Cherry, AB6IX: Esconde os abs que agora somos fofos!

Eu quero ser fã do AB6IX, juro que eu quero. Mas o direcionamento artístico do grupo sempre me confunde muito. Se no comeback passado eles estavam mostrando abs usando de conceito psicodélico, claro que nesse eles tão… Fofinhos em uniformes escolares? Vamos o que saiu disso aí…

Comparando os singles deles neste ano (já são cinco, contando os especiais de dez anos da BrandNew e exclusivo do Universe), cada um mira numa coisa. As possíveis semelhanças são anuladas por quão diferentes são os direcionamentos de um lançamento pro outro e, apesar de mostrar como o grupo é versátil, deixa a coisa um pouco confusa demais pra se acompanhar.

Talvez estejam mirando numa dualidade (o que faz sentido, porque todos números mais dramáticos – Stay Young, CLOSE, Gemini e Walking In The Rain – foram mais pro primeiro semestre, enquanto que, no segundo do ano passado, eles lançaram o aegyo de The Answer), porém, ainda está confuso. A organização do lançamento não ajuda também, com o álbum tendo o mesmo nome do último EP deles, só que sem o subtítulo (Mo’ Complete… Queria entender o que raios isto significa, não achei em nenhum lugar x.x).

Esta bagunça é, no mínimo, estranha. Já é o segundo full album deles. Não é qualquer ato que banca um segundo full jogando as coisas a esmo (o próprio cenário capopeiro entende full album como algo mais sério), talvez seja a popularidade do membros (conquistada em vários realities pre-debut) que garanta um retorno estável apesar da bagunça…

Enfim, Cherry é um ótimo single pro catálogo deles, talvez um dos que mais dure na playlist. É um número funky 101 que veríamos em qualquer demo masculina da SM, um pouquinho mais encorpada pelas onomatopeias no refrão e pelo ciclo que as frases e inglês fazem no começo e no fim da música. É um número divertido e leve, que brinca um pouco com o aegyo pelos vocais agudos e alegres, mas também flerta com o sexy pela analogia da cereja na letra. Se bem envelopado, um número desses vira destaque facilmente ao mesmo tempo que, se for solto sem mais nem menos, só vira mais um número funky entre vários.

No caso aqui, eu acredito que o clipe deixou a coisa toda um pouco mais memorável e descontraída. O color coded com os terninhos casuais ficou ótimo. A paleta do clipe ficou bem chamativa e harmônica. Os efeitos visuais com o álbum de graduandos pareceu coisa do Digipedi. É fato que os clipes deles vem melhorando bastante com o passar do tempo e Cherry não é exceção.

O Daehwi deu uma entrevista falando que este era a música que o grupo queria apresentar como single (algo que não aconteceu em CLOSE, por exemplo) e, de fato, dá pra entender o porquê. O cenário já está começando a ficar saturado de coisas masculinas sexy. Como eles não se estabeleceram como um grupo sexy antes de isso virar moda (como o SF9, por exemplo), o AB6IX só ia parecer estar seguindo mais uma onda (que é, querendo ou não, o que acontece na maioria dos singles deles).

Deixando a coisa um pouco mais alegre e fofinha, o lançamento se destaca em meio aos outros, sem, necessariamente, precisar ser de rookies novinhos. Acho que o AB6IX consegue trabalhar o aegyo muito bem e tem tudo pra desenvolver um piranhaegyo masculino (algo meio inédito nas boybands) e ter seu próprio estilo.

Por enquanto, porém, Cherry é mais uma insegurança deste direcionamento. O próprio álbum (genérico e cheio de faixas que parecem descartes dos comebacks anteriores) dá a entender que só lançaram o álbum por lançar, sem realmente pensar no projeto como um todo (e olha que tentei escutar duas vezes pra ver se curtia alguma, mas não rolou x.x’).

Parece que a empresa ganha MUITO CAPITAL com os lançamentos do grupo e tá dependendo tanto disso que lança coisa atrás de coisa sem pensar muito mais além de colocar um novo single no mercado. Eu entendo que toda empresa funciona assim, mas o AB6IX ainda parece muito jogado no cenário. Se querem a boyband tenha impacto e não seja rapidamente substituída quando o povo da quarta geração masculina começar a hitar, precisam polir um pouco mais os lançamentos e entregar algo mais substancial.

AB6IX unveils cover artwork for 'MO' COMPLETE' | allkpop

Cherry é um ótimo single. Inclusive, todos os singles do AB6IX no ano foram bons. Por isso que a falta de um álbum ou um gerenciamento mais organizado fica tão aparente (ainda mais se compararmos com a unidade temática E sonora que os irmãozinhos deles de empresa, BDC, tem). Se eu tiver pique, junto as minhas faixas preferidas deles deste ano e faço eu mesmo um álbum decente, porque com a BrandNew tá difícil kk

O Aquário Hipster também tem twitter!! Segue lá se quiser me ver reclamando do direcionamento artístico de grupos que curto: @AquarioHipster

AB6IX a fait son comeback avec le MV de « CHERRY » – K-GEN

2 comentários em “Cherry, AB6IX: Esconde os abs que agora somos fofos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s