Girls Planet 999, Ep.9+10: Assando chinesas como batatas doces

ANTERIORMENTE EM GIRLS PLANET 999… Vimos a segunda eliminação se desenrolar e a criação das grandes “vilãs” e “heroínas” do programa, num episódio super enrolado que serviu, basicamente, pra tirar a Cai Bing do TOP9 e cimentar de vez a posição da Dayeon no grupo final. Depois de duas semanas (e com a Creation Mission FINALMENTE tendo acabado), quais mudanças aconteceram no programa?

Não vou mentir, eu gostei de como os episódios 9 e 10 desenrolaram, apesar de não ter conseguido escrever a tempo. Eu cheguei a mencionar no post mensal de setembro, mas as coisas não tão lá muito boas comigo pelo que vem acontecendo aqui em casa (com o ânimo e a motivação indo pras cucuias). Eu tô procurando me organizar melhor pra fazer as coisas saírem apesar disso (o que vai fazer eu me sentir melhor também no final das contas) e é aí que este post vai sair DE QUALQUER JEITO antes do EP11 estrear kk

O bom do EP9 na real (apesar de um monte de gente ter chamado de “filler”), é que ele conseguiu diminuir um pouco a tensão do programa e dar um pouco mais de espaço pras participantes se mostrarem sem estar a margem da eliminação. Não concordo com muita coisa do que mostrou ali (vou em um pouquinho de detalhes ao comentar de cada time), mas foi bom ver as garotas INTERAGINDO de verdade pra variar, ao invés de só ter briga por linhas, posições e tudo mais…

Então eu vou comentar dessas interações junto com as respectivas apresentações de cada grupo (pra este post sair rápido e meu perfeccionismo não querer deixar tudo tilintando antes de postar, e me fazer ficar mais atrasado ainda quando chegar o EP11).

Shoot!, POP! CORN

Yujin, Myah, Ruan, Manami, Hsinwei, Ririka, Baiyyihh

Se eu fosse a Yujin, teria ficado PUTA no episódio 9. Sério, quando ela consegue entrar num grupo em que assumirá total protagonismo (pela primeira vez), me enfiam ela NA CASA DA MÃE DA DAYEON. Foi ridículo demais, forçadíssimo e, acima de tudo, DESNECESSÁRIO. A Dayeon já estava subindo de todo jeito, mas a edição força tanto a garota que dá até raiva (tanto que este episódio foi muito bom por ela FINALMENTE não ter nenhum tipo de protagonismo).

Dito isso, a Yujin foi muito inteligente em reverter a situação a seu favor (“ai, lembrei da minha mãe” *começa a chorar*) e não deixar o fantasma da Dayeon impedi-la de um foco… E QUE FOCO, meus amores e minhas amoras! A narrativa de superação da integrante avulsa que, de repente, vira líder e main vocal foi adorável, inspiradora e já deve ter garantido a Yujin no grupo final. Foi lindo demais de se ver. Eu sei que ela já é cotada desde o começo, mas é a primeira vez que ela teve foco por suas habilidades e não pelo coitadismo relacionado ao CLC.

O grupo e a música ajudaram muito nisso. O time de Ice Cream (ou seja, quase todo mundo, menos a Yujin) ganhou uma sinergia única e merecia ser debutado como um grupo secundário do reality (que nem aconteceu nas duas primeiras temporadas dos Produces). Nas duas edições elas foram ótimas em escalonar as protagonistas e entregaram ótimas performances no processo. Só precisa encontrar uma “Suzy” pra ser essa líder e, pronto, o grupo já tá pronto! (eu só tiraria a Baiyyihh, por ela ser bem inexperiente, mas, se tiver não é algo que me incomodaria).

Isso que eu falei diz muito sobre como a performance de Shoot! foi boa, cativante e, sem sombra de dúvidas a melhor desta missão. Tudo está coeso, todas as integrantes tem foco equilibrado, vocais estáveis, coreografia estável, carisma on point, a música original em si é a melhor e a mais bem produzida da leva… Sério, a Mnet perderia uma ótima oportunidade se não lançar este grupo aegyo com as “secundárias”.

Utopia, Unicorn

Yurina, Bora, Yeseo, Chaehyun, XianQiao

É muito interessante porque esta é a faixa que eu estava mais empolgado e acabou sendo a apresentação que menos gostei.

Depois do drama da XianQiao não querer ir pro grupo com a coreografia mais difícil e o passeio fofo (mas com menos screentime) do episódio 9, este time virou o mais avulso desta missão, mesmo tendo TRÊS TOP9 na época dos ensaios (Yurina, Chaehyun e XianQiao) e a Yeseo (que piriga de entrar na formação final. É interessante como a Mnet estava com medo de focar demais neste grupo e a XianQiao acabar recebendo um monte de voto DE NOVO pelo Hanbyul ser um xenofóbico ridículo.

Mas não é só isto. A apresentação ficou bem aquém do esperado, a música é over the top em vários momentos (parece que eu tô ouvindo a fusão de uma faixa do GFriend, do Apink e do Oh My Girl, com todos os maneirismos destes três grupos acontecendo AO MESMO TEMPO) e a narrativa foi bem vazia.

A ideia principal foi que a “chinesa incompetente” atrapalhou a “coreana incrível” porque a Bora ficou ocupada demais ensinando a XianQiao pra ajudar a Chaehyun nos vocais (mano, a Bora até foi aprender chinês com a Wen Zhe pra falar com a outra! Rainha demais…). MAAAS, pelo medo da XianQiao subir nas votações pelo ranço que o mundo está com a exaltação das coreanas em prol das chinesas, a Mnet deixou a coisa mais sugerida (até mesmo criticando pouco a XianQiao comparado a última missão), só entregando uma Bora exausta de ter que lidar com essas duas forças conflitantes ao mesmo tempo.

No fim, meu ranço pela Chaehyun continua (este tipo de vocal é a ESPECIALIDADE da gata e ela me erra mesmo treinando o tempo que todo mundo treinou) e a XianQiao acabou atraindo um pouco uma visão negativa. Talvez seja um pouco de evil edit, mas não acho que ela esteja pronta pra debutar. Não sei se é por causa da pressão que estar no TOP9 gerou, mas ela desistiu fácil demais em alguns momentos e a Bora acabou aguentando mais peso do que deveria.

Triste.

U+Me=LOVE, 7 LOVE Minutes

Mashiro, May, Youngeun, Suyeon, Shana, Xinyu, Kotone

A vencedora desta missão trouxe algumas decisões polêmicas em narrativa que confundiram meio mundo. Primeiro tivemos o momento RIDÍCULO de colocarem a Mashiro, que tem FOBIA DE ALTURA pra cantar a MEIO QUILOMETRO DO CHÃO. Sério, é uma falta de responsabilidade imensa, que poderia até dar direito a processo se a equipe da Mashiro estivesse disposta. Até imagino um bando de coreano rindo da “japonesa” chorando em cima do prédio.

Outra coisa que eu achei bem nada a ver é que a faixa não é um piranhaegyo. A “dica” do coreógrafo lá soou mais como uma obrigação de fazer de determinado jeito do que qualquer outra coisa. Os vocais de TODAS combinariam melhor se a abordagem da música fosse pro piranhaegyo. Vendo de novo, pareceu um monte de menininha querendo pagar de mulher chique fodona. Forçadíssimo.

Outra coisa que foi forçadíssima foi o protagonismo da Suyeon. Até em meio ao público coreano ela era uma das coreanas mais odiadas e a Mnet me dá todo este arco pra ela. Esquisito (até porque poderiam ter dado pra Youngeun ou pra Mashiro este papel), mas foi bom, porque a Youngeun se mostra cada vez mais convencida e ridícula a cada episódio (a reação dela depois de perder pra RuQui, uma chinesa, o main vocal foi, no mínimo, infantil). Se é pra ter um monte de coreanas no grupo final, que seja a Suyeon (que até que foi uma protagonista decente) ao invés da Youngeun mesmo.

Na apresentação, achei os vocais da Youngeun bem ruins (sei que não estavam desafinados, mas parecia que estavam) e quase todas foram eclipsadas pela Suyeon, pela beleza da May ou pela feiura porca que ficou o visual da Mashiro (foi um cosplay pobre de Cruella).

Pra mim, Shoot! ganharia delas facilmente, mas né, não é como se o benefício ajudasse muito mesmo kk

(Um adendo: a May tá virando uma favorita nesse programa, ela rindo de todo mundo estalando na massagem e depois rir de si mesma quando o massagista fala que ela tem o corpo de alguém bem mais velho que ela… Divertida demais! Mal posso esperar pra ela voltar pro Cherry Bullet e entregar mais momentos assim kk).

Snake, Medusa

XiaoTing, Yaning, Ruiqi, Cai Bing, Wen Zhe, Hikaru, Dayeon

E a apresentação mais hypada de todas foi com o grupo que mais teve screentime no episódio 9. Pode parecer sofrido mandá-las colher batatas, mas isto é TÃO variety show coreano (velhas de guerra lembraram do Invencible Youth com Girls Generation, KARA, 4Minute e Secret numa fazenda). O protagonismo da Dayeon ainda existiu (claro que mandam elas pra uma cidadezinha coreana, onde a Dayeon, a única coreana do grupo, vai ser a única que vai conseguir se comunicar bem), mas foi bem sutil… E atrapalhado pela Wen Zhe.

Mano, a Wen Zhe foi tão sagaz! Ela percebeu a oportunidade da situação e fez de tudo pra ganhar screentime (com muita zoeira e bom humor). Coreano adora essas coisas, então claro que ela apareceu bastante no episódio (e ainda arrastou a Yaning pra ter mais foco também), o que provavelmente vai mantê-la em segurança na próxima eliminação (meu sonho seria ver ela debutanto no grupo, mas né? Difícil…).

Na elaboração da apresentação, a Mnet mexeu os pauzinhos novamente, deu uns papeis pros jurados lerem e colocou a Ruiqi numa situação difícil (sério, TODO MUNDO olhou pra baixo pra ler naquela parte). Depois de conquistar a posição de main vocal, a tiraram dela (literalmente) e deram pra Yaning. Era uma armadilha pra ela se queimar e, tal qual a Cai Bing, ela caiu EM CHEIO e agiu de forma bem infantil ao ocorrido (os bocejos com certeza foram evil edit, mas a Wen Zhe não teria brigado com ela se não houvesse uma falta de vontade da mulher aí). Depois dessa, acho bem provável ela perder a posição estável no TOP9 e acabar não debutando no final.

O que mais me intrigou foi o papel da Yaning porque pareceu outra armadilha (deram pra ela o papel de main vocal, mas o tempo que ela teve pra treinar isso foi O MENOR POSSÍVEL já que trocaram as posições depois da primeira avaliação), mas a reação dos jurados ao erro dela na high note foi comparável a reação deles nos erros que a Chaehyun já cometeu… Esquisito.

Com a tirada da Ruiqi de cena, a chance da Yaning debutar aumenta muito (ela tava em 10º no último ranking liberado), dependo apenas da Mnet decidir quantas chinesas vai querer no grupo final. Se for uma só, o posto fica pra Xiaoting e colocam uma coreana qualquer no lugar da Ruiqi. Se forem duas (o que acho mais provável), a Yaning é a única chinesa com ranking o suficiente pra substituir da Ruiqi (depois dela tem a Wen Zhe e aí as próximas chinesas é só a rabeira do último ranking mesmo).

Estou tentando manter minhas expectativas controladas, mas fiquei EMPOLGADAÇO com a possibilidade da Yaning entrar no grupo final (e o ship com a Yujin DE FATO preencher as fanfics do grupo final). A “limpeza de imagem” tá acontecendo (até exibiram ela abraçando a Yujin depois de performarem Hellicopter juntas!!), o spotlight veio e a passada de pano dos jurados também. Ainda é cedo pra dizer se ela debuta ou não, mas, a depender de como a edição do próximo episódio for (e como será o próximo sistema de votação), as chances de ela debutar ficam quase que garantidas.

De resto, tivemos a Hikaru exaltada de novo por fazer careta, Xiaoting sendo esperta e se segurando pra não demonstrar sua personalidade e ser queimada, Cai Bing apagada como se fosse parte do cenário e baba-ovo em cima da Dayeon.

Ranking Intermediário

Naquela ideia de não ser perfeccionista, eu decidi só colar os tweets da Girls Planet Brasil aqui pra mostrar o ranking e ilustrar os comentários que vou fazer kk

Primeiro, achei UMA SACANAGEM mostrarem o ranking assim, pra todo mundo, logo antes (ou depois, porque parece que foi depois) da terceira missão. A Hsinwei ficou em frangalhos (imagina, anunciam pra TODO MUNDO que VOCÊ é uma eliminada, tipo, diretamente, mostrando seu rosto e tals?) e a Cai Bing percebeu o que fizeram com ela, ficando puta ao ponto de nem querer mostrar as lágrimas dela pra edição que a sacaneou (e ela tá certíssima).

O mais louco é que o ranking está incrivelmente balanceado (são seis coreanas, sete japonesas e cinco chinesas salvas), mesmo a classificação não levando em conta mais a nacionalidade. Mas, fora isto, não chega a ter grandes surpresas (as que pareciam que iam continuar vão continuar e as que pareciam que iam sair vão sair). Só pra elas (que não fazem IDEIA do que tá acontecendo do lado de fora) é que deve parecer uma surpresa mesmo.

Com isto, o TOP4 (Xiaoting, Dayeon, Hikaru e Mashiro) é garantido no grupo final, não importa o que aconteça. As músicas do reality estão fazendo muito sucesso no japão (um lugar que não tem proibição de promoção de artistas estrangeiros, como as que a China aprovou recentemente), justificando duas japonesas tão alto assim (e de forma tão sólida) no ranking.

Da Yurina pra baixo eu acho que vai ter umas boas mexidas, porque acredito que esta segunda metade do TOP9 pode se lascar a qualquer momento se a Mnet fizer uma narrativa pra isso no próximo episódio. É improvável que Chaehyun saia, mas nomes como a Yurina (por quem os coreanos carregam ranço por não falar coreano no programa, só japonês), Ruiqi (que já foi queimada pela edição, ou seja, não querem que ela debute), Yujin (que sempre pode se dar mal por ser muito “velha” ou “já ter tido a chance de ser idol”) e Shana (sério, ela nem fede nem cheira nesses últimos episódios) podem cair a qualquer momento.

Acredito que a mudança não vai ser tão brusca, porém. A Yurina deve cair uma ou duas posições, a Yujin deve subir e a Shana vai ser chutada pra fora do TOP9 pela Yaning (considerando os eventos até o episódio 9, que foi o último a ser exibido um bom tempo antes da votação acabar). Tenho a impressão que o cenário final vai ser definido mais pela decisão da Mnet de quantas coreanas o grupo final terá do que qualquer outra coisa. A grande probabilidade (e o que seria menos forçado), seria manter a maioria coreana, mas deixá-la restrita a quatro (com Dayeon, Yujin, Chaehyun e Yeseo ou Youngeun), manter as três japonesas (Hikaru, Mashiro e Yurina), pelo sucesso do programa no Japão, e deixar duas chinesas (Xiaoting e Yaning) pra não dar atrito com a China quando a proibição cair (e vai cair porque a indústria cultural chinesa não vai se sustentar com ela por muito tempo).

Mas Contudo Todavia Porém, ainda existe uma chance ENORME, do grupo ter cinco ou seis coreanas (jogando a Suyeon no meio forçadamente, dado o estranho protagonismo que ela teve), três ou duas japonesas (cortando a Yurina por não falar coreano) e APENAS UMA chinesa (Xiaoting por ter escondido sua personalidade o programa inteiro)… É difícil prever…

TOP9 do Aquário Hipster

Eu vou manter meu TOP9 mas por uma questão de já deixar o post sair logo (ia comentar da próxima fase também, mas logo mais ela tá aí na sexta-feira, então…). Nem acredito que FINALMENTE consegui sentar e escrever um post (me atrasei bastante pra uma aula por conta disso? Sim! Mas o importante é que é uma coisa a menos pra se estar atrasado kk).

Peço desculpas pela demora e agradeço por ter lido a review ^^ Não tá fácil, mas manter compromissos como este (e conseguir cumpri-los, mesmo que atrasado) me dá um pouco de força a entender que, por mais que esteja difícil e as vezes a vida pessoal e profissional pareça sem perspectiva (emocionalmente falando), é só mantendo um pouco o ritmo que conseguiremos ver as coisas uma hora menos caóticas no futuro.

E qual o seu TOP9? Me fala aí nos comentários ou me manda a imagem (usei este link aqui) no Twitter ^^

Dá uma conferida nos outros pontos de vista da Blogosfera sobre o programa xD O Wendell do GostoMeu, a Rafa do AYO GG, o Joe do AigoJoe e o Gui do Palpites Alheios também estão assistindo dando suas opiniões ^^

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar mais comentários do Girls Planet: @AquarioHipster

15 comentários em “Girls Planet 999, Ep.9+10: Assando chinesas como batatas doces

  1. “Mas Contudo Todavia Porém, ainda existe uma chance ENORME, do grupo ter cinco ou seis coreanas (jogando a Suyeon no meio forçadamente, dado o estranho protagonismo que ela teve), três ou duas japonesas (cortando a Yurina por não falar coreano) e APENAS UMA chinesa (Xiaoting por ter escondido sua personalidade o programa inteiro)”

    Bom, se a intenção da Mnet em colocar 33 participantes chinesas era tentar burlar as proibições de divulgação na China, acho que colocar só uma integrante chinesa seria uma decisão bastante burra.

    Mas estamos falando da mesma empresa que teve a oportunidade de fazer um grupo com metade dele formado por ex-integrantes da família 48 (extremamente popular não só no Japão, mas em toda a Ásia) e acabou só colocando três delas, então melhor não duvidar da capacidade dela de tomar decisões ruins. Mas acho que com tantas participantes chinesas ótimas (Xiaoting, Ruiqi, Cai Bing, Wen Zhe, Yaning…), seria um desperdício só escolher uma; das três “equipes”, parece-me que a das chinesas é a que tem mais representantes ótimas atualmente.

    (e ADOREI ver que a Manami Nagai tá no seu top 9 e que ela tá no top 18 do público!)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siiiim, as chinesas tão se mostrando muito carismáticas e capazes mesmo com a edição boicotando… Imagina se tivessem mais screentime?? Kk

      (Siiiim, a Manami é uma fofa e seria uma excelente rapper pro grupo xD – sem contar o fato q ela é uma japonesa não “pasteurizada” aos modos coreanos)

      Curtir

  2. Estou curiosa sobre a verdadeira personalidade da Xiao… o que rolou em outros realites?

    Obrigada por postar e poupar nosso tempo (sacrificando o seu)❤❤ Adoro quando a blogosfera faz review de realites, é bem gostoso de acompanhar e ver a perspectiva que cada um tem sobre a mesma coisa.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não faço ideia, por isto estou igualmente curioso kk

      Ain 💖💖 Eu que agradeço pelo comentário xD Fica bem mais divertido vendo a perspectiva de várias pessoas mesmo, as vezes vc tá vendo e já pensa “nossa, certeza que tal pessoa vai reclamar disso” kk

      Curtir

  3. Se eu fosse a Yujin, teria ficado PUTA no episódio 9. Sério, quando ela consegue entrar num grupo em que assumirá total protagonismo (pela primeira vez), me enfiam ela NA CASA DA MÃE DA DAYEON. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu pensei a mesma coisa. Imagina o controle emocional para não demonstrar nenhum sentimento negativo ali.

    Ótimo texto! 🙂

    Curtir

    1. Mano ,gosto da dayeon mas não consigo me sentir bem vendo um EP fazendo as meninas ir literalmente na casa dela ,um monte de menina nem screen time tem imagina ver uma cena dessa???(Kotone) É muito triste isso,sobre a cai Bing ela foi eliminada e fiquei extremamente irritado com isso cancelaram ela por isso ,mas a su ruiqi e a fu yaning já teve atitudes dentro do programa e fora bem duvidosas .

      Curtido por 1 pessoa

      1. Eu não odeio a Dayeon, mas a situação me impede de gostar de verdade dela. É estranho.

        Curtir

      2. Eu tbm não odeio ela,mas me incomoda saber que estão tando tanto benefícios a ela ,fizeram um EP literalmente voltado a própria.Eu não consigo gostar dessa situação de jeito nenhum

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s