LALISA, Lisa: O solo do BLACKPINK menos BLACKPINK… Mas isto significa grande coisa?!

Como o Wendell bem pontuou, o BlackPink está num preparativo para o disband, com a YG preparando um girlgroup substituto e as integrantes debutando solo mal esperando pra pular fora da empresa. Tivemos Rosé reflexiva no começo do ano e, agora que o verão tá acontecendo lá na Coreia, foi a fez do bate-estaca da Lisa:

Eu não posso dizer que gostei mais de LALISA do que da música da Rosé (eu quase fiz uma redação de vestibular analisando aquela música, por deus kk), mas eu percebo que ela é muito melhor em entrega do que On The Ground. Muito pela Lisa ser muito mais carismática do que a Rosé, mas também pela forma como a estrutura da faixa conseguiu ser DIFERENTE do batidão 101 do BlackPink.

Não muito, mas o suficiente. A faixa tem um monte de latas batendo no fundo dos versos e um refrão que se baseia em drop eletrônico em cima de drop eletrônico, mas, diferente das letras sem criatividade faladas com muito espaço entre si (evidenciado a barulheira da melodia), a Lisa manda uns versos com mais personalidade que as outras três do grupo (na primeira rodada) e dá uma de Disapereance of Hatsune Miku na segunda com um rap na segunda vez (na segunda). Mesmo assim, a faixa ainda parecia bem o suco sem gosto do BlackPink de sempre, até chegar a segunda ponte e as influências tailandesas se mostrarem.

Não é a bosta mais quente do momento, mas foi uma ponte muito bem feita, divertida, inesperada, coesa (porque se liga com a intro) e que soube ligar bem ao refrão final (a transição como se a faixa estivesse rebobinando foi uma boa jogada). Se a faixa fosse um pouco mais por este lado (principalmente no refrão), conseguiria ser ainda melhor e furar a bolha do blinks.

Mas ela não foi, então temos um refrão besta com ela repetindo o próprio nome em passinhos de Tik Tok (o pior que os sintetizadores nessa parte até que estão legalzinhos…). A mensagem é essa, ela é a Lisa, ela é incrível, ela é barulhenta, ame-a, chame-a de Lalisa! Percebe como isto é muito fraco pra um single PRINCIPAL do seu PRIMEIRO trabalho solo? Se ainda fosse um pre-release, seria legalzinho, mas como o grande solo (e talvez o único, a depender das escolhas que a Lisa fazer quando o contrato da YG vencer) soa decepcionante e sem criatividade nenhuma.

O clipe é aquela coisa pseudo-fashonista que o BlackPink entrega sempre, só surpreendendo na parte da segunda ponte mesmo com as referências a cultura tradicional tailandesa.

Surpreendentemente, também tivemos uma b-side, totalmente em inglês, Money. Ela vai bem mais longe em questão de produção, numa mistura bem suja de trap e hip-hop, e realmente se diferencia do resto do BlackPink (pelo menos até o último refrão chegar com a mesma baboseira de sempre), mas continua pecando em questão de letra (é bem bestinha na real). Ao escutá-la, só me dá vontade de ouvir Money, do Dawn, que traz uma faixa mais complexa tanto em produção quanto em letra, falando sobre de como a jornada por dinheiro pode aprisionar nossas vidas.

Lisa - Lalisa.png

LALISA até tenta ser diferente dos outros solos do grupo, mas não consegue. E a razão pra isto acontecer é mais do que óbvia: é a mesma pessoa que está produzindo e escrevendo tudo com mínima (ou nenhuma, como o é o caso da Lisa) participação delas, nem mesmo na hora de escolher com quem trabalhar (pô, a SM, que é a SM, deixou a Taeyeon escrever parte do solo dela gente ‘-‘). É o que aconteceu com a CL só que multiplicado por três e isto mostra como a YG está se afundando cada vez mais criativamente conforme as gerações passam… Só espero que elas saiam logo daquele lugar e mostrem como é lançar música solo DE VERDADE.

O Aquário Hipster também tem twitter! Segue lá se quiser ver mais comentários frustrados com o desserviço criativo da YG: @AquarioHipster

Lisa, do BLACKPINK, faz esperado debut solo com 'LALISA' - Quem | K-Pop

2 comentários em “LALISA, Lisa: O solo do BLACKPINK menos BLACKPINK… Mas isto significa grande coisa?!

  1. A música pra mim_ assim como o da Rosé, agora analisando depois de algum tempo _ é a mesma coisa que o BP pode entregar, em momentos da música é a mesma coisa e os cenários também.
    Essa música é péssima, e foi interessante ver uma parcela engolindo em seco forçando isso daí. A música parece com várias coisas desconectas que não casa com nada, e trás uma sensação que foi feito as pressas_ foi o que senti assistindo esse mv, como se eles tivesse gravado em um dia e no outro_
    E sobre as referências tailandesas, acho que a única eu vi foi nessa parte dela de dourado? Porque se tiver mais nem reconheci tão lugar comum que já vimos em outros trabalhos do grupo.
    As produções já demonstravam estarem fracas, com esse Lalisa só liga a luz de alerta pra isso, tudo se torna datado na YG_ e me recordo de algo curioso é que comentaram que elas trabalham com produtores ou tem conhecidos lá fora, mas acho engraçado que as música são sempre as mesmíssima coisas do Teddy, acho que elas só estão fazendo ponte igual a CL na época, a única coisa que fez valer de diferente pra elas foi Lovesick Girls. Ice Cream não coloco, porque aquele descarte que deram pra elas foi osso de doer.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ainda bem que vc comentou do Dawn, pq eu lembrei dele nessa faixa. Não que DawnDiDiDawn seja o debut, mas a premissa dele foi semelhante a da Lisa, mas lá ele, ao menos, tentou ser inventivo ao tentar se distanciar do que o Pentagon fazia e do que os demais rappers da empresa fizeram (Embora ele tenha reciclado a Jessie e uns versos de NunuNana apenas para angariar um UP do viral).

    Ainda achei o debut preguiçoso, ouvi a músicas toda a vez que ia ler alguma pauta da blogosfera, mas ainda tem um gosto férrico na boca de que poderia ser mais. Entendo a dancinha tiktok no refrão no meio de uma viralização doida de demos só na rede social, mas estamos falando da Main Dancer do grupo, era para a bicha ter batido raba no chão e feito um contorcionismo (Claro, poderia ter feito uma coreô só pelo desafio no TecoTeco, mas entregar um coreô mais elaborada seria tudo, nem no break ela fez isso).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s