Talk & Talk, fromis_9: Lendas demais para o porão da PLEDIS

Tudo parecia estar bem com o fromis_9. Superaram as polêmicas que nem a Mnet conseguiu superar, criaram uma consistência de imagem em seus lançamentos e conseguiram ultrapassar o BTS no topo de um dos charts coreanos por algumas horas com seu último comeback. Menos de um mês atrás, porém, tudo parecia ruir, pela notícia de que o gerenciamento do grupo ia cair na mão da PLEDIS, extremamente criticada por seu gerenciamento há ANOS. Todo mundo já esperava elas mofaram no porão… até anunciaram um comeback surpresa:

A resistência do fromis_9 é algo que me espanta. Não lembro de nenhum grupo que conseguiu se manter tão bem depois de tantos problemas permeando o gerenciamento. Provavelmente o comeback já estava pronto quando o gerenciamento foi pra PLEDIS, mas, mesmo assim, só de ela lançar já parece um MILAGRE.

Talk & Talk mantem o clima animado de verão de WE GO, mergulhando fundo no 8-bit que elas já trabalharam em algumas album tracks no ano passado. A faixa parece uma continuação de WE GO, mantendo as partes boas e mudando as partes mais genéricas. O 8-bit a deixa mais destacável que outros lançamentos do ano (não lembro de ninguém ter tentado algo assim em 2021) e vemos os mesmos harmônicos em “uuu” no pós-refrão.

O clipe também ajuda nesta interpretação, com elas ocupando vários apartamentos de um mesmo prédio e conversando entre si por telefones. Logo no começo, dão a entender que é como se a edição do videoclipe passado tivesse acabo de ser finalizada. E a estrutura visual que seguem é a mesma (temos a mesma construção em grade e um cenário simples para cada integrante).

As piadinhas que vão acontecendo sobre os problemas de viver em apartamento ficaram adoráveis e vão dando ao clipe uma linearidade que não o faz cair no marasmo, tendo até um finalzinho com a luz no prédio acabando e todas se juntando no telhado. Dá pra ver que é a mesma equipe criativa que montou o clipe de WE GO e, novamente, fizeram um trabalho excepcional com os 2 reais que devem ter tido de orçamento.

Por chamarem que “single album” eu achei que teríamos alguma b-side, mas foi só o single mesmo. Estas nomenclaturas me confundem todinho kk Parece que nem sabem usar direito mais no k-pop.

Download [Single] fromis_9 – Talk & Talk (MP3)
Olha que capa LINDAA *-*

fromis_9 pode não ser o girlgroup super hit, mas, com certeza, é um dos mais longevos e resistentes desta geração. A discografia das meninas continua praticamente impecável, os clipes delas são super divertidos de assistir e, ainda, conseguiram construir uma marca própria a partir de conceitos visuais que trabalham com metalinguagem. Talk & Talk é um lançamento memorável, fofinho e agradável que consolida isto facilmente.

Depois disto, eu agora estou duvidando que elas fiquem muito no porão. O grupo já superou muita coisa e, se não acontecer nada de excepcional, aposto que vão voltar tranquilamente no verão de 2022 tão criativas e divertidas quanto foram neste ano.

O Aquário Hipster também tem Twitter! Segue lá se quiser torcer para que mais girlgroups de médio escalão superem as dificuldades que nem o fromis_9: @AquarioHipster

6 comentários em “Talk & Talk, fromis_9: Lendas demais para o porão da PLEDIS

  1. E fico chateada que mesmo com músicas legais, as meninas estão longe do radar de divulgação de até mesmo gente que se diz divulgar todos os GGs_ mas só falam dos mais hypados pra ganhar biscoito_
    Fromis_9 é uma grata surpresa pra mim e torci muito em vê-las voltarem, suas músicas são muito boas e as meninas mereciam mais pelo carisma.
    Outra musiquinha legal pra minha listinha ❤

    Curtido por 1 pessoa

      1. Sim, engraçado que antes o pessoal até comentava ali e aqui sobre. Mas nada demais comparado com outros que são bombardeados na minha timeline.
        Engraçado que as meninas até estão no radar dos coreanos, mas não do povo mais pro nosso lado do globo.
        Inclusive essa Talk & Talk descobri pelos blogueiros mesmo, agora vou me inscrever e receber coisas diretas delas.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Esse grupo é MUITO BOM! Mereciam muito mais reconhecimento e um tratamento melhor (mesmo elas já tendo experimentado o gostinho do sucesso com “Love Bomb” e “FUN!”). E adoro que elas têm uma característica que a maioria dos grupos de k-pop deixa em segundo plano mas que é essencial: CARISMA! Quer dizer, enquanto outras moças e rapazes do k-pop agem como robozinhos preocupados com vocais e coreografias perfeitos, o Fromis_9 parece se divertir de verdade e isso cria uma conexão com a gente.

    Embora o LOONA continue sendo meu girlgroup favorito, confesso que quando os dois grupos concorreram no MAMA eu considerei que o Fromis_9 tinha a música melhor; “Hi High” é boa mas “Love Bomb” é SENSACIONAL (tudo bem que já era o segundo comeback delas, mas a culpa de concorrer a revelação com três EPs lançados não era delas).

    …Na verdade, TODOS os girlgroups que concorreram a revelação naquele ano estavam com singles melhores que “Hi High”.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Até por isso, se lembro bem, em termos de votação popular elas conseguiram a façanha de ficar em ÚLTIMO LUGAR (embora o MAMA não seja decidido só por votos)… atrás até do Nature, que nunca saiu do flop.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s