê-la sendo SUPER estratégica no programa. Foi GENIAL escolher a Huang Xingqiao pra sua célula, baseando-se em como a gata conseguiu aprender a cantar e dançar rápida e eficientemente pras apresentações iniciais. Mesmo ela se saindo mal nos ensaios, e quase matando a Yeseo do coração no processo, foi provado que a escolha foi ótima e Xiangqiao melhor MUITO.

Neste combo, tivemos uma ótima narrativa pra apresentação delas e uma ótima entrega.

Chen Hsinwei ainda é uma favorita minha (ela é muito carismática e natural interagindo com as outras participantes e com o jurados), aí juntou com a liderança da Yeseo e os power vocals da Sakamoto Mashiro e da Kubo Reina… Pronto, uma apresentação competente, agradável de assistir e com um mínimo de carisma pra não soar genérica em meio as outras. Ganhadora do duelo sem grandes rodeios.

The Fifth Season, Oh My Girl

Time 1: Oh My Gosh

Eu estava MUITO ansioso pra ver as apresentações do Oh My Girl. The Fifth Season se tornou uma das minhas músicas preferidas do grupo e é o último single realmente bom delas (agopra que o hit veio só tá sendo coisa blasé… Pelo menos vende). Além disto, este duelo já rendia uma ótima trama do reality: Bora X Rayeon como duas idols nugas e as gêmeas chinesas (Liang Jiao e Liang Qiao) em times opostos.

Infelizmente, a performance ficou bem aquém do esperado. Elas até que executaram algumas partes bem, mas faltou interpretação. Focaram muito nas partes separadas (o rap e o high note, por exemplo) e esqueceram que o grande tchans da música (e de várias outras dessa linha mais etérea do Oh My Girl) é a forma como ela é delicada. Aqui não é o momento de mandar aquele rap ou dar aquele gritão, precisa de um pouco de coesão pra entregar a narrativa das fadas apaixonadas de forma que CONVENÇA.

E elas não convenceram.

Time 2: Our Season

O time da Bora conseguiu se sair melhor, apesar de entrar no mesmo problema. As sessões de rap foram ainda piores (no original são suspiros, SUSPIROS, gente!), mas a Bora carregou a performance e todo o grupo melhorou depois que chegou a parte dela.

E foi apenas ISTO que fez esta performance soar melhor que a outra e ganhar. Talvez se tivessem colocado a Qiao com mais destaque, o resultado teria sido melhor, mas o que tivemos foi isto aí (os próprios jurados disseram que o ensaio foi melhor que o resultado final).

O aegyo é bem mais difícil do que parece e, apesar de não ter gostado de nenhuma das apresentações, estou ansioso pra ver quais serão as próximas que vão escorregar fazendo isto (espero que sejam as bad girls Hikaru e Ruiqi).

Músicas de Boybands

Time 1: Charismask (MIC Drop, BTS)

Deu muita dó dessas aqui. Elas pegaram uma música que não foi feita pra este tipo de performance (assim como How You Like That) e ainda iam batalhar contra o grupo mais hypado do programa. Todas já entenderam que dificilmente conseguirão passar do primeiro corte e estavam praticamente desistindo até o jurados darem uma bronca e uma motivada nelas.

Foi muito bonito ver a evolução do grupo, ainda mais numa música que é 90% carisma e entrega. Mesmo não tendo ganhado, a música sendo péssima e tendo alguns erros, foi uma apresentação legal de se ver (melhor que as de The Fifth Season e de How You Like That, por exemplo). Boa parte delas vai sair, mas vai ser de cabeça erguida em grande estilo.

Time 2: q-teen (Pretty U, Seventeen)

QUE FOFURA!!

Representando o aegyo masculino, as novinhas foram o grupo mais carismático dessa fase, conseguindo arrancar elogios dos jurados mesmo errando nos ensaios. Foi aí que a Sunmi tomou uma decisão curiosa e aconselhou o grupo a trocar a center para Gui Myah, a novinha do dente de leite.

Curiosa, pois não houve uma mudança dessas em grupo NENHUM até agora. Eu achava que não poderia ter mudanças depois de escolhidas as partes, e fiquei pensando em como seria melhor se o grupo da Wen Zhe tivesse tirado a SeIn da posição de vocalista principal (e como a Sunmi poderia ter falado isto pra elas).

De toda forma, a líder foi esperta em aceitar a sugestão. Ela se saiu bem na fita como humilde e a energia contagiante da Myah se espalhou por toda a apresentação. Diferente da apresentação do grupo da Bora (em que ela foi o destaque e levantou o astral do grupo), aqui, a novinha foi apenas a porta de entrada, com várias (Yume, Yizhou e Zige, por exemplo) conseguindo entregar um aegyo bem mais orgânico e natural do que estamos acostumados.

Pra mim foi a melhor performance da fase, conseguindo entregar um equilíbrio muito bom entre a sincronia perfeccionista tipicamente coreana e um lado natural e carismático que vemos mais na China e no Japão. Não é a toa que ganhou das outras duas.

Time 3: Red Moon (The Eve, EXO)

HAHAHAAH!!! A derrapada.

Um grupo cheio de problemas pelo spotlight, principalmente a Dayeon, que se queimou MUITO ao ficar reclamando da divisão linha o máximo possível. Tentaram queimar a Yaning também, mas a Ruiqi errou MUITO ao querer se mostrar como a ace do negócio e aglutinar tanto o killer verse como um dos vocais mais proeminentes. Ficou feio, sinceramente.

No fim, a Sunmi também aconselhou elas, falando para redividirem as linhas, mas nem isso foi capaz de salvar a performance do fiasco.

Foi uma apresentação estranha. Não existia o mínimo de liga entre a maioria das integrantes, elas mal pareciam interagir entre si e tudo, apesar de estar perfeitinho, soou ainda pior do que as apresentações com vários erros. O k-pop não funciona mais nessa briga pelo spotlight e não tem como uma garota que não consegue trabalhar em equipe entrar no line-up final. A impressão que dá é que a Sui Ruiqi, a Ezaki Hikaru e a Fu Yaning já estão querendo ser a próxima Chung Ha antes mesmo de entrar pro I.O.I.

Sem contar que o exagero delas na bad girl vibes já tá cansando (sorte que a Sunmi já deu a dica pra exagerarem menos). DUVIDO que o grupo final só vai ter coisas neste estilo na discografia e estou torcendo para elas terem de entregar um aegyo mais pra frente (quero ver se vão ser versáteis).

Como destaques positivos, temos as duas parceiras de célula da Yaning, Kim Suyeon e Nonaka Shana, que mandaram muito bem nas suas partes, não exageraram e foram as únicas que não pareceram decoladas do resto (tirando as que não tinham quase nenhuma linha né? kk).

No fim, tivemos a revelação de quem apresentou melhor de todo mundo e vai performar em Music Bank. O grupo de Yes or Yes da Jiwon acabou ganhando e, apesar de entender o porquê disto, eu preferi a performance de Pretty U. Fico imaginando como deve ser pra essas garotas experimentarem um Music Bank assim. Será que conseguirão formar contatos? Será que não vai ser nada demais?

TOP9 do Aquário Hipster

E as falhas na entrega de uma boa apresentação como líder do grupo das hypadas me fizeram tirar Yaning no meu TOP9, substituindo a maioria chinesa por uma maioria coreana.

O TOP3 continua o mesmo, apesar de eu já ter dúvidas se a Youngeun e a Cai Bing vão ter a variabilidade necessária pra entregar o girl crush E o aegyo (Shen Xiaoting não tenho dúvidas que conseguirá tranquilamente, por mais que tenha escorregado em How You Like That).

Bora cai para o quinto lugar, dando espaço para a Shana, fazendo o papel daquela vocalista super competente que consegue dar liga entre a power vocal e as que mal cantam. E, pra finalizar a vocal line, temos Bora e Mashiro nas próximas posições.

Na rabeira, Yujin caiu uma posição e Jiwon perde espaço para a fofinha da Myah. Eu sei, eu sei, ela é super nova, mas a Coreia ama uma maknae dessas e a menina provou que consegue entregar muito carisma não importa o quão complexa e robótica for a coreografia.

E, claro, a lenda míope Hsinwei continua firme e forte no nono lugar.

Na semana que vem teremos a primeira eliminação, um novo TOP9 e finalmente serão menos nomes para pesquisar e decorar. Tenho certeza que o episódio vai ser puro suco de enrolação, mas, de toda forma, vai dar umas boas reviravoltas divertidas de assistir xD

Qual o seu TOP9? Me fala aí nos comentários ou me manda a imagem (usei este link aqui por sugestão do Wendell) no Twitter ^^

No mais, dá uma conferida nos outros pontos de vista da Blogosfera sobre o programa xD O Wendell do GostoMeu, a Rafa do AYO GG, o Joe do AigoJoe também estão assistindo dando suas opiniões ^^

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar mais comentários aleatórios do Girls Planet: @AquarioHipster

7 comentários em “Girls Planet 999, EP.4: Vitória do Aegyo sobre a Bad Girl

  1. todo mundo tá falando da shana mas eu não achei essa coca-cola toda não… quarta-feira eu explico porquê. de resto, amo como a gente viu esse episódio com os mesmos olhos!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. O problema das hypadas é essa insistência em fazer carão e se mostrar a fodona achando que lacra, mas no fim das contas tenho certeza que o aegyo vai derrubar elas na primeira tentativa como você disse. Olha a performance de Pretty U pra você ver o quanto dá pra marcar sem forçar a barra nesse sentido (Apink ficou orgulhoso kk) . Adorei o post como sempre kkk vamos ver o que vai acontecer nos próximos eps

    Curtido por 1 pessoa

  3. Adorei o texto!!
    Minhas protegidas são Xiaoting, Jurina, Myah, WenZhe, Cai Bing e Shana. Nenhuma coreana me conquistou ainda.

    Acho que a Bahi não debuta mesmo com a popularidade(Boa e Ruim), a mnet já deixou claro que não deseja que ela vá longe(0 screentime), no mais eu não acho ela péssima como pintam por aí.

    Yujin tá certa no gp final, conquistou o amor(ou pena?) do público . A mnet vai forçar a Hikaru até o publico geral engolir ela, o que não aconteceu ainda…

    Vamos esperar o próximo ep com o primeiro top9 vindo do público

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigadoo xD

      As coreanas tão quase perdendo feio pras chinesas cheias de carisma kk

      Eu concordo contigo nessa questão da Bahi, a Mnet não tá mostrando nada dela e, sinceramente, eu até acho meio justo isso kk Não acho ela super horrível, mas também não acho ela essa super mega blaster q a fanbase tá pintando

      Percebi pensando depois que a apresentação do The Eve queimou um pouco a Ruiqi mas deixaram a Hikaru intacta o.o’ Vamos ver no q isso vai dar…

      Curtir

      1. Eu acho que o único jeito da mnet manipular algo dessa vez é por meio de history line e screentime.

        Vi um rumor que a Bahi tá em 2° no top9, aí sério, que FEIO. Eu espero mesmo que um milagre ocorra e ela se mostre uma Chungha da vida.

        Descobri teu blog hoje e tô amando tudo♥️🥰

        Curtido por 1 pessoa

      2. Ai muito obrigado pelo elogioo xD

        Então, se a Bahi se mostrar talentosa e carismática (ou até mesmo esforçada), sem problema nenhum, mas por enquanto tá muito blasé, quem sabe ela evolua?

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s