Siesta, Weki Meki: IZONE, é você?!?

Weki Meki é um grupo que a cada comeback cresce no coração dos capopeiros. Como um dos poucos (se não o único) sobrevivente da onda de girlgroups pós-I.O.I, o grupo vem se desafiando e lançando músicas muito divertidas bem longe da modinha girl crush blackpinkesca (elas até lançaram algo mais pesado ano passado, mas foi pra um caminho totalmente diferente). Os teasers começaram com fotos etéreas das integrantes, um single com título em espanhol e um EP de nome reflexivo… Será que elas entregaram, novamente, algo divertido e longe dos trends?

Que ESQUISITO kkkk Não esperava, sério. Alguém na Fantagio pegou uma demo do IZONE, só pode. A construção da faixa, todo o crescendo inspirado em dancehall (que adiciona um elemento novo a cada parte nova que entra), o refrão explodindo em sintetizadores de fanfarra super exagerados, os looks brancos cheios de babados… Sério, é muito doido imaginar que elas lançaram algo tão parecido com um grupo hit DEPOIS QUE ELE ACABOU. Se fosse antes do disband das vencedoras do Produce48, eu diria que elas estavam emulando o que deu certo pra Mnet, MAS, no contexto atual, parece que elas estão se propondo como SUBSTITUTAS do IZONE, já que deve ter uma boa parcela de fãs amargurados com o fim e que vão engolir Siesta (até o NOME é parecido com um single do IZONE neste estilo kk) tranquilamente.

Dito isto, mesmo não sendo um grande entusiasta desse lado mais recente do IZONE (pra mim o que presta delas mesmo são os singles de 2019), Siesta desceu comigo antes mesmo de acabar a primeira ouvida. A interpretação das integrantes é bem mais madura que as do IZONE e o refrão soa muito mais agradável do que as barulheiras que acabaram caindo no colo da Sakura & Amigas.

Existe uma organização muito clara no refrão, que não explode de uma vez: o começo do verso explode primeiro e, conforme troca a voz de integrante, ele vai ganhando elementos de club music, suavizando os sintetizadores no primeiro plano. Fica nítida esta inspiração conforme a faixa caminha para sua finalização, com o fundo ganhando mais proeminência e os vocais mudando os versos para algo ainda mais grudento (o finalzinho focado no baixo é um deleite, sério).

Além disso, deixaram as vozes mais fininhas para o refrão e as mais graves para os versos, criando um contraste muito interessante que realmente soa como a explosão dos fogos de artifício que elas mencionam na letra.

Choque-se, mas eu curti até a letra, que é bem sinestésica e combina com o clipe. Existe todo um lado sazonal no k-pop que foi sendo esquecido com o passar dos anos, mas, sem dúvida, Siesta faz todo o esforço possível para soar como uma faixa de outono (a estação que eles tão lá na Coreia). É uma sensação que explode, mas é de um jeito menos vibrante (como no verão) ou necessariamente romântico (como na primavera). O tema aqui é o crescimento e amadurecimento, como as folhas que caem no outono e para a árvore sobreviver ao inverno. A sensação é, em menor grau, algo parecido ao que Alcohol-Free do Twice fez no verão. Ficou excepcional, um dos melhores clipes delas, com toda certeza.

O álbum também está uma delicinha (como costumam ser todos os EPs delas, pra falar a verdade). Eu queria até ter deitado mais depois de uma primeira ouvida, mas, apesar de nenhuma das faixas me pegar logo de cara como Siesta, fiquei chocado com o quão coeso e diverso ele é. Uma tracklist bem sólida, que faz todo o sentido na ordem que foi apresentada, e só evidencia o caráter sazonal que falei a pouco (além de conversar com todos os singles bons que elas já entregaram).

I AM ME. - Single by Weki Meki | Spotify

Siesta é um movimento estranho para o Weki Meki depois de um ano sem singles, mas, ao mesmo tempo, só prova o quão competentes são as integrantes e a equipe responsável pelo grupo. Apesar de não ser necessariamente algo que muda vidas, Siesta é mais um single extremamente competente ao que se propõe, divertido, que pode até não ser tão ovacionado pelas fanbases com o decorrer do tempo, mas, como quase todos os singles delas, vai se tornar aquela música que dificilmente pularemos quando começar a tocar do nada no modo aleatório do Spotify.

O Aquário Hipster também tem Twitter! Segue lá se quer me ver elogiando grupos que até são conhecidos, mas pouca gente lembra: @AquarioTutu

Weki Meki is back with a precarious youth growth drama “Siesta”: “Darkness  is now over” - KBIZoom

5 comentários em “Siesta, Weki Meki: IZONE, é você?!?

  1. eu já tinha achado que fosse gostar dessa msc só pelos teaser e já amei assim que dei o play, que dlç de msc viu!
    o mv é tão lindo e a msc tem um som mais maduro e até emotivo no refrão, mas ao mesmo tempo divertida e dançante como um dia de verão, obrigado weki meki pelos mimos ❤️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s