Savage, aespa: Black Mamba deve estar ganhando, porque as músicas continuam horríveis

aespa tinha tudo pra ser O GRANDE novo grupo da SM. Finalmente conseguiram manter o conceito fanfic mesmo depois do debut (algo que não conseguiram com o EXO, por exemplo)… O problema é que tudo que o grupo soltou agora pareceu derivativo e descartável (ainda mais contando que foram dois singles soltos sem uma mísera b-side). Agora, lançando um EP e finalmente prometendo chegar a Kwangya, será que as coisas vão melhorar?

O dia foi bem cansativo e corrido, então eu não estou com muita paciência pra enrolar pro que tá óbvio aqui: ainda tá uma porcaria, mas, pelo menos, é uma porcaria original.

Savage deve ter uma equipe de produção bem parecida com o dos recentes singles das units do NCT, porque a proposta “diferentona” é parecida: versos mais urban e industriais, com inspirações traps, um pré-refrão cheio de gritos com um ótimo crescendo e um refrão que volta as influências dos versos de uma forma mais sutil + gritinhos + passinho de Tik Tok. Não parece uma música do NCT, porém. Pela PRIMEIRA VEZ, depois de TRÊS SINGLES, o aespa lança algo que não parece copia de cola de outro grupo. Este mérito, pelo menos, o grupo tem.

Se com Next Level eu não entendi porque um monte de gente que eu conhecia começou a gostar do grupo, com Savage eu entendo. A música é organizada ao que se propõe, realmente tem uma proposta de interpretação que mantem o caráter mais experimental do rolê (os melismas aleatórios junto dos gimme gimme now zu zu zu querendo ou não, é isto). Não é do meu gosto, mas reconheço ser mais próximo de algo ouvível como música (e não como barulhos com frases aleatórias em inglês).

Então, querendo ou não, do lado sonoro, temos uma evolução (por mínima que seja, já que toda esta proposta industrial “experimental” ainda é a SM surfando na modinha ao invés de ditar a modinha, como fazia antes).

PORÉM, do lado visual, a empresa ERRA FEIO, escorregando em muito nos acertos que conseguira ao lançar o primeiro episódio do lore oficial da estória do grupo (pros desavisados: estória ficcional se escreve com “e” mesmo, “história” é pra coisas que aconteceram de verdade, por isto que o Toy Story se chama assim, e não “Toy History”). Não organizaram a estória, não tem o mínimo progressão, elas ainda estão falando que VÃO pra Kwangya sendo que, de acordo com o Next Level, elas já estavam lá!

Você pode chutar que o clipe e a letra fala sobre a luta delas contra a Black Mamba (as cenas finais do clipe sugerem muito isso), com elas vencendo no final e sendo agraciadas enquanto fadas winx de animação 2D (melhor parte do clipe, a propósito). Mas isto é ainda um CHUTE. Do jeito que a fanfic tá explícita em tudo que cerca o grupo (com a própria promoção as ae), esta entrega é, no mínimo, porca.

Não precisa entregar uma estorinha super coesa com começo meio e fim, mas também não precisa tacar o foda-se e jogar as personagens em um bando de cenários aleatórios, com referências a esmo, para os fãs fazerem o trabalho de organizar tudo. Ao ver este clipe, lembrei da fase atual do LOONA (o tombo que elas tão levando né? o.o’ Fico imaginando se o grupo vai se salvar com a BBC não tendo um centavo sequer) que mais referencia uma estória do que a conta de fato. Mas, no caso do LOONA, elas tem dois anos de lore minimamente organizado pra poder referenciar. O aespa, mal inseriu o primeiro conflito e se perdeu todo na hora de contar a estória.

Por que será que isto acontece? Minha teoria é que a SM não tem a coragem de investir full na estória. Tirando os efeitos visuais, quem gerencia o grupo as enxerga como mais um na leva BlackPink/ITZY, pois procura alcançar um sucesso similar. Não teria problema, se a empresa não tivesse tornado a estória das ae tão central no grupo.

As próprias album tracks refletem isto. Pra começar, todas elas são melhores que o single (com músicas com mais cara de música mesmo), muito influenciadas pelo industrial, pelo techno, pelo hip-hop e por trap. É o tipo de álbum que você esperaria do BlackPink e do ITZY (principalmente do último), ainda mais com as letras e os conceitos por trás das músicas serem bem SUTIS na hora de trazer qualquer profundidade MÍNIMA pra estória das ae em Kwangya.

Mas não vou mentir. Apesar de ter achado tudo isto uma palhaçada, eu gostei da intro apresentando elas e mais três faixas do álbum: I’ll Make You Cry, onde conseguem organizar ainda mais a música sem perder a proposta do single (se o 2NE1 estivesse vivo, lançaria coisas como esta música, com certeza); Yeppi Yeppi, que é, basicamente, uma uptempo red do Red Velvet (ou seja, é a melhor do EP); e Lucid Dream, um número bem sóbrio de R&B e trap, muito gostosinho e bem produzido.

210914 aespa to Comeback with their First Mini Album 'Savage' on October  5th: Aespa

aespa continua a decepcionar com Savage, mas, desta vez, já estamos vendo o grupo há tempo o suficiente pra perceber que não é só na música que residem os problemas. Eu, que sou tiete de fanfics e teorias doidas como a de Kwangya, fico sem qualquer vontade de saber mais do grupo. Ele é tão… vazio. Parecem quatro bonecas com um monte de roupa e CG em cima. Mesmo tendo gostado três faixas do EP, ainda assim não cativa. E a culpa disso é toda da SM por: (1) resolver seguir modinha mesmo sendo um dos maiores players do mercado e (2) por ficar criando hype em cima de uma fanfic que não consegue trabalhar.

É até engraçado porque minha irmã estava começando a gostar da IDEIA do aespa, mas não conseguia escutar as músicas. Aí, quando apresentei o STAYC pra ela (agora ela tá me pedindo recomendação de grupos mais recentes), a menina se apaixonou NA HORA pelas músicas e pelas integrantes… Acho que é meio que isto que funciona com o aespa no momento: a ideia até atrai o olhar, mas não tem mais nada além da superfície do conceito que te segure pra acompanhar o grupo (nem mesmo um aprofundamento do próprio conceito o.0′).

O Aquário Hipster também tem twitter!! Segue lá se quer me ver indo eternamente pra Kwangya: @AquarioHipster

aespa Savage ae-aespa Teaser Photos (HD/HQ) - K-Pop Database / dbkpop.com

16 comentários em “Savage, aespa: Black Mamba deve estar ganhando, porque as músicas continuam horríveis

  1. Eu acho que uma hora elas vão abandonar esse conceito de fanfic e ficar no convencional mesmo, porque né, está muito confuso.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Sim; nem sempre as fanfics funcionam no k-pop. As finadas AOA, por exemplo, só foram deslanchar depois que jogaram fora a historinha de serem anjos que vieram conhecer a Terra e só começaram a rebolar em MVs com tramas autocontidas e fáceis de entender.

      Curtido por 2 pessoas

  2. Eu percebo que muitas pessoas, principalmente na blogosfera, não estão entendo o plot de Next Level/ Savage, o que as fazem achar o projeto uma bagunça sem sentido, por isso vou explicar aqui informações OFICIAIS que as próprias integrantes do Aespa mencionaram durante as promoções do lançamento passado com um pouco de interpretações minhas hihihi

    Elas não estão de fato em Kwangya no MV de Next Level, elas PROCURANDO esse local (percebe-se isso pelas cenas da Giselle que ela procura uma localização num globo terrestre [0:25]), tanto é que o cenário inicial (0:14 e 0:15) e das cenas que intercalam a coreografia (por exemplo: 0:30) trata-se de uma nave espacial (o que tem isso haver com o universo do grupo, eu não sei dizer), aí elas descem dessa nave no MV e partem a destino desse local em jet ski (0:36, 0:37 e 0:48 [o que isso também tem haver, não me pergunte hahaha]). Só que o detalhe principal do MV que aí já é uma interpretação minha (o que eu acho mais importante do plot, mas tem outras cenas que mostram a Giselle descendo do jet ski [1:20] e de novo procurando uma localização [1:21 e 1:22] ), são as cenas que a Karina acorda sozinha naquele cenário azul com elementos que se assemelham a gelo (1:12 e 1:14) e sendo cercada por uma cobra (2:44), essas cenas fazem sentido com o episódio do SMCU e as teorias que a Karina foi vítima da Black Mamba que cortou a ligação dela e das outras integrantes com suas aes, isso faz sentido para mim pelas cenas que o olho da Karina é o foco em quase todos os MVs (com exceção de Forever que é avulso).

    Isso tudo que eu expliquei se encaixa agora com o MV de Savage que é de fato a batalha das integrantes contra a Black Mamba, o que aconteceu de fato não dá para a gente especular por enquanto, mas fica aí o questionamento, se no MV de Next Level, a Karina parece ter sido raptada pela Black Mamba, teriam as integrantes salvado a Karina e juntas derrotado a Black Mamba? O que aconteceu de fato com a Naevis? Esses questionamentos só terão uma explicação quando a SM lançar o segundo episódio do SMCU, o que não sabemos ainda quando será lançado, mas a Karina foi vista gravando ele dias antes de quando foi anunciado o comeback, eu chuto que o lançamento seja na próxima era do grupo.

    Enfim, desculpas o textão, mas quis detalhar o que eu achei mais importante e espero que agora tenha ficado mais claro essa questão toda 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  3. resumo: quer pagar de estranha pop alternativa? vá escutar art angels da grimes

    ps: e a principio gostei de savage, mas achei meh ao mesmo tempo???? não escutei o resto, mas é isso: elas tem o brilinho, mas não tem a liga. next

    E STAYC ME RENOVANDO PARA A GGSTAN ERA, É ISSO QUE EU PEDI UNIVERSO

    Curtido por 1 pessoa

    1. alias vou me complementar aqui: pelo menos o começo de savage me deu vontade de fazer challange de tiktok de pijama e depois glow up badass bit kkkj

      Curtido por 1 pessoa

  4. Simpatizei pacas com a parte melódica e o rap da Giselle (Inclusive, podiam ter tirado o verso de rap da Winter e dado mais um tempinho pra Giselle brilhar.)

    Finalmente NingNing brilhou como a vocalista que é.

    A distribuição de screentime tá meio desbalanceada, né? A Winter aparece em 2/3 do mv. O clipe foi bem poluído. Acho q atrai mais quem tá surfando na onda da fanfic, porque eu senti muita preguiça de tentar entender. Pra mim, Blackmamba foi o melhor clipe até agorra.
    Desejo sorte pras guerreiras de Kwangaya (só consigo ler assim, n sei se tá certo🤡) e SM que cuide em organizar isso aí (ainda dá tempo de lançar um joguinho mobile estilo rpg pra tentar auxiliar nisso aí)

    Curtido por 1 pessoa

  5. Você disse tudo e mais um pouco do grupo. Savage é mais ouvivel? Sim, mas não é nada de mais.
    Ao menos a Giselle e NingNing se “espremeram” pra aparecer nesse mv, e roubaram um pouquinho da cena, vide que a sem vergonha da sm só quer fazer a gente lembrar da Winter e Karina_ inclusive achei as meninas tão sérias e pouco interpretativas, a NingNing até tenta mas certeza que a sm corta as partes dela_
    Sobre o mini, minha preferida foi Yeppi Yeppi mesmo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s