Scientist, Twice: O álbum e o clipe compensam o single sem graça?

Como esperado para a estratégia super expositiva que a JYP está desenvolvendo com todos os seus atos de primeiro escalão, estamos encerrando o ano com MAIS UM single do Twice, totalizando impressionantes SEIS SINGLES para um girlgroup com que tá quase batendo os sete anos de carreira (nenhuma empresa foi tão séria e comprometida com um girlgroup com tanto tempo de carreira como a JYP tá sendo). Muito hype foi criado, já que Scientist seria o single principal do terceiro full album do grupo, com um conceito visual bem legal de cientistas do amor. Será que o Twice conseguiu acertar mais um single este ano ou era melhor deixar The Feels encerrar o 2021 delas?

Eu tenho sentimentos mistos escutando Scientist. Ouve acertos impressionantes para o Twice na faixa ao mesmo tempo que elas erraram no que vinham acertando até nos lançamentos que não curti deste ano.

Do lado positivo, temos um conceito criativo, muito bem trabalhado visualmente e liricamente, com as integrantes atuando enquanto cientistas que procuram a fórmula do amor. A letra é divertida e bem escrita, com várias referências a fórmulas matemáticas e clichês de cientistas na cultura pop (como Eisten e Frankstein).

O clipe segue como um dos melhores delas, com metade do line-up sendo fofinha e a Momo sendo A DONA DE TODA A COREIA. Sério, a mulher tá linda demais, com umas coxonas dignas de quem não pula mais refeições ao dia pra ficar magrinha. O look de secretária do final, inclusive, foi uma ótima ideia e eu espero vê-lo em Music Banks.

Do lado negativo, Scientist é a típica demo funky americana que poderia estar num lançamento da Doja Cat ou do Bruno Mars. A faixa é animadinha, mas não vai pra lugar nenhum e fica na mesma batida por TRÊS MINUTOS. Não tem um high note, um rap tosco, um mínimo de exagero que a faça um pouco mais impactante como seu típico single de k-pop. Mesmo nos seus piores momentos neste ano (olá Perfect World!), o Twice não trouxe um single tão sem-graça quanto este. É até estranho, porque isto se parece muito mais com as recentes tentativas capopeiras de se lançarem nos EUA do que a que elas desovaram há uns meses atrás…

As próprias vocalistas parecem um pouco perdidas na música. A Mina e a Nayeon não conseguiram se adequar a estrutura da faixa e foram menos impactantes vocalmente que a MOMO (sim, a MOMO eclipsou as outras até na parte vocal! ‘o’). O break de rap meio bom meio tosco da Dahyun com a Chaeyoung ficou linear demais, sem nenhum tchans no flow delas que tornasse a parte memorável. E aquele ad lip gostoso que a Jihyo nos entregou em The Feels ficou perdido em Kwangya e não decidiu dar as caras nem no refrão final… Uma pena.

Felizmente, a produção do resto do full (com impressionantes TREZE FAIXAS INÉDITAS) não seguiu este modelo mais americano de produção, mantendo o nível de qualidade que o grupo vem trazendo, em menor ou maior grau. desde FANCY. Não é incrível e destruidor quanto o Taste of Love em termos de dance-pop, mas tem um número bem grande de faixas divertidas, bem produzidas e bem interpretadas pelas integrantes (eu curti mais Moonlight, Cruel, Real You, F.I.L.A, Push & Pull e Candy numa primeira ouvida).

Scientist é um caso raro, mas não incomum, de que o conjunto todo do lançamento chama mais atenção e é mais competente que o single. Seria um crime resumir o Formula of Love apenas a Scientist, por mais que o conceito seja muito legal e a Momo esteja incrível no clipe. Não apenas o álbum tem o comprimento real de um full album (algo cada vez mais improvável no k-pop recente), como realmente soa como um disco de um ato com anos de experiência na indústria.

É incrível como a produção do Twice se torna cada vez mais refinada e redondinha, seja na escolha de inúmeras demos para preencherem os três álbuns que elas lançam por ano ou na melhora na interpretação vocal até das integrantes que não estavam no line-up pra cantar (de novo, a MOMO tá cantando muito bem). Tem tanta música boa delas neste ano que estou pensando seriamente em fazer um TOP10 exclusivo pro 2021 do Twice antes de começar a organizar as melhores do ano xD

O Aquário também tem Twitter! Me segue lá se quer me ver passando pano em atos super competentes que estão próximos do disband: @AquarioTutu

TWICE - Scientist who's who - K-Pop Database / dbkpop.com

9 comentários em “Scientist, Twice: O álbum e o clipe compensam o single sem graça?

  1. Eu gostei da música, mas entendo quem não curtiu tanto, acho que faltou um refrão mais explosivo e pegajoso. Sobre o álbum, tá lindo e não paro de ouvir as faixas, o Twice teve toda uma evolução de som muito bacana e não me arrependo de ter acompanhado elas do debut até aqui.

    Curtido por 1 pessoa

    1. “o Twice teve toda uma evolução de som muito bacana e não me arrependo de ter acompanhado elas do debut até aqui.” – sinto o mesmo, apesar de não ter dado tanta atenção para álbuns como FANCY e Feel Special

      Curtir

  2. Twice é um grupo que eu pago muito pau, porque na minha opinião é um dos melhores grupos de kpop que já existiu. Musicalmente é relativo para cada um, mas digo em um conjunto geral é um grupo muito bem administrado. Nunca tiveram longos hiatus, aparentam ser bem unidas e sempre tentam trazer algo diferente. São comprometidas e sempre entregaram um bom trabalho, tanto em performance como diversas atividades. Acho que seria o grupo ideal.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Depois te terem lançado UMA BOSSA NOVA COMO SINGLE DE VERÃO acho que nem tem como dizer mais que o o Twice não tenta trazer algo diferente kkkk Concordo contigo! A JYP realmente aprendeu a lição com os problemas que teve no gerenciamento das Wonder Girls e tá sempre divulgando o Twice muito bem xD

      Curtir

  3. nossa quando eu ouvi scientist pela primeira vez fiquei meio decepcionado por n ser tão incrível quanto aos lançamentos do twice nesse ano, mas o álbum da incrível (mesmo que sou suspeito de falar pq tudo o que o twice lança eu aclamo kk), esse foi um dos casos aonde a title n representa mt o álbum em si e fica aquém do resto pq elas entregaram mscs incríveis e que só mostra cada vez mais o amadurecimento musical do gp como um todo e que elas n cansam de nos surpreender.

    Curtido por 1 pessoa

      1. nossa siim, com um álbum aonde tem icon, f.i.la, hello, cactus, espresso, last waltz e muitas maravilhas, o jyp escolhe a mais fraca e desconexa do álbum??
        o tiro no pé💀
        mas pelo menos o álbum em si tá incrível, mas espero que aquele velho deixe elas descansarem dps de tanto comeback pq elas precisam 😦

        Curtido por 1 pessoa

      2. siim, o jyp perdeu completamente a mão com o gp dps que elas explodiram com tt e cheer up e começou a lançar msc atrás de msc e sem grandes intervalos de tempo. isso é bem preocupante pq elas tbm precisam descansar e espero que agora elas deem um tempo da msc pq elas tão precisando 🙏🏻🙏🏻

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s