Girls Planet 999, EP.FINAL: Falharam com o k-pop. E, talvez, não tenha mais volta.

ANTERIORMENTE EM GIRLS PLANET 999… Ah, vamos cortar o papo furado né? Eu tô PUTO com a Mnet, com a Coreia, com o kpop, com os fãs xenofóbicos internacionais, então eu vou fazer um post DESCASCANDO esse TOP9 final RÍDICULO. Mas, se você curtiu esse resultado, segue lendo porque eu vou fazer o meu melhor pra explicar o quão isto é ruim pra Mnet, pras participantes do programa e pro próprio k-pop como um todo.

Vamos lá, a Mnet se provou um grande player super conservador no cenário coreano. Não ADIANTA ela colocar várias estrangeiras no programa pra emular o sucesso de grupos como Twice e (g)i-dle, se, no fim, tudo vai ser só como soft power coreano em cima de adolescentes e jovens adultas que tem seus sonhos estraçalhados em rede MUNDIAL.

E, depois de tantas idas e vindas com teorias sobre o quão equilibrado seria o grupo final e como a Mnet NÃO IA SER BURRA ao ponto de cometer os mesmos erros do Produce48, o TOP9 foi o seguinte:

Existe uma discussão muito clara sobre como a Coreia quer se posicionar como um player importante no cenário cultural do sudeste asiático. É claro que ela quer se mostrar tão boa e importante quanto a China e o Japão (já que estes países exploraram o território coreano a rodo por mais de 5 mil anos de história), então o contexto do k-pop se tornando cada vez mais reconhecido e influente é uma espécie de “vitória” perante os outros países.

MAS CONTUDO TODAVIA PORÉM, o modelo do “k-pop” já está mostrando sinais de desgaste. A Coreia, por ter uma população pequena em comparação a China e ao Japão, PRECISA de um público internacional pra conseguir se sustentar como soft power e, depois de uma onda de popularização na segunda geração, foi nítido que, pra conquistar um público internacional além da modinha, era necessário “internacionalizar o k-pop” com cantores de outras nacionalidades do sudeste asiático.

Neste contexto, temos o (g)i-dle e o Twice como os grandes grupos que superaram as barreiras geográficas e trouxeram o caráter internacionalizante NECESSÁRIO para o k-pop se manter estruturalmente do jeito que é. Falem o que quiser, mas, desde o seu surgimento, o k-pop PLANEJAVA uma expansão mundial rumo ao Japão, China e terminando no ocidente com os EUA.

É por isso que a Mnet começou a brincar com esta ideia de colocar participantes estrangeiras na série Produce. Não cabe mais um grupo que pretende ter um robusto mercado internacional sem uma presença internacional significativa em seu line-up. Além disso, o número de trainees coreanas é bem mais limitado do que imaginamos. Acha mesmo que tem gente o suficiente pra alimentar esse mercado tão grande e tão ligado ao perfeccionismo? Saibam que, das coreanas, a própria Bahiyyih e a Chaehyun (curiosamente o segundo e primeiro lugares) foram recusadas em processos de debut.

Então, de certa forma, até que é “legal” vê-las debutando mesmo sem serem sobrepostas por uma camada de perfeição tipicamente coreana. PORÉM, o programa fez isso a partir do pior jeito possível: jogando estrangeiras pra baixo.

TODAS as coreanas que ganharam (e incluo a Yujin nessa), menos a Bahiyyih (porque ela só conseguiu por ser irmã do carinha do TXT, aceitem) foram mostradas subindo em cima de japonesas e estrangeiras no decorrer do programa:

  • Chaehyun foi elogiada ao errar notas sendo que a Shana errou AS MESMAS NOTAS e foi duramente criticada
  • Yujin, querendo ou não, subiu em Hsinwei, Ririka, Ruan e Manami no grupo Shoot!, no qual assumiu protagonismo
  • Dayeon foi a mesma coisa da Yujin, só que umas TRÊS VEZES, além de quererem pintar ela como mais capacitada que a Xiaoting na última missão
  • Youngeun foi grossa e convencida sendo elogiada, só que Wang Yale foi convencida e criticada… Sem contar que ela se descascou em cima da Ruiqi quando perdeu o main vocal POR ELA SER CHINESA
  • Yeseo foi pintada como a super competente em contraste com a XianQiao, que foi pintada como incompetente e um estorvo na evolução da “pobre coreana” durante a primeira missão

Não estou dizendo que isto vem das garotas especificamente, mas sim de uma decisão narrativa da Mnet. A emissora escolheu colocá-las nessa situação (só a Youngeun que acho que foi mais dela mesmo) para afagar o ego coreano perante chinesas. Vamos fazer um exercício aqui pra trazer pro lado do Brasil pra ver se fica mais claro, certo?

Vamos dizer que o Paraguai tem um cenário musical incrível, que influencia cada vez mais o resto do mundo, e você, uma/um jovem cantor/a ou dançarina/o decide ir num reality show lá pela proposta ser unirem três nacionalidades da América do Sul: Paraguai, Argentina e Brasil. Você, como fã do pop paraguaio, acha que é a chance de debutar nesse cenário que você tanto curte e tals, já que no Brasil só tem espaço pra cantor sertanejo na Globo.

Aí, quando você chega lá, todos os erros que você comete são evidenciados enquanto que todos os acertos das participantes paraguaias são evidenciados. Você se vê numa situação em que os paraguaios querem ver você sofrer, como punição pela Guerra do Paraguai laaa do século XVIII (e não menospreze os efeitos negativos dessa guerra no Paraguai, porque ATÉ HOJE, o país não tem um cenário cultural minimamente estruturado por conta disso). E aí, VOCÊ, que não tem nada a ver com a situação, acaba vendo os brasileiros fãs de pop paraguaio votando NAS PARAGUAIAS! E acreditando que você é incompetente por não ser paraguaia!

Aí tudo piora quando, depois de chegar até a final, cai a ficha que só as paraguaias é que vão ganhar. As argentinas e as brasileiras tão lá só pra ocupar os últimos lugares e evidenciar o quanto as paraguaias são superiores.

Entende o que quero dizer?

Por mais que o Japão e a China tenham explorado o território e a população coreana por séculos, é cruel colocar jovens dessas nacionalidades pra sofrerem por puro entretenimento coreano. Qualquer semelhança com Jogos Vorazes não é mera coincidência.

O pior disso tudo é ver os fãs internacionais CAINDO nesse discurso e reproduzindo este argumento da superioridade coreana. O grande exemplo disso é a queda das estrangeiras, agora que a votação foi apenas 1 por pessoa. A Mnet fez de propósito. Até a votação ao vivo foi de propósito, porque o horário em que passa é o horário em que, COM CERTEZA, tem o maior número de votos coreanos, resultando em um número maior de coreanas no grupo final.

Sobre a Bahiyyih eu tenho uma questão pessoal, porque NÃO É POSSÍVEL as pessoas serem tão coniventes assim com a meritocracia. Sério, como as pessoas podem votar nisso??? APOSTO que, se elas estivessem concorrendo a uma vaga de emprego e o filho do dono, que ainda não está preparado pra ocupar aquela posição, ocupasse ao invés delas, elas ficariam putas.

Se utilizaram da narrativa de que “ela é uma coitada, está sendo boicotada”, mas bem, ela não é! Ela já tinha fama o suficiente pra debutar sem precisar do programa (a vitória dela com zero screentime se dá nisso), por conta do irmão do TXT E do pai que é magnata na China. Então, pense bem, pessoa que votou na Bahiyyih, que você ajudou uma rica privilegiada a debutar num grupo que ela já conseguiria debutar sem ajuda nenhuma.

Agora, sério, não tenho ódio da Bahiyyih. Acho que ela tem muito potencial se treinar mais e ficar menos nervosa nos stages. O que me irrita são os fãs. Que não perceberam o que acontece e votaram pra manter o status quo de quem tem mais privilégios sempre ganha. O pior é que tem MUITA GENTE que NEM GOSTA de girlgroup, tem muito fã de boyband que votou nela pelo parentesco. Aí depois vem reclamar que fãs de girlgroup tem preguiça de vocês e seus grupos favoritos.

Vocês falharam com a evolução do k-pop. Falharam com as estrangeiras no programa. Falharam com as outras coreanas. Falharam com a própria Bahiyyih, que poderia ter um debut melhor e com menos hate em cima do que este.

Assim eu fiz meu ponto e só resta comentar o que espero desse grupo (que nome horrível esse, hein?).

Bem, eu não espero nada. Pra ser bem sincero. As duas integrantes que eu mais detestava (Youngeun e Chaehyun) entraram, com a última sendo center ainda. A Yujin debutou, a Mashiro entrou e a Xiaoting também… Mas a que preço? As desculpas que a Xiaoting pede as chinesas no final é muito simbólico. É como se ela pedisse desculpas por tudo que tiveram de passar com a Mnet e nem ELA, que era a mais popular, conseguiu se destacar no final.

Não acompanharei este grupo e nem farei questão. Farei posts solo se perceber que eles terão views e sempre lembrarei da pachorra que a Mnet é e como ela enganou TODOS (incluindo os jurados e várias das coreanas que perderam justo pra Bahiyyih e pra Chaehyun). O grupo não tem uma pessoa para ficar com o main vocal e ficara na zona confortável entre uma linha de dancers (Dayeon, Youngeun e Hikaru) e visuals (todas as outras). Com a Bahiyyih e a Chaehyun no line-up de forma tão alta, dificilmente conseguirão inovar além do aegyo de saia plissada que provavelmente será o debut (a não ser que façam units). Ou seja: conseguirá ser um grupo ainda menos interessante do que o IZONE.

E, sério, tudo isto não é porque eu sou rancoroso. Mas sim porque eu gastei UM TEMPO ENORME acompanhando e resenhando este programa pra só receber problema.

Eu atrasei todos os conteúdos do blog, as BL Reviews, análises solo de grupos e solistas que EU GOSTO por conta do programa e, em resposta, eu tenho um line-up desses. Talvez eu até goste de algumas músicas que elas soltarem, mas, no fundo, vai ficar um sentimento amargo de que, novamente, os que sempre ganham ganharam DE NOVO. É o último reality que verei da Mnet. Provavelmente, é o último reality coreano de sobrevivência de verei. A vida já é difícil o suficiente sem essas lembranças de meritocracia e nepotismo no nosso tempo livre, recomendo a você que faça o mesmo, de verdade…

Por escolhas assim, o k-pop começa a soltar a minha mão. Ele se mostra super conservador e tóxico a medidas de modernização e, no fim, medidas como esta (em que colocam chinesas e japonesas só pra valorizar coreanas) acaba mais fazendo propaganda do c-pop e do j-pop. Porra, até a SM, que é um dos grandes players do mercado e tem uma política anti-estrangeiros bem forte (até com os atos cheios de chineses) lançou o aespa, em que METADE DO LINE-UP não é coreano!

Eu vou ver o Produce japonês que ganho mais…

Dá uma conferida nos outros pontos de vista da Blogosfera sobre o programa… O Wendell do GostoMeu, a Rafa do AYO GG, o Joe do AigoJoe e o Gui do Palpites Alheios também estão assistindo dando suas opiniões ^^

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar mais insights sobre o soft power que o k-pop representa atualmente: @AquarioHipster

54 comentários em “Girls Planet 999, EP.FINAL: Falharam com o k-pop. E, talvez, não tenha mais volta.

  1. Li por aí e, segundo teorias, esse nome vem de uma estrela do nosso sistema solar que se chama: Kepler-999 (Isso te lembra algo, não?). O possível motivo de ter o número “1” no lugar do “L” é por referenciar a primeira lei de Kepler: “também conhecida como a lei das órbitas, descreve o formato das órbitas planetárias. De acordo com essa lei, as órbitas do planeta em torno do Sol são elípticas, apesar de apresentarem excentricidades muito pequenas.” (Talvez seja por isso aqueles passinhos O.O.O da música?)
    Ps: Obrigada Twitter.

    Kpop é ciência, é pop, é bagaceira (Obrigada, Mnet! Hoje te odeio mais que ontem:) )

    Pelo menos teremos o T-ara em novembro!

    A pesar de tudo, foi muito bom acompanhar as reviews até aqui, mas depois dessa não invento mais de acompanhar nenhum reality desse gênero.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Sério, a bahi canta desde criança e a popularidade é por causa do irmão dela?? Só pode ser brincadeira, não sei se vocês sabem mas antes do txt debutar, falaram que o grupo só seria famoso por causa do bts (já que são da mesma empresa), depois de um tempo eles provaram que o talento vai além da empresa e da fama do bts, graças a você mesmo eu parei de ler essa análise quando desmereceu o talento da bahi, sério sem necessidade.

      Curtir

      1. Quê conceito ,um pouco escroto para quem escreveu isso .Tem alguns getalhes que eu até falei ,ok . Mais vc retratar a bahhy ,como se ela estivesse sendo carregada pelo irmão foi ridículo .se suas picks não passaram ok ,mas não rebaixe os outros sem nenhum motivo .foi essa minha crítica e sinto muito se-lhe ofendi .

        Curtir

  2. Excelente análise! E o uso da simulação de um hipotético programa parecido no Paraguai é excelente pra ajudar a ilustrar todo o problema nesse caso.

    A condução da Mnet foi horrorosa, mas não podemos isentar também a culpa DO PÚBLICO. Os knetz mostraram sua face mais feia com essa final. Tudo nessa final foi extremamente desrespeitoso.

    Só uma correção: na verdade o aespa tem mais da metade da formação sendo coreana; a Giselle tem nome japonês mas ela é nascida na Coreia do Sul e a mãe dela é coreana. Sim, sei que por ela ter sido criada no Japão o público tende a ver ela como estrangeira, mas tecnicamente ela não é.

    Curtido por 3 pessoas

    1. Acho que isso é porque a Giselle é de nacionalidade japonesa, não coreana. Apesar de ter nascido na Coreia e etc, nem Japão nem Coreia permitem a dupla cidadania após maioridade e ela optou pela japonesa

      Curtido por 1 pessoa

  3. Hora do comentário logo e cheio de confissões.
    Acompanho seus posts sobre o programa desde o início e sempre gostei muito das suas opiniões. E dentre todos, este post de longe é que mais me impactou.
    Esse episódio final é o resultado do que Mnet construiu durante toda essa trajetória, e reflete bem como resultado. Foi doloroso, apático, frio e cruel com as estrangeiras. Dentre os episódios, tudo só piorava, ao ponto de, na Creation Mission, criarem uma narrativa para a dificuldade da XingQiao com Utopia que simplesmente largaram no meio para poder dar holofotes para as dificuldades da ChaeHyun. Mostraram a última se esforçando para ficar melhor e melhorar, mas não deram essa conclusão com a Xing Qiao, apenas mostrando as dificuldades dela.
    As próprias meninas já esperavam seus resultados, certamente. Doeu em mim ver a única menina que eu ainda apoiava de verdade, a BoRa, apontar para outras meninas quando anunciaram o 9° lugar, a posição mais baixa, sabendo que não seria ela ali. Todo mundo sabia, no fundo.
    Já esperava não gostar do Top 9 final. O melhor possível foi o penúltimo, antes de sequelarem as chinesas e japonesas e salvarem todas as coreanas. Depois disso, seria o chefe final da manipulação da Mnet, e foi como o esperado. Estrangeiras, as poucas que se salvaram por ter uma fanbase realmente forte, nas posições mais baixas e apenas coreanas nas mais altas. Que ultraje seria ter uma chinesa como center, não é? Para piorar, todas as estrangeiras que passaram foram as higienizadas e mais próximas do padrão coreano, inclusive a XiaoTing que foi a mestra das máscaras, escondendo suas emoções o programa inteiro. Ela sabia que qualquer deslize poderia e seria usado contra ela.
    A falta de main vocals também é culpa do próprio programa, não apenas por causa da edição, mas porque os “jurados” inventaram de dar um Planet Pass para a Suyeon tendo uma HyeRim ou até uma YeYoung que seria mais aceitável depois de ter o ego babado pelo treinador xenofóbico e pela edição, e para a Kotone tendo uma Reina (apesar de eu gostar da Kotone, a Reina era mais essencial, na minha opinião).
    Sobre a Bahiyyih, concordo plenamente com você. As pessoas foram cegas demais. Outras mereciam mais estar ali. Na verdade, pode-se falar isso de boa parte desse line-up. Aprecio algumas garotas que estão ali, coincidentemente apenas as estrangeiras, mas nada além disso. Olhar para elas vai me lembrar de tudo que aconteceu e o que as outras representam ali.
    Por fim, pelo menos o line-up combinou com o nome de tão ruim. Sério, por que tem um 1? Só o nome estranho já não era o suficiente? O tema que o programa escolheu era tão vasto, certamente haviam escolhas melhores. (duplo sentido detectado)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico feliz que tenha acompanhado as reviews e gostado delas ^^ Muito obrigado 💖

      Acho que o mais cruel de tudo foi fazer parecer que as estrangeiras tinham o mínimo de chance… Com todos os TOP9 tendo estrangeiras bem alto, todo mundo começou acreditando que a final iria ser diferente do que foi… E, bem, não foi :/ No decorrer do programa já dava pra perceber, mas eles tentaram manter essa bola até o penúltimo EP (sério, até a Yaning foi pro TOP9 no último EP ToT Me senti trouxa achando que ela tinha chances de ganhar)

      Sobre a falta de main vocals, se até as coreanas tavam sofrendo (não sei como a Bora durou tanto tempo sério, o programa tava ceifando qualquer uma que cantasse muito), as estrangeiras não tinham a menor chance… Kubo Reina, e até a coreana exaltada pelo Hanbyul lá, foram bem injustiçadas quanto a isto quando chegou a hora do planet pass…

      O nome Kleber representa muito bem como o resultado desse programa foi amargo kk… Tudo bem, eles pegaram referências astrofísicas (como falaram num comentário aqui), mas o design do logo junto com esse 1 no meio… Ficou pior que nome de Nugu o.0′

      Curtido por 1 pessoa

  4. Que comentário inteligente, sério de todos que eu li, a sua analise foi de longe a melhor!

    Mas gostaria de acrescentar, no meio do show ficou evidente a postura da Mnet frente, principalmente, as chinesas, então, tendo em vista que a China é o país mais populoso do mundo, vê que as chinesas não obtiveram votos foi no mínimo estranho, eles forçaram a queda da Xiaoting, pq não queria ela como center.

    O público internacional foi conivente, eu esperava que Seria desigual, mas desse jeito, nossa!
    Eu não tenho interesse no grupo, e acho que diante da concorrência de grupos no k-pop atual e sem apoio da China e Japão, vai ficar difícil!
    Boa sorte para as meninas e que elas fiquem bem depois dessa palhaçada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Só corrigindo, nem os chineses parecia estava apoiando as chinesas lá, pq perceberam o tratamento desigual.
      Espero que flop, pq odeio injustiças!

      Curtido por 1 pessoa

    2. Ai muito obrigado pelo elogioo 💖💖

      ” eles forçaram a queda da Xiaoting, pq não queria ela como center.” – concordo MUITOO, a Chaehyun era trainee de uma das subsidiárias da Mnet, então é bem provável que ela forçou a mulher ficar em primeiro mesmo

      É… Com um line-up desses, tenho certeza que o Japão vai parar de apoiar (como fez durante o programa) e a China, como vc disse, já largou a mão… Provavelmente vai hitar na Coreia pelo dinheiro da Mnet… :/ Pelo menos, pras minhas favs que entraram (Yujin, Xiaoting e Mashiro) é carreira garantida pela duração do grupo e, talvez, até por uns anos depois

      Curtir

  5. Conceito com tudo palmas pra você. Fiquei com nono da mnet pois a ziyin disse em uma live que ficou horas sem comer e beber água e só pode comer quando acabaram gravações ( talvez tenha sido por isso que ela tenha saído doente) enfim a chaehyun, Babi e yeseo na minha minha opinião não deveriam tá na line uo final deveriam treinar mais , mas o povo virou por pena mesmo só espero que elas melhorem por que senão foi só mais uma desperdiçada( inclusive a yujin yurina ou xiaoting seriam uma center melhor do que a chae) só quero ver como è que a shipeira de plantão vai fazer fanfic sendo que elas não tiveram umas interações muito fortes como foram a da aning e yujin, yurina e xiaoting, se eu for acompanhar o grupo vai ser só por causa da yujin e xiaoting mesmo. Que nome horrível cosmix era melhor por mais que pareça nome de transformação das Winx. Acho que é bem capaz de engolir as cerafinas da hybe do que o grupo. Luto por yurina e inclusive ainda bem que temos a youngeun , yujin e mashiro pra vocal line porque se depender da chaehyun pra quando elas forem cantar sem playback elas passam muita vergonha viu( porque claramente ela não consegue cantar e dançar ao mesmo tempo se não erra a nota erra a danca)

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Que nome horrível cosmix era melhor por mais que pareça nome de transformação das Winx.” – Apenas fatos kk

      Depois que descobri que a Chaehyun era trainee de uma das subsidiárias da Mnet tudo começou a fazer mais sentido (a manipulação continua, só q agora ficou mais sofisticada)… E eu fiquei com dó das fanfiqueiras… O reality que elas terão em novembro (mostrando bastidores do debut e tals) vai ser o palco pra isso (chuto, talvez, algum ship envolvendo a Xiaoting e a Yujin?)

      Obrigado pelo elogio xD

      Curtir

    2. Chaehyun treinou na sm por 6 anos e desde o 2°ano do ensino médio, Yeseo treinou desde criança, e se vocês estão sendo um bando de desumanos!!! Prestem atenção no que falam, durante todo os episódios Chaehyun se cobrou e foi perfeccionista só pra agradar todos nós e so por causa que além dela está nervosa e erra vocês a menosprezar??? Desse grupo Chaehyun tem até mas técnica do que youngeun pra ser main vocal, e vocês não deveriam criticar seu rank de qualquer jeito alguma coreana seria a center logico que eles não seriam doidos de colocar uma estrangeira como center é nem foi dito que a center seria a que ficou em 1°. Esse hate todo nela e desnecessário!!! “Ela deveria treinar mas” ta de palhaçada??? Serio que merda e essa que vocês estão falando???!! Por que vocês não vão e treinam por 6anos?? Fazem dietas horriveis e rigorosas por caralhos de 6 anos ou desde que e crianca??? Até diria que Yeseo tem mas chances de debutar em um novo girl group por ser novinha mas Chaehyun não tem tantas!! Se liguem seu bando de Kids,idiotas e desumanos, em vez de estarem reclamando dela a aceitem foi uma otima escolha ter colocado Chaehyun na line up final, ela e a segunda melhor vocalista, é lógico que ela pode ser versátil!! Não é so porque ela não demostrou usar outros estilos de conceito que ela não será versátil!!! Vejam o lado bom ela tem um dos melhores vocais dessa line up, dançar surpe bem, sabe fazer rap(já até fez em uma live cantando blackpink), tem um ótimo visual. Qual o problema de vocês??? Mas aí vocês juntam mas dois anos treinando na wakeone ficam 8anos treinando seus idiotas sem coração!!! Vocês acham que é facil passar um sufoco desses e no final ser criticada??? Quantas vezes ela foi criticada por erra durante a vida dela?? Quantas vezes ela ficou sem comer insegura de estar engordando?? Quantas vezes ela pensou que estava perdendo suas abilidades??? Quantas vezes ela deixou de treinar pra ajudar os outros??? Criticamos as pessoas sem sabe de nada!! Ela não merece vocês!! Ela merece coisa bem melhor que ter que mostrar so um pequeno erro que quando ela ta sobre pressão ela fica nervosa e como não ficar nervosa em um programa que sabemos que iremos ser criticados?? Além disso e se ela pensou e chorou e se cobrou ao ver que caiu posicões??? E caiu logo quando acabou errando sendo que quando uma pessoa erra e normal porque ninguém é perfeito!!! Ela não precisa fazer tudo perfeito!!! Seus bando de lixos inúteis!!! Da nojo de saber que pessoas como vocês existem!! Tenho nojo de vocês seus kids!!!! Nojentos!!! Em vergonhas!!!

      Curtir

  6. Ótimo texto você pontuou tudo que sinto em relação as estrangeiras mas em relação na Bahiyyih acho que você foi mais pela sua emoção do que pela razão ou tem uma visão sobre a situação dela. Não, ela não uma menina que tem ao seu dispor um debut na hora que quer faz um tempo que ela tenta entrar numa empresa (conseguiu agora pela repercussão do gp como mts meninas ali conseguiram como a dayeon). E você ainda joga nela um privilégio coreano quando a menina sofre ataques xenófobicos dentro e fora da coréia por não “parecer” coreana o suduciente. (Não tô dizendo que ela sofre mais que uma estrangeira pelo amor de deus.

    Curtido por 1 pessoa

    1. O fato de que ela ficou em top 2 é a prova de que ela tem privilégio. Ela apenas se destacou em uma única música em todos os episódios do programa. Eu já imaginava que ela iria entrar por causa do fandom do txt, mas ela ter ficado em segundo lugar foi simplesmente ridículo.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Fico feliz q vc tenha curtido o texto mesmo conosco discordando um pouco sobre a Bahiyyih… Muito feliz mesmo 💖 Pessoas cmo vc me dão esperanças q a internet tem potencial pra não ser tão tóxico assim…

      Sobre a questão do padrão de beleza coreano, eu não sei o que opinar… Não consigo discordar do que você escreveu nesse ponto (apesar de ela ser irmão do Huening Kai ainda ser um privilégio pra mim), então… menos mal? Kk

      Maaas ainda tem um rolê que a mais padrão de todas em aparência foi justo a que ficou em primeiro… :/ Enfim, obrigado por mostrar um outro lado dessa discussão xD

      Curtir

  7. Eu não assisti o reality, já que há muito tempo eu não consumo esse tipo de conteúdo do k-pop, justamente por ter a noção que não vale a pena esse estresse todo, porque reality desse tipo não passa de trambicagem das emissoras para ganhar dinheiro a mais no bolso com muito media play e pouco conteúdo relevante, principalmente vindo da Record coreana. Os grupos eu só acompanho se uma ou outra música me agradar, o que não vem acontecendo desde o IOI, o IZ*ONE eu só gosto de duas músicas (sendo que uma é a mais criticada entre a blogosfera), o restante que surgiu desses reality, eu realmente não acompanhei/gostei.

    Só que mesmo eu não assistindo o reality, eu tenho uma noção básica do que aconteceu com ele pelo o que eu vi circulando na blogosfera e a Internet num geral, mas uma coisa que eu ainda não entendi é esse hate todo que a Bahiyyih recebe.

    “Hate” mesmo, porque não gostar dela pela falta de preparo que ela tem para ser idol ou por essa questão de privilégio que você mencionou no texto (e eu concordo), tudo bem, mas o pessoal tá pegando pesado com ela, ela nunca foi noticiada fazendo algo de errado no reality, então os comentários que eu já vi o pessoal fazendo sobre ela são realmente preocupante, afinal ela é só uma adolescente que deve querer ser idol pela influência do irmão, realmente não tem preparo nenhum para atuar como uma agora (como eu mencionei ali), mas o tanto de gente que vira trainee também sem preparo, mas com anos de treinamento consegue evoluir as suas capacidades e debuta sabendo fazer o mínimo ou se destacando em algo. Por isso, eu acho que ela não deveria debutar no grupo agora, o certo seria ela virar trainee de alguma empresa para daqui alguns anos realmente debutar.

    Foi o que aconteceu? Infelizmente, não. Por esse motivo ficar direcionando hate para a Bahiyyih não vai adiantar em nada, não é como se as outras trainees que perderam uma vaga no grupo e mereciam estar nele vão entrar depois se você ficar xingando ela no Twitter (e quando eu digo “xingando”, é ofender realmente a pessoa e não chamar ela de “sem talento, privilegiada”).

    Agora sobre a sua análise, foi realmente bem pontuada, o k-pop tá se encaminhando para uma era mais obscura nesse sentindo de gerenciamento do gênero num geral, não que o k-pop não seja obscuro, já que debaixo dos panos rola muita coisa que se viesse a público, o pessoal mais novo (que começou a acompanhar agora) iria se chocar, o que não é o meu caso, porque eu já não me surpreendo mais com essas coisas.

    O que eu penso a respeito é que isso só vai mudar quando chegar no seu limite (e tá perto, viu), já que uma hora tudo satura e não tem mais como seguir do jeito que está, então eu espero que realmente acha uma mudança nessa questão e que ela seja positiva.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Me perdi no “record coreana”

      O pessoal exagera, essa é a verdade… E, pra mim, isto é machismo descarado, porque é sempre com jovens mulheres aspirantes a serem idols, saca? Triste… Mas, né, fica essa corrente de discussões entre os defensores dela e os que passam do ponto x_x

      Passada um pouco a decepção logo após a final, o fato de terem mais grupos querendo furar essa bolha (como o Twice, (g)i-dle e, querendo ou não, o ITZY) é capaz de esse rolê da Mnet ser mais um último suspiro conservador do que o início de uma nova leva… Mas Contudo Todavia Porém, eu não ponho minha mão no fogo e estou refletindo em como acompanhar os lançamentos de uma forma melhor aqui no blog pra mim, tanto pelo programa em si quanto pelo mal gerenciamento de tempo que tive (sacrificando todos os outros tipos de post no blog no processo 0.o’) na hora de fazer todos os posts resenhando os episódios @.@’

      Curtir

      1. A “Record coreana” é a Mnet hahaha, duas emissoras que fazem de TUDO por audiência, não que as outras emissoras brasileiras não façam o mesmo a fins de comparação, mas a Record se parece mais com a Mnet por essa questão de fazerem tudo com muita CARA DE PAU, sério, você viu as últimas notícias que foram pautas na Record? É de rir por ser tão cara de pau e sem noção que chega a um ponto que não dá mais para levar a sério, você só ri mesmo.

        “E, pra mim, isto é machismo descarado, porque é sempre com jovens mulheres aspirantes a serem idols, saca? Triste… Mas, né, fica essa corrente de discussões entre os defensores dela e os que passam do ponto x_x” – Sim! Eu também enxergo como machismo, já que por mais que ela não merecesse debutar agora, estão literalmente agindo da forma mais baixa o possível com a menina que até familiares dela tiveram que vir na mídia expor que estão cientes dos comentários e esperam que ela seja forte, aí a questão principal é que não fazem o mesmo (ou até fazem, mas em menos proporção) com grupos masculinos também de reality, sendo que já teve integrantes ali que só conseguiram vagas por serem outros cotados. Eu nem falo nada do pessoal que defende o debut dela, porque a maioria é criança/adolescente que não entende nada dessas questões que você mencionou na postagem a cerca da vaga que ela conseguiu no grupo. O que eu não acho certo é alguém defender ela dos ataques e agirem como se você estivesse a favor de toda essa situação que as integrantes estrangeiras passaram ao longo de todo esse reality, porque tem gente que é bem 8 ou 80, não entende essa questão que você não precisa agir de forma ofensiva com uma menina de 17 anos por causa de privilégios que na realidade ela pode estar ciente, mas não é de total culpa dela, assim como você também não precisa negar que, o que foi citado antes, realmente aconteceu.

        Enfim, tá tendo um grande desequilíbrio de ideias de ambas as partes que acaba sendo extremamente cansativo para quem não pensa das duas formas.

        “é capaz de esse rolê da Mnet ser mais um último suspiro conservador do que o início de uma nova leva” – Eu espero, mas de uma forma consciente como você mesmo mencionou ali, num geral eu acho que o k-pop vai passar por uma grande evolução daqui a alguns anos, assim como passou anos atrás, só que se ela evolução vai ter mais pontos positivos do que negativos, apenas vamos saber quando estivermos lá para vivenciar isso, o que eu acredito é que não vai demorar tanto assim para acontecer, porque o mercado tá muito saturado e uma hora se quiser continuar crescendo, vai precisar passar por mudanças para não cair no esquecimento, nos restas esperar.

        “estou refletindo em como acompanhar os lançamentos de uma forma melhor aqui no blog pra mim, tanto pelo programa em si quanto pelo mal gerenciamento de tempo que tive” – O “desequilíbrio” que eu mencionei antes é o que se encaixa aqui, porque a chave para sabermos lidar melhor com essas situações adversas (sem ter tantos problemas) é o equilíbrio, quanto mais pessoas equilibradas tentarmos ser, menos dores de cabeças teremos (uma das minhas principais metas de vida que eu venho buscando a cada ano).

        Curtido por 1 pessoa

  8. As fãs do TXT me pagam por colar a irmã em #2 e o público internacional me paga por não ter votado nas estrangeiras (Yurina sweetie im so sorry). Lançaram o TOP9 só contando os votos coreanos, e vejam só, que surpresa, tinham 8 coreanas no top e apenas Hikaru em #9, o que sinceramente, já era esperado. O problema não foi os 50% dos votos deles, já que é algo que já tá aí desde o princípio.

    O público internacional também tinha 50% dos votos. Infelizmente, o público internacional é burro e alienado, como você mesmo escreveu e se fosse minimamente ESPERTO e entendesse que as coreanas iriam entrar pelos votos coreanos essa pataquada de top não existiria. O povo de fora tinha que ter respondido na MESMA MOEDA. Se o top 9 dos coreanos tinha 8 coreanas o top 9 do público de fora tinha que ter no mínimo 8 estrangeiras. E as estrangeiras mais cotadas (Xiaoting, Mashiro, Yurina e Hikaru) DEVERIAM ter sido as top 4 pro povo de fora, porque era o mais racional a ser feito, já que essas 4 tinham uma fã base minimamente decente entre os poucos coreanos decentes que estavam assistindo essa pachorra (a Xiaoting teve 22000 e Yurina teve 21000 votos de lá, por exemplo, o que é consideravelmente alto, sabendo da xenofobia descarada). Mas não. Quando vi que tinha gente votando na YUJIN (e olha que adoro a fadinha) e até mesmo na Suyeon, eu pensei que o que ia rolar na final seria uma cachorrada. E foi.

    Não culpo os coreanos pelo que aconteceu – quer dizer, culpo, mas já era esperado e quem achava o contrário não acompanha kpop -. Culpo os fãs de fora que SABENDO DISSO não largaram as mãos de suas coreanas favoritas – que coincidentemente eram as 1-pick de muita gente, fazendo valer o que disse que o pessoal caiu nessa narrativa de que elas eram as melhores por obviamente screentime + melhores narrativas (sofrida, líder, dá a volta por cima, sendo atrasada pelas estrangeiras…) + acertos evidenciados, enquanto as estrangeiras comiam o pão que o diabo amassou e CARREGARAM esse programa tiveram que contentar com umas migalhas do top 7 até o 9.

    A cara da Xiaoting ao ser anunciada na final diz tudo. Ela vai passar 2,5 anos e meio num grupo provavelmente B-list e que sim, apesar de ser mijado pela Mnet e poder conseguir algum daesang ou bons números, não terá metade do que o IZONE foi. Felizmente, sinto que ela será algo parecido com que a Chuu é pro Loona e carregar a fama desse grupo na Coreia e sairá gigante, pra finalmente, aí sim, ser a grande gostosona e maioral do kpop.

    Só espero que a Yurina não desista de se tornar idol depois ter passado por essa pachorra e ser usada como escada pra valorizar as coreanas. A menina tinha – tem – tudo pra ser uma das maiores também. Que ela entre em alguma empresa e trace um bom caminho no kpop. No final das contas, sinto que não ser chamada foi um livramento para as eliminadas.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Foi o que comentei em várias páginas, o povo caiu de novo no papo da narrativa da mnet, e ainda tem gente que tá teimando que não teve maracutaia. Acompanhei quase na reta final, por aqui e em outras página e já tinha pegado a visão do lance todo e conseguiu ser pior só que imaginei.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não vou me aprofundar na questão do programa, pq acho tudo jogo de cartas marcadas…mas concordo quando vc fala de um mercado que está saturando, mas mudanças nem sempre são boas, temos inúmeros exemplos disso, usar o termo conservador de forma pejorativa é uma ideia bastante cretina, afinal “todo mundo é conservador com aquilo que gosta” mas isso é outra conversa, o kpop chegou onde chegou justamente pela maioria de suas críticas, o que não muda os defeitos da indústria?! Não…mas está aí o resultado: UM GIGANTESCO SUCESSO.

      Curtir

  10. Mais uma vez, a ManipuladoraNET mexendo os pauzinhos pra favorecer coreanas. Tô surpresx? Obviamente não, depois do histórico da empresa. E uma coisa que já comentei aqui no blog: dei uma desanimada do k-pop no começo do ano, e as girlgroups que geralmente entregam coisas boas surpreendentemente decepcionaram, fazendo com que eu admirasse faixas vindas de girlgroups do j-pop (muito disso se deve à curadoria da Rafa do AYO GG!, obg pelas coletâneas <3) e fazendo com que eu tenha zero expectativas nesse debut. E sinceramente, se a Bahi não aprendeu a ser uma figura carismática nesse reality, acho que não vai ser com outras oportunidades, forçaram demais essa garota. E toda essa disfunção respingou até nos jurados. Enquanto Tiffany virou a mocinha, pintaram a Sunmi como uma "vilã". Teria sido melhor pintar a Tiffany como a vilã já que fazem tanto caso disso, pois ela ainda tem os EUA p/ correr do burburinho (além de já estar bem mais acostumada, não esqueço a polêmica da bandeirinha), mas a Sunmi só tem a Coreia, que aliás, essa última teve um ano bem flopado no quesito venda (uma pena, pq o quesito qualidade foi mantido), e o programa só prejudicou ao invés de ajudar nas vendas do 1/6, como eu achei que aconteceria. No fim das contas, quase todo mundo saiu perdendo: Mnet, quem vai debutar, quem julgou e até os fãs. E quem se salvou foram as meninas que não debutaram, porque concordo com quem disse que foi um livramento pra elas. Torço p/ que as coreanas que mereciam destaque consigam outras oportunidades e que as meninas estrangeiras façam sucesso em suas terras natais, já que a emissora deixou o mais claro possível que a coisa é bem difícil p/ quem não é coreana e quer tentar o k-pop

    Curtido por 1 pessoa

    1. Qual foi o rolo da Sunmi que todo mundo fala e fico boiando até agora? Já procurei em alguns lugares e não tive clareza do assunto.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Dps q a Yurina ficou em #1 no ranking tascaram o pau nela (no nível de inventar um agudo q nem existia na música só pra ela n alcançar) e, na avaliação parcial, a Sunmi ficou dando trela criticando ela a rodo mesmo quando a Yurina tava começando a hiperventilar… Faltou sensibilidade, sabe?

        Só q ao mesmo tempo, ela ficou passando pano pra literalmente QUALQUER COISA q a Myah (coreana) fazia

        Ai, tendo este episódio em mente, o discurso dela de sororidade feminina no kpop ficou meio estranho

        Curtido por 1 pessoa

  11. Eu concordo super com isso, chaehyun em primeiro lugar e center, e a bahiyyih em SEGUNDO LUGAR estragou INTEIRAMENTE a line up final, o grupo não tem vocal, e tbm não tem rap, com essa line up é IMPOSSÍVEL ter outro tipo de conceito sem ser o fofo. Outro problema é que fazer reality a base de votação do público é MUITO sem sentido, as pessoas votam inteiramente por favoritismo e não pelo grupo final. Mashiro só debutou pq ia entrar no itzy, e ela foi a única que treinou com itzy que não tinha debutado ainda, as pessoas ficaram com dó dela e decidiram debutar ela sem ter experiência com o canto, a bahiyyih eu nem preciso falar o pq de ela ter debutado pq o motivo já esta bem obv, chaehyun é outra que não deveria ter debutado, ela sempre erra quando está dançando e cantando ao mesmo tempo, a apresentação de my sea da iu só certo pq ela estava parada, ela errou na apresentação de black mamba e utopia que era música do programa, não tem como ela ter debutado com essas habilidades aí. Resumindo a line up final ficou horrível, sem main vocal, sem xiaoting center, e sem yurina.

    Curtido por 1 pessoa

    1. O corno vagabundo a Chae e o que??? Um robo sem emoções??? Ou uma humana??? Porra vai tentar treinar 6 anos na sm e mas 2 na wakeone tendo no total perdido 8 anos tendo que fazer dietas horriveis, ser criticada quando fizesse apenas um pequeno erro ou o que seja!!! A Chae demostrou sempre está ali disposta a receber criticas e se manter forte e ainda ficar se culpando por qualquer erro só para entregar tudo perfeito. É em um programa que nele tem muita pressão, não tem nem uma merda de ajuda que você tem que se virar sozinho, é ter que controlar o nevorsismo é o medo de erra, sem falar nos problemas de saúde ou algo do tipo que tu pode ter!!! Sabe o’que é ter um psicólogico quebrado??? Sabe o’que e perde varias diversos na sua vida por causa de um sonho e quando você o realizar e criticado??? É ja parou pra pensar se ela chorar, se culpa ou se desmostra fraca fora das câmeras!?? Sabe o’que e ter que se desmostrar alegre e forte o tempo todo?? Não sabe né!! Você não passou as misérias que ela passou!! Você não dormiu por 2, 3 ou 1 hora por causa de treinamento!!! Diferente deles!!! Eles não tiveram nem uma semana de férias!!!!! ELES ESTÃO LÁ FILMANDO FAZENDO UM MONTE DE COISAS AGR EM VEZ DE DESCANSAR!!! ELAS NEM TIVERAM CARALHOS DE TEMPO PRA IR É DEIXAR AS FRUSTRAÇÕES PASSAREM!!! VOCÊS AS TRATAM COMO SE FOSSEM BONECAS!!! PORRA VÉI!!! QUALQUER UM ERRARIA!! É QUEM NÃO ERRA ESTANDO SOBRE PRESSÃO??? ESTANDO NERVOSA??? ELA ERROU POR CAUSA DO NERVOSISMO ACEITEM!!! ATÉ EU ERRARIA OU VOCÊ!!! SEUS LIXOS ELAS NÃO MERECEM FAZER TUDO PERFEITO SE COBRAREM PRA VOCÊS IREM E CRITICA-LAS!!! SE ELAS CONSEGUIRAM DEBUTA FOI PORQUE SEUS FÃS DE VERDADE QUE SÃO LEAIS VOTARAM NELA!!! AS FAVORITAS DE VOCÊS QUE NÃO DEBUTARAM FOI CULPA DE VOCÊS NÃO DELAS!!! NOJO!!! E APENAS ISSO QUE EU SINTO!!! NOJO DE VOCÊS!!! ELAS MERECEM COISA MELHOR!! CHEGA DA VERGONHA DE SABER QUE DEUS VER TUDO QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO, DA VERGONHA!!!! A CHAEHYUN TREINOU POR CARALHOS 8 ANOS PRA QUE??? PRA SER DESPREZADA SO PORQUE ERROU E FOI HUMANA??? SO PORQUE DEMOSTROU QUE NÃO ERA PERFEITA??? VOCÊS NÃO SABEM O QUE ELA PODE TA PENSANDO E PASSANDO LENDOS COMENTÁRIOS ASSIM!!! VOCÊS SÃO TÓXICOS UM POVO TÓXICO E NOJENTO!! QUE TODOS SE ARREPENDAM UM DIA!!! PORQUE PARA IR PRO CÉU, VOCÊS NÃO DEVERIAM FAZER ISSO!!! O UNICO QUE TEM O PODER E PODE JULGAR E CRITICAR AGENTE E DEUS!!!!!! VOCÊS NÃO TEM NENHUM PODER E NEM PODE NOS JULGAR OU CRITICAR!!! SEUS LIXOSSSSSSS, INÚTEIS, BABACAS E TÓXICOS!!!! NOJENTOSSSSSS

      Curtir

      1. Ela não sabe português ,amor (assim como não faz ideia da nossa existência), então, respira, toma uma água e sai da Internet, por favor

        Curtido por 1 pessoa

  12. O que deixou todo mundo de boca aberta foi a bahiyyih ter ficado em 2, sendo que ela não entrou nunca no top 9 e ela nunca recebia destaque nas performances, só por ela ter debutado dá pra ver o privilégio que ela recebeu, já que ela não tem talendo nenhum, tinha várias outras competidoras que com elas no lugar da bahiyyih seria bem mlhr, por exemplo a bora, a suyeon, a yurina, a yeyoung, a may…
    O que deixou mta gente assim tbm foi a yurina não ter debutado, ela sempre ficava no top 9, sempre tinha destaque nas apresentações, e quase todo mundo tinha ela como pick, ela não ter debutado foi um tapão na cara de quem disse que ela já ia debutar e que não precisava votar nela mais. A line up só ficou ruim dpa que anunciou o 1 e 2 lugar que foi ridículo.

    Curtido por 1 pessoa

  13. O sistema de votação foi totalmente injusto, os 50% dos votos deveria ser entre a Coreia a China e o Japão já que as meninas eram dos três países.
    Isso é muita sacanagem, as meninas dos outros país vão com o sonho de participar do grupo e passam por isso, como no Produce 48 que foi uma humilhação para as japonesas, mesmo o Iz*One sendo o meu grupo número 1 eu admito isso, foi muito injusto.
    Os coreanos desfazem das meninas de outros países e esquecem que eles consomem muito o Kpop, se acham melhores, o que só faz deles pessoas atrasadas, se dependesse de mim esse grupo de nome ridículo só teria uma coreana, a Do Ah que era a minha favorita, e até hoje eu não acredito que a Bahiyyih, que não mereceu nem um pouco, conseguiu ficar em segundo lugar ainda, e que a Yurina não.

    Curtido por 1 pessoa

      1. É bem legal lembrar isso, a Mnet foi tão X que ATÉ AS COREANAS foram destratadas… A Doah e a Jiwon foram dois exemplos bem claros disso :/ O Iz*one (e agr o Kep1er) precisa de mais fãs como você, que tem essa consciência e empatia não só com as coreanas, mas com as garotas de outras nacionalidades tbm

        Curtir

  14. supera amigo. não votou o suficiente e fica chorando na net zzz.
    hueningkai não tem metade das views da bahiyyih (ela já conseguiu 1 milhão de views e ele NUNCA), o fandom DELA se esforçou pra conseguir o #2 dela com sorteios, um ajudando o outro, e alguns nem conhecem o txt e são fãs dela mesmo assim (justo por conta de vocês que não tiram o nome dela da boca amoo)
    texto e site totalmente anti profissionais, deve ter sido escrito por alguém de 15 anos; enfim chega de choro na net e aceita more.
    e ne, se as meninas do clc podem apoiar a yujin, as meninas do itzy podem apoiar a mashiro e as meninas do cherry bullet podem apoiar a may, jiwon e bora, mas o hyuka não pode apoiar a própria irmã, acho que vc que ta querendo mt pica e não ta sabendo pedir mesmo.
    supere suas flop.
    adeus

    Curtir

  15. Que post mais mal feito plmds! oq adianta falar sobre o descaso da MNET com as estrangeiras e rebaixar a Bahiyyih??

    Curtir

  16. Eu concordo com literalmente cada ponto levantado nesse post. Eu senti nojo, decepção e raiva com descaso que a Mnet teve com as estrangeiras. As chinesas foram utilizadas como vilãs e as coreanas as mocinhas que sofriam nas mãos das malvadas chinesas. Já as japonesas, as coitadas foram tão ignoradas que nem narrativa tiveram nesse teatro horrendo que a Mnet construiu, elas só tavam existindo nesse programa (fiquei levemente surpreso com 3 japonesas no grupo, de tamanho descaso com elas). Os Planet Pass dados pra estrangeiras que nunca receberam screentime (e que continuaram sem destaque depois do PP durante a edição, como estratégia de reduzir ainda mais qualquer possibilidade delas ganharem fãs e debutarem, já que na próxima rodada dariam out com certeza). Além disso, a Mnet forçou o programa inteiro uma “igualdade” durante as votações, sempre fazendo os guardians votarem em J, C e K, mas durante a edição do programa eles destruíam qualquer chinesa que tivesse qualquer chance de ser amada pelo público (Xiaoting foi uma exceção). Fora o peso do voto coreano, que OBVIAMENTE iria privilegiar as coreanas no One Pick. No mais, cada ação da Mnet durante esse reality foi extremamente nojenta. Não apoiarei o grupo e, se tiver um Boys Planet 999 (improvável com o fracasso de audiência do GP999 na Coréia, mas nunca duvido da Mnet) não assistirei em hipótese alguma, não irei ver chineses e japoneses sendo usados como escadaria pra coreanos outra vez.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Eu concordo com algumas coisas que você disse, porém acho que essa questão da “perseguição as chinesas” durante o programa baseado em conflito histórico ou apenas racismo ou protecionismo por parte dos coreanos é uma argumentação raso. Afinal, se fosse o caso, era pra eles estarem perseguindo muito mais os japoneses do que os chineses, visto que o Japão fez o inferno na vida deles que nem Coreia do Norte ou China poderiam jamais sonhar em fazer, transformaram a Coreia em um verdadeiro “cabaré”, os humilharam de uma forma absurda. E é difícil esquecer aquele horror que foi a situação vivida pelas “damas de conforto”. A China por outro lado, chegou a cooperar com a Coreia do Sul contra o imperialismo japonês e se separaram mais pela questão política econômica, então nessa linha de raciocínio, pq os coreanos preferiram colocar 2 japonesas ao invés de 2 chinesas? A própria Tiffany já sofreu com a ira dos coreanos contra os japoneses. É ai que entra o “kpop ban” da China e o próprio protecionismo chinês, que visa ser o líder cultural não só da Ásia, porém eventualmente do mundo e por isso bane o avanço de influência cultural de outros países dentro do seu país, não só da Coreia, de países ocidentais também. E isso por si só, tem tudo pra prejudicar as chinesas em outros mercados. Qualquer um que apoie as atitudes imperialistas da China não é só criticado por coreanos, mas também por vários outros países. A própria Su Rui Qi foi criticada por aparentemente ter se posicionado a favor de alguns desses problemas e por isso foi criticada pelos coreanos. (O Lay do EXO já foi criticado por nacionais de outros países asiáticos pelo mesmo motivo) Acho que é um sentimento natural não querer compartilhar o que não seria compartilhado em troca pra você. Eles colocam 3, 4 chinesas no grupo, e o grupo nem sequer poderia visar o mercado chinês por ser totalmente limitado e cheio de boicotes. Dessa forma não tem ganhos. Até a SM desistiu do EXO-M. (lembrando que mesmo com a saída dos 3 membros chineses, eles continuaram fazendo uma versão coreana e chinesa de seus álbuns que vendiam muito bem na China, porém eles não podiam promover lá, muito mal fazer shows e aparições e de quebra o kpop ban intensificava então é claro que eventualmente eles iram desistir, mesmo tendo uma fanbase enorme lá). Tanto a China, Coreia e Japão são extremamente nacionalistas e protecionistas, por isso eu procuro não me ligar na nacionalidade deles pq isso é briga de cachorro grande, ou comprar a briga deles. Mas sim, eu tenho pena das trainees chinesas, coreanas e japonesas que ficam no meio disso tudo sem ter culpa e odiei a line-up final. Entretanto, eu realmente acho que as chinesas são as mais barraqueiras dali e deixaram o trabalho de “evil editing” da Mnet muito fácil. kk

    Curtido por 1 pessoa

  18. É fácil chamar Coreano de xenofóbico por quer que um grupo no seu pais, com seu estilo de música, tenha estrangeiros em sua maioria.
    Faça ou reality aqui no Brasil pra formar um grupo de pagode, e veja se o povo vai aceitar que apenas dois vencedores sejam brasileiros, enquanto 4 vão ser argentinos e 3 serão bolivianos.
    Boa sorte em acreditar que isso aconteceria.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s