Girls Planet 999, EP.11: A Terceira Eliminação! (e até os coreanos tão percebendo o favoritismo!!!!)

ANTERIORMENTE EM GIRLS PLANET 999… Vimos as músicas inéditas do programa, com o time aegyo conseguindo DE NOVO entregar a melhor performance da noite em nossos corações (apesar dos jurados não acharem isto). Além disso, mostraram um ranking intermediário DO NADA, provavelmente pra garantir umas surpresas nesse penúltimo episódio… Será que elas aconteceram mesmo?

O episódio foi esquisito (como sempre né? :v). Os primeiros 30 minutos, com a O.O.O Mission (a Mnet tá forçando demais essa música, pelamor x.x), foram legais, divertidos e tiveram seus momentos emocionantes, apesar de ser algo super rápido. O resto… Bem… Foi a ladainha de eliminação de sempre.

Esse sistema de eliminação é ruim demais, porque um episódio todo tenso e cheio de enrolação não é nem um pouco agradável de se assistir. As surpresas nos rankings foram legais até (realmente me surpreendi), mas, fora isso, foi tão maçante que eu vi a grande maioria dessa parte com a velocidade do vídeo DOBRADA.

Enfim, sobre a O.O.O Mission, eu vou fazer uns comentários rápidos, porque é a única coisa mais robusta de screentime que dá pra teorizar sobre como vai ser o grupo final (nem vou falar sobre as apresentações em si, porque, no fundo, nem faz diferença… O próprio programa já encerrou esta missão no começo do episódio).

Time 1 – O grupo de debut que você não terá

Hikaru, Mashiro, Chaehyun, Xiaoting, Yujin, Dayeon, Yurina, Ruiqi, Yeseo

Wenzhe brincou bastante sobre este time ser o grupo de debut, por todas as integrantes nele já terem passado pelo TOP9. Com isto em mente, acho MUITO DIFÍCIL o line-up final ser este. A Mnet está se esforçando ao máximo pra entregar grandes reviravoltas sem manipular os votos (a subida da Dayeon e da Suyeon, assim como a queda da Cai Bing, foram exatamente isso). Eles colocarem estas integrantes pra performar é justamente pra criar a impressão que a Wenzhe mencionou… só pra quebrá-la no episódio final, te surpreendendo.

A narrativa do grupo se focou muito na Yeseo e um pouquinho na Yujin. Talvez a Mnet queira que a Yeseo debute afinal, já que ela foi a participante com mais screentime neste episódio, O ÚLTIMO ANTES DA VOTAÇÃO FINAL. Quantos coreanos vocês não acham que vão se apiedar da gata e votar nela?

Outra questão é como juntar todas as cotadas impede que o benefício e o screentime vá para algumas delas (cof cof Ruiqi cof cof). Se antes eu tinha dúvidas se a Mnet ia debutar a Ruiqi ou não, agora eu tenho certeza de que ela tá fora e a única chance de termos duas chinesas é a Yaning ganhar tantos votos quanto ganhou nesta última missão (sonho com Wenzhe entrando também, mas entendo que é bem difícil ela entrar no sistema de votação atual).

Ah, e a Yujin ganhou o benefício (como se fizesse muita diferença pra elas…) e também screentime o suficiente pra consolidar seu debut (não teriam mostrado o microarco com ela pegando sua primeira killing part a esta altura do campeonato se não fosse pra debutá-la).

Time 2 – As derrotadas (para o bem e para o mal)

Suyeon, May, Bahiyyih, XianQiao, Yaning, Shana, Cai Bing, Kotone, Ririka

Fiquei feliz de terem colocado a Yaning como center do aegyo (finalmente ela conseguiu mostrar variabilidade), mas, no fim, nem deram foco pra isto. A narrativa central é como elas tinham sido “incompetentes” por “perderem o espírito” e performar ruim. Oras, que palhaçada!

O grupo consiste em várias pessoas que sofreram o programa inteiro e a Mnet fez QUESTÃO de deixar todas cientes disso. Kotone, Ririka, May e Bahiyyih mal tiveram screentime. Suyeon e Cai Bing viram no ranking intermediário que iam ser cortadas (e a Xianqiao viu o quanto caiu). E Shana e Yaning SABIAM que, por mais que estivessem alto, não iriam ganhar pela popularidade da Bahiyyih. Enfim, é triste ver a Mnet dando bronca nelas por estarem destruídas depois do que o programa as fez passar.

Só foi legal porque a May foi líder pela primeira vez e ganhou um merecido screentime como prêmio por ser a mais estrategista do programa… Mas ligaram tão pouco pra isso que já emendaram a narrativa delas com a narrativa do Time 3…

Time 3 – Bora e Wenzhe X Baixo Astral

Ruan, Hsinwei, Xinyu, Manami, Myah, Wenzhe, Youngeun, Bora

O grande problema do Time 2 é que não colocaram ninguém que conseguiria ser alto astral no contexto de eliminação. PORÉM, isto gerou um problema pro Time 3, que nem narrativa teve, de tão harmônico que estava. Apesar da Youngeun ter ganhado o benefício, nenhum screentime foi dado ao grupo, com as participantes só chamando a atenção pelo que já chamam a atenção (como as piadas engraçadas da Wenzhe, a gentileza da Bora, a juventude da Myah, sei-lá-o-que-veem-nela da Youngeun…). Isto prejudica MUITO as que ficaram, já que qualquer ceninha poderia garantir um lugar entre o 7º e o 9º (principalmente pras coreanas).

No fim, foi triste, porque o trio Manami-Ruan-Hsinwei estava muito otimista e acabou sendo eliminado no final (depois de possivelmente passarem na rabeira pelo ranking intermediário).

TOP9-18 – As Salvas

Usei o mesmo site que a blogosfera usa pra fazer os TOP9 pra deixar ainda mais nítido como o screentime e benefícios foi utilizado com bastante estratégia pra salvar todas as coreanas pra final. Foram SEIS coreanas e TRÊS chinesas que se salvaram sem estar no TOP9 (isto até pode passar a mensagem de que as coreanas são mais medianas que qualquer outra coisa né? kk). Mas, isto eu vou ter que admitir, tirando este fato, houveram sim algumas surpresas.

A salvação da Bora, sem dúvida, foi a grande comoção da noite. Não sei se foi a Coreia, não sei se foi o Japão, a China ou o resto do mundo, mas se apiedaram muito dela depois de perceberem que uma participante tão talentosa (tanto vocalmente quanto em liderança e carisma) seria eliminada. E merecido demais! De todas as coreanas que se enfiaram na final, a Bora é a única que eu realmente fiquei feliz de conseguir ter passado. Seja debutando ou não neste programa, só de ela já ter chegado a final o hit do Cherry Bullet tá no forno (e eu não poderia estar mais feliz com isto xD).

A queda da Chaehyun foi outra surpresa. E foi tão SABOROSA. Ah! Uma pena que isto é só pra fazer um mini arco em que ela volta ao TOP9 na final… Ela é tão tipicamente a “idol coreana modelo” em apresentação, voz e visual que acho muito difícil a entrada dela não ser um dos grandes “”””imprevistos”””” da final.

A queda da Ruiqi, por sua vez, já era esperada (apesar de eu ter CERTEZA que ela não ter ficado em nono foi pela Youngeun ter conseguido os dois benefícios da vez). Com a votação se limitando a uma única integrante, acho bem improvável colocarem ela no TOP9 Final. Depois do episódio 10, muita gente deve ter deixado de ter ela como favorita e, provavelmente, se fossem votar em uma chinesa, é provável que Xiaoting ou Yaning ganhem (ainda mais pros coreanos, que estão cada vez mais simpáticos a ideia da Yaning debutar como a “segunda chinesa” do grupo).

Suyeon ter passado era previsível (eu DISSE que tavam forçando screentime nela no último ep por algum motivo!). Agora, vendo o resultado, já sei qual é: o benefício é o dobro de votos NAS ÚLTIMAS 24 HORAS DA VOTAÇÃO, ou seja, PEGA O DIA EM QUE O EP10 PASSOU! Esta subida, com certeza, foi de um monte de gente que, no dia final da votação, viu a mulher tendo uma super narrativa e votou nela meio que no impulso. Como estes votos valiam o dobro do que os outros, não me espanta ela ter conseguido passar a tríade Manami-Ruan-Hsinwei.

Myah ter sido escolhida também foi previsível. A tara pela juventude dela já tá cansando (esse rolê do dente de leite já deu né?) e já sabemos, por experiência de exploração de trabalho e abusos da 2º geração, que não é uma boa pra uma trainee debutar tão nova assim.

TOP9 Atual

Foi curioso ver como conseguiram mudar bastante o TOP9 do esperado, mexendo nas três posições finais (era o que iriam fazer mesmo, mas não imaginava que já teria mudanças na terceira eliminação). O único problema é que, pelo viés narrativo do reality mesmo, é bem provável que, novamente, três participantes sejam alteradas (ou até mais!). Por mim, esta line-up até que está decente e entregaria um grupo competente (conviveria com a presença da Youngeun se a Yaning estivesse também no grupo), MAS temos uma maioria japonesa, o que é impensável pra Mnet. Inclusive, é até simbólico, porque esta maioria japonesa vai ser substituída por uma maioria coreana na final, dando um gostinho no sabor dos coreanos que eu nem tenho como argumentar contra (vamos lembrar que o Japão instaurou uma ditatura na Coreia por parte significativa do século passado… Até FALAR COREANO era proibido na época!).

Mas Contudo Todavia Porém, o ideal, dado a proposta do programa e o sucesso das músicas da Creation Mission em território japonês, seria manter 4 coreanas, 3 japonesas e 2 chinesas. E eu, sinceramente, acho muito dificil a Mnet não seguir isto, considerando que a edição favorável a Dayeon começou a repercutir mal na própria Coreia:

Por outro lado, Kim Dayeon, que nunca tinha chegado ao top 9, subiu para o 2º lugar geral e 1º no grupo K no primeiro Top 9. Dayeon assumiu a liderança no Time Ice Cream na 2ª missão e na equipe Snake na 3ª missão consecutivamente e mostrou habilidades excelentes, mas também é uma participante na suspeita de estar recebendo uma quantidade particularmente grande de transmissão e edição amigávelEm particular, no episódio 9, um episódio em que a equipe ‘Shoot’ visita a casa de Dayeon e a loja administrada por seus pais foi transmitido, acendendo ainda mais a polêmica sobre o preconceito da equipe de produção está explicitamente ‘empurrando Kim Dayeon’

Tradução livre (com ajuda do Google Tradutor) do artigo da Oh My Star (clique aqui pra ver o original), muito obrigado Rodrigo por ter me falado disso 💖

Existe uma chance muito grande do grupo não ter o sucesso dos outros grupos do Produce pela quantidade de players (público internacional, parte do jornalismo coreano, o fucking TRIBUNAL DE JUSTIÇA COREANO) que tá de olho na emissora. Pra isto, a emissora vai ser obrigada a manter um equilíbrio entre as integrantes. O artigo também sugere que a “coincidência” de salvarem todas as coreanas não seja tão ao acaso:

Na verdade, as três pessoas que receberam benefícios por equipe na missão ‘OOO’ eram, coincidentemente, todas do grupo K. O Planet Pass, que foi selecionado pelos mestres aqui, também era Guin Myah, do grupo K. Claro, em termos de habilidades, há objeções de que as participantes do grupo K que foram aprovados são suficientemente qualificados, mas o método ambíguo e o processo de sobrevivência à audição Mnet permaneceram uma decepção.

O tradutor pode ter traduzido errado a parte de objeções (parece que é “não há objeções” pela construção da frase), mas, ainda assim, mostra que os coreanos não estão tão alheios ao favoritismo

Desta forma, é provável que se mantenha 4-3-2, e, como eu disse no último post, as participantes do 6º ao 9º lugar correm um grande perigo de não debutarem…

TOP9 do Aquário Hipster (o que eu prevejo + eu sendo otimista)

Como eu disse mais acima, acho muito provável a Chaehyun voltar ao TOP9 (com a queda dela sendo só um “suspense” pra final não ficar óbvia) e a Yeseo fazer uma escalada gigantesca depois do screentime deste último episódio (tirando o lugar da Shana e da Yougeun, respectivamente). Da mesma forma, como eu já disse nestes posts, a Dayeon provavelmente ficará em primeiro, pra “compensar” terem “só” quatro coreanas no grupo final. É uma vitória simbólica sobre as estrangeiras que eles vão dar um jeito de funcionar (não sei como, dado até o artigo que citei, mas vão).

Do lado mais otimista, eu mantive a Yurina, subindo, ainda, a Yaning uma posição do ranking. A Yaning até tem o diferencial de ter conseguido a posição com votos brutos, sem benefício nenhum (a Shana também era do time U+Me=Love, então teve votos duplicados), mas ainda acho que a posição dela é instável. Sonho que a fanbase pró-estrangeiras underdogs fique com tanto sangue nos olhos como ficou durante a terceira missão e consiga juntar tantos de novo pra final.

Já a Yurina é outro caso instável, porque estão preparando o terreno pra tirar ela do TOP9 desde o ranking intermediário. O grande problema é que ela não fala coreano no programa e a edição faz questão de deixar isto evidente (não perceberam que passou um monte de gente elogiando o coreano da Hikaru?). Os coreanos já tem ranço dela e, com a força internacional caindo a cada ranking, não é tão impossível que ela substituída pela Shana, pela Ruiqi ou pela (urgh!) Youngeun na final. Na real, acredito que as chances da Shana debutar são quase maiores que as da Yurina, mas tô torcendo pra estar enganado e que ela debute, nem que seja em último (mano, sofreu boa parte do programa, criticada pra caramba mesmo entregando performances mais estáveis que Chaehyun muita coreana aí, merece debutar).

Enfim, já são duas e meia da manhã de domingo pra segunda enquanto eu escrevo isto daqui (aiai, triste kk), mas, pra finalizar, quero ressaltar uma imagem que representa bem o que este reality foi até agora (e será até a final, com certeza):

Repito: eles nem disfarçaram que salvaram TODAS as coreanas. Não tinha entendido muito bem a justificativa que deram pra Suyeon ir tão alta no ranking. Vendo o post do Wendell descobri que, pra Hsinwei teve problema político porque os pais são pró-Taiwan (coitada, sério, tenho flashbacks da “polêmica” da bandeirinha da Tzuyu agora), mas, ainda assim, foi muito em cima da hora e ficou NA CARA como forçaram a barra a partir do screentime no último dia da votação + benefício.

A grande questão que gera sobre isto é qual a razão da Mnet passar todas pra votação final, que vai funcionar com apenas UM VOTO pra uma integrante? Os que preferem coreanas vão dividir os votos, enquanto que os que preferem estrangeiras vão focar nas que sobraram. Seria uma forma de garantir audiência pra final na televisão coreana? Será que a Mnet tem planos de fazer o grupo secundário com as eliminadas da final? (se fizerem, ficarei feliz pela Wenzhe, mas PUTO por não debutaram Manani, Ruan e Hsinwei juntas). Será que este tempo maior no programa (de um episódio a mais) será de tanto benefício pras coreanas que não deixaram mais nenhuma estrangeira que não seja super cotada conseguir?

Teorias, teorias, teorias… Só nos resta esperar pra ver como será na semana que vem…

UPDATE: Saiu um ranking intermediário hoje (segunda) que deixou uma galera desesperada (com OITO coreanas – mas sem a Bora – e a Ruiqi), mas tenho CERTEZA que este ranking é pra gerar buzz pra final e fazer parecer que “não está garantido” (é capaz de eles terem até inventado essas classificações, ou esperado o momento EXATO em que as coreanas estavam no topo dos números pra contar como a classificação que seria exibida)… Ou vocês acham mesmo que as fanbases ENORMES da Xiaoting, da Hikaru e da Mashiro não vão mover OS CÉUS pra que elas ganhem o máximo de votos possível? Depois dessa, é CERTEZA que não vai ter tudo isso de coreana no grupo final (não faria sentido mostrarem o ranking intermediário se não fosse pra mudar tudo DE NOVO na final). Sem contar que, assim, conseguem tirar umas lágrimas das três estrangeiras super cotadas na final, quando ganharem. Lembrem que quando exibiram um ranking intermediário pela última vez, o resultado final mudou BASTANTE (como vimos nessa eliminação).

E qual o seu TOP9? Me fala aí nos comentários ou me manda a imagem (usei este link aqui) no Twitter ^^

Dá uma conferida nos outros pontos de vista da Blogosfera sobre o programa xD O Wendell do GostoMeu, a Rafa do AYO GG, o Joe do AigoJoe e o Gui do Palpites Alheios também estão assistindo dando suas opiniões ^^

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar mais comentários do Girls Planet: @AquarioHipster

PS: Coitada da Hsinwei! Sério, a Mnet foi bem cruel com ela nos últimos episódios. ATÉ A XIAOTING (que é mestra em esconder seus sentimentos) CHOROU com o discurso da coitada no finalzinho do programa. A míope vai arrasar em tanto variety show e entrevista quando debutar, vocês vão ver… T^T

9 comentários em “Girls Planet 999, EP.11: A Terceira Eliminação! (e até os coreanos tão percebendo o favoritismo!!!!)

  1. “eles nem disfarçaram que salvaram TODAS as coreanas”

    Foi muita cara de pau, mesmo. Ainda mais dando o Planet Pass pra única coreana que não tinha se classificado (mesmo havendo outras competidoras que mereciam o Planet Pass muito mais que ela).

    A ideia de fazer um grupo bem equilibrado pelo jeito foi jogada fora pela segunda vez (a primeira tendo sido no Produce 48). Tiro no pé pra própria Mnet; depois de todo esse favorecimento às competidoras do país, e com os relatos das trainees chinesas sobre como elas eram tratadas pela equipe do programa, o grupo que sair disso aí vai ser MUITO boicotado na China (que já tem se fechado pro k-pop com as políticas mais recentes). E possivelmente também não vão fazer muito barulho no Japão, já que o que não falta é grupo de k-pop com integrantes japonesas, então esse aí vai ser só mais um entre tantos outros (e embora o Japão ainda esteja aberto pro k-pop, ao contrário da China, também não é algo que eles consumam muito por lá, salvo um ou outro grupo que consegue se destacar – o que não deve ser o caso desse aí).

    No fim das contas, o GP999 poderia ter sido uma oportunidade de estreitar laços entre países e culturas, mas só serviu pra ressuscitar a carreira da Yujin (pelo menos uma coisa boa saiu dele) e pra chamuscar (de leve) a imagem da Sunmi.

    Curtido por 1 pessoa

  2. […] A Mnet está se esforçando ao máximo pra entregar grandes reviravoltas sem manipular os votos (a subida da Dayeon e da Suyeon, assim como a queda da Cai Bing, foram exatamente isso). Eles colocarem estas integrantes pra performar é justamente pra criar a impressão que a Wenzhe mencionou… só pra quebrá-la no episódio final, te surpreendendo[…]

    Olha eu acho que eles deram um tiro no pé por por tantas coreanas na final para dividir os vortos, os japoneses só tem 4 opções e vão votar em peso, assim como os chineses se concentraram nas 3 mais votadas, os coreanos tem no minimo 5 opcoes viaveis de votos. O publico onternacional pegou ranço da manipulação em cima da Dayeon, então eu estou ansiosa para ve os desdobramentos desse ultimo episodio rsrsrs.

    Quanto a Yurina, acho dificil ela debutar, sera um daqueles casos de pessoa que perde popularidade por ser sem sal, por mais que eu ache que ela é maravilhosa, mas….

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vamos ver como será essa final (promete ser surpreendente, seja para o bem ou para o mal kk)

      A Yurina tá difícil… Por mais que tenha participação internacional acho difícil deixarem alguém que os coreanos não gostem entrar…

      Curtir

  3. Chocado com a audácia de deixarem a Xiaoting de fora do TOP9… certeza que a Mnet quer guerra e vai conseguir!

    E por mais que o grupo talvez tenha umas inconvenientes, acho que estamos próximos à um line-up bem mais consistente que muitos outros reality. Talvez só não supera o IOI.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Sobre o ranking intermediário divulgado hoje, bom, depois da terceira leva de eliminações eu já me conformei que o grupo que sair daí muito provavelmente não vai me agradar. Então em parte eu até gostaria que fosse esse ranking mesmo, porque aí vai ficar bem fácil pra mim largar mão dele de vez.

    Sem falar que a intenção da Mnet de lançar um grupo com potencial de conquistar outros mercados na Ásia ia fracassar miseravelmente com essa formação. É o que ela merece.

    Curtido por 1 pessoa

    1. “aí vai ficar bem fácil pra mim largar mão dele de vez” – Tá aí um ponto interessante, se for pra fazer palhaçada, é mais fácil ser assim mesmo que nem precisaremos forçar umas integrantes só porque tem umas três que a gente gosta

      Curtir

  5. Real detestei o ranking intermediário, mas foi jogada da MNet, pq ela mesma sabe que um grupo internacional ter só 8 coreanas seria morte (Nem sei como o Japão comprou o IZ*ONE, pq só pela Sakura não foi). E levando em conta que no Japão não tem banimento para compra coletiva igual a China, teria que ser um país mais certo de conseguir o povo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s